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Versa 2018 CVT zunindo
2 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Versa
Página 1 de 1
Versa 2018 CVT zunindo
Boa tarde pessoal,
Tenho um Versa 2018 CVT e tenho notado um zunido que ocorre quando o motor está entre 1000~2000 rotações (frequente quando rodo na cidade). Tenho notado uma perda de potência em subidas onde subir a serra paranaense e catarinense foi pura tristeza (carro ficava entre 40~60 KM entre 2500 a 3000 rpm)
Ao sair de manhã com o carro (frio) a primeira "passagem de marcha" demora, deixando a rotação na casa dos 2000 como se estivesse em um manual acelerando em primeira até que em mais ou menos 1~2 minutos começa a troca de marchas.
O que também noto é que ao começar a freiar próximos a semáforos o carro dá uma "segurada" como se estivesse "amarrando" em uma marcha alta em baixa velocidade, até que (imagino que esteja ocorrendo isso) a marcha é reduzida e o carro desliza.
Levei em uma concessionária da Nissan que fizeram testes e afirmaram que não há zunido (honestamente é impossível não ouvir em um teste rápido dirigindo o carro por alguns metros) e que o carro está perfeito.
Fui a uma oficina mecânica que num diagnóstico por cima sem desmontar nada e olhando o óleo do câmbio sem desmontar o carter (levarei na quarta pós-feriado para analisarem melhor) creem que o problema seja no óleo do câmbio e no filtro.
Os filtros de ar e óleo do motor foram trocados faz cerca de 3 semanas (zunido já ocorria antes).
Alguém já teve o mesmo problema com o Versa?? Tem cara de ser algo no câmbio?
Tenho um Versa 2018 CVT e tenho notado um zunido que ocorre quando o motor está entre 1000~2000 rotações (frequente quando rodo na cidade). Tenho notado uma perda de potência em subidas onde subir a serra paranaense e catarinense foi pura tristeza (carro ficava entre 40~60 KM entre 2500 a 3000 rpm)
Ao sair de manhã com o carro (frio) a primeira "passagem de marcha" demora, deixando a rotação na casa dos 2000 como se estivesse em um manual acelerando em primeira até que em mais ou menos 1~2 minutos começa a troca de marchas.
O que também noto é que ao começar a freiar próximos a semáforos o carro dá uma "segurada" como se estivesse "amarrando" em uma marcha alta em baixa velocidade, até que (imagino que esteja ocorrendo isso) a marcha é reduzida e o carro desliza.
Levei em uma concessionária da Nissan que fizeram testes e afirmaram que não há zunido (honestamente é impossível não ouvir em um teste rápido dirigindo o carro por alguns metros) e que o carro está perfeito.
Fui a uma oficina mecânica que num diagnóstico por cima sem desmontar nada e olhando o óleo do câmbio sem desmontar o carter (levarei na quarta pós-feriado para analisarem melhor) creem que o problema seja no óleo do câmbio e no filtro.
Os filtros de ar e óleo do motor foram trocados faz cerca de 3 semanas (zunido já ocorria antes).
Alguém já teve o mesmo problema com o Versa?? Tem cara de ser algo no câmbio?

Devenis- Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/10/2021
Re: Versa 2018 CVT zunindo
Boa Tarde!
O câmbio CVT gera até hoje desconfiança de mecânicos e proprietários de veículos, mas é muito por desconhecimento e também porque é um sistema praticamente selado, muito difícil para ver por dentro sem desmontar tudo. Verdade que um CVT em veículo de passeio não serve para pilotar em alta performance, e não costuma ser adequado para veículos pesados, como caminhões.
Mas o sistema CVT é bem durável e confiável, até por conta da simplicidade do sistema.
No caso, nunca considero a troca de fluido e filtro do CVT como demasiada, então se puder trocar, acho mais que recomendável.
De forma geral, o zunido causado pelo fluido do CVT só deve ocorrer após o câmbio aquecer, o que causa o zumbido é a cavitação, o fluido aquece, ferve, gera bolhas que ao passar pelo conversor de torque gera o ruído.
E recomendo olhar o sistema de arrefecimento, já que o resfriamento do CVT utiliza o sistema, e confira também sistema de freio, sensores de ABS e mesmo funcionamento das luzes de freio.
O câmbio CVT gera até hoje desconfiança de mecânicos e proprietários de veículos, mas é muito por desconhecimento e também porque é um sistema praticamente selado, muito difícil para ver por dentro sem desmontar tudo. Verdade que um CVT em veículo de passeio não serve para pilotar em alta performance, e não costuma ser adequado para veículos pesados, como caminhões.
Mas o sistema CVT é bem durável e confiável, até por conta da simplicidade do sistema.
No caso, nunca considero a troca de fluido e filtro do CVT como demasiada, então se puder trocar, acho mais que recomendável.
De forma geral, o zunido causado pelo fluido do CVT só deve ocorrer após o câmbio aquecer, o que causa o zumbido é a cavitação, o fluido aquece, ferve, gera bolhas que ao passar pelo conversor de torque gera o ruído.
E recomendo olhar o sistema de arrefecimento, já que o resfriamento do CVT utiliza o sistema, e confira também sistema de freio, sensores de ABS e mesmo funcionamento das luzes de freio.
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