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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Olá Pessoal,
Tenho dois Sentras e até então nunca haviam me dado problema. Fora claro, a manutenção períodica.
Recentemente, precisei ficar fora um tempo e o Sentra mais velho (SL 2007, CVT) ficou parado por coisa de 50 dias. A bateria arriou completamente (estava com cerca de 2 anos de uso - a bateria) - tudo bem, chamei uma autorizada da minha cidade, vieram e trocaram a bateria. Aproveitei e pedi um check completo e troca de baterias, filtros, limpeza de bicos etc.
Ai começou a maldita luz do Service Engine Soon acender (em amarelo).
O primeiro erro apresentado foi 'P0404 Cylinder 4 Misfire Detected', após uma mudança de locais de velas apareceu o 'P0303 Cylinder 3 Misfire Detected' (pistão de combustão, o primeiro problema no 4, o segundo no 3). Foi presumido (pela mecanica) problemas nas velas, e foram trocadas. Agora apareceu novamente o problema no pistão 03 (erro P0303).
Minha pergunta:
- Alguém já pegou esse erro? Tem algo haver com a bateria? Fiquei preocupado quanto a isso. Mesmo após várias visitas na autorizada eles não conseguem resolver.
As velas são as recomendadas pro veículo (aquelas caras pra caramba). Agora realmente não sei o que pode ser, a autorizada não resolve e a CSS mais próxima fica há cerca de 175km (sim, aqui é o fim do mundo).
Alguém com alguma luz de sabedoria que possa me ajudar a resolver isso?
Abs!
Tenho dois Sentras e até então nunca haviam me dado problema. Fora claro, a manutenção períodica.
Recentemente, precisei ficar fora um tempo e o Sentra mais velho (SL 2007, CVT) ficou parado por coisa de 50 dias. A bateria arriou completamente (estava com cerca de 2 anos de uso - a bateria) - tudo bem, chamei uma autorizada da minha cidade, vieram e trocaram a bateria. Aproveitei e pedi um check completo e troca de baterias, filtros, limpeza de bicos etc.
Ai começou a maldita luz do Service Engine Soon acender (em amarelo).
O primeiro erro apresentado foi 'P0404 Cylinder 4 Misfire Detected', após uma mudança de locais de velas apareceu o 'P0303 Cylinder 3 Misfire Detected' (pistão de combustão, o primeiro problema no 4, o segundo no 3). Foi presumido (pela mecanica) problemas nas velas, e foram trocadas. Agora apareceu novamente o problema no pistão 03 (erro P0303).
Minha pergunta:
- Alguém já pegou esse erro? Tem algo haver com a bateria? Fiquei preocupado quanto a isso. Mesmo após várias visitas na autorizada eles não conseguem resolver.
As velas são as recomendadas pro veículo (aquelas caras pra caramba). Agora realmente não sei o que pode ser, a autorizada não resolve e a CSS mais próxima fica há cerca de 175km (sim, aqui é o fim do mundo).
Alguém com alguma luz de sabedoria que possa me ajudar a resolver isso?
Abs!
toni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/02/2016
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Erro P0404 está relacionado ao circuito de recirculação dos gases de exaustão que é controlado pela válvula EGR, que pode estar emperrada (o carro ficou muito tempo parado) ou danificada:
" ... The exhaust gas recirculation (EGR) system recycles a small amount of exhaust gas from the exhaust system (usually no more than 10 percent) and mixes it with the intake manifold air entering into the combustion chambers. The addition of this inert (or non-combustible) exhaust gas limits the peak combustion temperatures to a range that is below 2500° F, where the formation of nitrogen oxide (NOx) is know to occur. In some cases where the engine is pinging and/or knocking badly from a severe lack of EGR flow, misfires can take place which allow raw hydrocarbons (HC) to be released from the tailpipe..."
Fonte: http://repairpal.com/OBD-II-Code-P0404
Resumidamente, isso significa que problemas na válvula EGR podem causar falhas de ignição. Mande verificá-la.
" ... The exhaust gas recirculation (EGR) system recycles a small amount of exhaust gas from the exhaust system (usually no more than 10 percent) and mixes it with the intake manifold air entering into the combustion chambers. The addition of this inert (or non-combustible) exhaust gas limits the peak combustion temperatures to a range that is below 2500° F, where the formation of nitrogen oxide (NOx) is know to occur. In some cases where the engine is pinging and/or knocking badly from a severe lack of EGR flow, misfires can take place which allow raw hydrocarbons (HC) to be released from the tailpipe..."
Fonte: http://repairpal.com/OBD-II-Code-P0404
Resumidamente, isso significa que problemas na válvula EGR podem causar falhas de ignição. Mande verificá-la.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Ele deve ter escrito errado.
P0304 é 4° cilindro
p0303 é 3° cilindro
P0304 é 4° cilindro
p0303 é 3° cilindro
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
A não ser que entendi errado, faltou um teste mais óbvio para ser feito:
trocar a bobina (não a vela) do cilindro com problema. Trocar bobina do cilindro 4 com cilindro 2 por exemplo.
Se o defeito for para o cilindro 2, muito provavelmente é a bobina.
Martin
trocar a bobina (não a vela) do cilindro com problema. Trocar bobina do cilindro 4 com cilindro 2 por exemplo.
Se o defeito for para o cilindro 2, muito provavelmente é a bobina.
Martin
lenhador2001- Mensagens : 428
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
lenhador2001, infelizmente a bobina de ignição já foi trocada. Inclusive teve uma que foi completamente substituída.
Jájá vou dar uma passada lá e falar da válvula EGR, citada pelo PauloEduardo.
Agradeço as respostas pessoal
Jájá vou dar uma passada lá e falar da válvula EGR, citada pelo PauloEduardo.
Agradeço as respostas pessoal
toni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/02/2016
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Toni, como bem colocado pelo MRB, a válvula poderá estar envolvida no problema se o código do erro for realmente P0404. Se foi erroneamente informado (na verdade era P0304) esta possibilidade seria bastante remota. Mas enfim, não custa verificar.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Sentra tem EGR?
Nunca vi nos motores MR18 e MR20
Nunca vi nos motores MR18 e MR20
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
MRB, não tenho como afirmar que sim ou não mas se você disse que nunca viu acredito que nem tenha mesmo. Só sei que o código P0404 geralmente refere-se a ela, embora esteja achando que você estava com a razão ao achar que este o código tenha sido informado equivocadamente.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Mas lembro-me, acho que no antigo fórum, de um proprietário com este mesmo sintoma no carro (misfire detected). Trocou de tudo (velas, bobinas) e nada adiantava. Ficou um tempo assim até que começou a notar que a temperatura começou a subir acima do normal.
No fim das contas era junta de cabeçote queimada. "Fez" o cabeçote, colocou junta nova, deu uma geral no sistema de arrefecimento e o problema nunca mais voltou.
Não estou afirmando ser este o problema mas se o carro sofreu superaquecimento recente ou a se o indicador de temperatura acusa a mesma acima da metade da barra isto pode ser um forte indício.
No fim das contas era junta de cabeçote queimada. "Fez" o cabeçote, colocou junta nova, deu uma geral no sistema de arrefecimento e o problema nunca mais voltou.
Não estou afirmando ser este o problema mas se o carro sofreu superaquecimento recente ou a se o indicador de temperatura acusa a mesma acima da metade da barra isto pode ser um forte indício.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Pessoal,
Agradeço todas as respostas. O carro está na autorizada ainda. Ninguém lá me responde nada. No começo da tarde vou lá novamente com tudo o que vocês falaram aqui.
Avisei do EGR, e o pessoal falou que iria verificar - mas como disseram aqui é capaz de não ter.
