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GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
4 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Amigos, criei esse tópico para poder dar dicas fáceis de manutenção do seu Sentra ou qualquer outro carro.
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO:
Três coisas são importantes na troca do óleo:
a) Usar a especificação exata do óleo (inclusive a normativa do óleo) recomendada no manual (o Sentra usa 5W30),
b) Trocar na quilometragem indicada no manual (10.000 km) ou no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
c) Substituir sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo.
OBS 1: CONDIÇÃO SEVERA DE USO é considerada o uso em trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade. Nesses casos recomenda-se trocar do óleo na metade da quilometragem indicada no manual e o período de troca não deve passar de 6 meses, o que vencer antes.
OBS 2: Para quem usa no misto entre estrada e cidade, sugiro trocar a cada 7.500 km ou no período máximo de 6 meses da última troca, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO:
O manual do Sentra recomenda inspecionar, e trocar se não for inspecionado, a cada 100.000 km, mas eu acho um período muito longo. É consenso entre os especialistas que deve ser trocado em média a cada 60.000 km. O Óleo utilizado é específico para câmbio CVT.
OBS: A revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc) são as revisões mais importantes, pois várias peças devem ser inspecionadas ou trocadas nessa quilometragem. Fique atento quando chegar aos 60.000 km.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE CABINE DO AR CONDICIONADO (PÓLEM):
Em média se troca o filtro de ar a cada 20.000 km, mas tudo vai depender do tipo de terreno (terra ou asfalto) que o carro anda. Usando na terra o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve-se trocar na quilometragem indicada no manual do carro (10.000 km). Já o filtro de cabine em média deve ser trocado uma vez ano ano, se o carro for utilizado com frequência, ou a cada 20.000 km, se o carro for usado pouco.
4) BATERIA:
Muitas vezes a bateria "avisa" quando vai pifar. Se começar a demorar para dar partida, pode ser o sintoma que a bateria não armazena a carga ou problema na transferência de carga do alternador. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectadas, pois se estiverem soltas, isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho. Se ainda tiver dúvida se é a bateria, peça ao eletricista verificar se o alternador está carregando a bateria. Se o alternador passar no teste, provavelmente o problema é a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO:
É recomendado fazer alinhamento/cambagem pelo menos a cada 6 meses. Durante o serviço peça ao alinhador verificar peças ligadas à suspensão (coifas da homocinética, calços do motor e caixa, buchas das bieletas e das barras estabilizadoras, pivots, ponteira de direção, marcas de batidas de molas e vazamento dos amortecedores). Se for identificado problema nessas peças, substitua-as o quanto antes.
OBS: Se sentir vibração no volante ou na traseira do carro ou se colocar pneus novos, faça também o balanceamento.
6) PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS E PNEUS:
A cada 5.000 km deve-se conferir o aperto dos parafusos ou porcas das rodas. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca. Se você for colocar dois pneus novos, coloque na traseira do carro, pois na chuva é mais difícil de controlar do que a saída de traseira do que a de frente.
7) FREIOS:
Depende muito de onde se dirige o carro (estrada ou cidade), peça ao seu mecânico de confiança verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Se a pastilha ou disco estiverem "vitrificados" ou gastos demais, troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos.
OBS: No Sentra com câmbio manual o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem, então é super importante verificar e manter o fluído de freio íntegro.
8 ) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V E CORREIA DENTADA:
A correia Poli V (correia de acionamento) e a correia dentada (sincronismo do motor) devem ser inspecionadas a cada 40.000 km e devem ser trocadas a cada 80.000 km. Já as velas, se forem de Irídio, recomenda-se trocá-las a cada 100.000 km.
9) RADIADOR:
O manual recomenda trocar a água do radiador a cada 80.000 km. Use o aditivo recomendado pelo fabricante (não misture aditivos de composições químicas diferentes), na proporção correta e utilize água desmineralizada (não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento). Fazendo isso a bomba d'água, válvula termostática e o radiador ficam preservados por muito tempo.
10) CORPO DE BORBOLETA:
É importante inspecioná-lo a cada 30.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo no local. Se for identificado problema, pode ser indício combustível adulterado, óleo vencido ou problema na válvula do respiro do óleo. De acordo com o que for encontrado, podem ser feitas várias ações diferentes, consulte seu mecânico.
11) VEÍCULOS COM GNV (Gás Natural Veicular):
Uma recomendação importante quando for dar a partida é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido e depois passar para o GNV. Antes de chegar no destino final do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. O motor e os componentes da injeção eletrônica precisam trabalhar no combustível líquido, para serem preservados por mais tempo. Lembrando que os carros com GNV precisam trocar de filtro de ar, velas, cabos de velas, óleo, amortecedores e molas traseiras num período mais curto que o normal.
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO:
Três coisas são importantes na troca do óleo:
a) Usar a especificação exata do óleo (inclusive a normativa do óleo) recomendada no manual (o Sentra usa 5W30),
b) Trocar na quilometragem indicada no manual (10.000 km) ou no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
