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Mensagem por André Luís Pereira em Sex Dez 28, 2018 6:03 pm

Estou precisando de uma informação.
Meu carro está apresentando um "zunido" no câmbio. O mecânico já trocou o oleo do cambio e a o filtro, porém, quando acelero forte, o barulho persiste, embora não haja perda de torque. Ele me disse que o próximo passo é abrir o câmbio, o que me acarretaria num custo de aproximadamente R$ 6.000,00 a R$ 8.000,00.
Aí eu pergunto: vale a pena arriscar e abrir mesmo o câmbio? Há alguma oficina especializada aqui na região pra eu poder ter uma 2ª Opinião?

Outra dúvida: se for pra gastar tudo isso, compensa comprar um câmbio manual e instalá-lo? O que você sugerem?

André Luís Pereira

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Mensagem por WilsonM em Sex Dez 28, 2018 6:32 pm

Depende de onde você está, na cidade SPaulo tem muitas oficinas habilitadas a um bom diagnóstico do câmbio.

O custo de um câmbio novo é totalmente proibitivo, eu diria algo superior a R$10k.

Instalar um câmbio usado eu também não recomendaria, já que seria como se você estivesse apenas trocando de problema.


O CVT da Nissan pode ser retificado, trocando as peças que mais sofreram desgaste.


Claro que o mais seguro é abrir o câmbio e substituir todas as peças que estiverem com problema, como os discos de composite do cãmbio, talvez até a cinta do ABS, como exemplo.


Pra tomar uma boa decisão, seria bom saber um pouco da história do carro, qual quilometragem rodada, quantas vezes o fluido foi trocado, qual o fluido utilizado atualmente, se foi possível esgotar completamente o fluido antigo quando ocorreu a troca, saber se havia muita limalha no imã do carter, qual a condição dos dois filtros do CVT. Se tiver um scanner OBD2 tente monitorar a temperatura do CVT, o zunido sempre surge quando o fluido aquece além do normal.


Vi vários relatos de colegas cujo cãmbio começou a zunir logo após a troca, geralmente usando fluido Lubrax e Valvoline. Não que os fluidos sejam de todo ruins, mas talvez porque o sistema precisava de um flush, que é feito trocando o fluido do câmbio várias vezes consecutivamente.
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Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por André Luís Pereira em Sex Dez 28, 2018 8:14 pm

Olá.
O carro é 2012, está com 155.000 aproximadamente.
Fiz a troca total do óleo quanto ele estava com 135.000 aproximadamente. Não tenho essa informação da limalha no carter.
Comprei o carro com aproximadamente 70.000 km. O manual, a concessionária e um dos mecânicos que consultei não consideravam a troca do óleo de câmbio. Só fiz a troca porque, no Facebook do Nissan Clube, muitos usuários falavam da importância de fazer a troca.
Porém, quando trocado, não apresentou nenhum problema, pelo menos não até este que já relatei.

Hoje conheci um outro mecânico que foi apresentado por um amigo. Ele andou com meu carro, fez alguns testes, e considerou que a questão não seja câmbio, e ele foi enfático no que disse.
Então, marquei com ele de deixar o carro na oficina na próxima quarta-feira.
A partir do que ele diagnosticar, posto aqui. Pois, pode ser, que seja útil a alguém.

Agradeço a atenção e dicas.

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Mensagem por Edgard Simoes em Sab Maio 02, 2020 8:56 am

Bom dia Amigos, sou novato no grupo, por isto desde já peço desculpas ao "MODERADOR" se estou postando minha dúvida aqui. Eu tinha um Corolla 2004 VVT.I automatico e em março comprei um Sentra SV (2013/2014) também automático, e logo em seguida veio este problema do COVID, assim pouco consegui desfrutar da maquina. Porém, percebi uma coisa que não sei se é normal no Sentra, por isto minha dúvida: Quando ligo o carro e piso no freio para acionar o cambio, escuto (e dá para sentir) um "CLICK" na alavanca do cambio. Dúvida: Isto é normal, pois no Corolla, mesmo que bem mais antigo não fazia isto. Desde já agradeço pelas respostas.

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Mensagem por WilsonM em Sab Maio 02, 2020 10:03 am

nunca reparei no barulho no meu carro. Mas acho que pode ter algum ruidinho sim, já que existem sensores na alavanca de câmbio, pra evitar coisas como alguém dar a partida em D ou R.
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Câmbio Automático Empty Barulho possivelmente no câmbio

Mensagem por Caio Botelho em Dom Maio 03, 2020 12:01 pm

Edgard Simoes escreveu:Bom dia Amigos, sou novato no grupo, por isto desde já peço desculpas ao "MODERADOR" se estou postando minha dúvida aqui. Eu tinha um Corolla 2004 VVT.I automatico e em março comprei um Sentra SV (2013/2014) também automático, e logo em seguida veio este problema do COVID, assim pouco consegui desfrutar da maquina. Porém, percebi uma coisa que não sei se é normal no Sentra, por isto minha dúvida: Quando ligo o carro e piso no freio para acionar o cambio, escuto (e dá para sentir) um "CLICK" na alavanca do cambio. Dúvida: Isto é normal, pois no Corolla, mesmo que bem mais antigo não fazia isto. Desde já agradeço pelas respostas.
 

Tenho um Sentra 2018, está com 28000 km, comprei ele recentemente e notei que, quando aciono o pedal do freio para colocar o carro no D ou no R, ele faz um barulho como se fosse um "CLICK" ou "TIC", esse barulho é apenas nesse momento, ele não se repete enquanto dirijo. Levei a um mecânico e ele me informou que possivelmente seja a tulipa do câmbio.

Alguém já teve esse problema? Achei estranho pois o carro só tem 28000 km rodados para ter um problema relacionado ao câmbio.

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Mensagem por absilva em Dom Maio 03, 2020 1:58 pm

@Caio Botelho,
É pouco provável que um Sentra 2018, mesmo tendo sido muito maltratado antes e com apenas 28.000 Km já tenha problema na tulipa. A menos que ele rodou muito com a coifa de proteção estragada, porque assim entra muita poeira / lama e outros detritos, o que certamente vai causar um desgaste prematuro.
Numa inspeção visual dá para ter uma idéia do estado dela.
Mais provável que o barulho a que se refere esteja sendo provocado pelo coxim do motor, lado direito. Mesmo assim, ainda acho prematuro essa possibilidade.
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Mensagem por Caio Botelho em Dom Maio 03, 2020 6:39 pm

Obrigado pela resposta, também achei muito prematuro, vou levar a alguma oficina para averiguar melhor, até porque a tulipa do câmbio gira em torno de 700 reais

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Mensagem por Edgard Simoes em Seg Maio 04, 2020 4:00 pm

Caio Botelho escreveu:
Edgard Simoes escreveu:Bom dia Amigos, sou novato no grupo, por isto desde já peço desculpas ao "MODERADOR" se estou postando minha dúvida aqui. Eu tinha um Corolla 2004 VVT.I automatico e em março comprei um Sentra SV (2013/2014) também automático, e logo em seguida veio este problema do COVID, assim pouco consegui desfrutar da maquina. Porém, percebi uma coisa que não sei se é normal no Sentra, por isto minha dúvida: Quando ligo o carro e piso no freio para acionar o cambio, escuto (e dá para sentir) um "CLICK" na alavanca do cambio. Dúvida: Isto é normal, pois no Corolla, mesmo que bem mais antigo não fazia isto. Desde já agradeço pelas respostas.
 

Tenho um Sentra 2018, está com 28000 km, comprei ele recentemente e notei que, quando aciono o pedal do freio para colocar o carro no D ou no R, ele faz um barulho como se fosse um "CLICK" ou "TIC", esse barulho é apenas nesse momento, ele não se repete enquanto dirijo. Levei a um mecânico e ele me informou que possivelmente seja a tulipa do câmbio.

Alguém já teve esse problema? Achei estranho pois o carro só tem 28000 km rodados para ter um problema relacionado ao câmbio.

No meu caso é idêntico, somente quando aciono a alavanca do câmbio faz este barulho, embora o meu seja um pouco mais rodado e antigo (2014), e pelo pouco que andei com o carro, não percebi perda de potência, solvancos, trepidações ou qualquer outra anomalia; exceto este barulho. Mas em se tratando de cambio automático, qualquer probleminha dá um frio na espinha pois os custos, normalmente não são baixos; embora meu corollinha 2004 (que eu judiei até o dia que me levaram ele) nunca deu problema. Valeu pela resposta amigos !!!!

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Mensagem por luuuuucas em Ter Maio 05, 2020 8:34 am

Esse "click" ao pisar no freio e com o cambio em "P" é a travinha da manopla liberando a mesma para ser operada. É um item de segurança, não é nenhum indicativo de problema no câmbio.
Perceba que se o carro estiver em "P", vc não consegue mover a alavanca sem ter que pisar no freio antes. E vc não consegue ligar o carro se a alavanca não estiver em "P".
Teste pisar e soltar o freio algumas vezes com câmbio em "P" para verificar se é isso mesmo o 'click'.
No meu B16 não ouço esse click, mas lembro que já vi essa dúvida em alguma lugar do fórum, e alguém respondeu isso.

luuuuucas

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Mensagem por WilsonM em Ter Maio 05, 2020 10:19 am

sim, o @luuuuucas tem razão.
Inclusive em alguns Tiida o pessoal abria o console e lubrificava esta travinha para tentar tirar o barulho.
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Mensagem por Caio Botelho em Ter Maio 05, 2020 7:46 pm

Então, na verdade não faz o barulho quando piso no freio e com o câmbio em “P”, na verdade o barulho é quando piso no freio e coloco no “D”, para andar com o carro, ou o “R”, aí faz esse barulho! Foi nessa situação que você disse? Pelo que eu entendi do que escreveu, foi apenas no “P”, e nesse caso meu carro não faz barulho

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