Torcer para encontrarem logo - aquela luz chata e o consumo de combustível naquele estado ninguém merece (deveria ter comentado, o consumo subiu muito com esse problema - mas como disse, velas, bobina de injeção etc, já foram todas verificadas e re-verificadas, infelizmente).
at, Marco
Agradeço todas as respostas. O carro está na autorizada ainda. Ninguém lá me responde nada. No começo da tarde vou lá novamente com tudo o que vocês falaram aqui.
Avisei do EGR, e o pessoal falou que iria verificar - mas como disseram aqui é capaz de não ter.
Torcer para encontrarem logo - aquela luz chata e o consumo de combustível naquele estado ninguém merece (deveria ter comentado, o consumo subiu muito com esse problema - mas como disse, velas, bobina de injeção etc, já foram todas verificadas e re-verificadas, infelizmente).
at, Marco
toni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/02/2016
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Sim deveria ter comentado, pois ai o MRB te daria mais uma luz...mas eles acham o defeito, e qdo o fizerem poste aqui o que era..ok.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Pessoal,
Desculpem a demora em interagir novamente. Estava viajando.
Bem - o carro voltou na última segunda-feira. Não peguei antes por que estava fora e isso deu tempo para a autorizada fazer o que precisava.
A luz do painel sumiu (Uhull!) e após muito tentar, o pessoal descobriu que o problema era mais simples do que parecia...
Numa postagem anterior falei que as velas tinham sido trocadas, bobinas de injeção etc. Pois bem, elas foram verificadas e re-verificadas - foram trocadas novamente e tudo mais. E o problema estava em -quem fez a troca- (parece piada). Aparentemente, alguma das velas não foi colocada de forma correta em todos os processos de vai-volta da autorizada.
Seja falta de revisão do responsável pela autorizada ou não - após sanar este problema, os detalhes foram resolvidos.
Fui informado que a queima não acontecia da forma correta (mesmo aparentemente a vela estando corretamente colocada), mesmo assim, não chegava a "encharcar" as velas - por isso não haviam detectado o problema antes. A queima ocorria de forma incompleta. Foi isso que me disseram.
Agradeço todos os posts de ajuda.
Desculpem a demora em interagir novamente. Estava viajando.
Bem - o carro voltou na última segunda-feira. Não peguei antes por que estava fora e isso deu tempo para a autorizada fazer o que precisava.
A luz do painel sumiu (Uhull!) e após muito tentar, o pessoal descobriu que o problema era mais simples do que parecia...
Numa postagem anterior falei que as velas tinham sido trocadas, bobinas de injeção etc. Pois bem, elas foram verificadas e re-verificadas - foram trocadas novamente e tudo mais. E o problema estava em -quem fez a troca- (parece piada). Aparentemente, alguma das velas não foi colocada de forma correta em todos os processos de vai-volta da autorizada.
Seja falta de revisão do responsável pela autorizada ou não - após sanar este problema, os detalhes foram resolvidos.
Fui informado que a queima não acontecia da forma correta (mesmo aparentemente a vela estando corretamente colocada), mesmo assim, não chegava a "encharcar" as velas - por isso não haviam detectado o problema antes. A queima ocorria de forma incompleta. Foi isso que me disseram.
Agradeço todos os posts de ajuda.
toni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/02/2016
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Que bom que aparentemente resolveu, embora o diagnóstico pareça estranho, se parou de acender a luz no painel é o que importa.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Poisé Alexandre,
Se mecânica fosse do governo, me senti no SUS quando peguei o carro.
De qualquer forma esta redondinho novamente rsrs.
Se mecânica fosse do governo, me senti no SUS quando peguei o carro.
De qualquer forma esta redondinho novamente rsrs.
toni- Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/02/2016
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Problema simples causado por falta de atenção e ou mecânico inexperiente, mas bom que resolveu.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Bom dia à todos! Sou novo no clube, e gostaria de postar minha experiência com o indicador da luz de injeção acesa.