c) Substituir sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo.
OBS 1: CONDIÇÃO SEVERA DE USO é considerada o uso em trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade. Nesses casos recomenda-se trocar do óleo na metade da quilometragem indicada no manual e o período de troca não deve passar de 6 meses, o que vencer antes.
OBS 2: Para quem usa no misto entre estrada e cidade, sugiro trocar a cada 7.500 km ou no período máximo de 6 meses da última troca, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO:
O manual do Sentra recomenda inspecionar, e trocar se não for inspecionado, a cada 100.000 km, mas eu acho um período muito longo. É consenso entre os especialistas que deve ser trocado em média a cada 60.000 km. O Óleo utilizado é específico para câmbio CVT.
OBS: A revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc) são as revisões mais importantes, pois várias peças devem ser inspecionadas ou trocadas nessa quilometragem. Fique atento quando chegar aos 60.000 km.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE CABINE DO AR CONDICIONADO (PÓLEM):
Em média se troca o filtro de ar a cada 20.000 km, mas tudo vai depender do tipo de terreno (terra ou asfalto) que o carro anda. Usando na terra o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve-se trocar na quilometragem indicada no manual do carro (10.000 km). Já o filtro de cabine em média deve ser trocado uma vez ano ano, se o carro for utilizado com frequência, ou a cada 20.000 km, se o carro for usado pouco.
4) BATERIA:
Muitas vezes a bateria "avisa" quando vai pifar. Se começar a demorar para dar partida, pode ser o sintoma que a bateria não armazena a carga ou problema na transferência de carga do alternador. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectadas, pois se estiverem soltas, isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho. Se ainda tiver dúvida se é a bateria, peça ao eletricista verificar se o alternador está carregando a bateria. Se o alternador passar no teste, provavelmente o problema é a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO:
É recomendado fazer alinhamento/cambagem pelo menos a cada 6 meses. Durante o serviço peça ao alinhador verificar peças ligadas à suspensão (coifas da homocinética, calços do motor e caixa, buchas das bieletas e das barras estabilizadoras, pivots, ponteira de direção, marcas de batidas de molas e vazamento dos amortecedores). Se for identificado problema nessas peças, substitua-as o quanto antes.
OBS: Se sentir vibração no volante ou na traseira do carro ou se colocar pneus novos, faça também o balanceamento.
6) PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS E PNEUS:
A cada 5.000 km deve-se conferir o aperto dos parafusos ou porcas das rodas. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca. Se você for colocar dois pneus novos, coloque na traseira do carro, pois na chuva é mais difícil de controlar do que a saída de traseira do que a de frente.
7) FREIOS:
Depende muito de onde se dirige o carro (estrada ou cidade), peça ao seu mecânico de confiança verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Se a pastilha ou disco estiverem "vitrificados" ou gastos demais, troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos.
OBS: No Sentra com câmbio manual o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem, então é super importante verificar e manter o fluído de freio íntegro.
8 ) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V E CORREIA DENTADA:
A correia Poli V (correia de acionamento) e a correia dentada (sincronismo do motor) devem ser inspecionadas a cada 40.000 km e devem ser trocadas a cada 80.000 km. Já as velas, se forem de Irídio, recomenda-se trocá-las a cada 100.000 km.
9) RADIADOR:
O manual recomenda trocar a água do radiador a cada 80.000 km. Use o aditivo recomendado pelo fabricante (não misture aditivos de composições químicas diferentes), na proporção correta e utilize água desmineralizada (não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento). Fazendo isso a bomba d'água, válvula termostática e o radiador ficam preservados por muito tempo.
10) CORPO DE BORBOLETA:
É importante inspecioná-lo a cada 30.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo no local. Se for identificado problema, pode ser indício combustível adulterado, óleo vencido ou problema na válvula do respiro do óleo. De acordo com o que for encontrado, podem ser feitas várias ações diferentes, consulte seu mecânico.
11) VEÍCULOS COM GNV (Gás Natural Veicular):
Uma recomendação importante quando for dar a partida é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido e depois passar para o GNV. Antes de chegar no destino final do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. O motor e os componentes da injeção eletrônica precisam trabalhar no combustível líquido, para serem preservados por mais tempo. Lembrando que os carros com GNV precisam trocar de filtro de ar, velas, cabos de velas, óleo, amortecedores e molas traseiras num período mais curto que o normal.
Última edição por Murilo Carvalho em Ter Jan 25, 2022 9:30 am, editado 16 vez(es)
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Murilo Carvalho, arai, Frank, RodRJ e gcm85 gostam desta mensagem
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Sobe para que os foristas possam ver esse tópico.
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Sobe, para que os foristas possam ver.
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Nenhum manual fala sobre troca do óleo do câmbio manual, mas para garantir que o câmbio vá durar bastante tempo, sugiro que troque o óleo do câmbio manual com 150 mil km.
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Acho legal ter essas infos a mão de forma fácil, em especial pq muitos ou nunca olharam ou perderam o manual do carro, mas tenho algumas observações.
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!

ralfetas- Mensagens : 153
Data de inscrição : 10/08/2019
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Ralfetasralfetas escreveu:Acho legal ter essas infos a mão de forma fácil, em especial pq muitos ou nunca olharam ou perderam o manual do carro, mas tenho algumas observações.
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!
Valeu pela sua contribuição.

As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Murilo Carvalho escreveu:
As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
As velas do Sentra são de platina (PLZKAR6A-11D) e chegam sem problemas aos 100.000Km.
O acesso a elas não é fácil, mas quem quiser, pode trocá-las a cada 5 ou 6 anos.
Sobre corrente ou correia: o motor dele usa corrente para acionar os eixos de comando das válvulas, e não precisa de troca periódica como a correia dentada.
Sim, ele tem uma correia externa, mas essa é a correia de acessórios (correia Poly-V), que aciona o compressor do ar condicionado, bomba de água e o alternador.
Quando ela quebra (raramente), o ar condicionado, alternador e bomba de água deixam de funcionar e basta trocar que tudo volta ao normal, ao contrário da correia dentada, que quando quebra, leva junto um monte de peças do motor. E consertar esse estrago é caro.
Sobre amortecedor: se houver indícios de óleo no corpo dele é porque tem vazamento e tá na hora de trocar, sempre aos pares.
absilva- Mensagens : 805
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 70
Localização : Fortaleza / CE
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Obrigado pela contribuição.absilva escreveu:Murilo Carvalho escreveu:
As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
As velas do Sentra são de platina (PLZKAR6A-11D) e chegam sem problemas aos 100.000Km.
O acesso a elas não é fácil, mas quem quiser, pode trocá-las a cada 5 ou 6 anos.
Sobre corrente ou correia: o motor dele usa corrente para acionar os eixos de comando das válvulas, e não precisa de troca periódica como a correia dentada.
Sim, ele tem uma correia externa, mas essa é a correia de acessórios (correia Poly-V), que aciona o compressor do ar condicionado, bomba de água e o alternador.
Quando ela quebra (raramente), o ar condicionado, alternador e bomba de água deixam de funcionar e basta trocar que tudo volta ao normal, ao contrário da correia dentada, que quando quebra, leva junto um monte de peças do motor. E consertar esse estrago é caro.
Sobre amortecedor: se houver indícios de óleo no corpo dele é porque tem vazamento e tá na hora de trocar, sempre aos pares.
Os amortecedores a óleo quando vazam, dá para se perceber na inspeção visual. Já os amortecedores a gás não tem como perceber.
Sabe a periodicidade de troca da corrente no motor ? O manual só fala da correia poli V (correia dentada).
Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
a corrente do motor não tem periodicidade de troca, em teoria ela é lifetime
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
o @WilsonM tem razão, a corrente dos eixos de comandos de válvulas do Sentra não necessita trocar durante a vida útil do motor.
absilva- Mensagens : 805
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 70
Localização : Fortaleza / CE
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
WilsonM escreveu:a corrente do motor não tem periodicidade de troca, em teoria ela é lifetime

Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
absilva escreveu:o @WilsonM tem razão, a corrente dos eixos de comandos de válvulas do Sentra não necessita trocar durante a vida útil do motor.


Murilo Carvalho- Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Só para ser chato pra caramba rs...
Fui fazer revisão do sentra essa semana, e olharam uma vela, para ver todas as 4 realmente demora, então tem uma só que olham para ter ideia, se estiver mais ou menos ai gasta-se tempo e olham todas, mas isso fizeram pq rodei uns 6 meses no álcool, se for só gasolina nem costumam olhar.
Como meu carro roda bem pouco, todas essas coisas não considero km rodados, mas sim tempo.
Fui fazer revisão do sentra essa semana, e olharam uma vela, para ver todas as 4 realmente demora, então tem uma só que olham para ter ideia, se estiver mais ou menos ai gasta-se tempo e olham todas, mas isso fizeram pq rodei uns 6 meses no álcool, se for só gasolina nem costumam olhar.
Como meu carro roda bem pouco, todas essas coisas não considero km rodados, mas sim tempo.
ralfetas- Mensagens : 153
Data de inscrição : 10/08/2019

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