Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Ruído no câmbio CVT Versa 2019
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 5:03 pm por Marco Campos

» Friso teto lado direito
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:41 pm por Odfjunior

» AMORTECEDORES SENTRA B16
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:37 pm por absilva

» Aviso sonoro (3 bips) com carro em movimento sem luz indicativa - Sentra SL 2016
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:30 pm por Odfjunior

» Sentra 2015 com Falhas intermitente do ECM (Data Bus)
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:15 pm por Erivaldo Matias fontes

» Troca de óleo Versa CVT
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:14 pm por Rodrigo da Costa Campos

» Código P0420 / Catalisador
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 4:12 pm por Erivaldo Matias fontes

» Apresentação
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 3:10 pm por WilsonM

» Luz de injeção
Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 EmptyOntem à(s) 3:08 pm por WilsonM

Inscreva-se!


Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

+14
palvesfonseca
Jr_Assis
Myke Lima
rvizentin
VictorNunesSentra
Héber Araújo
absilva
José Carlos
PauloEduardo
Macgyverlage
taguera
keydril
Costi
andre fachini
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Seg Nov 04, 2019 11:34 am

o Paulo Eduardo acho que nem segue mais o clube..pelo menos faz muito tempo que não posta nada....então nem sei se estas molas ainda hj estão disponiveis...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Jr_Assis Seg Nov 04, 2019 11:56 am

André Fachini, Pode ser mesmo que o Paulo Eduardo não esteja mais no clube. Mas entrei em contato, por e-mail, com o vendedor que desenvolveu as molas para tropicalização, e ainda tem disponível para venda.
O tópico do Paulo Eduardo, ajudou muito.

Jr_Assis

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Seg Nov 04, 2019 6:58 pm

Que bom que deu certo....ele tem um Tiida hj vendeu o sentra e não usa mais o forum mesmo...era adm do forum..e pediu até pra tirar isso....

mas o que importa é que tem as molas e vc conseguiu..abraços.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Jr_Assis Seg Nov 04, 2019 8:32 pm

André Fachini,
Nem imaginava que o Paulo Eduardo pediu pra tirar o tópico. Um tópico muito bom e esclarecedor que ele fez sobre o assunto!
Será que ele se desiludiu com o Sentra e com o Sentra Clube? Será que deu problemas pra quem fez a tropicalização? Tomara que não!
Pois ainda não fiz, mas quero fazer muito a tropicalização! Gosto demais do meu Sentra, estou há 2 anos com ele, mas a dureza da suspensão tem me incomodado bastante, ao ponto de seriamente, pensar em trocar meu carro por um Sentra B17 ou até mesmo um Fluence. Tomara que eu consiga melhorar isso no carro.

Jr_Assis

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Ter Nov 05, 2019 10:41 am

Nâo o topico e sim ele de moderador....não deu problema não..ele saiu pq há algum tempo ele teve uma desavença com um membro do forum, o cara ofendeu ele ...e ficou tão chateado que preferiu sair , ou melhor não postar mais nada....troca de carro foi por opção....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por palvesfonseca Qui Dez 19, 2019 1:24 am

Tudo bom senhores.

a master molas está apenas com as molas dianteiras em estoque, e meu mecânico disse que minhas molas e amortecedores traseiros ainda não precisam ser trocados. Pergunta: será que haveria problema de estabilidade caso eu tropicalizasse apenas as molas e amortecedores dianteiros?

palvesfonseca

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 1:32 pm

Boa tarde pessoal, tudo bem? Após um bom tempo procurando as molas do megane 1.6 pra fazer a tropicalização, finalmente encontrei. Levei as molas para o meu mecânico e ele não conseguiu colocar no lugar, dizendo que as molas que levei são bem maiores que as minhas originais. Afinal, preciso cortar pra que sirvam ou levei gato por lebre? Comparei as molas com fotos da internet e são realmente do megane 1.6 2008 sedan. Podem me ajudar? Obrigado!

Aproveitando, sou novo no fórum, moro em Brasília, meu sentra é o B16 2009 e vou me apresentar assim que possível, só tenho essa urgência porque meu carro tá desmontado na oficina esperando por uma solução.