Meu sentra está com 112.000 Km e em estado de novo. A única coisa que ainda me intriga é a luz de injeção que se acende. Tentei por diversas vezes verificar o problema, mas sempre notei que estava relacionado com o combustível, pois apesar do erro indicado P0301 (falha do 1º cilindro) o carro não apresentava nenhum sintoma de trepidação, falha ou algo associado a isto.
Já realizei todas as substituições de velas, limpeza de bicos, verificação das bobinas, limpeza do TBI, entre outros. Como não gosto desta luz acesa, em minha última tentativa após diversas que já havia testado, resolvi deixar o carro em meu mecânico de confiança, da qual permaneceu por 1 semana, e não conseguiram encontrar nenhum "defeito" ou "problema", e o scanner somente detectou uma falha dentro deste período de combustível.
Após isto, comecei a trocar de postos de combustíveis e testar. Encontrei um posto apenas da qual em determinados momentos a luz se apaga, e noto que o rendimento é superior aos demais postos (sempre gasolina comum). Hoje, meu carro faz em média 11 Km/L em circuito misto (SP capital), sendo pra mim um excelente consumo por ser um 2.0 automático. Bom, acredito mesmo até agora que o problema está mesmo no combustível, pois notei que a luz permaneceu mais acessa após a mudança da lei da concentração de álcool na gasolina ter aumentado.
Mesmo o carro ser FLEX, acredito que haja algo que não seja muito bom para o carro interpretar a mistura, por isso acusa de vez em quando o erro P0301 (Cylinder 1 misfire detected) sem nenhum sintoma.
Abraços !
Meu sentra está com 112.000 Km e em estado de novo. A única coisa que ainda me intriga é a luz de injeção que se acende. Tentei por diversas vezes verificar o problema, mas sempre notei que estava relacionado com o combustível, pois apesar do erro indicado P0301 (falha do 1º cilindro) o carro não apresentava nenhum sintoma de trepidação, falha ou algo associado a isto.
Já realizei todas as substituições de velas, limpeza de bicos, verificação das bobinas, limpeza do TBI, entre outros. Como não gosto desta luz acesa, em minha última tentativa após diversas que já havia testado, resolvi deixar o carro em meu mecânico de confiança, da qual permaneceu por 1 semana, e não conseguiram encontrar nenhum "defeito" ou "problema", e o scanner somente detectou uma falha dentro deste período de combustível.
Após isto, comecei a trocar de postos de combustíveis e testar. Encontrei um posto apenas da qual em determinados momentos a luz se apaga, e noto que o rendimento é superior aos demais postos (sempre gasolina comum). Hoje, meu carro faz em média 11 Km/L em circuito misto (SP capital), sendo pra mim um excelente consumo por ser um 2.0 automático. Bom, acredito mesmo até agora que o problema está mesmo no combustível, pois notei que a luz permaneceu mais acessa após a mudança da lei da concentração de álcool na gasolina ter aumentado.
Mesmo o carro ser FLEX, acredito que haja algo que não seja muito bom para o carro interpretar a mistura, por isso acusa de vez em quando o erro P0301 (Cylinder 1 misfire detected) sem nenhum sintoma.
Abraços !
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Dá para verificar vários pontos ainda: Pressão na linha de combustível, conector elétrico da bobina e do bico injetor, compressão do primeiro cilindro, falsa entrada de ar pelo coletor de admissão, junta do cabeçote, funcionamento do sensor de rotação e até da junta própria central.
Pode ser muita coisa ainda.
Pode ser muita coisa ainda.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Obrigado PauloEduardo ! SIm, na realidade estes outros teste foram realizados pelo mecânico, e estavam normais, a única coisa que ele não fez foi testar a junta da central, mas os demais testes descritos foram feitos e não encontraram problemas. O estranho é que noto que pode ser realmente algo relacionado com o combustível, pode ser coincidência, mas dependendo do combustível a luz se apaga, e só retorna após colocar outro combustível de pior qualidade. É muito estranho isso. Até agora ninguém detectou o real "problema".
Obrigado por suas recomendações.
Abraços !
Obrigado por suas recomendações.
Abraços !
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
SYT, é por isso que eu só uso a V-Power ou, mais raramente, a Pódium... Gasolina comum, dependendo do posto, é água suja...
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
se está desconfiado do combustível, parece um típico trabalho para monitorar com um leitor OBD2 comum.
Está usando a V-Power Shell ou aditivada Ipiranga? Nem vou perguntar da Podium Petrobras porque faz tempo que nem vejo nos postos daqui onde moro.
Está usando a V-Power Shell ou aditivada Ipiranga? Nem vou perguntar da Podium Petrobras porque faz tempo que nem vejo nos postos daqui onde moro.
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Será que a sonda não está com deficiência no funcionamento? Muitas vezes ela até funciona e engana o mecânico, mas pode estar lenta ou apresentando leitura errada ou limitada.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Já andou uma temporada só no etanol? Experimente e veja se acontece o fenômeno.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Boa noite Paulo Eduardo e Wilson M.
Obrigado pela ajuda!!! Na realidade este problema iniciou-se com etanol, quando abastecia com gasolina a luz apagava depois de metade do tanque. Mas agora, principalmente depois do aumento da % do etanol na gasolina ficou mais constante, inclusive abastecendo com 100% gasolina. Estou abastecendo no Shell mas gasolina comum, por que já testei com aditivada e podium e não tive bons resultados. Com relação a sonda lambda seria um ponto interessante pois não testei. Como faço pra testar a sonda por mim mesmo?
Pelo ODB II apenas monitores a mistura e estava dentro do correto pelo que vi nos tópicos.
Este erro é muito difícil de diagnosticar pois pode ser tanta coisa que já meio que desisti. Embora essa luz me deixe meio desanimado com o carro. Minha esposa tem um livina 1.8 e não tem este problema.
Agradeço novamente !!!!
Abraços!
Obrigado pela ajuda!!! Na realidade este problema iniciou-se com etanol, quando abastecia com gasolina a luz apagava depois de metade do tanque. Mas agora, principalmente depois do aumento da % do etanol na gasolina ficou mais constante, inclusive abastecendo com 100% gasolina. Estou abastecendo no Shell mas gasolina comum, por que já testei com aditivada e podium e não tive bons resultados. Com relação a sonda lambda seria um ponto interessante pois não testei. Como faço pra testar a sonda por mim mesmo?
Pelo ODB II apenas monitores a mistura e estava dentro do correto pelo que vi nos tópicos.
Este erro é muito difícil de diagnosticar pois pode ser tanta coisa que já meio que desisti. Embora essa luz me deixe meio desanimado com o carro. Minha esposa tem um livina 1.8 e não tem este problema.
Agradeço novamente !!!!
Abraços!
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
Ah somente mais um detalhe que lembrei agora. Notei que ela luz acende normalmente de manhã, principalmente quando era frio, e quando o motor dá uma falhadinha bem sutil, daí a luz acende e só se apaga depois de abastecer com gasolina boa depois de um ou dois tanques. Pode ser mesmo a sonda? O estranho é que só dá a falha no cilindro 1, até achei a princípio que poderia ser a válvula PCV travada, mas não era não.
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: A odisseia - Service Engine Soon continua após 07 visitas na autorizada
A sonda se testa com multimetro, tem video no tópico sobre o leitor obd2 na seção do March. Lá tbm tem vários exemplos de leituras do obd2 que vc pode testar.
Mas se fosse sondas eu scho que daia sintoma de excesso de Consumo.
Mas se fosse sondas eu scho que daia sintoma de excesso de Consumo.
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