Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube

CleverNT
Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
» Livina motor MR18DE não pega
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyHoje à(s) 2:02 am por Wilder

» Quebra da Coreia dentada
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyHoje à(s) 12:25 am por Alef

» Disco e pastilha de freio
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 11:20 pm por Alef

» Farol/lanterna indicador no painel - ajuda
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 7:56 pm por Lyra

» Ventoinha disparada e ignição cortada.
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 7:50 pm por Higor Pita

» Boas vindas!
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 2:07 pm por absilva

» Conexão wifi / não navega
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 2:03 pm por Lavio Lucio Dalfovo

» Coxim cambio original sentra 2011
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 11:23 am por lenhador2001

» barulhos na suspensão dianteira direita
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) EmptyOntem à(s) 9:58 am por WilsonM

Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Clever

GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)

Ir para baixo

GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) Empty GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)

Mensagem por Murilo Carvalho Sex Ago 20, 2021 11:50 am

Amigos, criei esse tópico para poder dar dicas fáceis de manutenção do seu Sentra ou qualquer outro carro.

1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO:

Três coisas são importantes na troca do óleo:

a) Usar a especificação exata do óleo recomendada no manual (Por ex: o Sentra usa 5W30),
b) Trocar na quilometragem indicada no manual (10.000 km) ou no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
c) Substituir sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo.

OBS 1: Se o carro é utilizado no "uso severo" (percursos urbanos curtos, engarrafamentos ou estradas de barro, terra ou areia) recomenda-se trocar do óleo na metade da quilometragem indicada no manual (5.000 km) e o período de troca não deve passar de 6 meses.

OBS 2: Para quem usa no misto entre estrada e cidade, sugiro trocar a cada 7.500 km ou no período máximo da última troca, o que vencer antes.

2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO:

Algumas montadoras dizem que não precisa trocar o óleo do câmbio automático, mas é consenso entre os especialistas que deve ser trocado em média a cada 60.000 km. O Óleo utilizado é específico para câmbio CVT (Valvoline por exemplo).

OBS: A revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc) são as revisões mais importantes, pois várias peças devem ser inspecionadas ou trocadas nessa quilometragem. Fique atento quando chegar aos 60.000 km.

3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE AR CONDICIONADO (PÓLEM):

Em média se troca o filtro de ar a cada 20.000 km, mas tudo vai depender do tipo de terreno (terra ou asfalto) que o carro anda. Usando na terra o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve-se trocar na quilometragem indicada no manual do carro (10.000 km). Já o filtro de cabine em média deve ser trocado uma vez ano ano, se o carro for utilizado com frequência, ou a cada 20.000 km se o carro for usado pouco.

​​4) BATERIA:

Muitas vezes a bateria "avisa" quando vai pifar. Se começar a demorar para dar partida, pode ser o sintoma que a bateria não armazena a carga ou problema na transferência de carga do alternador. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectadas, pois se estiverem soltas, isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho. Se ainda tiver dúvida se é a bateria, peça ao eletricista verificar se o alternador está carregando a bateria. Se o alternador passar no teste, provavelmente o problema é a bateria.

5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO:

É recomendado fazer alinhamento/cambagem pelo menos a cada 6 meses. Durante o serviço peça ao alinhador verificar peças ligadas à suspensão (coifas da homocinética, calços do motor e caixa, buchas das bieletas e das barras estabilizadoras, pivots, ponteira de direção, marcas de batidas de molas e vazamento dos amortecedores). Se for identificado problema nessas peças, substitua-as o quanto antes.

OBS: Se sentir vibração no volante ou na traseira do carro ou se colocar pneus novos, faça também o balanceamento.

6) PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS E PNEUS:

A cada 1.000 km deve-se conferir o aperto dos parafusos ou porcas das rodas. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca. Se você for colocar dois pneus novos, coloque na traseira do carro, pois na chuva é mais difícil de controlar do que a saída de traseira do que a de frente.

7) FREIOS:

Depende muito de onde se dirige o carro (estrada ou cidade), peça ao seu mecânico de confiança verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Se a pastilha ou disco estiverem "vitrificados" ou gastos demais, troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos.

​​OBS: No Sentra com câmbio manual o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem, então é importante verificar e manter o fluído de freio íntegro.

8 ) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V, CORREIA DENTADA E CORRENTE DO COMANDO:

A correia Poli V (correia de acionamento) deve ser inspecionada a cada 40.000 km. A correia dentada (correia de sincronismo do motor) deve ser inspecionada a cada 40.000 km e trocada a cada 80.000 km, aproveite e troque o tensor da correia. Nunca deixe vencer o prazo de troca da correia ou da corrente.

Já as velas, se forem de Irídio, recomenda-se trocá-las a cada 100.000 km.

​9) RADIADOR:

O manual recomenda trocar a água do radiador a cada 80.000 km. Use o aditivo recomendado pelo fabricante (não misture aditivos de composições químicas diferentes), na proporção correta e utilize água desmineralizada (não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento). Fazendo isso a bomba d'água, válvula termostática e o radiador ficam preservados por muito tempo.

10) CORPO DE BORBOLETA:

É importante inspecioná-lo a cada 25.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo no local. Se for identificado problema, pode ser indício combustível adulterado, óleo vencido ou problema na válvula do respiro do óleo. De acordo com o que for encontrado, podem ser feitas várias ações diferentes como: a limpeza e descarbonização da peça, ou substituição da válvula do respiro de óleo, ou diminuição da periodicidade da troca de óleo ou até mesmo a troca o posto que você abastece o carro.
​​
11) VEÍCULOS COM GNV (Gás Natural Veicular):  

Uma recomendação importante quando for dar a partida é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido e depois passar para o GNV. Antes de chegar no destino final do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. O motor e os componentes da injeção eletrônica precisam trabalhar no combustível líquido, para serem preservados por mais tempo. Lembrando que os carros com GNV precisam trocar de filtro de ar, velas, cabos de velas, óleo, amortecedores e molas traseiras num período mais curto que o normal.


Última edição por Murilo Carvalho em Seg Set 20, 2021 9:18 am, editado 4 vez(es)
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho

Mensagens : 78
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro

Murilo Carvalho, arai, Frank e RodRJ gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) Empty Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)

Mensagem por Murilo Carvalho Seg Set 20, 2021 9:09 am

Sobe para que os foristas possam ver esse tópico.
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho

Mensagens : 78
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) Empty Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)

Mensagem por Murilo Carvalho Qui Out 07, 2021 8:53 am

Sobe, para que os foristas possam ver.
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho

Mensagens : 78
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE) Empty Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos