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[Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
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Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Se quiser os Hankooks voce encontra barato e sao pneus que estou adorando.
PangaDayWalker- Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/01/2016
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
icefly25 escreveu:Se vai trocar os 4, esquece Maxxis amigo, tem coisa melhor e estão difíceis de encontrar; pneu não precisa ser a mesma marca do original, o mesmo que veio no carro.
Exatamente. Mas como o estepe está zero e os dois traseiros ainda estão longe da faixa de troca, ia comprar apenas um pneu e usar o estepe com um dos dianteiros ficando de estepe. Mas pelo visto vou ter que comprar o par de outro fabricante mesmo com um desenho semelhante aos Maxxis remanescentes.
wrocha- Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/12/2016
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
aí sempre bate aquela dúvida, deixar os pneus novos na dianteira ou na traseira.
Via de regra, nos nossos carros com tração dianteira e percurso urbano, trânsito pesado, a gente acaba optando por manter os pneus novos na frente, eu diria.
Via de regra, nos nossos carros com tração dianteira e percurso urbano, trânsito pesado, a gente acaba optando por manter os pneus novos na frente, eu diria.
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Mas como qqr um sabe independente do carro tracionar frente ou traseira, sempre se usa os novos na traseira...a frente caso estoure um pneu ou derrape vc tem a direção pra tentar corrigir...mas e se for na traseira?
Tem varios videos explicando isso..inclusive por profissionais....independente se anda mais na cidade etc....
Tem varios videos explicando isso..inclusive por profissionais....independente se anda mais na cidade etc....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
legal, André. Eu costumava deixar na frente porque o desgaste no pneu dianteiro é bem mais rápido, e porque eu sentia uma certa segurança a mais na hora de frear, já que os pneus dianteiros é que geram o maior atrito necessário para parar o carro.
E talvez para dar uma ajuda aos colegas, vai um ranking da revista autoexpress britãnica, com teste de de vários modelos de pneus.
1. Michelin Pilot Sport 4
2. Pirelli P Zero
3. Continental ContiSportContact 5
4. Dunlop SP Sport Maxx RT2
5. Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3
6. Hankook Ventus S1 evo2
7. Falken Azenis FK510
8. Yokohama Advan Sport V105
9. Vredestein Ultrac Vorti
o teste envolveu:
- controle sobre pista molhada
- controle curvas em pista molhada
- freagem em pista úmida
- aquaplanagem em reta
- aquaplanagem em curva
- freagem em pista seca
- controle em pista seca
- resistência a rolamento
- ruído dentro da cabine
- preço
nem tem estes modelos de pneus aqui no Brasil, mas talvez d~e para a gente se basear nas marcas de pneus.
E talvez para dar uma ajuda aos colegas, vai um ranking da revista autoexpress britãnica, com teste de de vários modelos de pneus.
1. Michelin Pilot Sport 4
2. Pirelli P Zero
3. Continental ContiSportContact 5
4. Dunlop SP Sport Maxx RT2
5. Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3
6. Hankook Ventus S1 evo2
7. Falken Azenis FK510
8. Yokohama Advan Sport V105
9. Vredestein Ultrac Vorti
o teste envolveu:
- controle sobre pista molhada
- controle curvas em pista molhada
- freagem em pista úmida
- aquaplanagem em reta
- aquaplanagem em curva
- freagem em pista seca
- controle em pista seca
- resistência a rolamento
- ruído dentro da cabine
- preço
nem tem estes modelos de pneus aqui no Brasil, mas talvez d~e para a gente se basear nas marcas de pneus.
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Acho que o lance é deixar os melhores na traseira mesmo.
wrocha- Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/12/2016
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
wrocha escreveu:icefly25 escreveu:Se vai trocar os 4, esquece Maxxis amigo, tem coisa melhor e estão difíceis de encontrar; pneu não precisa ser a mesma marca do original, o mesmo que veio no carro.
Exatamente. Mas como o estepe está zero e os dois traseiros ainda estão longe da faixa de troca, ia comprar apenas um pneu e usar o estepe com um dos dianteiros ficando de estepe. Mas pelo visto vou ter que comprar o par de outro fabricante mesmo com um desenho semelhante aos Maxxis remanescentes.
Entendi amigo; eu acho que colocaria os novos na traseira, passava os antigos Maxxis pra frente, onde vão desgastar um pouco mais rápido; ai no futuro vc troca os Maxxis por um mesmo par colocado na traseira, ai vc vai ficar com 4 pneus iguais novamente.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Isso, isso, isso.
wrocha- Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/12/2016
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Em carro com tração dianteira, é melhor deixar os novos na dianteira. Por um simples motivo: carro com tração dianteira a coisa mais fácil do mundo é corrigir oversteer (perder a traseira): BASTA ACELERAR. Ou seja, se der merda, NÃO TIRE O PÉ DO ACELERADOR.
