Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Como posso encontrar um cassino on-line confiável?
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyHoje à(s) 10:44 am por vtorosort

» Relé da Bomba - Onde Encontrar
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyHoje à(s) 9:03 am por lenhador2001

» Nissan Leaf
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 6:25 pm por Dagoberto

» APRESENTAÇAO
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) EmptyOntem à(s) 9:05 am por WilsonM

Inscreva-se!


Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

+15
taguera
Marcelo Rodrigues
absilva
WilsonM
Uoly
Wally
andre fachini
Astini
PMYMELO
icefly
Adriano P
Alexandre
BraulioYgor
José Carlos
Macgyver
19 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Macgyver Ter Abr 05, 2016 11:50 am

Bom dia a todos.

TBI ou corpo de borboleta, tem a função de controlar a entrada de ar na admissão do motor mantendo correta a marcha lenta e aceleração correta e tem um sensor chamado de sensor de posição da borboleta, também chamado de TPS e potenciômetro da borboleta e um atuador chamado de atuador de marcha lenta que também é chamado de motor de passo.

Sensor de posição da borboleta

Esse sensor tem a função de enviar para a central eletrônica o quanto a borboleta está aberta indicando um aumento ou diminuição do tempo de injeção, comando dos pulsos da bobina para que a aceleração seja perfeita e a central eletrônica usa o sinal enviado por esse sensor para determinar o quanto o atuador de marcha lenta será aberto ou fechado.

Atuador de marcha lenta

Esse atuador é responsável por controlar a quantidade de ar que entra na admissão quando o carro está em marcha lenta, esse atuador é controlado pela central eletrônica que tem como base o sinal enviado pelo sensor de posição da borboleta e por muitas vezes acabamos trocando esse atuador quando a marcha lenta do carro está oscilando ou mantendo o carro acelerado erroneamente pois o culpado da anomalia pode ser o sensor e não o atuador.

Limpeza do TBI

O TBI com o tempo fica extremamente sujo por resíduos e vapores de óleo provenientes do motor e que são aspirados para a admissão para serem queimados na câmara de combustão, porém esses vapores em sua maioria passam pela TBI e com o tempo acabam criando uma crosta nas extremidades da válvula (borboleta) e que com o acumulo essa crosta de vapores de óleo acaba atrapalhando o controle de marcha lenta do carro resultando em oscilações na marcha lenta, carro fica acelerado, e quando ligamos o ar condicionado o motor cai muito a rotação as vezes ao ponto de até desligar o motor, e para evitar esse tipo de problema devemos fazer a limpeza desse componente.

1- Vejam a linha preta que se formou entorno do corpo da borboleta:
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) 25kot1w

2- Após a limpeza:
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) 1zmj8yx

3- Abertura total após limpeza:
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) 1zd2ih5

4- Sujeira que saiu no lenço de papel:
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) K1cuog

5- Após limpeza, tudo devidamente montado:
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Spf045

6- Sensor MAF (sensor de fluxo de ar)
Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Fx9s3m


Obs.: O trabalho foi realizado com calma e muita atenção.

1- Não foi necessário dar partida no motor. Apenas dois toques no botão de partida (o painel acende todo) ou apenas contato, para os modelos de chave.
2- Aguarde 10 segundos para que a ECU faça a leitura do corpo, verá a borboleta se movimentar levemente.
3- Após isso peça alguém para pisar no acelerador levemente até o fundo. Verá a borboleta se abrir totalmente. Faça a limpeza com muito cuidado borrifando pequenas quantidades de CAR80 e depois tirando os resíduos com lenço de papel. O equipamento é delicado, não force a borboleta ou irá danificá-la.
4- Peça a pessoa que está pisando no pedal para soltar somente quando você der ordem, ou ficará com os dedos presos na borboleta, danificando a mesma.
5- Não foi necessário desligar o sensor MAF.
6- Não utilize papel higiênico, pois fragmenta com facilidade, podendo soltar partes para dentro do corpo de borboleta. Use lenço de papel que é mais resistente. Após isso cheque com uma lanterna para ver se não ficou nenhum fragmento no corpo.
7- Não funcione o veículo com os dutos de ar desconectados do corpo de borboleta, pois a falta de passagem de ar pelo sensor MAF poderá causar a queima do mesmo e ou gerar uma falha no sistema.

