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Mensagem por jcmlima Seg Ago 27, 2018 6:31 pm

O meu Kicks SL 2018, completo, esporadicamente teve dificuldades para dar a partida, geralmente com etanol, abastecido em diversos postos diferentes.
Ele tem 4000 km e já levei 4 vezes na CS, na Fuji Japan da av Sumaré/SP, para ser exato.
Nunca conseguiram diagnosticar o problema.
Hoje, ao tentar ligar o carro, ficou rateando e nao pegou de jeito nenhum.
Tive que chamar o Nissan Assistance e o carro teve que ser levado para a CS - pedi para enviar a uma diferente, foi a Fuji Japan já provou a incompetencia.
Já tive outros carros flex sem tanque de gasolina, e nunca tive este problema.
Ao meu ver, é erro de projeto, a Nissan ou a Bosh fez cagada. Não era para ter que fazer "manobras" para pegar no frio, isso é inaceitável,- até parece que voltei a ter carro com afogador.
Pode-se dizer que é um "vicio de produto", conforme a legislação.
Bem, vamos ver no que isso vai dar - vou levar a Nissan até as ultima consequencias, inclusive judiciais.
Manterei o forum atualizado.

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Mensagem por Shorts Seg Ago 27, 2018 9:25 pm

Também tenho o Kicks SL 2018 com 9800 Km e até hoje a partida só falhou uma vez, nas primeiras semanas. Mesmo com frio abaixo de 10ºC não tive problemas na partida. Uma única vez também morreu depois da partida pois coloquei na ré logo em seguida sem esperar aquecer um pouco. Até hoje só utilizei etanol.
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Mensagem por rrpiva Ter Ago 28, 2018 9:44 am

Hum... curioso vocês estarem tendo problemas. Eu tive 2 Versa e agora estou com a Kicks e todos tem o mesmo sistema. Nunca falhou comigo, nenhuma vez. No Versa eu virava a chave até a ignição e depois que apagava a luz amarela do aquecimento dava partida, tranquilo. Na Kicks eu piso no freio e aperto o botão, ele fica na ignição por um tempo e depois dá a partida normalmente. E olha que eu moro em Curitiba. Ontem fui cedo pro trabalho e estava 4 graus. Hoje estava 7 graus e esta semana abasteci com álcool (etanol - nunca vou me acostumar com esse nome... hehehe...).
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Mensagem por WilsonM Ter Ago 28, 2018 10:29 am

pode ser realmente problema de combustível adulterado.
Lembro uns tempos atrás, no Rio (ou em Niterói, não me lembro direito), onde teve um surto de Honda Fit com motor com problema, vários postos de lá com solventes misturados ao combustível, estes solventes simplesmente derretiam as partes de borracha que entravam em contato, que formava uma borra e levou até alguns motores a travar.

Solicitem o teste de teor alcoólico do etanol, acho que vale a precaução.
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Mensagem por jcmlima Ter Ago 28, 2018 10:59 am

Eu também tenho um Fit, mesmo abastecendo nos mesmos postos, só o Kicks dá problema.
A Nissan me disse a pouco que vão enviar o caso para a engenharia (isto é, a CS não conseguiu resolver).

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Mensagem por Marcocps Ter Ago 28, 2018 7:56 pm

A favor da minha suspeita e dos mecânicos Nissan recaírem  sobre a qualidade do etanol, como eu disse  no post anterior foram 2 .
Havia abastecido nesse posto somente em 2 ocasiões ao longo de 1 ano e agora foi durante uma super promoção do etanol. ( suspeita ? )
Alem do carro manter durante esse tanque todo , sim esperei esvaziar totalmente o tanque ,  a media de 4,8 a 5 km sem o ar  condicionado ligado e rodando na cidade . Crying or Very sad
Voltei a abastecer no posto de sempre , nao tive mais problemas com a partida e a media voltou ao de sempre . 6.8 a 7.5 nas mesmas condições.
É isso !

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Mensagem por WilsonM Qua Ago 29, 2018 3:54 pm

é difícil imaginar que seja um erro de projeto, já que basicamente o sistema é meramente uma resistência que aquece o combustível.

As velas do Kicks eu imagino que sejam de irídio, extremamente duráveis, e provavelmente a Nissan usa as mesmas marcas que as marcas concorrentes, provavelmente NGK, Denso.

Eu tenho uma dúvida, vocês que optam por álcool utilizam algum aditivo no tanque?
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Mensagem por Shorts Qua Ago 29, 2018 4:05 pm

No meu Kicks nunca utilizei aditivo. Só álcool puro (espero eu). No meu carro anterior utilizei algumas vezes com a intenção de limpar os bicos injetores.
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Mensagem por jcmlima Qua Ago 29, 2018 4:57 pm

Wilson, o sistema é um pouco mais do que uma mera resistência. Existe o sensor de temperatura, uma pré camara de aquecimento de combustivel e um controle eletrônico de tudo.

https://www.bosch-mobility-solutions.com.br/br/destaques/sistemas-de-transmiss%C3%A3o-e-mobilidade-el%C3%A9trica/flexstart/

Segundo um amigo engenheiro da GM, o sistema é bem complexo, novo, e *caro*

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Mensagem por WilsonM Qua Ago 29, 2018 6:14 pm

verdade, jcmlima.

quis dizer apenas que o sistema de aquecimento de combustível não é muito diferente do sistema utilizado num chuveiro elétrico doméstico.

Claro, num carro tudo tem de acontecer em menos de 1 segundo, a temperatura do combustível não deve ficar muito acima de 25 graus celsius, independente de quanto estiver a temperatura ambiente. E o gerenciamento da temperatura tem de ser totalmente eletrônico.

outro detalhe que não devemos deixar escapar. Provavelmente todas as montadoras usam os mesmos fornecedores de sistemas de partida a frio.

De forma que permanece a questão, porque o problema não é geral com todos os Kicks, ou porque não afeta igualmente os carros de outras marcas? Será que é defeito em algum componente?
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Mensagem por jcmlima Qua Ago 29, 2018 6:23 pm

Olhem, a 4 rodas detectou o mesmo problema no teste deles, e a Nissan não conseguiu identificar até hoje o motivo.
https://quatrorodas.abril.com.br/testes/longa-duracao-o-desmonte-do-nissan-kicks/

Um funcionario "em off" disse que este problema é beeem comum.

Estou juntando o máximo de informação, para na próxima semana acionar judicialmente.

Tenho quase certeza que é um vicio de produto, ou seja, passivel de indenização por danos materias e não materias.

(btw, sou engenheiro e estou em contato com um advogado especialista)


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Mensagem por Marcocps Qua Ago 29, 2018 10:16 pm

Entendi na reportagem da 4 rodas , que o carro morria apos a partida ao engate da marchas , ré , d e etc .
Ao que parece então , o carro desliga por segurança , algo como não engate e não rode ainda com o carro ate atingir temperatura minima ideal dos fluidos de motor e cambio .
No meu caso o carro não ligava , ou seja a partida não se completava e ao spray do wd 40 que funciona como combustível direto no coletor , pegou na 1º tentativa .
Sendo assim entendo como distintos , não pegar e morrer ao tentar engatar com o carro sem atingir a temperatura minima.


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Mensagem por Shorts Qui Ago 30, 2018 8:23 am

jcmlima,

Não acredito que seja erro de projeto ou vício do produto já que eu não li muitas reclamações a respeito desse problema na partida. Está parecendo ser algum defeito no seu carro mesmo.

Como escrevi antes em quase um ano comigo aconteceu apenas uma vez logo no início utilizando álcool. Outro colega de Curitiba onde faz muito frio também não tem esse problema.

Quanto a morrer depois da partida ao colocar no D ou ré aconteceu uma vez também pois não esperei nem 5 segundos depois da partida. Em dias mais frios eu aguardo pelo menos uns 20 segundos antes de colocar na ré e percebe-se claramente que na partida a rotação do motor fica mais alta e logo coloco na ré a rotação já diminui. No meu carro anterior com o maldito tanquinho em dias frios tinha que dar umas 3 partidas até parar de morrer e às vezes morria mesmo quando já estava começando a andar.
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Mensagem por Ricardo N Qui Ago 30, 2018 8:34 am

No mês passado aconteceu no meu, não pegava de jeito nenhum, veio o cara da assistência e deu a partida com WD40, disse que devia ser álcool ruim, mas abasteci no mesmo posto de sempre, que é totalmente confiável, resumindo desisti do etanol, o que dá uma certa raiva, pois o valor do mesmo está a 55% da gasolina, o que seria bem vantajoso.

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Mensagem por icefly Qui Ago 30, 2018 2:43 pm

Ricardo N escreveu:No mês passado aconteceu no meu, não pegava de jeito nenhum, veio o cara da assistência e deu a partida com WD40, disse que devia ser álcool ruim, mas abasteci no mesmo posto de sempre, que é totalmente confiável, resumindo desisti do etanol, o que dá uma certa raiva, pois o valor do mesmo está a 55% da gasolina, o que seria bem vantajoso.

Troque de posto, abasteça em poucos postos de confiança.
Eu abasteço geralmente num só, no máximo 2 ou 3, se der problema de consumo alto ou falhas vou saber exatamente onde peguei o combustível ruim.

Nos meus primeiros carros há uns 20 anos atrás eu abastecia em qualquer posto que tivesse a gasolina mais barata e vivia tendo problema de falhas e até queimou bomba de combustível uma vez, depois disso mudei minha prática e nunca mais tive problema.
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Mensagem por jcmlima Qui Ago 30, 2018 2:47 pm

Hoje retirei meu carro da segunda concessionaria (Itavema), onde o veiculo foi rebocado na segunda-feira.
Segunda a Itavema, o modulo de controle estava desregulado (novamente, a Fuji já havia dito isso nas 4 outras vezes), e que a fábrica tinha informado que as velas estavam danificadas com acumulo de ferro devido a contato com produto extranho.
Fizeram um orçamento de 928 reais e disseram que a garantia não cobria velas e bicos injetores nesta condição.
Voltei à Fuji com a OS e Orçamento da Itavema. A Fuji, na qual comprei e desde os primeiros 500km tenho levado para resolver este (e diversos outros problemas, como cambio, airbag, sensor de colisão e até a vareta de combustivel que veio com problema - mas isso é outra história... ) bem, a Fuji contestou me dizendo que não havia sentido o que a Itavema diagnosticou.
Agora levei em um mecanico de confiança, e o mesmo me disse que *provavelmente* é problema em algum sensor ou modulo eletronico, mas a investigação deve demorar mais.
Enquanto isso, a Nissan do Brasil não se manifesta, não me disponibilizou o carro reserva e fico no impasse.
Próximos passos, acionar o Procon(feito), acionar o SAC(feito), esperar contato com da Nissan do Brasil e amanhã irei realizar a notificação extra judicial à Nissan do Brasil bem como seus representantes Fuji e Itavema.
(realmente o pós venda da Nissan é péssima, o pior que já enfrentei)

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Mensagem por WilsonM Qui Ago 30, 2018 3:26 pm

veja este artigo da NGK sobre contaminação das velas por óxido de ferro:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/ngk-alerta-sobre-substancia-contaminante-presente-no-combustivel/


se realmente as velas estão contaminadas por óxido de ferro, será necessário também trocar as sondas lambda, e preventivamente limpar o tanque de combustível.
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Mensagem por jcmlima Qui Ago 30, 2018 4:20 pm

Bem interessante o artigo WilsonM, bate com muito dos problemas que eu tive (nem todos).
Eu nunca coloquei aditivo, só abasteço em postos Ipiranga (são 4 ou 5 postos) utilizando o aplicativo (para ganhar milhas). Utilizo gasolina e alcool, dependendo do preço.
Não consigo imaginar como pode ter ocorrido a contaminhação.

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Mensagem por jcmlima Qui Ago 30, 2018 4:23 pm

Btw, nos mesmos postos abasteço o meu Honda Fit. Preciso ver quais as velas dele, se são NGK ou Bosh.

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Mensagem por andre fachini Qui Ago 30, 2018 4:24 pm

Porque hj os bandeirados são tão confiaveis qto os nao bandeirados...nem sempre o posto "top" continua top..saiu até materia no jornal de varios postos tradicionais de SP com gasolina adulterada ...então não se pode mais confiar em ninguem..mesmo sendo Ipiranga BR..Shell....pode acontecer com e em qqr um....
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Mensagem por jcmlima Qui Ago 30, 2018 4:37 pm

Bem, pode ser também um "truco" da concessionaria, que sabe que este problema existe e esta dizendo que o problema meu é este.
Dado que uma concessionaria fala que é e outra fala que não é...

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Mensagem por WilsonM Qui Ago 30, 2018 4:40 pm

vai saber, né.
mas se comprovar a contaminação via combustível não existe como executar a Nissan. Talvez acionar o posto, se tiver as notas fiscais e um laudo da autorizada. Mas eu diria que o processo fica bem mais complicado.
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Mensagem por andre fachini Qui Ago 30, 2018 4:41 pm

Com certeza, não irão admitir que o o problema são eles ou defeito no veiculo isso é fato ...kkk..mas sobre combustivel interferir em alguns modelos isso acontece ,talvez se tem outro de outra marca nem perceba e somente este que deu problema com o combustivel...ao qto ser o combustivel somente ou defeito do carro....vai demorar pra saber , infelizmente. E nunca uma CCS irá admitir que errou perante o parecer de outra...pois ai assumiria que sua equipe mecanica é uma droga....e isso sabemos que a nissan eca muito, como outras montadoras tbm...
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Mensagem por WilsonM Sex Ago 31, 2018 1:46 pm

o que eu acho mais irritante é o tempo que se gasta nas idas e vindas a autorizada, nosso colega jcmlima pelo jeito esteve umas quatro ou cinco vezes lá tentando resolver o problema sem sucesso, enquanto aqui o pessoal do fórum na primeira já denunciou problema no combustível
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Mensagem por jcmlima Qua Set 05, 2018 8:36 am

Opa, novamente minha saga.
Novamente esta semana tive problema. Como depois de algumas horas consegui ligar não levei na concessionária.
Entrei com processo no Procon pedindo o ressarcimento completo do valor do veículo, com correcão, juros e multa por danos não materiais.
o SAC da Nissan entrou em contato para saber de mais detalhes, e ficou de enviar uma contraproposta.
Bem, por hora é isso.

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