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por WilsonM Qui Ago 13, 2020 2:02 pm

Olá, Victor Moura.
O Renault megane de 2a. geração compartilhava a mesma plataforma do B16, quer dizer as molas são as mesmas.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12745
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Qui Ago 13, 2020 2:07 pm

OU TE VENDERAM ERRADAS, OU SEU MECANICO NÃO ENTENDE NADA...POIS FOI O QUE USEI NO MEU...E ESTÃO ATÉ HJ SENDO USADAS .
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 2:10 pm

Obrigado pela resposta Wilson. As duas então têm a mesma quantidade de elos e a mesma altura? Tô bem confuso porque as que eu comprei realmente são do Megane 1.6 sedan 2008. Seria confusão do meu mecânico? Ele chegou a colocar no lugar, mas quando passa rápido pelo quebra molas, parece que um elo encosta no outro.

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 2:16 pm

Essas são as molas.Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 44308412

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Qui Ago 13, 2020 2:20 pm

COMPROU AS 4? AS DO ELO GRANDE SÃO DIANTERIAS E AS DO ELO PEQUENO SÃO DA TRASEIRA. E SÃO ESTA AI MESMO.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Qui Ago 13, 2020 2:24 pm

E OS AMORTECEDORES ESTÃO BONS?
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 2:24 pm

andre fachini escreveu:COMPROU AS 4? AS DO ELO GRANDE SÃO DIANTERIAS E AS DO ELO PEQUENO SÃO DA TRASEIRA. E SÃO ESTA AI MESMO.

Comprei as 4, o cara só vendia o jogo, paguei R$200,00.
Me mandou fotos do carro dele com as originais e com as esportivas antes de vender o carro. O comprador resolveu ficar com as esportivas e deixou as originais com ele.

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 2:27 pm

andre fachini escreveu:E OS AMORTECEDORES ESTÃO BONS?

Um é novo porque tava com folga na haste, foi trocado hoje, o outro não, deve ter uns 2 anos que troquei. Tô vendo com ele se tá batendo dos dois lados ou só o lado que não foi trocado. Já coloco a resposta aqui.

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini Qui Ago 13, 2020 2:28 pm

MAS AS MOLAS EM QUESTÃO SAO ESTAS AI SIM....NÃO ERA PRA PEGAR NADA SÓ SE ELE CORTOU ALGUM ELO QUE NA FOTO NÃO CONSEGUI VER..OU ELAS ESTÃO MUITO CANSADAS....MAS SE O AMORTECEDOR TBM ESTIVER RUIM...TEM QUE TROCAR ELE.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Victor Moura Qui Ago 13, 2020 2:36 pm

andre fachini escreveu:MAS AS MOLAS EM QUESTÃO SAO ESTAS AI SIM....NÃO ERA PRA PEGAR NADA SÓ SE ELE CORTOU ALGUM ELO QUE NA FOTO NÃO CONSEGUI VER..OU ELAS ESTÃO MUITO CANSADAS....MAS SE O AMORTECEDOR TBM ESTIVER RUIM...TEM QUE TROCAR ELE.

Obrigado pela ajuda Andre, vou postar o desfecho assim que souber se é amortecedor mesmo.

Victor Moura

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por absilva Seg Set 21, 2020 6:47 pm

Eu acabei fazendo a tropicalização da suspensão do meu Sentra apenas trocando os amortecedores, sem precisar trocar as molas.
Comecei em meados de 2019 trocando os amortecedores traseiros (que ainda eram os originais de fábrica e duros pra caramba), pois o do lado direito estava com um "tuc-tuc" irritante. A causa disso era a bucha superior dele, que estava estragada.
Coloquei amortecedores Monroe, linha OESpectrum. Só com essa troca, o carro ficou mais macio ao rodar e houve uma redução acentuada do pula-pula.
Agora em Agosto/2020 troquei também os amortecedores dianteiros, substituindo os Sachs originais, que eu já havia trocado em 2017.
Como não achei mais os OESpectrum para a dianteira, coloquei os da linha Monro-Matic Plus. E de novo aumentou o conforto ao rodar com o carro - as imperfeições do solo são bem absorvidas pelos novos amortecedores!

No meu entender, a suspensão do Sentra B16 é "dura" por dois motivos:
1 - curso bem curto;
2 - carga excessiva dos amortecedores, especialmente nos traseiros.

Mas existem aqueles que não ligam para isso, e tem até quem rebaixe ou coloque pneus de perfil baixo. Infelizmente isso acaba com a suspensão.
absilva
absilva

Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Bernardo Gaetani Ter Jul 20, 2021 9:53 am

Desculpa reviver o tópico galera, mas seguem algumas dúvidas.

1) Parece que os amortecedores da cofap já não tem mais a qualidade que tinham na época que começou a história da tropicalização. Os Monroe OESpectrum seriam uma boa alternativa? Eles funcionariam bem com as molas tropicalizadas da master?

2) Por qual pneu vocês trocariam o Bridgestone Turanza? venho lendo que a borracha dele é muito dura e que outros seriam mais macios. Mas não entendo nada de pneu e não achei nenhum comparativo falando de maciez de pneus.

3) Alguém já tentou aumentar o perfil do pneu em vez de trocar a mola? Colocar o 205/60? Qual foi o resultado? Meu mecânico falou que isso e os amortecedores monroe já fariam o carro ficar bem mais macio

Bernardo Gaetani

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por absilva Ter Jul 20, 2021 11:18 am

@Bernardo Gaetani,
De fato, parece que houve queda na qualidade dos amortecedores Cofap.
Os últimos que usei (no Focus/2001) duraram pouco, menos de 20.000Km.

Respondendo suas perguntas:

1) Acredito que não haverá problemas usando eles com as molas tropicalizadas.

2) Uma boa opção é o Yokohama BluEarth ES32 (mas é caro pra caramba). Tem também o Bridgestone Ecopia EP150, que é mais barato, e as especificações dele são quase idênticas às do Yokohama.

3) Já aumentei o perfil dos pneus, de 205/55 para 205/60, antes da troca dos amortecedores. Só isso já deu um pequeno ganho no conforto ao andar no Sentra, pois o pneu com perfil mais alto absorve melhor as imperfeições do chão.
Só como exemplo, tem versões do Fluence (que na verdade é um Sentra com roupa da Renault), que usam essa medida de pneu e ninguém reclama que ele é duro.
Há quem fale que essa troca dá perda na estabilidade do carro, mas se houve, foi mínima, não deu para perceber.
Outro fato que vale citar é a leitura do velocímetro e do hodômetro, que irão marcar cerca de 3% para menos, em relação aos pneus com medidas originais (205/55 R16).

Resumindo: eu uso e recomendo essa medida 205/60 em substituição aos 205/55.
Entre perdas e ganhos, no meu entender o segundo vence.
absilva
absilva

Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Bernardo Gaetani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Bernardo Gaetani Qua Jul 28, 2021 2:10 pm

Absilva qual 205/60 vc está usando? Aqui em BH achei a pronta entrega só esses 3 modelos.

Bridgestone EP150 Ecopia 92H
Hankook K425 Kinergy Eco 92V
Michelin Primacy 4 92V TL

Os dois primeiros custam a mesma coisa R$450,00 e o Michelin é mais caro, R$600,00/cada. Tô tentando achar sobre a maciez deles na internet mas até agora não achei nada... O que acham, em qual pneu vou?

Bernardo Gaetani

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por absilva Qua Jul 28, 2021 11:20 pm

@Bernardo,
Estou usando o Michelin Primacy 3, e eles já estão próximo da marca que indica a hora da troca.
Dos pneus que você citou, tanto o Bridgestone EP150 quanto o Hankook K425 estão com bom custo-benefício, se comparados com o Michelin Primacy 4 (cerca de 33% mais caro).
Sobre a maciez do pneu, uma pista: nele existe um indicador chamado "Treadwear", cujo valor costuma ser algo entre 200 a 500 para carros de passeio. Quanto maior esse número, em tese o pneu é mais duro, mas desgasta menos do que outro com treadwear menor, que por sua vez é mais macio.
E pneus duros costumam ser mais barulhentos do que os mais macios.
absilva
absilva

Mensagens : 1234
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Tefukushima Ter Set 06, 2022 4:36 am

Vi o post sobre a tropicalização a alguns meses e resolvi seguir os conselhos. Coloquei os pares de molas da master molas e troquei os amortecedores traseiros cofap turbo gás. Realmente, melhorou muito em relação ao conforto, mas estou tendo problemas com a traseira rebaixada.
Pelo que vi, o eixo traseiro está pegando no escapamento do carro, fazendo muito barulho, principalmente com carga na mala ou pessoas no bando de trás.
Alguém mais teve esse problema? Ou teria alguma solução para isso?

Tefukushima

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/09/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra) - Página 2 Empty Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos