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Oscilação de RPM
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Oscilação de RPM
Boa tarde pessoal!
Meu Sentra é 08/09. Recentemente notei que ele está oscilando a RPM do motor (perceptível quando parado com o câmbio em "D") sempre que algum sistema elétrico é acionado, seja o pisca alerta, ou os vidros elétricos ou mesmo a ventoinha.
Alguém já vivenciou isto?
Como resolveu?
Abraços!
Meu Sentra é 08/09. Recentemente notei que ele está oscilando a RPM do motor (perceptível quando parado com o câmbio em "D") sempre que algum sistema elétrico é acionado, seja o pisca alerta, ou os vidros elétricos ou mesmo a ventoinha.
Alguém já vivenciou isto?
Como resolveu?
Abraços!
Arthur- Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/01/2016
Re: Oscilação de RPM
Olá leia isso, o problema esta ai...
https://www.nissanclube.net.br/t59-limpeza-e-reaprendizado-do-corpo-de-borboletas-nissan-sentra-tiida-livina-1-8?highlight=limpeza+tbi
https://www.nissanclube.net.br/t59-limpeza-e-reaprendizado-do-corpo-de-borboletas-nissan-sentra-tiida-livina-1-8?highlight=limpeza+tbi
andre fachini- Mensagens : 5103
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 43
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Oscilação de RPM
Valeu André!
Levei no meu mecânico e disse que tinha feito, mas persiste.
Vou pegar ele pelo pescoço amanhã!
Levei no meu mecânico e disse que tinha feito, mas persiste.
Vou pegar ele pelo pescoço amanhã!
Arthur- Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/01/2016
Re: Oscilação de RPM
Ele deve ter feito a limpeza mas não o reaprendizado.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Oscilação de RPM
heheh não pega ele pelo pescoço, ainda.
se simplesmente usando o pisca-alerta já flutua a rotação, pode ter mais algum problema.
se simplesmente usando o pisca-alerta já flutua a rotação, pode ter mais algum problema.
Re: Oscilação de RPM
Bateria fraca e alternador não carregando direito acho que tbm causa isso...
andre fachini- Mensagens : 5103
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 43
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Oscilação de RPM
Pode ser ainda bateria fraca ou até problemas de aterramento.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Oscilação de RPM
Todo motor pesa devido o alternador requisitar carga mecânico do motor ao fornecer energia elétrica.
Cabe a injeção eletrônica tentar compensar essa variação de carga solicitada. Dependendo do pico de consumo, nem mesmo uma injeção 100%normal consegue compensar rápido.
Mais um tendendo ao ajuste da lenta
Cabe a injeção eletrônica tentar compensar essa variação de carga solicitada. Dependendo do pico de consumo, nem mesmo uma injeção 100%normal consegue compensar rápido.
Mais um tendendo ao ajuste da lenta

MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 42
Localização : SP
Re: Oscilação de RPM
Pois é, pensei no caso do alternador não estar dando conta.
Cerca de 02 semanas atrás precisei trocar a bateria.
Mas se fosse o alternador, não teria que acender a luz indicativa do painel?
MRB, qual é a RPM de marcha lenta do carro? Vc sabe me dizer?
Cerca de 02 semanas atrás precisei trocar a bateria.
Mas se fosse o alternador, não teria que acender a luz indicativa do painel?
MRB, qual é a RPM de marcha lenta do carro? Vc sabe me dizer?
Arthur- Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/01/2016
Re: Oscilação de RPM
Se não me engano entre 650 e 700 rpm, no meu pelo menos é isso...
andre fachini- Mensagens : 5103
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 43
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Oscilação de RPM
É, a rotação do meu fica ligeiramente acima disso André.
Mas quando força um pouco a parte elétrica, cai pra próximo de 450 a 500 RPM.
Mas quando força um pouco a parte elétrica, cai pra próximo de 450 a 500 RPM.
Arthur- Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/01/2016
Re: Oscilação de RPM
Então esta com problema mesmo, ou regulagem de lenta, ou tbi suja, se vc limpou então só a regulagem mesmo, ajuste fino que controla para mais ou menos a rotação...
andre fachini- Mensagens : 5103
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 43
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Oscilação de RPM
É tudo uma bola de neve.
Quando em Drive a marcha lenta cai na maioria dos sentras e tiidas para abaixo do 700 a 750 rpm nominal. Nessa rotação muito baixa tipo 600rpm o alternador não sustenta a alimentação do veículo corretamente.
Se a tensão cai por milisegundos de 14V para 12 ao ligar qualquer consumidor, a própria injeção eletrônica se atrapalha para corrigir tudo e acaba derrubando mais ainda a marcha lenta,.......
Se tiver com ar condicionado ligado, piora tudo pois se consome mais energia e alem disso pesa mais no giro do motor.
Quando em Drive a marcha lenta cai na maioria dos sentras e tiidas para abaixo do 700 a 750 rpm nominal. Nessa rotação muito baixa tipo 600rpm o alternador não sustenta a alimentação do veículo corretamente.
Se a tensão cai por milisegundos de 14V para 12 ao ligar qualquer consumidor, a própria injeção eletrônica se atrapalha para corrigir tudo e acaba derrubando mais ainda a marcha lenta,.......
Se tiver com ar condicionado ligado, piora tudo pois se consome mais energia e alem disso pesa mais no giro do motor.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 42
Localização : SP
Re: Oscilação de RPM
legal, sempre aprendendo.
eu imaginava que quem supria a demanda de energia fosse a bateria do carro, que neste caso poderia suportar as variações de carga, pois ela sempre teria uma reserva.
Então, pelo que entendi, é o alternador que precisa oferecer a tensão necessária.
Esta reprogramação da marcha lenta faz com o que o giro em N aumente o giro, certo, talvez para uns 700 ou 750 rpm?
De parte da Nissan, parece ser um erro de projeto.
eu imaginava que quem supria a demanda de energia fosse a bateria do carro, que neste caso poderia suportar as variações de carga, pois ela sempre teria uma reserva.
Então, pelo que entendi, é o alternador que precisa oferecer a tensão necessária.
Esta reprogramação da marcha lenta faz com o que o giro em N aumente o giro, certo, talvez para uns 700 ou 750 rpm?
De parte da Nissan, parece ser um erro de projeto.
Re: Oscilação de RPM
Deu um show na resposta MRB!
Era mais ou menos o que eu imaginava.
Soma-se a isto o fato de eu ter instalado um subwoofer que puxa energia direto na bateria o que faz com que o alternador tenha que ficar recarregando a bateria também.
Entendo que é característica do carro, então!?
Há algo que possa ser feito neste sentido?
Era mais ou menos o que eu imaginava.
Soma-se a isto o fato de eu ter instalado um subwoofer que puxa energia direto na bateria o que faz com que o alternador tenha que ficar recarregando a bateria também.
Entendo que é característica do carro, então!?
Há algo que possa ser feito neste sentido?
Arthur- Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/01/2016
Re: Oscilação de RPM
Fornecedor de corrente é sempre o item que fornece maior tensão.
O alternador se sobre-sai da bateria com 14,3volts.
O alternador se sobre-sai da bateria com 14,3volts.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 42
Localização : SP
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