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Quebra da Coreia dentada
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Brates
Ricardo Dias do Couto
6 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Livina
Página 1 de 1
Quebra da Coreia dentada
Olá!
Tenho um Livina 1.6 16v 2011/12 com cerca de 120k km. Ontem o motor parou (com o carro em movimento), desligou e não pegou mais. Tentei dar a partida mas ele "girou em falso". Imaginei que poderia ser a bomba de gasolina que tivesse estragado, ou alguma coisa mais leve.
Levei de guincho a uma oficina e o mecânico disse que era a correria dentada que deve ter quebrado e teria que fazer uma série reparos, pois quando isso acontece, o cabeçote entorta, as valvular podem "estragar", etc... Fez um orçamento de aproximadamente $6.800,00!!! Sendo que se alguma coisa não tivesse sido danificada, seria abatido do valor final!
Eu, como leigo, fiquei assustado com o valor, e com o tamanho do estrago!
É isso mesmo? Ou vale a pena procurar um outro motor e troca-lo?
Tenho um Livina 1.6 16v 2011/12 com cerca de 120k km. Ontem o motor parou (com o carro em movimento), desligou e não pegou mais. Tentei dar a partida mas ele "girou em falso". Imaginei que poderia ser a bomba de gasolina que tivesse estragado, ou alguma coisa mais leve.
Levei de guincho a uma oficina e o mecânico disse que era a correria dentada que deve ter quebrado e teria que fazer uma série reparos, pois quando isso acontece, o cabeçote entorta, as valvular podem "estragar", etc... Fez um orçamento de aproximadamente $6.800,00!!! Sendo que se alguma coisa não tivesse sido danificada, seria abatido do valor final!
Eu, como leigo, fiquei assustado com o valor, e com o tamanho do estrago!
É isso mesmo? Ou vale a pena procurar um outro motor e troca-lo?
Ricardo Dias do Couto- Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/04/2019
Alef gosta desta mensagem
Re: Quebra da Coreia dentada
Amigo, quanto à valores, não sei dizer. Mas infelizmente é isso mesmo. Quando a correia quebra, o comando "atropela" as válvulas e entorta todas elas, sendo necessário trocá-las e mais uma série de coisas. 16v ainda? Piorou! Pra complicar ainda mais, se quando ele morreu vc não tivesse tentado dar a partida, seria menos pior. Insistindo na partida a coisa foi complicando ainda mais. 120.000 KM e nunca havia trocado a correia? Complicado, heim...No mais, não sei quanto custa um motor parcial e nem se vende isso para o seu carro.
Brates- Mensagens : 226
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 49
Localização : São Paulo
Alef gosta desta mensagem
Re: Quebra da Coreia dentada
Obrigado Nestes!
Ricardo Dias do Couto- Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/04/2019
Re: Quebra da Coreia dentada
Brates escreveu:Amigo, quanto à valores, não sei dizer. Mas infelizmente é isso mesmo. Quando a correia quebra, o comando "atropela" as válvulas e entorta todas elas, sendo necessário trocá-las e mais uma série de coisas. 16v ainda? Piorou! Pra complicar ainda mais, se quando ele morreu vc não tivesse tentado dar a partida, seria menos pior. Insistindo na partida a coisa foi complicando ainda mais. 120.000 KM e nunca havia trocado a correia? Complicado, heim...No mais, não sei quanto custa um motor parcial e nem se vende isso para o seu carro.
Boa tarde, não entendo muito do assunto, nunca passei por isso, o mais perto que passei foi uma caixa de cambio de uma scenic que quebrou, quando levei ao mecânico eu expliquei o barulho que fez e o carro morreu em seguida, fui na mesma linha de pensamento, se tentar ligar vai piorar, falei para ele e ele me explicou que o estrago já havia sido feito e tentar ligar novo não faria diferença, ele tentou e constatou que não foi a correia dentada e sim a caixa de marcha.
Quanto ao valor, também não sei dizer se é o certo ou não... talvez seja o caso de cotar com outro mecânico, há um tempo atrás já ouvi falar que um motor desse fica nessa faixa de valor, ou talvez seja o caso de dar uma olhadas em ferro velho, pode ser que tenha algum motor por lá e fique mais em conta, mas converse com o mecânico quanto ficaria a troca do motor.
webhead17- Mensagens : 88
Data de inscrição : 19/04/2016
COMPENSA TROCAR O MOTOR NO ROMPIMENTO DA CORREIA DENTADA?
Ricardo Dias do Couto escreveu:Olá!
Tenho um Livina 1.6 16v 2011/12 com cerca de 120k km. Ontem o motor parou (com o carro em movimento), desligou e não pegou mais. Tentei dar a partida mas ele "girou em falso". Imaginei que poderia ser a bomba de gasolina que tivesse estragado, ou alguma coisa mais leve.
Levei de guincho a uma oficina e o mecânico disse que era a correria dentada que deve ter quebrado e teria que fazer uma série reparos, pois quando isso acontece, o cabeçote entorta, as valvular podem "estragar", etc... Fez um orçamento de aproximadamente $6.800,00!!! Sendo que se alguma coisa não tivesse sido danificada, seria abatido do valor final!
Eu, como leigo, fiquei assustado com o valor, e com o tamanho do estrago!
É isso mesmo? Ou vale a pena procurar um outro motor e troca-lo?
Ricardo, importante o que compartilhaste!
Ocorreu aqui, carro igual ao seu, aos 135.000Km e do mesmo jeito que ocorreu contigo. Carro em movimento, ouvi um estouro, acendeu a luz do motor no painel. Deixei o carro parar e chamei o guincho. A explicação do Brates é o que me foi dito por quem abriu o motor. Ainda não sei se compensa $ trocar o motor, depois compartilho e vamos analisar. Teve que retificar o cabeçote.
Infelizmente, ocorreu por esquecimento da manutenção preventiva.
Alef- Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2021
O mito da quebra da correia dentada
Brates escreveu:Amigo, quanto à valores, não sei dizer. Mas infelizmente é isso mesmo. Quando a correia quebra, o comando "atropela" as válvulas e entorta todas elas, sendo necessário trocá-las e mais uma série de coisas. 16v ainda? Piorou! Pra complicar ainda mais, se quando ele morreu vc não tivesse tentado dar a partida, seria menos pior. Insistindo na partida a coisa foi complicando ainda mais. 120.000 KM e nunca havia trocado a correia? Complicado, heim...No mais, não sei quanto custa um motor parcial e nem se vende isso para o seu carro.
Apenas uma observação. Sempre ouvimos falar da quebra da correia dentada e tal, mas na realidade a correia não precisa quebrar literalmente para gerar todo o transtorno e você ficar a pé. Basta um desgaste num trecho destas ranhuras internas da peça (os dentes) e o sistema deixa de funcionar, a correia deixa de correr (como ocorreu no meu caso). Assim é mito falar em quebra de correia e a grande lição é fazer a troca preventiva! Será uma gasto muito inteligente e muitos mecânicos sequer a inspecionam e muito menos falam em trocas preventivas.


Alef- Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2021
Re: Quebra da Coreia dentada
@Alef,
As imagens que você postou são da correia de acessórios (ou correia POLY V), que aciona o alternador, bomba de água, compressor do ar condicionado e em alguns casos a bomba da direção hidráulica.
Quando ela apresenta defeito, não danifica as válvulas nem nos pistões.
Veja abaixo a imagem de uma correia dentada (de um motor Ford Zetec):

As imagens que você postou são da correia de acessórios (ou correia POLY V), que aciona o alternador, bomba de água, compressor do ar condicionado e em alguns casos a bomba da direção hidráulica.
Quando ela apresenta defeito, não danifica as válvulas nem nos pistões.
Veja abaixo a imagem de uma correia dentada (de um motor Ford Zetec):

absilva- Mensagens : 853
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 70
Localização : Fortaleza / CE
Correção
absilva escreveu:@Alef,
As imagens que você postou são da correia de acessórios (ou correia POLY V), que aciona o alternador, bomba de água, compressor do ar condicionado e em alguns casos a bomba da direção hidráulica.
Quando ela apresenta defeito, não danifica as válvulas nem nos pistões.
Veja abaixo a imagem de uma correia dentada (de um motor Ford Zetec):
Obrigado pelo esclarecimento. Acabei me confundindo e fiz o upload da imagem errada.
Alef- Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2021
Re: Quebra da Coreia dentada
boa noite como foi solucionado o problema da correia dentada?
mergulhador@1- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/12/2021

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