Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Relé da Bomba - Onde Encontrar
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 9:25 pm por absilva

» Nissan Leaf
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 6:25 pm por Dagoberto

» APRESENTAÇAO
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyOntem à(s) 9:05 am por WilsonM

» Civic hibrido
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem EmptyQua Abr 17, 2024 11:11 am por nairbelo

Inscreva-se!


Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem

Ir para baixo

Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem Empty Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem

Mensagem por leofvidal Seg Jun 01, 2020 6:24 pm

Olá pessoal!

Continuo com o meu March de 6 anos mais novo que muitos carros de 1 ano que vejo por aí (cara chato kkk)

Obs.: Chamo de cilindro mestre o tal "atuador do pedal", pois vi que no manual de serviço utilizam essa denominação.

Bom, a idade do carro vai pesando e a gente vai descobrindo algumas consequências da "tropicalização" feita pela Nissan ao retirar funcionalidades que equipam normalmente o March/Versa dos outros países.
Como encrenco muito com barulhos, a embreagem já me incomodou algumas vezes: três vezes resolvido com a troca das buchinhas da mola do pedal (conforme este tópico: https://www.nissanclube.net.br/t3477-barulho-pedal-embreagem) que acabei testando teflon, alumínio e nylon, ou seja, já desmontei várias vezes  bounce  e agora a novidade: pequena folga e estalo na base da haste do cilindro mestre no retorno do pedal.

Pesquisando imagens do pedal da embreagem me deparei com um tal de interruptor de posição do pedal acoplado em alguns. Em outros carros o status desse tipo de interruptor serve como condição para o piloto automático ou até para melhorias na injeção. Fisicamente notei que o tal interruptor serve também de calço pro retorno do pedal, evitando que o esforço do fim de curso seja depositado apenas na haste do cilindro mestre, prevenindo fadigas que venham causar barulhos, folgas ou danos na fixação, pois saporra é só plástico!  Evil or Very Mad

A foto a seguir deve ser o layout mais comum que encontramos (sem nada de calço).
Se soltarmos a fixação da haste do cilindro mestre, o pedal vai retornar até encontrar a chapa da estrutura, ou seja, a haste do atuador é quem resiste à força de retorno do pedal:
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem A10


Fui pesquisar no manual de serviço e ele está lá (se equipado!)  Mad
E aí? Algum March ou Versa está saindo com o interruptor ou com apenas o engate do interruptor?
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem B10


Alguns acompanham apenas o engate plástico para receber o interruptor e a presença disso pode garantir um calço (mas não estou certo disso).
Aqui mostro melhor a localização do engate e do interruptor:
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem C10


Então qual a espessura do calço devo pôr sem que o pedal fique minimamente acionado e passe a queimar embreagem?
Considerando os dados abaixo extraídos do manual de serviço, concluímos que o pedal tem uma folga controlada de até 8 mm, antes que ele passe a atuar diretamente no sistema hidráulico (essa foi a minha interpretação).
Logo, 8 mm é a nossa margem de erro para a espessura do calço sem comprometer a saúde da embreagem.
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem D10


Assim, a ideia é confeccionar algo ligeiramente maior (até 8 mm) que preencha o espaço entre a estrutura metálica e a parte móvel do pedal.
Eu fiz algo em torno de 3 mm maior (nem recomendo mais do que isso) que resultou numa peça de 15 mm:
Uma solução para a provável fadiga na haste ou cilindro mestre da embreagem E10

Na prática é encaixar uma peça que preencha essa distância e aumentar a sua espessura com algumas voltas de fita, no caso usei fita de feltro pra deixar mais macio.
RESULTADO: Pedal retornando com suavidade e sem briga entre a força da mola e a haste do cilindro mestre. cheers
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Harry46 e BlackMarlin gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos