Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyHoje à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyHoje à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Dom Mar 24, 2019 3:37 am

Boa noite, galera! Tudo certo?

Meu carro tá fazendo um barulho no motor e queria tirar essa dúvida com vocês, já que agora tá complicado levar no mecânico, ainda mais que fazem só 5 meses que fiz uma revisão "boa".

Tenho um March 2012-13, modelo 1.6, e de um tempo pra cá ele vem fazendo aquele fatídico barulho de "batida de pino". Quando comprei o carro, no final de 2018, ele fazia um pouco isso mas quase não me incomodava - acontecia por ex.: quando tava em quarta numa rotação média onde eu estivesse acelerando com um pouco mais de vontade pra atingir uma velocidade mais rápido.

De +/- 1 mês pra cá notei que o barulho tem ocorrido com mais frequência e também em outras marchas além da 4. Nos dois últimos tanques só coloquei gasolina aditivada (vPower e DTClean - apenas para teste, agora vou ficar só em uma).
Li bastante na internet sobre e vi que o problema é causado quase sempre por pré-ignição, o que envolve N fatores de ocasionamento.

Em novembro/18 fiz a revisão e é isso o que foi trocado: velas, filtros (motor, ar, combustível - ficou faltando apenas do ar condicionado), óleo e foi feita a limpeza dos bicos.
O carro tá com 81K KM.

O que vou trocar agora é o líquido do sistema de arrefecimento, já que ele tá um pouco acima da linha do mínimo. Já fiz a compra dos dois galões da Honda de 3.7L e vou ver se faço em casa mesmo ou mando trocarem (não tô com muita grana pra gastar uns 150 de mão de obra pra uma substituição simples, rs).

No mais, alguém de vocês já teve o problema? Tem alguma ideia do que pode ser? Será que o líquido de arrefecimento pode ser o causador do problema?

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Dom Mar 24, 2019 11:33 am

Adiciona un 5-10L de etanol no tanque, ou se preferir deixe chegar na reserva e abastece de etanol.

Se melhorar o barulho é batida de pino ou a qualidade da gasolina.

Batida de pino não é comum nesses motores.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Dom Mar 24, 2019 12:42 pm

Putz, pior que enchi o tanque ontem. Deveria perguntar antes, rs. Foda que moro em SC e o etanol aqui é terrivelmente caro.
Sobre ser batida de pino, algo específico que possa ser? Será que descarbonizar o TBI resolve? Tô com medo de gastar uma fortuna.

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Dom Mar 24, 2019 2:19 pm

Tbi não tem relação com isso.

Pré detonação é 2 coisas: ou o combustível está ruim, com baixa qualidade, com baixa octanagem, ou o motor tá carbonizado, geralmente em cima dos pistões.

A dica com o etanol é porque ele tem maior octanagem que a gasolina, quando aumenta a quantidade de etanol, aumenta a octanagem.
Por isso, experimenta uns litros de etanol e vê como se comporta.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Dom Mar 24, 2019 8:15 pm

Entendi! Obrigado pelas dicas.
Será que posso colocar assim que descer um pouco gasolina?

Outra coisa, acabei dando uma olhada no TBI, só tirei um pedaço pra dar uma olhada, nem tirei o sensor maf. Agora a gasolina tá meio bugada a marcação. É algo específico?

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Seg Mar 25, 2019 11:12 am

daherzito escreveu:Entendi! Obrigado pelas dicas.
Será que posso colocar assim que descer um pouco gasolina?

Pode misturar sem problemas, em qualquer momento; apenas por precaução depois de misturar no posto, rode 6km antes de desligar o motor, pra central identificar a nova mistura gasolina + etanol; isso é mais válido quando troca de um combustível por outro ou faz uma mistura em maior quantidade tipo 20 litros de cada, mas não custa nada fazer.

daherzito escreveu:
Outra coisa, acabei dando uma olhada no TBI, só tirei um pedaço pra dar uma olhada, nem tirei o sensor maf. Agora a gasolina tá meio bugada a marcação. É algo específico?

Não tem relação com marcação no painel; pode oscilar um pouco, mas se não normalizar é o sensor de nível, dai tem de trocar.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Seg Mar 25, 2019 11:22 am

icefly escreveu:
daherzito escreveu:Entendi! Obrigado pelas dicas.
Será que posso colocar assim que descer um pouco gasolina?

Pode misturar sem problemas, em qualquer momento; apenas por precaução depois de misturar no posto, rode 6km antes de desligar o motor, pra central identificar a nova mistura gasolina + etanol; isso é mais válido quando troca de um combustível por outro ou faz uma mistura em maior quantidade tipo 20 litros de cada, mas não custa nada fazer.

daherzito escreveu:
Outra coisa, acabei dando uma olhada no TBI, só tirei um pedaço pra dar uma olhada, nem tirei o sensor maf. Agora a gasolina tá meio bugada a marcação. É algo específico?

Não tem relação com marcação no painel; pode oscilar um pouco, mas se não normalizar é o sensor de nível, dai tem de trocar.

Vou fazer o teste, muito obrigado pela ajuda! Ontem quando mandei a mensagem tinha acontecido o "segundo bug" e eu tava na rua: basicamente tava zerando o combustível e subindo pra cheio gradativamente. Hoje cedo quando liguei o carro não tava assim, creio que já até tenha normalizado.

Lembro do seu nome de algum lugar, acho que você quem me indicou a compra do March num tópico do Hardmob - vc achou o anúncio em Florianópolis e foi tiro certeiro, rs. Te agradeço por ser esse cara tão prestativo, sério, você é foda.

Aproveitando, você acha que é tranquilo fazer a limpeza do TBI em casa e a troca do líquido de arrefecimento? Ou vale a pena pagar lá seus 200 reais de mão de obra pra isso (ou mais)?
Acho que é só isso que preciso fazer no carro agora e monitorar essa batida de pino, que caso não melhore com etanol, vou ter que pedir pra um mecânico investigar.
Ah, sobre o etanol, se isso resolver o ideal é eu sempre manter o tanque com pelo menos 4litros de etanol e os outros 37 com gasolina? Perde muito desempenho assim?

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Seg Mar 25, 2019 12:03 pm

daherzito escreveu:
Lembro do seu nome de algum lugar, acho que você quem me indicou a compra do March num tópico do Hardmob - vc achou o anúncio em Florianópolis e foi tiro certeiro, rs. Te agradeço por ser esse cara tão prestativo, sério, você é foda.

Aproveitando, você acha que é tranquilo fazer a limpeza do TBI em casa e a troca do líquido de arrefecimento? Ou vale a pena pagar lá seus 200 reais de mão de obra pra isso (ou mais)?
Acho que é só isso que preciso fazer no carro agora e monitorar essa batida de pino, que caso não melhore com etanol, vou ter que pedir pra um mecânico investigar.
Ah, sobre o etanol, se isso resolver o ideal é eu sempre manter o tanque com pelo menos 4litros de etanol e os outros 37 com gasolina? Perde muito desempenho assim?

Provável ser no fórum Hardmob Smile

Limpeza de TBI com descarbonizante é bom fazer a cada 20 mil km, no máximo 40 mil km, nessa km já fica bem sujo, atrapalhando controle da marcha lenta e consumo. Dá pra fazer em casa, pode fazer sozinho, mas com uma 2ª pessoa só pra pisar no acelerador e abrir a borboleta do TBI (com motor desligado) facilita bastante.

Dá uma lida no manual, se não me engano a 1ª troca do fluido de arrefecimento faz com 8 anos ou 80 mil km; essa dá pra fazer em casa se tiver a manha de mecânica; apesar de gostar de mexer em carro, eu não me aventuro numa dessas rsrsrs.

Etanol: quanto mais no tanque, mais octanagem, pior o consumo, mas 4-5L não deve perceber uma piora vísivel, talvez a partir de 10L comece a perceber.
Por outro lado, quanto mais etanol no tanque, melhor a resposta do motor 1.6, ele fica um pouco mais arisco; uns anos atrás na época do lançamento do March uma revista comparou o 1.6 no dinamômetro, com gasolina x etanol, e dava uma diferença tipo 5cv a mais com etanol, não lembro o valor exato (pesquisa ai March Teste 100 dias, era da revista Carro Online, talvez ainda ache na web).

Na gasolina, no 1.6 faço entre 11-14 km/L na cidade, no etanol no máximo 9-10 km/L com pé leve, já com misturas dos 2 eu não tenho experiência com consumo, pois não costumo misturar, e na verdade nem costumo usar etanol, só nos últimos 3 meses que estou rodando com etanol.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Seg Mar 25, 2019 12:29 pm

icefly escreveu:

Provável ser no fórum Hardmob Smile

Limpeza de TBI com descarbonizante é bom fazer a cada 20 mil km, no máximo 40 mil km, nessa km já fica bem sujo, atrapalhando controle da marcha lenta e consumo. Dá pra fazer em casa, pode fazer sozinho, mas com uma 2ª pessoa só pra pisar no acelerador e abrir a borboleta do TBI (com motor desligado) facilita bastante.

Dá uma lida no manual, se não me engano a 1ª troca do fluido de arrefecimento faz com 8 anos ou 80 mil km; essa dá pra fazer em casa se tiver a manha de mecânica; apesar de gostar de mexer em carro, eu não me aventuro numa dessas rsrsrs.

Etanol: quanto mais no tanque, mais octanagem, pior o consumo, mas 4-5L não deve perceber uma piora vísivel, talvez a partir de 10L comece a perceber.
Por outro lado, quanto mais etanol no tanque, melhor a resposta do motor 1.6, ele fica um pouco mais arisco; uns anos atrás na época do lançamento do March uma revista comparou o 1.6 no dinamômetro, com gasolina x etanol, e dava uma diferença tipo 5cv a mais com etanol, não lembro o valor exato (pesquisa ai March Teste 100 dias, era da revista Carro Online, talvez ainda ache na web).

Na gasolina, no 1.6 faço entre 11-14 km/L na cidade, no etanol no máximo 9-10 km/L com pé leve, já com misturas dos 2 eu não tenho experiência com consumo, pois não costumo misturar, e na verdade nem costumo usar etanol, só nos últimos 3 meses que estou rodando com etanol.

Entendi! O TBI então não precisa nem tirar ele do motor? Só remover o duto mesmo e dá certo? Ou o ideal é remover ele do motor? Se for a segunda opção, sabe qual o tamanho daquela chave pra tirar ele? Rs.
Então, meu carro tá com quase 82k KM, comprei com 77.5K +/-. Já passou da hora de fazer a troca do líquido.. como eu já comprei os dois galões da Nissan, é só trocar.
Mas, se você não recomenda fazer a troca em casa, acho que compensa pagar pra alguém fazer. Um conhecido de um amigo cobra 50$ pra fazer a sangria e trocar.
Bem que eu gostaria de rodar com etanol (procurei sobre o teste, mas não achei Sad ), mas aqui o preço é impraticável. Tá na casa dos R$3,79 o litro, foda. Fora que minha média de consumo tem caído.. antes fazia 450km~500km com um tanque cheio, dava +/- 12KM/L, agora caiu pra 9/10.. mas um grande fator é o trânsito, eu não ia trabalhar de carro e agora vou e pego uns 2/3km de trânsito parado na volta, todo dia, então até que tô "aceitando" essa média. Aqui tem bastante rodovia, quando pego elas minha média sempre sobe.

EDIT: os galões que comprei são Honda, e não Nissan.

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Seg Mar 25, 2019 1:05 pm

Tirar TBI só se estiver muito sujo, mas se quiser tirar são 4 parafusos, não lembro se é 8, 10 ou 12.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Seg Mar 25, 2019 1:32 pm

Então é só remover o duto e o sensor maf, alguém ficar pisando no acelerador com o motor desligado pra abrir a borboleta e jogar o descarbonizante? Mas aí não vai pra dentro do motor a sujeira? Acho que é 8 então, porque 10 eu tenho e não é.
Descarbonizante é o car80 né?

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Seg Mar 25, 2019 3:00 pm

Sim Car80, mas existem outras marcas também.
Use esses videos como referencia, do Samuel que participa(va) aqui do grupo, ele tirou o TBI do March 1.6; do MRB (nosso mago em Nissan) ele limpa no Tiida 1.8 sem tirar.





Dica: depois de tirar o duto do filtro e ver o TBI, liga a chave no contato e espera 1 ou 2 minutos pra pessoa começar a pisar no acelerador, pois a borboleta dá um pulso e abre e fecha bem rápido; se estiver passando pano nessa hora ela dá uma "mordida" legal no teu dedo kkkk, o video do MRB mostra esse pulso.

Só borrifar aos poucos, deixa agir um pouco que o produto cai pra fora do TBI.
Outra dica: botar a tampa do Car80 embaixo do TBI, que ele vai pingar bem ali.

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) 2
Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) 3

Tem quem faz o seguinte, bota o macaco no lado direito do carro, levanta ele e aumenta a inclinação pra que o produto saia máis fácil do TBI, nunca fiz assim. Fazendo esse serviço num piso inclinado ou numa calçada, de modo que o lado direito do carro fique mais alto, faz o mesmo efeito.

Já limpei do March da minha irmã com motor ligado, alguém acelerava e eu borrifava; não é o mais seguro porque se borrifar em excesso pode dar estouro no coletor, quebrar ele e também queimar muito descarbonizante e derreter o catalisador. O melhor jeito é limpar com o motor desligado e ele no lugar, ou desmontar o TBI e limpar fora, se estiver muito sujo.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Qua Mar 27, 2019 10:08 am

Muito obrigado pela ajuda, ontem consegui fazer a limpeza do TBI tranquilamente! Os únicos poréns é que: não achei Car80, então comprei o único que achei, o Orbi Car da white lub, e o líquido não escorreu na tampinha Sad ficou meio parado como uma "poça", mas aí passando o pano consegui remover o líquido, tranquilo.

Agora o marcador de gasolina baixou um pininho, vou só rodar mais um pouco até o fds, e já vou completar com etanol, pra ver se resolve a batida de pino... caso contrário vou ter que levar em mecânico investigar se o motor tá com carbonização Sad foda, imagino a facada pra fazer a limpeza disso.

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Qua Mar 27, 2019 11:46 am

Se for mesmo carbonização interna, pra tentar limpar pode adicionar aditivo de combustível, no tanque, mas isso não vai limpar de imediato, vai ser a médio prazo.



O gringo desse canal testa vários aditivos e dá pra ver que faz efeito, mas não é rápido; no antigo fórum um usuário testou o Perfect Clean da Koube e mostrava pra gente que funcionava mesmo, ele tirava as velas e mostrava o antes e depois com uma camera que entrava no cabeçote e mostrava que a cabeça do pistão ia limpando; lembro de ter visto essas fotos no canal da Koube no Facebook.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por angelojg Sex Mar 29, 2019 2:48 pm

O meu também estava "batendo pino" principalmente quando usar bastante torque, e depois de usar mto tempo gasolina comum. foi resolvido usando uns 7 tanques de etanol e a cada tanque usei um aditivo da koube Perfect Clean. depois disso as cabeças dos pistões ficaram limpas e não deu mais pré-ignição... ;-)
angelojg
angelojg

Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Qua Abr 03, 2019 1:02 pm

Acabei me esquecendo de voltar aqui responder, mas lembrei hoje e vim, rs.
Quando o primeiro pininho da gasolina desceu, completei com etanol - deu +/- 7Litros. Notei que o barulho cessou, não ouço mais a batida de pino (é mais certo chamar de pré-ignição, né?).
Os dois galões do líquido de arrefecimento chegaram ante-ontem, vou ver de levar em algum lugar fazer a substituição amanhã ou mais tardar sexta, o carro já tá com 82k KM, então é quase urgente.

A única coisa que percebi é que pra dar ignição no carro tá mais sofrido, antes era bater a chave ligou, agora eu tenho que "segurar" um pouco mais ela pra ligar, sei lá também. Será que tem ligação com colocar etanol, ou é algum outro problema?

angelojg escreveu:O meu também estava "batendo pino" principalmente quando usar bastante torque, e depois de usar mto tempo gasolina comum. foi resolvido usando uns 7 tanques de etanol e a cada tanque usei um aditivo da koube Perfect Clean. depois disso as cabeças dos pistões ficaram limpas e não deu mais pré-ignição... ;-)

Fico pensando se vale a pena fazer isso aqui na minha cidade.. etanol mais barato que eu vi tá R$3,29, gasolina aditivada que eu tenho usado tem por R$4,19 ou quando pega promo R$4,09.
A média do carro tem ficado nos 11, mas no trajeto casa-trabalho creio que no máximo 8/9. Pego "morrinho" com trânsito pra voltar, então torra gasolina ali, é foda.
Somando o custo/benefício péssimo que teria usando etanol durante uns 6~7 tanques (que pra mim durariam 3/4 meses em média) + o koube (vi o mais barato por 29$, 7x29 = R$203), talvez compense mandar limpar... é um serviço muito caro?
Além disso, fico pensando que só com um tanque de etanol o problema deu uma boa parada, talvez fosse algo relacionado a octanagem da gasolina mesmo.. é possível o etanol ter dado uma limpada no motor também, né?

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por icefly Qua Abr 03, 2019 2:41 pm

angelojg escreveu:O meu também estava "batendo pino" principalmente quando usar bastante torque, e depois de usar mto tempo gasolina comum. foi resolvido usando uns 7 tanques de etanol e a cada tanque usei um aditivo da koube Perfect Clean. depois disso as cabeças dos pistões ficaram limpas e não deu mais pré-ignição... ;-)

Legal o relato; já tinha ouvido falar que etanol ajuda um pouco na limpeza de carbonização; deve ser mesmo, até porque tem um % de água na composição, ainda que baixo; dêem uma pesquisada sobre descarbonização com água, tem alguns resultados rsrsrs

daherzito escreveu:

De +/- 1 mês pra cá notei que o barulho tem ocorrido com mais frequência e também em outras marchas além da 4. Nos dois últimos tanques só coloquei gasolina aditivada (vPower e DTClean - apenas para teste, agora vou ficar só em uma).
Li bastante na internet sobre e vi que o problema é causado quase sempre por pré-ignição, o que envolve N fatores de ocasionamento.

daherzito escreveu:

A única coisa que percebi é que pra dar ignição no carro tá mais sofrido, antes era bater a chave ligou, agora eu tenho que "segurar" um pouco mais ela pra ligar, sei lá também. Será que tem ligação com colocar etanol, ou é algum outro problema?

Nos ultimos 3 meses tenho usado etanol e notei que na partida leva um tempinho a mais pra ligar, mas não é coisa de nem 1 segundo rsrsrs. TInha esquecido desse detalhes pois fazia anos que não abastecia o March com etanol (pouquissimos postos em minha cidade ainda vendem dele, o preço praticamente não compensa).

Um detalhe que me passou meio batido: então vc usava mais gasolina comum e só agora mudou pra aditivada?

Não é segredo que gasolina comum a médio/longo prazo suja mais o motor que gasolina aditivada, justamente porque ela não tem os aditivos que combatem isso; meu Sv 1.6 é 2011-12 na casa dos 60 mil km, praticamente 95% do tempo usei gasolina aditivada e nunca senti aquele tremelique típico de pré-detonação; os outros 5% usei etanol e gasolina premium.

daherzito escreveu:
Além disso, fico pensando que só com um tanque de etanol o problema deu uma boa parada, talvez fosse algo relacionado a octanagem da gasolina mesmo.. é possível o etanol ter dado uma limpada no motor também, né?

Dificilmente deu tempo de limpar a carbonização com esses poucos litros de etanol e km rodados; o que provavelmente deve ter ocorrido, foi o aumento da octanagem da gasolina, com esses litros a mais de etanol, conforme comentei antes: mais etanol na gasolina = maior octanagem final, o que significa menor chance de pré-detonação em motor carbonizado.
No próximo tanque, quando chegar na reserva experimenta abastecer de novo, com poucos litros somente de gasolina, uns 10L, e veja se o barulho vai voltar, se voltar, a causa será a baixa octanagem para o estado de carbonização do seu motor.

Se não me falha a memória, gasolina comum e aditivada no Brasil têm octanagem IAD 87, o etanol acho que seja equivalente a IAD 100 ou 110, bem mais alto; quando adiciona etanol na gasolina, a octanagem claramente aumenta.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por daherzito Qui Abr 04, 2019 1:12 am

Entendi!
Então, sim, comecei abastecer com aditivada nos últimos 3 tanques +/-. Anteriormente era só gasolina comum.
Não sei como o dono antigo fazia, então falando por mim, basicamente dos quase 78k km rodados que comprei o carro até os +/- 81k km foi gasolina comum, dos 81k até 82.5k aditivada.
Vou fazer esse teste que você falou da gasolina, acho que vai ser o tira teima pro problema.

Li sua resposta mais cedo e prestei atenção no tempo que demora pra ligar quando viro a chave... realmente acho que faz sentido pro meu march também o que você disse, 1 seg ou 1.5 seg a mais pra ligar, nada mais que isso.. se eu notar piora, vou investigar.

Achei um lugar que cobra R$70,00 aqui pra fazer a substituição do líquido de arrefecimento.. é um lugar especializado em radiadores, então acho que vão remover o antigo completamente do sistema. Vou amanhã ou sexta-feira, final de semana rodando com líquido novo.. o motor vai agradecer! rs

daherzito

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/02/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por leofvidal Sáb Abr 06, 2019 12:56 am

Como dono ciumento recomendo não tirar o olho do serviço da troca do fluido de arrefecimento. No March após sangria do fluido se completa no radiador e no reservatório de expansão. Após partida do motor (com a tampa do radiador aberta) o nível do fluido vai dar uma baixada no radiador e vai se manter no mesmo nível no reservatório. Então é novamente completado no radiador até a altura da tampa. Esse processo de deixar o fluido sempre na boca do radiador garante não deixar ar no sistema após fechado.

Quanto ao seu problema com pré-ignição e talvez um consumo mais elevado, você manteve o modelo e tipo original de velas na troca que foi feita?

Pra ir resolvendo o problema de uma possível carbonização interna, vai se acostumando a usar aditivo via tanque. A High Torque anda comercializando um de marca própria que o pessoal está gostando.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por Cqio90 Ter Dez 21, 2021 3:39 pm

Descobriu o problema? Estou com mesmo grilo march 1.6

Cqio90

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/12/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Batida de pino (pré-detonação) Empty Re: Ajuda - Batida de pino (pré-detonação)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos