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Mensagem por heliop Qua Ago 30, 2017 10:59 am

Não tem mesmo, Paulo. Eu fui o único que já vi ter esses relatos, embora ambas situações tenham sido claramente erros dos mecânicos, no caso do primeiro um da concessionária, que dureza...

heliop

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Mensagem por raphaelrrc93 Qua Ago 30, 2017 11:06 am

heliop escreveu:Em 10 anos que esse carro está na minha família ele nos deixou na mão apenas duas vezes, essa agora comigo e uma outra foi com meu pai quando ele trocou o disco e as pastilhas dianteiros, não sei bem o que fizeram que a roda também esquentava muito e o pedal de freio de repente ficava alto e duro, quando parava o carro e esfriava o disco o pedal voltava, detalhe interessante: o serviço que ele fez foi na concessionária, ele voltou lá, relatou o problema e simplesmente não souberam solucionar!!

É o típico "defeito colocado". mecanico que faz cagada...
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Mensagem por ghirota Sáb Set 09, 2017 10:40 am

Meu B17 já tem quase 3 anos. O fluído está BOM, amarelo bem claro, de acordo com um teste feito com uma caneta recentemente. Cotei a troca do fluído na CCS: 360,00 reais. Logo, fui atrás de oficinas. Quase todas usavam VARGA na máquina de pressão e cobravam entre 40 a 80 reais a troca. Comprei 3 latas de ATE 4 (19 reais a lata de 500ml numa loja em São Caetano/SP). Eles não queriam limpar suas máquinas com o ATE e eu não queria comprar mais latinhas para tal.
Enfim, após uma peregrinação, encontrei um local que sempre limpava a máquina e usava o fluído que o cliente escolhesse. Cobraria 110 reais. Local perfeito! Porém, o mecânico, ao abrir o capô, lamentou: "a boca desse reservatório não encaixa na máquina"
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Mensagem por ghirota Sáb Set 09, 2017 10:48 am

Caramba, não postou o texto completo....rs
Enfim, o mecânico continuou: "se esse carro fosse meu, levaria na CCS pra trocar. Poderia trocar na raça, bombando no pedal, mas é um sistema diferente, até a largura da entrada do reservatório é menor que a maioria. Desculpe, não vou arriscar." E recusou o serviço. Ao menos foi sincero...
Ao lado, tinha um Centro Automoivo da Porto Seguro: 165 reais, fluído ELF 4. Pesquisei na net as especificações desse fluído e não encontrei nada referente às temperaturas de ebulição úmida e seca. Não fiz a troca.
Pergunto: continuo a peregrinação nas oficinas, gasto na CCS ou boto esse ELF?? Alguma sugestão?
Ou alguém conhece algum lugar na Grande SP que use ATE4 numa máquina descontaminada??
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Mensagem por WilsonM Sáb Set 09, 2017 10:58 am

tem de ser por máquina?
da última vez a oficina topou trocar sangrando o freio pelas quatro rodas, até sair fluido limpinho.
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Mensagem por ghirota Sáb Set 09, 2017 11:17 am

WilsonM escreveu:tem de ser por máquina?
da última vez a oficina topou trocar sangrando o freio pelas quatro rodas, até sair fluido limpinho.

Então, não é o 1o mecânico que fala sobre o não uso da máquina de pressão em ABS não ser o mais indicado (não digo que seja prejudicial). Alguns até me mostravam o toco de madeira que colocavam atrás do pedal de freio como limitador de pressão da pisada...rs

Isso que dá ter muitas informações (quase todas do fórum) rsrs...


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Mensagem por WilsonM Sáb Set 09, 2017 11:45 am

cara, acho que trocar o fluido por sangramento não faz mal não, no meu trocam assim e nunca deu problema nenhum no ABS.

e lembre de trocar a cada dois anos, se o líquido está amarelo ele já está degradado.

oficina de troca por máquina geralmente usa o Varga mesmo. Pra tirar o Varga e por outro na máquina é um trabalhão, e acabam até desperdiçando fluido. Com máquina, é Varga porque as oficinas acabam focando em menor preço.

Aí se você quiser usar um DOT5.1, por exemplo, nunca vai conseguir. Dá para trocar sangrando, sem usar o freio, só que demora bastante, de novo, oficina trabalha com custo, se o carro ficar lá demorando no elevador é dinheiro que a oficina está perdendo.

Quero dizer, acho que usar máquina é mais para aumentar a produtividade e diminuir custo pra oficina, não necessariamente para aumentar a qualidade do serviço.
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Mensagem por PauloEduardo Seg Set 11, 2017 9:01 am

No meu já fiz troca do fluido (sangria completa) por bombeamento no pedal. O mecânico ordenava e eu mesmo bombava. Igualzinho fazia num fusquinha que tive séculos atrás (meu primeiro carro, he he). Rodei uns dois anos e a poucos meses mandei trocar o fluido de novo. Desta vez fizeram por vácuo. Sem problema algum em ambas as trocas. E sempre ATE DOT-4.
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Mensagem por wagros Seg Set 25, 2017 3:11 pm

Olá!

Semana passada fiz a revisão dos 30.000 e como falta 1 mês para completar 2 anos autorizei a CSS a trocar o fluído de freio.

Hoje fui dar uma olhada e percebi que o fluído de freio é amarelo!

O original Nissan não é incolor e quando fica amarelo é porque está ruim?

Agora ficou a dúvida, trocaram por algum que é amarelo e não original ou nem trocaram?

Sentra SL - 15/16
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Mensagem por WilsonM Seg Set 25, 2017 3:33 pm

bem, wagros, aí ficou complicado. Normalmente, fluido de freio é vendido na cor transparente, azul ou vermelho. Se o seu fluido está amarelo, pode ter se contaminado, ou seja o pessoal não sangrou suficiente o sistema.

peça então para fazer o teste, existe um aparelhinho bem simples que deve ter na css, tem nas oficinas multumarcas também, ele mede o teor de água absorvida pelo fluido. Com 5% de água a situação já começa a ficar complicada para o fluido de freio.

Ou se não estiver com saco de ir na css de novo, troca outra vez, agora para um DOT 5.1, que é melhor e nem é tão mais caro que o DOT4.
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Mensagem por wagros Seg Set 25, 2017 3:38 pm

WilsonM escreveu:bem, wagros, aí ficou complicado. Normalmente, fluido de freio é vendido na cor transparente, azul ou vermelho. Se o seu fluido está amarelo, pode ter se contaminado, ou seja o pessoal não sangrou suficiente o sistema.

peça então para fazer o teste, existe um aparelhinho bem simples que deve ter na css, tem nas oficinas multumarcas também, ele mede o teor de água absorvida pelo fluido. Com 5% de água a situação já começa a ficar complicada para o fluido de freio.

Ou se não estiver com saco de ir na css de novo, troca outra vez, agora para um DOT 5.1, que é melhor e nem é tão mais caro que o DOT4.

Terei que voltar lá, pois ficaram com a minha CM para trocar o potenciômetro. Vou cobrar uma explicação.
Obrigado Wilson.
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Mensagem por sogonos Qui Out 19, 2017 3:23 pm

Galera primeiramente quero agradecer a todos, pois li vários post e a galera sempre disposta a ajudar.

Meu Sentrão SL AT 2012 esta com 75km quando peguei o carro na  concessionaria trocaram somente o óleo do motor. Fez 1ano que estou com o carro e não fiz nada rsrsr, agora decidi dar uma olhada no freio pois começou aquele assobio chato, acho que o antigo dono nunca trocou as pastilhas e fluido, lendo os comentários da galera vou fazer a troca este mes.
Vcs acham que esses preços estão bons? Posso ir sem medo no ATE e BOSCH?

Fluido ATE DOT4

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920063285-fluido-de-freio-ate-dot-4-sl-500ml-2-unidades-_JM


Pastilhas Bochs Ceramica.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-829528063-pastilha-freio-dianteira-cermica-nissan-sentra-20-2012-_JM


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Mensagem por limafranco1 Qui Out 19, 2017 3:26 pm

Pessoal, retomando minha jornada de alguns meses:
Ano passado eu troquei as pastilha e coloquei BOSCH, após um tmepo começou um barulho bem incomodo de metal raspando em metal

Dei passe no disco, na pastilha, etc. Nada resolveu
Final de semana passado, comprei pastilhas da Jurid, pra ver se resolvia.

O barulho diminuiu, mas está voltando novamente - imagino que aquele spray de reduzir o chiado que ajudou.
Esse barulho aumenta conforme a velocidade (imagino que pela raspagem de metal). Quando estou quase parando o carro ouve-se ele acentuado e lento.

O que eu poderia checar? meu carro ja tem seus 95mil km.
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Mensagem por andre fachini Qui Out 19, 2017 3:51 pm

Olha se descobrir me fala pq eu to mesmo problema no meu na outlander...troquei pastilhas ano passado coloquei bosh comuns fazia barulho ferro com ferro..pois bem comprei pastilhas freio da Litton de ceramica...muito superior as bosh..mas ainda faziam barulho..então resolvi trocar os discos de freio e o barulho hj só faz qdo em velocidade bem lenta ao quase parar...mandei fazer embuchamento dos pinos das pinças alegado que era isso o defeito e..mesma coisa.....só falta eu trocar o rolamneto da roda que no caso tem que trocar todo a peça inteira ou seja o cubo...só se for isso....mas do nada começou imagino que se fosse era pra ter feito desde que comprei não é?
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Mensagem por limafranco1 Qui Out 19, 2017 4:00 pm

andre fachini escreveu:Olha se descobrir me fala pq eu to mesmo problema no meu na outlander...troquei pastilhas ano passado coloquei bosh comuns fazia barulho ferro com ferro..pois bem comprei pastilhas freio da Litton de ceramica...muito superior as bosh..mas ainda faziam barulho..então resolvi trocar os discos de freio e o barulho hj só faz qdo em velocidade bem lenta ao quase parar...mandei fazer embuchamento dos pinos das pinças alegado que era isso o defeito e..mesma coisa.....só falta eu trocar o rolamneto da roda  que no caso tem que trocar todo a peça inteira ou seja o cubo...só se for isso....mas do nada começou imagino que se fosse era pra ter feito desde que comprei não é?

Hahaha... Eu lembro que voce foi o primeiro cara que me falou que as bosch faziam barulho.
Eu troquei a pastilha pela jurid agora porque tava barato, entao valeria a tentativa.
Eu imagino que tenha alguma coisa na parte interna dos freios. Sei lá.

Pela logica, de diminuir o barulho quando freia, pensei nas pinças. O disco em si, lembro de algum mecanico ter falado que estava OK. Mas eu nao sei conferir se está mesmo ou nao.

Fluido nao deveria interferir nisso, eu imagino.
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Mensagem por andre fachini Qui Out 19, 2017 4:06 pm

não..ou pinças mesmo ou cubo roda torto...ou só se o disco novo que comprei veio empenado mas é de um lado só o esquerdo...
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Mensagem por limafranco1 Qui Out 19, 2017 4:20 pm

Em ambos os casos, é possível arrumar ou só trocando?
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Mensagem por andre fachini Qui Out 19, 2017 4:22 pm

Se for só folgas nos pinos guiada pinça, embuchamento resolve..senão trocar a pinça...mas rolamento e cubo...só troca mesmo e no meu carro fica 400 o cubo novo....pra embuchar paguei 40 entre mo e serviço...
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Mensagem por PauloEduardo Qui Out 19, 2017 6:13 pm

Pastilhas Bosch dizem que só as de cerâmicas são boas. E falando em folga nas pastilhas o meu está fazendo um barulho horroroso só na roda dianteira esquerda. Vou ter que fazer o tal embuchamento.
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Mensagem por andre fachini Qui Out 19, 2017 6:29 pm

No meu foi feito melhorou mas o certo era embuchar e trocar os pinos guia por novos....
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Mensagem por Pedro Zzi Qui Out 19, 2017 6:52 pm

O meu está também com um barulho altíssimo nas pastilhas que quando pisa no freio para. Amanhã irei levar a algum lugar para ver se arruma.

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Mensagem por limafranco1 Qui Out 19, 2017 9:48 pm

Ótimo saber que não sou o único. Nesse caso, volto a Bosch de cerâmica e resolvo o resto
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Mensagem por raphaelrrc93 Sex Out 20, 2017 11:18 am

sogonos escreveu:Galera primeiramente quero agradecer a todos, pois li vários post e a galera sempre disposta a ajudar.

Meu Sentrão SL AT 2012 esta com 75km quando peguei o carro na  concessionaria trocaram somente o óleo do motor. Fez 1ano que estou com o carro e não fiz nada rsrsr, agora decidi dar uma olhada no freio pois começou aquele assobio chato, acho que o antigo dono nunca trocou as pastilhas e fluido, lendo os comentários da galera vou fazer a troca este mes.
Vcs acham que esses preços estão bons? Posso ir sem medo no ATE e BOSCH?

Fluido ATE DOT4

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920063285-fluido-de-freio-ate-dot-4-sl-500ml-2-unidades-_JM


Pastilhas Bochs Ceramica.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-829528063-pastilha-freio-dianteira-cermica-nissan-sentra-20-2012-_JM

Eu fiz exatamente isso quando peguei o meu ano passado, fluido ATE e pastilha ceramica bosch. nunca apresentou qualquer ruido ou problema, troquei com 44mil km, pouco apos ter pego o carro e tava durando ate os 85mil (ou 82, nao lembro ao certo) km ate o carro ser roubado sem qualquer tipo de problema ou ruido, e tinha pastilha pra mais km ainda.
Mas fique atento porque a pastilha original tem duas chapas de metal que seguram ela e a bosch so vem com uma, é so tirar uma das originais e colocar junto. Lembro que eram 2 mecanicos e o que ia colocar as pastilhas ia sem uma das chapinhas, o outro viu na hora e falou pra colocar junto porque poderia ser fonte de barulho caso fosse com uma só.
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Mensagem por limafranco1 Sex Out 20, 2017 11:52 am


raphaelrrc93 escreveu:

Eu fiz exatamente isso quando peguei o meu ano passado, fluido ATE e pastilha ceramica bosch. nunca apresentou qualquer ruido ou problema, troquei com 44mil km, pouco apos ter pego o carro e tava durando ate os 85mil (ou 82, nao lembro ao certo) km ate o carro ser roubado sem qualquer tipo de problema ou ruido, e tinha pastilha pra mais km ainda.
Mas fique atento porque a pastilha original tem duas chapas de metal que seguram ela e a bosch so vem com uma, é so tirar uma das originais e colocar junto. Lembro que eram 2 mecanicos e o que ia colocar as pastilhas ia sem uma das chapinhas, o outro viu na hora e falou pra colocar junto porque poderia ser fonte de barulho caso fosse com uma só.

interessante isso, nao faço ideia se na primeira vez que troquei (colocando as Bosch) o mecanico fez isso.

Pedro Zzi escreveu:O meu está também com um barulho altíssimo nas pastilhas que quando pisa no freio para. Amanhã irei levar a algum lugar para ver se arruma.


Amigo, se tiver alguma novidade, avise rs
Com as Jurid, alem do barulho que ja estava antes, está com aquele mega assobio de caminhão onibus freando
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Mensagem por Pedro Zzi Sex Out 20, 2017 4:15 pm

Engraçado que as pastilhas que eu usava antes de dar o barulho eram Jurid, e nunca deram um barulho. Quando troquei pela Fras-le começou o barulho de pastilha solta.

Levei ao mecânico hoje e ele passou um silicone nas costas da pastilha, aparentemente o barulho parou.

Aproveitei pra trocar as sapatas e lonas de freio traseiro, que já estão quase no ferro. Hoje o carro está com 99.200 km.

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