Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube

CleverNT
Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Clever

Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema?

+9
mogwar
claudio Schustra
fabianfire
ricardoth
icefly
PauloEduardo
Alexandre Escobar Marques
PangaDayWalker
EduardoValente
13 participantes

Ir para baixo

Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema? Empty Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema?

Mensagem por EduardoValente Sex Fev 12, 2016 9:01 pm

Olá pessoal, olha eu aqui de novo...

Passado a euforia da compra do Versa Usado 2011/2012 estou começando a perceber os problemas. O carro tem uma batida seca, uma especie de vibração, que é sentida no volante. Estou na duvida se o problema tem relação com o sistema elétrico da direção ou se é um problema de suspensão. Vasculhando na Internet sobre problemas parecidos, vejo um X números de casos mas em todos eles não há um solução padrão. Vejo usuários que nunca sentiram isso, outros que trocaram ainda em garantia toda a direção até 3 vezes nas CSS, outros que fixaram com uma presilha não-sei-o-quê, outros que falam em calibragem de pneus e/ou borrachas da suspensão, etc.

O engraçado é que não noto - no meu caso - relação com o serviço da Direção Elétrica. Não sinto falhas, barulhos, problemas ao esterçar tudo de um lado para outro, nada disso. O que sinto é uma pancada, que parece tremer a coluna da direção e que reverbera para o volante. Em asfalto comum, com irregularidades normais das nossas ruas, em lombadas, buracos que surgem de repente, não sinto nada. Porém, ao andar em paralelepípedo mal encaixado, em faixa de terra com algumas pedrinhas, sinto o carro estremecer, acredito até que o volante "sacode" de forma seca. Vou levar ao meu mecânico para uma avaliação, mesmo não sendo ele um expert nesse tipo de carro e tenho ficado com muito receio lendo os relatos daqui e de fóruns no exterior, e ainda mais preocupado por uma falta de norte, de como de fato resolver o problema e não sair trocando tudo para no fim não chegar a um resultado satisfatório.

Para finalizar, no último teste que fiz antes de receber o carro da revenda, notei que ele puxava para um lado e o vendedor argumentou que poderia ser calibragem de pneus. O carro foi levado para avaliação e segundo ele (e não tenho certea se isso é verdade) um jogo de buchas não-sei-de-onde foram trocadas, no valor de R$ 100,00 que ele fez questão de ressaltar sobre o quanto eram baratas em relação a outros carros nacionais. Se esse serviço foi de fato feito, o que pode está causando esse problema? Estou Muito decepcionado com isso... muito mesmo... esse já é o segundo problema, o primeiro foi com a chave, mas conto em outra oportunidade...

Obrigado de antemão por qualquer ajuda ou orientação...

EduardoValente

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema? Empty Re: Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema?

Mensagem por PangaDayWalker Seg Fev 15, 2016 10:01 am

sinto a mesma batida mas nunca me preocupou ja que eu tinha uma J6 zero e batida por conta do aro 17 era muito mais forte. Nao me parece um problemas, apenas um erro de projeto onde nao há um filtro para evitar que essa trepidacao chegue ao volante.

PangaDayWalker

Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema? Empty Re: Suspensão ou Direção Elétrica. Onde está o problema?

Mensagem por Alexandre Escobar Marques Sab Fev 27, 2016 2:15 pm

Também sinto isto no meu versa 1015/16

Alexandre Escobar Marques

Mensagem por PauloEduardo Sab Fev 27, 2016 5:45 pm

"Batidas secas" são reclamações constantes em carros Nissan. Entretanto, pode ser que o seu esteja acima do normal. Já verificou a coluna de direção?
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagem por icefly Sab Fev 27, 2016 7:51 pm

Cara, uma vez andei no Versa de um amigo e claramente tinha essas batidas  na parte debaixo do carro, quando passava em piso ruim e buracos; segundo ele eram as borrachas da suspensão, as quais acredito que ele queria dizer as buchas das bandejas dianteiras.
Um outro amigo tinha um Versa e também reclamava da suspensão.
Os dois eram modelo 2012, no máximo 2013.

Meu March tem isso também, mas é bem menos que era no dele, o Versa dele roda bastante  pega estrada, eu rodo bem menos no March, só ando na cidade, e mesmo assim já sei que minhas buchas estão rasgando desde a metade de 2015 quando fui numa oficina pra trocar o filtro de combustível e aproveitei o carro no elevador e pedi pro mecânico verificar o estado da suspensão (já sabendo que no Versa e March as buchas originais não estavam durando muito).

Ou pode ser outra coisa; mas o certo é procurar uma oficina ou mecânico que sabia avaliar o estado da suspensão; só subir o carro num elevador ou até mesmo num macaco, que já dá pra ver o que tem de errado.

E quer uma outra possibilidade?
O vendedor pode ter te enrolado, dizendo que foi trocado algo, e na verdade não foi, só pra fechar a venda... pronto falei!
icefly
icefly

Mensagem por ricardoth Dom Fev 28, 2016 11:44 am

Quando tive o Versa 2012, eu senti umas vezes ainda mais em piso irregular que quando esterçava para fazer uma volta nesse piso. Parecia algo solto, dava para sentir no volante. Mas não verifiquei o que era, pois era raro ocorrer.
ricardoth
ricardoth

Mensagem por EduardoValente Seg Mar 28, 2016 2:41 pm

Bem, para deixar aqui o registro sobre qual é o MEU problema (e pode ser o de muitos outros):

- Usei a opção "troque a posição de altura do volante" até descobrir aquela na qual o problema "desaparece" e de fato isso aconteceu. No meu caso, não foi na posição mais alta e sim numa "quase mais alta". Colocando nessa posição aquelas sensação de que algo ia se despedaçar na altura do volante sumiu cerca de 90%;

- Procurei em N outros lugares, para tentar descobrir quem mais falava sobre o assunto e há relatos em todos os cantos do mundo que usam o Versa ou seus primos de nomes diferente (Sunny, Almera). Nesses vários locais havia o relato de usuários que trocaram a coluna de direção e um monte de outras coisas, mas o problema voltava a surgir alguns milhares de quilômetros depois;

- Em suma a busca para identificar o MEU problema chegou a seguinte conclusão:

Não é um "defeito" no sentido real da palavra. Por algo não explicado o problema é uma folga que surge no parafuso que fixa a coluna de direção no volante do VERSA. Com o tempo esse parafuso em alguns carros tende a ter uma pequena folga que transmite ao vibrar as trepidações do piso por onde ele roda. O acesso a essa junção se dá pelo pequeno painel que fica logo sob o volante. No meu o ajuste da altura mais a aplicação de graxa branca nessa junção findou o barulho. Logo vou fazer o reaperto desse parafuso para corrigir por um tempo maior. Ou seja, no MEU caso, não foi preciso trocar nada para resolver o problema. Hoje passo por terrenos irregulares e não sinto nada... #FicaADica

EduardoValente

Mensagem por PangaDayWalker Seg Mar 28, 2016 3:02 pm

Vou testar isso apesar de nao ter reparado isso. Mas se melhor, otimo!! Smile

Vlw pelo feedback.

PangaDayWalker

Mensagem por fabianfire Qua Maio 04, 2016 11:24 am

O meu march estava com um toc toc vindo da direção nas condições similar ao que Eduardo se referiu. Dava para estancar o barulho apertando com o pé na coluna de direção ao passar por um quebra-mola ou buraco. Levei na ccs e foi bem simples a solução. Lá, o mecânico apertou um parafuso dessa coluna e resolveu o problema.

fabianfire

Mensagem por claudio Schustra Sab Maio 07, 2016 2:53 pm

Um topico que merece destaque, surgiu um barulho na coluna de direcao, com ruas esburacadas, tive algumas informacoes aqui neste site, e complementei a informacao consultando o Mecanico chefe da Concessionaria Nissan, e verifiquei que as rotulas do eixo que liga o volante da direcao a caixa de direcao, estavam com os parafusos com folga, e pouca lubrificacao.
O acesso e por baixo do painel, pode se tirar a protecao de plastico, usar uma chave de 12mm, na rotula do lado da direcao, e 13mm do lado do assoalho, lubrificar com graxa a base de litio (p/rolamentos ou junta homocinetica) e o barulho desapareceu.

claudio Schustra

Mensagem por mogwar Dom Jun 19, 2016 1:52 pm

Fala colega,
Volta na revenda e entrega o carro eqto é tempo. Vc tem 90 dias pelo CDC, confere lá e faz valer seus direitos.
Boa sorte
mogwar
mogwar

Mensagem por Jefferson Tavares Qua Jul 27, 2016 3:00 am

Olá, a todos!
Tenho um versa 2012, comprei com 2 anos de uso. Senti essa batida no final da coluna de direção, atrás dos pedais. Fui a um mecânico, ele disse que era a cruzeta da barra de direção que tinha que trocar.
Fui ver quanto era a peça na nissan, diziam q não vendia separada só a coluna inteira que dava uns 2 mil reais, acho que 2.300 reais, mais a mão de obra cobrada por hora, um absurdo o valor, mas não lembro agora. Sempre que eu ligava para a Nissan, eles davam um preço diferente, percebi que eles me enrolavam.

Retornei na Nissan, já no final do expediente deles com a loja quase fechando, só estava o gerente da parte de mecânica, ele deu uma olha, pegou uma ferramente e simplesmente apertou o parafuso ou porca da cruzeta de direção. Resolvido o problema!!!!

Mas  pelo que sei é tipo um mal do Versa, com o tempo afrouxa de novo, já está frouxa de novo. Tem que chegar já pedindo para dar um aperto na cruzeta q sempre afrouxa. Eles da nissan tem que acreditar q vc sempre aperta a peça e ja sabe qual o problema, caso contrário eles enrolam.

Jefferson Tavares

Mensagem por Edinaldo Ferreira Qui Ago 25, 2016 8:33 pm

Solução para acabar com o barulho na coluna da direção sempre que se passa em pistas irregular. Resolvi o problema apertando o parafuso com porca 12 da coluna de direção lado que pega no volante. dai em diante silencio total.

EduardoValente escreveu:Olá pessoal, olha eu aqui de novo...

Passado a euforia da compra do Versa Usado 2011/2012 estou começando a perceber os problemas. O carro tem uma batida seca, uma especie de vibração, que é sentida no volante. Estou na duvida se o problema tem relação com o sistema elétrico da direção ou se é um problema de suspensão. Vasculhando na Internet sobre problemas parecidos, vejo um X números de casos mas em todos eles não há um solução padrão. Vejo usuários que nunca sentiram isso, outros que trocaram ainda em garantia toda a direção até 3 vezes nas CSS, outros que fixaram com uma presilha não-sei-o-quê, outros que falam em calibragem de pneus e/ou borrachas da suspensão, etc.

O engraçado é que não noto - no meu caso - relação com o serviço da Direção Elétrica. Não sinto falhas, barulhos, problemas ao esterçar tudo de um lado para outro, nada disso. O que sinto é uma pancada, que parece tremer a coluna da direção e que reverbera para o volante. Em asfalto comum, com irregularidades normais das nossas ruas, em lombadas, buracos que surgem de repente, não sinto nada. Porém, ao andar em paralelepípedo mal encaixado, em faixa de terra com algumas pedrinhas, sinto o carro estremecer, acredito até que o volante "sacode" de forma seca. Vou levar ao meu mecânico para uma avaliação, mesmo não sendo ele um expert nesse tipo de carro e tenho ficado com muito receio lendo os relatos daqui e de fóruns no exterior, e ainda mais preocupado por uma falta de norte, de como de fato resolver o problema e não sair trocando tudo para no fim não chegar a um resultado satisfatório.

Para finalizar, no último teste que fiz antes de receber o carro da revenda, notei que ele puxava para um lado e o vendedor argumentou que poderia ser calibragem de pneus. O carro foi levado para avaliação e segundo ele (e não tenho certea se isso é verdade) um jogo de buchas não-sei-de-onde foram trocadas, no valor de R$ 100,00 que ele fez questão de ressaltar sobre o quanto eram baratas em relação a outros carros nacionais. Se esse serviço foi de fato feito, o que pode está causando esse problema? Estou Muito decepcionado com isso... muito mesmo... esse já é o segundo problema, o primeiro foi com a chave, mas conto em outra oportunidade...

Obrigado de antemão por qualquer ajuda ou orientação...

Edinaldo Ferreira

Mensagem por Edinaldo Ferreira Qui Ago 25, 2016 8:36 pm

PangaDayWalker escreveu:sinto a mesma batida mas nunca me preocupou ja que eu tinha uma J6 zero e batida por conta do aro 17 era muito mais forte. Nao me parece um problemas, apenas um erro de projeto onde nao há um filtro para evitar que essa trepidacao chegue ao volante.

Solução para acabar com o barulho na coluna da direção sempre que se passa em pistas irregular. Resolvi o problema apertendo o parafuso  com porca 12 da coluna de direção lado que pega no volante. dai em diante silencio total.

Edinaldo Ferreira

Mensagem por PangaDayWalker Sex Ago 26, 2016 8:59 am

Se puder postar uma foto vou fazer o mesmo procedimento para ver se muda. Smile

PangaDayWalker

Mensagem por pimenta59 Dom Ago 28, 2016 10:30 am

Rapa num varia muito do sistema básico não. Suspense o carro no macaco com o volante todo virado para um dos lados para facilitar e checa.

Tem um vídeo da troca do terminal, mas não é do Versa:

https://www.youtube.com/watch?v=n61FxLG-4K0

E, põe "terminal de direção do google" que tu ver como é mais ou menos a peça para ver se acha. Não tem tantas porcas e parafusos assim atrás da roda, e como não é o dos amortecedores, nem o da pinça de freio, e as porcas de alinhamento ficam na vertical, deve ser fácil de achar.
pimenta59
pimenta59

Mensagem por Antonydss Ter Jan 29, 2019 1:27 am

Galera, graças a esse fórum consegui resolver o problema do barulho na direção do meu March 1.6 apenas ajustando a posição do volante. Alguns mecânicos já haviam condenado o setor de direção e até a coluna de direção inteira. Deixei de gastar um dinheirão. Obrigado!
Antonydss
Antonydss

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum