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COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA?

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Mensagem por Leo Uliana em Seg Jul 13, 2020 7:54 pm

Olá pessoal

Comprei um Nissan TIIDA SL 2010/11 a 4 meses e desde que comprei ele vem apresentando alguns problemas, sendo que o principal deles é a redução no nível da água no sistema de arrefecimento. Meu mecânico de confiança fez diversos testes e não estava conseguindo identificar nenhum vazamento, chegou até a especular que fosse a tampa do radiador que estava com problema (Vazando Vapor) e por esse motivo testamos uma nova tampa mas o vazamento continuou.
Após muitos testes finalmente começamos a desconfiar que o vazamento vinha do cabeçote, não havíamos desconfiado antes pois o carro nunca chegou a superaquecer, visto que eu sempre completava a água do motor quando abastecia o veículo.

Ao retirar o cabeçote o meu mecânico constatou que a junta estava queimada e que a água estava vazando para dentro do cilindro e por isso o carro estava falhando e soltando uma fumaça branca pelo escapamento, além do óleo do motor apresentar uma cor marrom (Parecida com doce de leite), o que indica que havia água misturada no óleo.

Ele me informou que neste caso eu precisaria levar o carro a uma retifica de motores, para eles fazerem a análise dos estragos e me passarem um orçamento para fazer a retifica do cabeçote e verificar se precisaria retificar também o bloco do motor, porém me avisou que esses motores de alumínio são difíceis de retificar, e que em muitas vezes, mesmo com a retifica eles não ficam 100% e voltam a dar o mesmo problema.

Por isso gostaria de saber se alguém aqui do fórum já fez a retifica no cabeçote do Nissan Tiida e se o serviço ficou bom, e caso tenham feito se poderiam indicar o local onde fizeram, para que eu leve o carro para fazer um orçamento.

Eu moro na cidade de São Paulo.

Muito obrigado!

Leo Uliana

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COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA? Empty Re: COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA?

Mensagem por WilsonM em Ter Jul 14, 2020 10:52 am

olá!
a pergunta se vale a pena retificar o motor, me deixou curioso, afinal se não retificar a única alternativa que eu vejo seria a troca do motor.

as oficinas de retífica costumam dar garantia, às vezes de até um ano, pelo serviço executado. Os motores em alumínio podem ser retificados sim, faz muito tempo me disseram que uma alternativa seria "encamisar" os cilindros.

De fato, se for fazer o serviço, melhor procurar excelentes oficinas, acho que em SP você pode procurar pela Plenitude retífica de motores (procura no Google).
WilsonM
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COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA? Empty Re: COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA?

Mensagem por felipebm86 em Qui Jul 30, 2020 11:42 am

Amigo Leo, eu estava com problema de consumo de óleo pelos retentores de válvula do meu sentra e como ele é 2008 com alta km decidi fazer uma retífica completa do cabeçote, ficou 100%. Depois dessa experiência criei coragem pra fazer a parte de baixo também pois já apresenta alguns barulhos devido a folgas decorrentes do uso, devo fazer isso no próximo mês.
Acho que seu mecânico não tem muita experiência com retífica de motores mais modernos, hoje em dia a maioria dos motores são de alumínio e as retíficas estão preparadas pra executar um serviço de qualidade. Se for fazer o serviço faça num mecânico que te passe confiança e não num que te diga que o serviço pode não ficar bom.
Abraço e boa sorte.

felipebm86

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COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA? Empty Re: COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA?

Mensagem por diogodrsa em Qui Jul 30, 2020 12:19 pm

Eu fiz retífica do cabeçote do meu Fiesta Rocam, é de alumínio também, na época do lançamento do Rocam, o fato de ser alumínio era de certa forma novidade no mercado, como não era tão popularizado se criou uma fama de que "não aceitava retífica".

Sabe como é, o boca-a-boca foi passando e perdura até hoje, mas é feito retífica sim.

O meu problema foi até difícil de identificar pq não soltava fumaça, não mudava coloração do óleo, não perdia força, etc.

Foi feita a retíica e já se passou 40 mil km e está tudo ok.

Eu fiz em um lugar recomendado pelo mecânico, você não dava nada pelo lugar, não tinha placa na frente, nem telefone, nada, apenas um portão e pra quem estava na rua, só via escuridão dentro kkkkkkkk, mas o serviço e o maquinário dos caras era muito bom e meu cabeçote tava muito ferrado e ficou praticamente perfeito e ainda uso GNV nele kkkkkkk.

Assim a dica que eu dou é você procurar alguma oficina ou chegar numa oficina e conversar com algum mecânico, perguntando onde eles encaminham pra fazer retífica, pq ai você pode ir diretamente, sem pagar o valor de "atravessador" deles. Apesar que dependendo do mecânico, eles dão até desconto pro cara, mas como aparentemente o seu não tem muita intimidade, talvez um bom caminho seja o que eu disse.

Outra coisa, tem que se ligar que praticamente todo parafuso do carro tem uma medida de aperto "torque" estípulado pela fábrica. No dia a dia, por produtividade quase nenhum mecânico usa isso, pois cada carro tem sua taela,

mmmmmmmmmaaaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssss

Quando for apertar o cabeçote, faça questão de que use o torquímetro e faça o aperto na ordem certa, tem isso de ordem tbm, além do quanto de força...

Ideal tbm é trocar os parafusos, geralmente quando esquenta o carro, o parafuso dilata por ser de metal obviamente, mas não é obrigatório, tem que avaliar o estado.

diogodrsa

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COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA? Empty Re: COMPENSA RETIFICAR O CABEÇOTE DO NISSAN TIIDA?

Mensagem por pablomoyses em Qui Ago 06, 2020 2:11 pm

Olá amigo.
Meu carro (Nissan Sentra 2010 CVT) com 185.000 KM apresentou esses mesmos problemas iniciais de baixar água, e era de fato queima do cabeçote e água misturando com óleo (cor café com leite), ele não esquentava. Levei num mecânico super bem indicado de carros Nissan, ele me diagnosticou que deveria fazer o cabeçote logo, eu continuei andando com o carro sem esquentar, mas aí vei o grande erro. Em resumo, ele esquentou e, acontecendo isso o prejuízo é bem maior. Amigo, respondendo suas perguntas:
1 - motor de alumínio faz retifica sim: alias fica muito bom, estado de novo, mas pra isso você deve fazer ele todo, cabeçote e bloco de preferência, abrir todo e trocar tudo se for possível, por exemplo: kit corrente, kit pistões etc.
2 - Na retifica verificar o que causou a queima, podendo ser desde uma ventoinha que está cansada à sensores de temperatura - isso o mecânico irá descobrir depois da retifica do motor de alumínio.
2 - Tem que ser um mecânico especialista em Nissan e suas retificas, procura algum que era da própria Nissan e que agora tenha sua própria oficina, por que? Na retifica, o mecânico Nissan saberá exatamente as opções técnicas do motor, por exemplo: qual o torque de cada parafuso do motor (e são vários torques diferentes) - saberá os padrões de funcionamento depois de montado e daí vai. entendeu?
3 - Não adianta economizar, senão irá fazer em breve nova retifica, por isso é ideal fazer todo o motor, pq se queimou a junta do cabeçote é possível ter chegado alguma trinca no bloco, justamente por ser de alumínio que, na minha opinião é um retrocesso, deveriam ainda ser de ferro forjado o motor.
4 - Qual o valor disso, ahhh...aí é onde vc quer mais saber: fica entre uns 5.000 até uns 7.500 pra fazer bem feito.
5 - Daí depois de montado pode ser que vc tenha que gastar mais um pouco com algo que deu o problema, tipo: bomba dágua etc...mas normalmente não, mas esteja preparado. (eu tive que trocar a válvula VVT de óleo e um motor de ventoinha cansado).
6 - Se vc pegar gente especializada vc terá um motor praticamente novo.
7 - Se possível fazer a retifica que fique ainda standard o motor, ou seja, não irão oumentar os cilindros pra 0,25 ou 0,5 (a retifica depois de análise irá determinar isso) - o que quer dizer isso? se tiver que aumentar e não ser mais possível as medidas standard, seu carro poderá aumentar um pouco o consumo pelo fato dele ganhar mais compressão no motor e nas câmeras, devido os milímetros a mais, ou seja, ganha mais força e consequentemente consumo, mas nada de assustar.
8 - Por derradeiro: fiz no meu carro, ficou ótimo (ficou 0,5), motor silencioso, sem vazamentos, com muita força, o consumo aumentou pouquíssimo, água normal e sem bolhas saindo, óleo baixando e queimando perfeitamente, sem fumaças , tudo certo. Previsão pra andar muitos anos com a devida manutenção. Vai compensar sim, já que vc ainda terá um carro de luxo e com o coração dele pulsando por mais anos. Um carro nesses padrões não sai por menos de 70 mil reais hoje.

Abraços e boa sorte.
pablomoyses
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