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Instalação de DRL Sentra B17
5 participantes
Nissan Clube :: Tutoriais, Dicas, Artigos de DIY, etc :: Encontre aqui tutoriais, dicas ou DIY - Faça você mesmo.
Página 1 de 1
Instalação de DRL Sentra B17
Bom pessoal, hoje instalei meu DRL vindo da Holanda que comprei no Aliexpress...
Não gosto de pagar ninguém para modificar meu carro. Não porquê sou pão duro e não quero gastar, mas porquê ninguém têm maior cuidado com nosso carro do que o próprio dono.. Então resolvi por a mão na massa. Segue um pequeno tutorial de como eu fiz para encorajar outros Sentreiros a começar no maravilhoso mundo do DIY... Espero que esse post seja uma boa contribuição para nosso clube...
Obs. Existem DRL que tem uma caixinha que faz o automatismo de ligar/desligar o DRL através da tensão da bateria. Ela "percebe" quando o motor está ligado ou não e faz tudo sozinha. Nesse caso é só ligar os fios dela na bateria. No meu caso a caixinha NÃO faz esse automatismo, ela é apenas proteção de sobrecorrente para os leds, então a instalação fica um pouco mais complicada...
1. Depois de retirar a carenagem acima dos faróis, escolhi um bom lugar para fixar a caixinha de proteção...
No caso, resolvi escondê-la abaixo da lataria e fixei-a com fita Hellermann!!!
2. Em seguida passei os cabos que alimentam os leds. O do lado do motorista foi fácil, apenas desci ele até o farol de neblina e amarrei as sobras. Já o do lado do passageiro eu passei pela frente do radiador, tomando distância do mesmo para não aquecer e amarrando com fitas Hellermann...
3. Retirei as molduras dos faróis de neblina. Eles dão bastante trabalho para retirar, pois os encaixes são bem firmes. No primeiro eu soltei o defletor inferior do pára-choque para forçar ela de dentro para fora. Mas se puxar com bastante força e jeitinho ela sai pela frente sem precisar empurrar...
4. Em seguida conectei os cabos do DRL e fixei as novas molduras...
5. Aproveitei que era um lugar de acesso muito chato, e já troquei as lâmpadas dos faróis de neblina por OSRAM Cold Blue...
6. Realizei a ligação do fio preto da caixa de proteção, no parafuso que fixa o sensor de abertura do capô...
7. Conectei o fio branco da caixa de proteção, no fio vermelho do positivo do farol baixo...
8. Passei o fio vermelho da caixa de proteção para dentro do habitáculo do carro. Aproveitei um furo na borracha de vedação que o instalador da CSS fez quando instalou o alarme volumétrico e fixou a sirene no cofre do motor.
Daí veio a parte mais chata da coisa, primeiro soltei as alavancas de abertura do porta-malas e tanque de combustível....
9. Em seguida retirei um parafuso Torks T20 que fica atrás dessas alavancas...
10. Depois puxei a carenagem frontal do painel e ela deslocou o suficiente para acessar a caixa de fusíveis por dentro.
Em seguida retirei dois parafusos phillips que fixam a caixa de fusíveis...
11. Com a caixa de fusíveis solta, procurei um fio que teria tensão pós ignição. (Nota: NÃO É ACC, é um pós ignição)
12. Então conectei o positivo do DRL no fio rosa de um fusível de 15A, não me lembro agora do que era...
13. Depois remontei tudo de novo e fui para os testes...
1. Carro desligado ou com o ACC ligado, o DRL não acende.
2. Carro com o motor ligado o DRL acende:
3. Carro ligado com a lanterna acesa, DRL continua aceso:
4. Carro ligado com o farol baixo aceso, DRL apaga automaticamente:
Bom é isso, espero que tenha ajudado. Mas já vou avisando dá um bom trabalho.
Para a gente que não têm uma oficina, ferramentas especiais e que faz com carinho, cuidado e devagar, demora pá pôrra.
Fiquei o dia todo nisso, já tinha anoitecido quando terminei.
Ah, com relação a qualidade dos DRL, achei que os encaixes não são tão bons quanto a moldura original. A qualidade do plástico também é inferior ao original, bem mais fino. Mas acho que no final das contas ficou bacana, valeu a pena e o trabalho...
Só espero que durem...
Não gosto de pagar ninguém para modificar meu carro. Não porquê sou pão duro e não quero gastar, mas porquê ninguém têm maior cuidado com nosso carro do que o próprio dono.. Então resolvi por a mão na massa. Segue um pequeno tutorial de como eu fiz para encorajar outros Sentreiros a começar no maravilhoso mundo do DIY... Espero que esse post seja uma boa contribuição para nosso clube...
Obs. Existem DRL que tem uma caixinha que faz o automatismo de ligar/desligar o DRL através da tensão da bateria. Ela "percebe" quando o motor está ligado ou não e faz tudo sozinha. Nesse caso é só ligar os fios dela na bateria. No meu caso a caixinha NÃO faz esse automatismo, ela é apenas proteção de sobrecorrente para os leds, então a instalação fica um pouco mais complicada...
1. Depois de retirar a carenagem acima dos faróis, escolhi um bom lugar para fixar a caixinha de proteção...
No caso, resolvi escondê-la abaixo da lataria e fixei-a com fita Hellermann!!!
2. Em seguida passei os cabos que alimentam os leds. O do lado do motorista foi fácil, apenas desci ele até o farol de neblina e amarrei as sobras. Já o do lado do passageiro eu passei pela frente do radiador, tomando distância do mesmo para não aquecer e amarrando com fitas Hellermann...
3. Retirei as molduras dos faróis de neblina. Eles dão bastante trabalho para retirar, pois os encaixes são bem firmes. No primeiro eu soltei o defletor inferior do pára-choque para forçar ela de dentro para fora. Mas se puxar com bastante força e jeitinho ela sai pela frente sem precisar empurrar...
4. Em seguida conectei os cabos do DRL e fixei as novas molduras...
5. Aproveitei que era um lugar de acesso muito chato, e já troquei as lâmpadas dos faróis de neblina por OSRAM Cold Blue...
6. Realizei a ligação do fio preto da caixa de proteção, no parafuso que fixa o sensor de abertura do capô...
7. Conectei o fio branco da caixa de proteção, no fio vermelho do positivo do farol baixo...
8. Passei o fio vermelho da caixa de proteção para dentro do habitáculo do carro. Aproveitei um furo na borracha de vedação que o instalador da CSS fez quando instalou o alarme volumétrico e fixou a sirene no cofre do motor.
Daí veio a parte mais chata da coisa, primeiro soltei as alavancas de abertura do porta-malas e tanque de combustível....
9. Em seguida retirei um parafuso Torks T20 que fica atrás dessas alavancas...
10. Depois puxei a carenagem frontal do painel e ela deslocou o suficiente para acessar a caixa de fusíveis por dentro.
Em seguida retirei dois parafusos phillips que fixam a caixa de fusíveis...
11. Com a caixa de fusíveis solta, procurei um fio que teria tensão pós ignição. (Nota: NÃO É ACC, é um pós ignição)
12. Então conectei o positivo do DRL no fio rosa de um fusível de 15A, não me lembro agora do que era...
13. Depois remontei tudo de novo e fui para os testes...
1. Carro desligado ou com o ACC ligado, o DRL não acende.
2. Carro com o motor ligado o DRL acende:
3. Carro ligado com a lanterna acesa, DRL continua aceso:
4. Carro ligado com o farol baixo aceso, DRL apaga automaticamente:
Bom é isso, espero que tenha ajudado. Mas já vou avisando dá um bom trabalho.
Para a gente que não têm uma oficina, ferramentas especiais e que faz com carinho, cuidado e devagar, demora pá pôrra.
Fiquei o dia todo nisso, já tinha anoitecido quando terminei.
Ah, com relação a qualidade dos DRL, achei que os encaixes não são tão bons quanto a moldura original. A qualidade do plástico também é inferior ao original, bem mais fino. Mas acho que no final das contas ficou bacana, valeu a pena e o trabalho...
Só espero que durem...
Última edição por Mkdam em Sex maio 13, 2016 6:30 am, editado 2 vez(es)
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Instalação de DRL Sentra B17
Fiquei cansado só de imaginar o trabalhão que deu. kkkkkk
Mas o resultado ficou excelente! Show de bola! Depois posta uma foto frontal, pra gente ter noção de como ficou tudo!
Mas o resultado ficou excelente! Show de bola! Depois posta uma foto frontal, pra gente ter noção de como ficou tudo!
BraulioYgor- Mensagens : 164
Data de inscrição : 14/02/2016
Localização : Teresina-PI
Re: Instalação de DRL Sentra B17
Valeu Braulio, posto sim.. Amanhã de dia!!
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Instalação de DRL Sentra B17
Parabéns.
O cuidado é essencial.
O cuidado é essencial.
LennoX_MS- Mensagens : 33
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 38
Localização : Campo Grande MS
Re: Instalação de DRL Sentra B17
Parabéns. São tópicos como esse que engrandecem o fórum. Mas também cansei só de olhar, kkkk
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Instalação de DRL Sentra B17
Muito Top, Pena que no B16 não tem espaço para colocar, creio que ficaria bacana. Parabéns pelo trabalho.
ricardo.vieira- Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/05/2016
Localização : Uberlandia
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