Basicamente é isso, serviço realizado com sucesso.
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por José Carlos Ter Abr 05, 2016 2:19 pm

que top!!!

José Carlos

Mensagens : 112
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 43
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por icefly Ter Abr 05, 2016 2:44 pm

Muito bom.
Limpou com quantos quilômetros rodados?

Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por BraulioYgor Ter Abr 05, 2016 2:54 pm

Eu tentei realizar a limpeza no meu B17, mas não consegui retirar o duto do lado da TBI. Ali tem pouco espaço e fiquei com medo de danificar o duto de ar. Esse final de semana tento novamente.

Realizei a limpeza no March da minha irmã, e ficou muito bom! Procedimento simples, basta seguir todos os passos!
BraulioYgor
BraulioYgor

Mensagens : 164
Data de inscrição : 14/02/2016
Localização : Teresina-PI

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Alexandre Qua Abr 06, 2016 9:41 am

icefly25 escreveu:Muito bom.
Limpou com quantos quilômetros rodados?

Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.

Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Adriano P Qua Abr 06, 2016 10:18 am

Fiz 2 vezes em minha Grand Livina esse procedimento. É fácil e com calma dá certinho. Aliás, tem um vídeo também no canal do MRB no youtube mostrando o passo a passo. Fiz a cada 10 mil Km. Pretendo fazer no meu B17 em breve, atualmente com 8 mil Km.

Abraços!
Adriano P
Adriano P

Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por icefly Qua Abr 06, 2016 10:22 am

Alexandre escreveu:
Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.

Desde que não force o mecanismo móvel (borboleta) e não deixe o liquido ir para a parte eletrônica, fica ok.

Só desmontei porque estava bem mais sujo que o seu, se fosse o mesmo nivel de sujeira, eu não teria tirado ele pra limpar melhor.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Macgyver Qua Abr 13, 2016 12:35 pm

Fiz a limpeza aos 53k km.

Nem pense em mover a borboleta com os dedos ou ferramentas, irá danificar as engrenagens internas dela. Nunca mais irá funcionar direito, só comprando um conjunto (TBI) completo.
Macgyver
Macgyver

Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por PMYMELO Sex Ago 26, 2016 3:27 pm

Ótimo Passo a passo.

Depois de realizada a limpeza com o carro desligado, o carro liga normalmente? tendo em vista que o produto de limpeza ainda não saiu do sistema.

Faço a pergunta supracitada, levando em consideração que na grande maioria das limpezas de TBI  que vejo a recomendação é de que o carro esteja ligado.

PMYMELO

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Adriano P Sex Ago 26, 2016 4:11 pm

Acredito que a limpeza com o motor ligado seja melhor, mas aí precisa ter Scanner pra apagar a falha gravada na central pelo sensor de ar ter sido desligado.

Quando fiz limpeza em meu Sentra, fiz como no vídeo do MRB: Levantei levemente a lateral direita do carro com o macaco, e, aplicando aos poucos, o liquido não entra, ele escorre para fora.

Depois da limpeza, desligo a ignição, aguardo, ligo por 30 seg novamente a ignição antes de dar a partida. Todas as vezes, ficou muito bom.
Adriano P
Adriano P

Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por PMYMELO Sex Ago 26, 2016 4:13 pm

Valeu pela dica Adriano.

Farei a limpeza esse final de Semana.

Abraço!

PMYMELO

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Adriano P Sex Ago 26, 2016 4:21 pm

Pmymelo, pode fazer que fica bom. Sem pressa e com cuidado.

Pra apertar o acelerador, eu uso uma ferramenta boa, feita pela Nasa... kkk

Pego o tubo do aspirador de pó da dona onça (sem ela ver...) aperto o pedal numa ponta e a outra ponta apoio no banco puxando o mesmo pra frente até ficar bem justo.

Se puder, posta fotos de antes e depois pra encorajar mais amigos aqui do clube!

Abraços!!
Adriano P
Adriano P

Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Astini Sex Ago 26, 2016 6:10 pm

Dicas sempre bem vindas

Eu já fiz essa limpeza no meu B16 umas 3 vezes.