Aliás, todas as dicas sobre derrapagens e condições de "pista escorregadia" NO MUNDO parecem que foram feitas na década de 60 quando todo carro era tração traseira, e não servem mais. Talvez sirvam para os donos de Opala e Chevette e Fusca.
E esse arrombado desse "piloto de testes" da quatro patas é um absoluto incompetente, com carro de qualquer configuração. Tem capacidade para ser instrutor de auto-escola e nada mais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------/ /-----------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIT: Sobre a troca dos pneus, o ideal é sempre trocar os quatro. Se a troca ocorrerá por desgaste natural, troque os quatro. Se você não fez rodízio e comeu os da frente mas os traseiros estão bons, faça o rodízio, bote os pneus ruins na traseira, e espere terminar os bons que forem para frente se acabar e troque os quatro.
Aliás, todas as dicas sobre derrapagens e condições de "pista escorregadia" NO MUNDO parecem que foram feitas na década de 60 quando todo carro era tração traseira, e não servem mais. Talvez sirvam para os donos de Opala e Chevette e Fusca.
E esse arrombado desse "piloto de testes" da quatro patas é um absoluto incompetente, com carro de qualquer configuração. Tem capacidade para ser instrutor de auto-escola e nada mais.
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EDIT: Sobre a troca dos pneus, o ideal é sempre trocar os quatro. Se a troca ocorrerá por desgaste natural, troque os quatro. Se você não fez rodízio e comeu os da frente mas os traseiros estão bons, faça o rodízio, bote os pneus ruins na traseira, e espere terminar os bons que forem para frente se acabar e troque os quatro.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Pimenta sendo o Pimenta..kkkkkk...vai dando conselho errado pro povo..vc é piloto bom ai vai..mas maioria se sair capota o carro e não consegue corrigir...kkkkkkk se acelerar ai que vão mais rapido pro barranco...
qto a trocar os 4 sendo fiz isso..nunca troque dois..
qto a trocar os 4 sendo fiz isso..nunca troque dois..
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
bom, andré, para eu ter certeza de qual a melhor configuração, eu queria ver um teste de freada de 60-0, que eu acho uma situação mais grave. Sair de traseira em chuva é perigoso, mas nem chove todo dia, e se a pista tá molhada o motorista prudente anda muito mais devagar.
Apesar da reportagem do G1, ainda estou em dúvida.
Apesar da reportagem do G1, ainda estou em dúvida.
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
è talvez no dia a dia pode até ser sim....mas eu já rodei uma vez por querer ser piloto e ter pneus novos na frente....e carecas na traseira.....isso a 60 km por hr em uma curva....e não estava fazendo graça...e era com corolla....mas dei minha opinião e um conselho ..cada um julgue o que for melhor....imagino que um piloto, um testador de carros , ou 90% dos bons borracheiros que dizem a mesma coisa...não está errado.......
Eu nunca mais troquei de dois pneus já por isso.....e se tiver abs o carro não fará diferença.....bom como meu carro hj tem abs-ebd e controle de estabilidade e tração...não faz diferença pra mim...mas maioria dos carros não tem isso ainda..........
Façam o que achar melhor..cada um sabe aonde o sapato aperta.
Eu nunca mais troquei de dois pneus já por isso.....e se tiver abs o carro não fará diferença.....bom como meu carro hj tem abs-ebd e controle de estabilidade e tração...não faz diferença pra mim...mas maioria dos carros não tem isso ainda..........
Façam o que achar melhor..cada um sabe aonde o sapato aperta.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
tava chovendo?
em pista seca, um pneu careca se vira mais ou menos em curvas.
mas vale o alerta, sim, até para o meu carro com pneus com quase 40k km, melhor ficar esperto, e vou até tentar simular a condição no joguinho do Assetto Corsa. Será que dá, pimenta?
em pista seca, um pneu careca se vira mais ou menos em curvas.
mas vale o alerta, sim, até para o meu carro com pneus com quase 40k km, melhor ficar esperto, e vou até tentar simular a condição no joguinho do Assetto Corsa. Será que dá, pimenta?
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Pista molhada...era..mas nem tanto assim.....mas pneus bem ruins...quase 50 .000 km rodados....e carro nem era meu..era meu sogro...eu nem ando pneus depois que esta já de 3/4 de vida pra menos....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
é, a gente não costuma nem medir a profundidade dos sulcos do pneus.
No Reino Unido o mínimo é de 1.6 mm de profundidade. Se o guarda pegar pneu careca, vai 2.500 libras de multa por pneu, ponto na carteira.
Aqui no Brasil, nunca vi fiscalização de pneu, e se tiver o guarda provavelmente faz inspeção no olhometro ou naquela flechinha que as fábricas imprimem no pneu.
No Reino Unido o mínimo é de 1.6 mm de profundidade. Se o guarda pegar pneu careca, vai 2.500 libras de multa por pneu, ponto na carteira.
Aqui no Brasil, nunca vi fiscalização de pneu, e se tiver o guarda provavelmente faz inspeção no olhometro ou naquela flechinha que as fábricas imprimem no pneu.
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Roda de caminhão que ai vc ve eles querendo achar algum defeito...o primeiro é pneu..qdo querem trabalhar $$$$$$$$ com o dinheiro da gente, nem se ta bom, ta ruim....kkkk...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
andre fachini escreveu:Pimenta sendo o Pimenta..kkkkkk...vai dando conselho errado pro povo..vc é piloto bom ai vai..mas maioria se sair capota o carro e não consegue corrigir...kkkkkkk se acelerar ai que vão mais rapido pro barranco...
qto a trocar os 4 sendo fiz isso..nunca troque dois..
Mas mesmo gente normal, se inventar de meter o pé no freio vai rodar olimpicamente, provavelmente cruzará a pista para a contra-mão e a desgraça vai ser grande. Se estourar com o carro em linha reta, basta ter calma e na dúvida, NÃO FAZER NADA. O ruim é que tudo isso aí ocorre em...1 segundo.
Vou dar exemplo visual:
Esse inventou de frear, não morreu por pouco:
https://www.youtube.com/watch?v=lHYt6KC5ZYc
O carro termina de rodar e como tinha barreira, ele não foi para contra-mão.
Não consegui achar alguem fazendo 100%, PORÉM, esse cabinha daqui chegou perto, pois não freou de imediato:
https://www.youtube.com/watch?v=DE-_pLIQwYo
Note que o único micro-descontrole apresentado foi justamente assim que a luz de freio acende.
Enfim, lógico tudo isso é para TRAÇÃO DIANTEIRA. Também é quase a mesma coisa para carros 4WD, embora alguns sistemas funcionem de maneira diferente e você não sabe direito o que esperar.
Carros com tração traseira, esqueça tudo isso e aplique aquelas regrinhas de dicas de segurança automotiva e bla bla bla. A não ser que você seja o mestre dos drift pica das galáxias.
OBS: Se for um fusca/brasília/kombi ou qualquer carro com motor atrás e tração traseira, você está fodido e ponto final se QUALQUER pneu estourar. O melhor mesmo nesse caso é não fazer nada e rezar. Se der tempo.
O risco de colocar o pneu velho e/ou com reparo na frente é ele estourar mais fácil, já que quase 70% do peso dos carros está no eixo dianteiro (portanto, mais peso em cima do pneu) e em 99% dos buracos, o pneu que cai nele é o da frente, nunca o de trás.
Agora, para ficar 100% mesmo, troca logo os quatro, e fica sossegado. Se o carro não for muito rápido (não atingir mais de 140km/h) ou você anda mais devagar, eu botava quatro xing ling do mais barato possível e pronto.
WilsonM escreveu:tava chovendo?
em pista seca, um pneu careca se vira mais ou menos em curvas.
mas vale o alerta, sim, até para o meu carro com pneus com quase 40k km, melhor ficar esperto, e vou até tentar simular a condição no joguinho do Assetto Corsa. Será que dá, pimenta?
No Assetto Corsa não. Ele não deixa você usar pneus diferentes em cada eixo. O Gran Turismo deixava. Mas no AC, testa usar o freio de mão numa curva em um carro tração dianteira (para a traseira escapar), aí tu testa todas as possibilidades possíveis prováveis para desfazer essa rodada. E deixa logo de frescura e compra o volante.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
douglasreis2002 escreveu:O meu Versa veio com pneu original 185 65 R15, to quetendo trocar pelo 195 65 R15 alguem fez essa troca, ficou bom?
fez a troca? tambem to pensando em fazer essa mudança.. alguma sugestao?
rzm-itu- Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/01/2017
Pneu Versa SL 15/16
Galera, bom dia! Gostaria de saber com vocês o que acham de alterar a medida do pneu do Versa SL que original é 185/65/15 para 195/65/15. Será que altera o consumo?
Pedro Varalta- Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/01/2017
Idade : 31
Localização : Ourinhos/SP
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Vai alterar muito pouco eu acho.
PangaDayWalker- Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/01/2016
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Deve alterar muito pouco; altera mais se colocar pneu mais largo ainda.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Os pneus do meu Versa 185 65 R15 estão gastos e to querendo trocar pelo 195 65 R15. Seria uma boa troca ou não?
Favor, me ajudem...
Favor, me ajudem...
rzm-itu- Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/01/2017
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Pode ser, sim uma boa troca. Não tem motivos para não ser.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
Poderia trocar sem problemas por essa medida.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Pneus e Rodas]: calibragem, medidas originais, indicação de marcas, alterações, etc.
E legal que o pneu mais alto ficara mais confortavel no rodar.
PangaDayWalker- Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/01/2016
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