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CVT - Condução no trânsito urbano

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CVT - Condução no trânsito urbano Empty CVT - Arrancada

Mensagem por gustavomelo.vix Sab Fev 20, 2016 11:46 pm

Fala pessoal...

Pensando em consumo com o CVT, qual a melhor prática para arrancar com o carro quando ele está parado? Dar uma acelerada para ele desenvolver e depois tirar o pé? Ou ir na calma e esperar o carro desenvolver?

Pergunto isso, pois muitas vezes ao usar a segunda forma atrapalhamos o fluxo do trânsito, já que o carro demora um tempo para desenvolver velocidade.

*Uso como referência de consumo a barra verde do painel.

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CVT - Condução no trânsito urbano Empty Re: CVT - Condução no trânsito urbano

Mensagem por PauloEduardo Dom Fev 21, 2016 9:17 am

Para sair da imobilidade tire o pé do freio e deixe o carro sair da inércia sozinho (creeping). Isso vai travar o conversor mais cedo dando mais controle na aceleração. Um ou dois segundos após acelere de modo que o carro atinja a velocidade necessária rapidamente, mas sem exagero. Acelere com um certo vigor.

O truque é aliviar o pé quando se chega na velocidade desejada. Aí que está a economia. Portanto, se arrastar demoradamente para chegar nela não economiza. Pisar fundo para arrancar muito rápido também não. O segredo é achar o meio-termo.
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Mensagem por Mkdam Dom Fev 21, 2016 10:33 am

Uma coisa que percebi no meu, não sei se o de vocês fazem, mas quando vou sair mantenho o pé no mesmo grau de aceleração até uns 2000 giros, o carro sai da inércia e quando começa a ganhar velocidade o giro cai sozinho, como se tivesse aumentado uma marcha. Ele não deveria manter o giro em 2000 e continuar aumentando a velocidade até casar com o giro? Digo isso porque só acontece na saída, quando esta em movimento eu acelero um determinado giro e ele vai aumentando a velocidade sem alteração.
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Mensagem por gustavomelo.vix Dom Fev 21, 2016 12:03 pm

PauloEduardo escreveu:Para sair da imobilidade tire o pé do freio e deixe o carro sair da inércia sozinho (creeping). Isso vai travar o conversor mais cedo dando mais controle na aceleração. Um ou dois segundos após acelere de modo que o carro atinja a velocidade necessária rapidamente, mas sem exagero. Acelere com um certo vigor.

O truque é aliviar o pé quando se chega na velocidade desejada. Aí que está a economia. Portanto, se arrastar demoradamente para chegar nela não economiza. Pisar fundo para arrancar muito rápido também não. O segredo é achar o meio-termo.

Valeu, vou tentar isso no próximo abastecimento para ver se há alteração no consumo.

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Mensagem por andre fachini Dom Fev 21, 2016 6:23 pm

Mkdam escreveu:Uma coisa que percebi no meu, não sei se o de vocês fazem, mas quando vou sair mantenho o pé no mesmo grau de aceleração até uns 2000 giros, o carro sai da inércia e quando começa a ganhar velocidade o giro cai sozinho, como se tivesse aumentado uma marcha. Ele não deveria manter o giro em 2000 e continuar aumentando a velocidade até casar com o giro? Digo isso porque só acontece na saída, quando esta em movimento eu acelero um determinado giro e ele vai aumentando a velocidade sem alteração.


è que tipo , acontece que não tinha"travado" o CVt por isso ele cai a rotação mesmo como se tivesse trocado de marcha, isso só acontece mesmo em arrancadas, do mais nem....normal.
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Mensagem por Mkdam Dom Fev 21, 2016 6:25 pm

Valeu André, fico mais tranquilo em saber... Smile
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Mensagem por PauloEduardo Dom Fev 21, 2016 7:33 pm

É assim mesmo Mkdam. Parece que passa uma marcha. O CVT fará como disse só quando se arranca de pé embaixo. Ele "trava" a rotação nos 6000 rpm e vai subindo a velocidade na desmultiplicação do CVT.
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Mensagem por Mkdam Dom Fev 21, 2016 7:45 pm

Valeu Paulo. Mais uma característica única. Estou aprendendo muito com vocês...
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Mensagem por PauloEduardo Seg Maio 02, 2016 10:08 am

Diante da chara "patinação" do CVT no trânsito urbano, onde o carro perde muito em agilidade, resolvi fazer um experimento:

Ao sair do zero e em baixas velocidades passo a desligar o overdrive. Isso mesmo. Ao arrancar com o carro e quanto o trânsito está pesando, no lento para e anda, ou andando bem devagar passo agora a desligar o mesmo. Acima dos 30km/h mais ou menos ou acima dos 2500rpm ligo. Quase que voltei a passar marcha, kkk.

E vou falar uma coisa: É outro carro! Muito mais rápido, esperto e ágil no trânsito urbano. Coisa que já tinha até esquecido como era ao assumir o modo tiozão de dirigir. Obviamente trabalha-se numa faixa de rotação maior do que com o OD ligado. Agora é bem mais fácil dar uma "esticada" (como fazíamos no carro manual) para uma ultrapassagem no trânsito, por exemplo. É só acelerar e ligar o overdrive mais tarde. E de forma surpreendente o consumo parece não ter sido afetado. Tenho feito mais ou menos as mesmas médias de antes. E observando o consumo instantâneo no CB noto que a 20km/h, por exemplo, a média é praticamente a mesma com OD ligado ou desligado apesar da rotação mais alta.

O chato é ter que ficar acionando o botão todo o tempo. Mas fazíamos muito mais quando dirigíamos nossos antigos carros manuais não é mesmo?

Não acredito em questões como maior desgaste da transmissão ou coisa assim. Em velocidades baixas a rotação ainda é baixa. E sabemos que o CVT é muito forte e durável. É só trocar o óleo na quilometragem correta.

Bom, fica a dica para quem quiser experimentar. Dá uma outra dinâmica ao dirigir no trânsito.
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Mensagem por andre fachini Seg Maio 02, 2016 10:11 am

Já faço isso a um tempo..kkk, só não queria ser o primeiro a postar, e levar uma malhadas da turma..mas como foi vc , ninguem iria falar...kkkk muda mesmo...
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Mensagem por WilsonM Seg Maio 02, 2016 10:21 am

então já somos 3 que fazemos desse jeito.... hehehe

mas só faz sentido para mim quando vejo que dá para dar uma esticada na sequência. Aqui, na Marginal Tietê, por exemplo, o trânsito não tem feito mais o anda-e-para, mas tenho ficado em velocidade bem baixa, entre 50 e 70 km/h na via expressa.

eu tenho de dirigir deste jeito até porque o relevo no bairro onde eu moro é muito ruim. só para ter uma idéia, pra descer uma ladeira perto de casa eu coloco em "L" e solto o carro, chego no fim da ladeira com o freio motor a 5.000 rpm se eu não colocar o pé no freio.

eu só tento me policiar para fazer um cooldown, deixar o fluido se esfriar
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Mensagem por Mkdam Seg Maio 02, 2016 10:30 am

Seria bom se o botão fosse tipo uma borboleta no volante. Seria até mais rápido a mudança além de mais cômodo...
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Mensagem por andre fachini Seg Maio 02, 2016 10:42 am

KKKK, já está querendo mamata de mais né MKdam ...
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Mensagem por PauloEduardo Seg Maio 02, 2016 10:59 am

WilsonM escreveu:então já somos 3 que fazemos desse jeito.... hehehe

mas só faz sentido para mim quando vejo que dá para dar uma esticada na sequência. Aqui, na Marginal Tietê, por exemplo, o trânsito não tem feito mais o anda-e-para, mas tenho ficado em velocidade bem baixa, entre 50 e 70 km/h na via expressa.

eu tenho de dirigir deste jeito até porque o relevo no bairro onde eu moro é muito ruim. só para ter uma idéia, pra descer uma ladeira perto de casa eu coloco em "L" e solto o carro, chego no fim da ladeira com o freio motor a 5.000 rpm se eu não colocar o pé no freio.

eu só tento me policiar para fazer um cooldown, deixar o fluido se esfriar

É por aí mesmo. Em velocidade constante acima dos 30, 40km/k não vale mais a pena.

E também tenho uma baita ladeira perto de casa que também desço em L.
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Mensagem por PauloEduardo Seg Maio 02, 2016 11:02 am

Mkdam escreveu:Seria bom se o botão fosse tipo uma borboleta no volante.  Seria até mais rápido a mudança além de mais cômodo...

Mas aí seria mais viável disponibilizar marchas virtuais como no Fluence/Lancer.

O carro podia sim assumir este comportamento automaticamente em velocidades baixas.

A mania de manter o giro o mais baixo possível é um tiro no pé no trânsito da cidade.
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Mensagem por andre fachini Seg Maio 02, 2016 12:01 pm

Olha peguei estrada ontem com a hrv , e não gostei do cvt não...meio indeciso...vive subindo giro qqr subidinha....em dois não, mas em 4 ou mais pessoas...meio impreciso achei....só mantem velocidade acima de 110, antes disso fica um sobe e desce de giros...e pela borboleta..achei bem mais gastão, pois fica no modo sport se não me engano....resumindo..o do corola da de 10 a 5 na hrv , e ela e meu sentra sou mais meu sentra!
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Mensagem por ninjapan Seg Maio 02, 2016 12:25 pm

No meu sentra eu acho até que é forte na cidade principalmente na saída, em semáforo percebo que sempre saio afrente de todos. Porem sinto muita dificuldade na estrada ao ultrapassar carro à 120km/h por exemplo ou em serra.

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Mensagem por Mkdam Seg Maio 02, 2016 12:32 pm

ninjapan escreveu:No meu sentra eu acho até que é forte na cidade principalmente na saída, em semáforo percebo que sempre saio afrente de todos. Porem sinto muita dificuldade na estrada ao ultrapassar carro à 120km/h por exemplo ou em serra.
também sinto isso. Pego Serra todo dia e quando preciso ultrapassar nem desligando o overdrive resolve. Estou jogando para low para ultrapassagens em subidas..
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Mensagem por PauloEduardo Seg Maio 02, 2016 12:40 pm

Low a 120km/h? Vixe!!!

Para ultrapassar tem que fazer o seguinte (acionando ou não o OD/OFF):

Pisa-se fundo para o kickdown. O carro vai ficar amarrado nos 5500rpm e não vai aumentar muito a velocidade. Neste momento se dá um pequeno alívio no acelerador. O CVT vai alongar a transmissão e finalmente o carro vai estilingar.

Mas tem que ter sensibilidade para aliviar o acelerador na medida certa. De menos o carro permanece amarrado e demais o CVT alonga muito e o carro foca xoxo.
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Mensagem por andre fachini Seg Maio 02, 2016 12:41 pm

Nunca senti dificuldade em ultrapassagens não, sempre tranquilo, inclusive serra...não responde como um manual..mas bem bom pra mim.
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Mensagem por Mkdam Seg Maio 02, 2016 12:44 pm

Kkkk não Paulo. Não sou doido. Pelo menos nem tanto. Uso o low em ultrapassagens na subida de serra no maximo a 40. Tenho que aprender esse tal de kickdown...

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Mensagem por WilsonM Seg Maio 02, 2016 12:53 pm

mkdam, se for a subidinha de Aldeia da Serra nem pode, nos trechos mais difíceis nem pode ultrapassar Laughing Laughing Laughing

Por exemplo, na subida de Santos para São Paulo dá para ir de boa.
onde é ruim é na Oswaldo Cruz para chegar em Taubaté, ali eu precisava de uma Frontier.
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Mensagem por Mkdam Seg Maio 02, 2016 1:19 pm

WilsonM escreveu:mkdam, se for a subidinha de Aldeia da Serra nem pode, nos trechos mais difíceis nem pode ultrapassar Laughing Laughing Laughing
Porisso....Na estrada do Votuparim tenho que ultrapassar rapidinho ou amargar um tempão atrás de caminhões. hehehe
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Mensagem por MRB Seg Maio 02, 2016 6:09 pm

Eu tinha que pegar um sentra de alguém e testar todas as possibilidades na parte de ajuste de freio motor,  Achei alguns documentos que falam que o ajuste pode ser modificado conforme o gosto do proprietário.

Não sei oque isso afeta na questão de consumo(se aumenta ou diminui) e como fica a dirigibilidade(mais agressiva) já que ao informar para a TCM fazer mais freio motor, a mesma ira tentar manter a rotação mais alta após aliviar o acelerador.
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Mensagem por andre fachini Seg Maio 02, 2016 6:34 pm

Já te disse um dia MRB, se eu fosse da capital podia ficar 1 semana c direto com o carro e ajustar e testar o que quisesse..mas como moro longe fico na vontade..kkkk
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