Da última vez no fim de semana retrasado. Aproveitei o embalo e fiz também , no mesmo dia , no CR-V da esposa. Mesmo esquema . Só ir com calma que dá tudo certo.

O vídeo do MRB no Youtube ,em que ele faz o procedimento no Tiida , é realmente muito didático.
Astini
Astini

Mensagens : 48
Data de inscrição : 13/10/2015
Idade : 53
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por andre fachini Sex Ago 26, 2016 6:14 pm

Unico sentra que é foda são os 07/08 e 08/08 sempre dará dor de cabeça com aceleração alta em lenta depois..do mais é bem tranquilo...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Wally Sex Ago 26, 2016 7:11 pm

kkkkkk Adriano "Dona Onça" ??  kkkkkkk
Wally
Wally

Mensagens : 256
Data de inscrição : 10/12/2015
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Adriano P Seg Ago 29, 2016 4:22 pm

lol!

Opa... a fera é braba se mexer nas coisas dela... kkkkk
Adriano P
Adriano P

Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Uoly Seg Nov 14, 2016 3:13 pm

Pessoal,
Meu Sentra CVT-10 está desligando as vezes qd paro o carro, e as vezes dá um pulinhos qd eu paro.
Qdo tiro o pé do acelerador e piso novamente, as vezes não acelera, demora um pouco. Isso no alcool.

Já na gasolina, o carro tem dificuldade de ligar de manhã e até engasopa, qdo liga sai uma fumaça branca até.

Vcs acham que pode ser questão de limpeza do TBI? Nunca limpei e o carro tá com 130mil km.

Em outro tópico sugeriram que podia ser a bomba de combustível.

Uoly

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por WilsonM Seg Nov 14, 2016 4:15 pm

pode ser que a TBI esteja envolvida com o problema.
A fumaça branca sai porque deve ter ido gasolina para o sistema de escape.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por icefly Seg Nov 14, 2016 5:24 pm

Pode até não ser ele, mas 130 mil km sem nunca limpar o TBI Shocked affraid

Mas pode ser bomba também.

O jeito é limpar o TBI e torcer pr aresolver; senão, vai ser preciso dar uma geral, e passar scanner pra ver quais erros estão gravados na central.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Uoly Seg Nov 14, 2016 5:30 pm

haha, pois é, peguei o carro com 60mil km e até agora só tive que trocar os amortecedores dianteiros e as velas.

Vou levar na quinta pro mecânico dar uma olhada nisso e daí eu falo aqui o que aconteceu.

Valeu icefly e Wilson

Uoly

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por andre fachini Seg Nov 14, 2016 6:25 pm

Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por absilva Seg Nov 14, 2016 7:32 pm

As velas também podem ser as responsáveis por esses sintomas, especialmente se foram colocadas velas que não sejam de platina.
Bobinas com fuga também dificulta a partida do motor.
Quanto aos "pulinhos" e paradas do motor, é sintoma de TBI suja.
absilva
absilva

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Marcelo Rodrigues Seg Nov 14, 2016 9:29 pm

Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Marcelo Rodrigues
Marcelo Rodrigues

Mensagens : 44
Data de inscrição : 14/11/2016
Idade : 41
Localização : Colombo/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Uoly Ter Nov 15, 2016 10:14 am

andre fachini escreveu:Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?

Na verdade as velas eu troquei com 120.000 +ou-
Eu quis dizer que desde que peguei o carro só troquei os amortecedores dianteiro (75.000km +ou-) e as velas, até agora!

Uoly

Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por icefly Ter Nov 15, 2016 10:19 am

Marcelo Rodrigues escreveu:Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??

Sintoma mais comum de TBI sujo é oscilação na rpm, principalmente com motor frio na partida, e se não me engano depois com ar condicionado ligado na lenta; mas não custa muito fazer a limpeza do TBI.

Dando tranco, tem mais jeito de ser no CVT mesmo; nessa km e ano já é chegada a hora de troca do fluido; tem tópicos aqui no Clube sobre isso.


Última edição por icefly25 em Ter Nov 15, 2016 10:21 am, editado 1 vez(es)
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza do corpo da borboleta (TBI) Empty Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos