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Mensagem por fabiocoelhorj em Seg Abr 02, 2018 1:50 pm

https://i.servimg.com/u/f62/19/85/03/84/img_2011.jpg
Local Fluido do Radiador Img_2011
Boa tarde amigos,

Conforme a imagem, o local correto para completar o nível de fluido do radiador é no de plástico a direita? Se sim, para que serve o reservatório da esquerda?

fabiocoelhorj

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por icefly em Seg Abr 02, 2018 8:47 pm

Esquerda = radiador
Direita = reservatório de expansão, o transparente; é nele que geralmente se completa o nível
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por fabiocoelhorj em Ter Abr 03, 2018 12:41 am

Ahh tá, e se usa o da esquerda?

fabiocoelhorj

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por icefly em Ter Abr 03, 2018 9:04 am

Não se costuma completar ali.
Se quiser olhar o nível no radiador abra com motor frio, vai estar com fluido quase na boca, depois feche muito bem a tampa.
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por fabiocoelhorj em Ter Abr 03, 2018 9:28 am

Entendi. Qual a finalidade do reservatório da esquerda?

fabiocoelhorj

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por icefly em Ter Abr 03, 2018 11:22 am

Radiador é parte do sistema de refrigeração do motor - https://www.industriahoje.com.br/radiador-automotivo
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por fabiocoelhorj em Qua Abr 04, 2018 1:58 am

Eu sei. Mas digo na foto, tem um espaço da direita para completar o fluido do radiador. E o da esquerda que tem uma tampa. Para que serve?

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por WilsonM em Qua Abr 04, 2018 4:25 pm

cara, na verdade tanto faz, você até poderia abrir a tampa metálica da esquerda, desde que o motor esteja frio, senão vai espirrar água fervendo pra todo lado. Pelo reservatório de expansão (a direita) é um pouco mais seguro e recomendado.

o reservatório de expansão a direita é exatamente o que o nome diz, o fluido do radiador absorve o calor do bloco do motor e vai pro reservatório de metal da esquerda para ser resfriado pela ventoinha do carro. Fluido aquecido expande e gera pressão, então o reservatório de expansão é basicamente uma bolsa de escape e de alívio do sistema, permitindo que tanto quente quanto frio o nível do fluido permaneça mais ou menos constante.
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por fabiocoelhorj em Qui Abr 05, 2018 5:43 pm

Ahh sim, entendi. Muito obrigado pela ajuda!!

fabiocoelhorj

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por Rafael piscolaro em Dom Abr 08, 2018 2:07 pm

Boa tarde!

Gostaria de aproveitar este topico para sanar uma duvida.

Eu comprei um versa 2012 em janeiro desse ano, porém até hoje estou com ele parado na garagem por que não estou habilitado ainda (até esse mês)

Fui ver esses dias a agua do reservatório e esta completamente VAZIO, sem nada de agua.

No manual informa, que se o reservatório estiver completamente vazio, deve-se olhar o nivel de arrefecimento no radiador, e se estiver com o nivel insuficiente devo encher até o bocal de abastecimento dele.

É correto , eu devo fazer isso? ou apenas encher o reservatório?

Local Fluido do Radiador Versa10

Obrigado !!

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Mensagem por icefly em Dom Abr 08, 2018 2:32 pm

Tem de ver o nível no radiador, se está ok, com fluido na cor azul esverdeada, completa no reservatório de expansão com o fluido original Nissan.

Mas nessas condições, e com o ano do carro, talvez o melhor seja trocar tudo, pode usar o da Honda, é mais em conta que o da Nissan.
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Mensagem por Rafael piscolaro em Dom Abr 08, 2018 10:28 pm

icefly25 escreveu:Tem de ver o nível no radiador, se está ok, com fluido na cor azul esverdeada, completa no reservatório de expansão com o fluido original Nissan.

Mas nessas condições, e com o ano do carro, talvez o melhor seja trocar tudo, pode usar o da Honda, é mais em conta que o da Nissan.

Entendi, eu não devo usar agua então... apenas liquido de arrefecimento nissan original?

Rafael piscolaro

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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por icefly em Dom Abr 08, 2018 11:13 pm

Se vai completar, usa-se o mesmo que está no motor, no caso, se ainda for o original, usa-se o da Nissan.

A água que vai, se usada, tem de ser destilada ou desmineralizada.
Água de torneira, JAMAIS, só em último caso de emergência, tipo vazou na estrada e não tem como colocar o certo.

No seu caso, como comprou o carro agora, provavelmente não sabe como o dono anterior cuidou, eu trocaria tudo, e usaria o da Honda, que sai mais barato; pode usar algum outro desde que de boa qualidade.
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Local Fluido do Radiador Empty Versa 2017 1.0 Confort Flex

Mensagem por Samuel Góes em Ter Abr 10, 2018 4:19 pm

Boa tarde,
Acabo de adquirir um Versa 2017 1.0 Confort Flex Cinza Magnum e troquei o óleo de arrefecimento.

Percebi que algumas mensagens indicam trocar pelo óleo azul esverdeado, mas no posto da Shell, me venderam esse rosa, dizendo ser o melhor.
Será que fiz mal?

Local Fluido do Radiador Img_2012
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por WilsonM em Ter Abr 10, 2018 5:18 pm

fluido pronto pra uso, dá uma verificada se a diluição de etilenoglico/água está na proporção de 50/50.

de resto, é difícil avaliar se o produto é bom, porque é difícil verificar quais os aditivos que cada marca usa e em que proporção, anticorrosivos, anticavitação, antioxidantes.

em geral os produtos stp são bons, então acho que dá para usar este aditivo sem muito susto.

porque você trocou o fluido? Seu carro ainda é bem novo, e fluido de radiador dura bem mais tempo que a idade atual do seu carro.
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Mensagem por Samuel Góes em Ter Abr 10, 2018 5:56 pm

Obrigado.
Troquei porque estava abaixo do volume e acho que o frentista não tinha o azul esverdeado.
Preferi retirar o anterior e trocar.

Vou fazer outra pergunta: estou acostumado com carros mais antigos.
Quando este fluido descer do valor máximo, posso completar com água?
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Local Fluido do Radiador Empty Re: Local Fluido do Radiador

Mensagem por WilsonM em Ter Abr 10, 2018 6:01 pm

na verdade deve ter uma marcação de volume máximo e volume mínimo, o fluido tem de ficar dentro do intervalo.

Numa emergência, até você poderia usar água destilada ou desmineralizada.
Porém, o certo é completar com o próprio fluido que você utilizou. Se usar só água, você acaba mudando a proporção etilenoglicol/água.

nunca use água de torneira, pois pode causar ferrugem e eventual calcificação nos dutos.
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Mensagem por icefly em Ter Abr 10, 2018 8:32 pm

Não procure esse tipo de produto em postos, ali é lugar de só abastecer combustível e calibrar pneus; de resto, óleo e fluido e radiador a chance de empurrarem qualquer coisa (errada) só pra bater meta e vender é muito grande.

Nível do fluido é preferível que esteja perto do máximo, na lateral do reservatório de expansão, tem a marcações minima e máxima.

Como o Wilson comentou, água de torneira nunca; a água tem de ser destilada ou desmineralizada, que não enferruja; e mesmo assim, pode alterar a proporção correta de aditivo e água.

Dê uma lida no manual sobre isso.
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Mensagem por nakay em Ter Abr 10, 2018 9:57 pm

Samuel Góes escreveu:Boa tarde,

Acabo de adquirir um Versa 2017 1.0 Confort Flex Cinza Magnum e troquei o óleo de arrefecimento.

Percebi que algumas mensagens indicam trocar pelo óleo azul esverdeado, mas no posto da Shell, me venderam esse rosa, dizendo ser o melhor.

Será que fiz mal?

A cor não tem tanta influência, desde que o líquido de arrefecimento seja orgânico (base de etileno glicol) e na diluição indicada, porém não é aconselhável mudar a cor. O sistema de arrefecimento comporta quase 7 litros desse líquido e provavelmente deve ter misturado líquido novo rosa com o "velho" azul esverdeado Nissan, e daí fica difícil perceber alguma contaminação (futura) por mudança de cor.

No entanto, o mais grave é misturar o líquido orgânico (etileno glicol) com líquidos sintéticos...quase todos os fabricantes vendem líquidos sintéticos e os orgânicos da mesma cor (concentrados ou diluídos) ficando difícil distinguir se não ler atentamente o rótulo... parece que o líquido que colocou é sintético (dei uma olhada no catálogo da STP e não encontrei o Celsius anticorrosivo da foto...dá uma conferida no rótulo), e daí a recomendação é fazer uma lavagem no sistema e substituir com o líquido correto.

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Mensagem por WilsonM em Qua Abr 11, 2018 9:43 am

verdade nakay, por isto pedi para ele conferir as especificações.
se for o Celsius SC-631BR ou SC-630BR consta como fluido orgânico, e é na cor rosa, conforme o site da petroplus:

http://www.stp.com.br/2014/portal/areasdeatuacao.php#quatro

consta como inorgânico no site o SC-620BR e o SC-621BR.
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Mensagem por icefly em Qua Abr 11, 2018 11:32 am

Só agora me abriu a foto... parece ser orgânico esse STP, marca boa.

Mas espero que tenham feito enxague pra tirar todo o fluido anterior.
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Mensagem por nakay em Qua Abr 11, 2018 11:09 pm

WilsonM escreveu:verdade nakay, por isto pedi para ele conferir as especificações.
se for o Celsius SC-631BR ou SC-630BR consta como fluido orgânico, e é na cor rosa, conforme o site da petroplus:

http://www.stp.com.br/2014/portal/areasdeatuacao.php#quatro

consta como inorgânico no site o SC-620BR e o SC-621BR.

Parece que o Celsius anticorrosivo (antirust) PP-616BR foi descontinuado e ainda é encontrado a venda em alguns locais (https://www.mercadocar.com.br/aditivo-anticorrosivo-para-radiador-stp-antirust-rosa-500-ml/p).
O Petroplus antirust (rosa) continua a venda com o mesmo código PP-616BR. Tanto o Celsius anticorrosivo como o Petroplus antirust são sintéticos (inorgânicos) e é o que foi usado acima, isto é, se estiver usando o orgânico (mono etileno glicol) original Nissan, misturou com um sintético(inorgânico)...sei que é contra indicado, mas não sei quais as consequências dessa mistura.
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Mensagem por Samuel Góes em Qui Abr 12, 2018 11:10 am

Muito obrigado meus amigos.

Nunca imaginei que o Posto pudesse fazer isso. Irei a Belo Horizonte no final do mês instalar alguns acessórios na Concessionária e trocarei o fluido por um original Nissan.
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Mensagem por Samuel Góes em Ter Abr 17, 2018 9:42 pm

nakay escreveu:A cor não tem tanta influência, desde que o líquido de arrefecimento seja orgânico (base de etileno glicol) e na diluição indicada, porém não é aconselhável mudar a cor. O sistema de arrefecimento comporta quase 7 litros desse líquido e provavelmente deve ter misturado líquido novo rosa com o "velho" azul esverdeado Nissan, e daí fica difícil perceber alguma contaminação (futura) por mudança de cor.

No entanto, o mais grave é misturar o líquido orgânico (etileno glicol) com líquidos sintéticos...quase todos os fabricantes vendem líquidos sintéticos e os orgânicos da mesma cor (concentrados ou diluídos) ficando difícil distinguir se não ler atentamente o rótulo... parece que o líquido que colocou é sintético (dei uma olhada no catálogo da STP e não encontrei o Celsius anticorrosivo da foto...dá uma conferida no rótulo), e daí a recomendação é fazer uma lavagem no sistema e substituir com o líquido correto.

nakay escreveu:
WilsonM escreveu:verdade nakay, por isto pedi para ele conferir as especificações.
se for o Celsius SC-631BR ou SC-630BR consta como fluido orgânico, e é na cor rosa, conforme o site da petroplus:

http://www.stp.com.br/2014/portal/areasdeatuacao.php#quatro

consta como inorgânico no site o SC-620BR e o SC-621BR.

Parece que o Celsius anticorrosivo (antirust) PP-616BR foi descontinuado e ainda é encontrado a venda em alguns locais (https://www.mercadocar.com.br/aditivo-anticorrosivo-para-radiador-stp-antirust-rosa-500-ml/p).
O Petroplus antirust (rosa) continua a venda com o mesmo código PP-616BR. Tanto o Celsius anticorrosivo como o Petroplus antirust são sintéticos (inorgânicos) e é o que foi usado acima, isto é, se estiver usando o orgânico (mono etileno glicol) original Nissan, misturou com um sintético(inorgânico)...sei que é contra indicado, mas não sei quais as consequências dessa mistura.


Muito obrigado pela orientação. Antes eu iria a Belo Horizonte para fazer melhorias em meu carro, mas após participar de um fórum de Tunning, concluí que pagarei menos de R$ 5.000,00 por um serviço que a Concessionária me cobrou R$ 9.100,00, com os mesmos materiais.

Como não sairei mais de minha cidade, e percebi que me venderam um produto extremamente prejudicial, irei procurar um mecânico de minha confiança para providenciar a retirada do líquido, lavagem do sistema e inserção do fluido para arrefecimento correto.

Aqui em minha cidade encontrei as seguintes marcas:

*Radnaq T-5 Concentrado 9041 (RT2027) - Rosa
Local Fluido do Radiador Aditivo-rosa-radiador-radnaq-t5-long-life-1litro-concentrado-D_NQ_NP_635421-MLB20777515377_062016-F

*Lubrax Orgânico Pronto (NBR 14261, NBR 13705, ASTM D4340, ASTM D3306) - Rosa
Local Fluido do Radiador AD075---Aditivo-Radiador-Lubrax-1-Litro

*Petronas Coolant 11 Concentrado (NBR 13705, ASTM D-3306, ASTM D-4985) - Azul-esverdeado
Local Fluido do Radiador Aditivo-de-radiador-petronas-coolant-11-verde-concentrado-1l-D_NQ_NP_909443-MLB26461338497_112017-F

*Radiex Bio Coolant Pronto (PS2G - R1893) - Azul
Local Fluido do Radiador D_Q_NP_794297-MLB27041680742_032018-Q

*Celsius Concentrado Tropical Orgânico (SC-731BR) - Rosa
Local Fluido do Radiador Img_2015

*GT-RAD Orgânico Concentrado - azul
Local Fluido do Radiador Img_2016

*Valeo orgânico com monoetilenoglicol

*Paraflu com glicol

A dúvida que me resta é: em meio a tantas marcas, qual a mais indicada?
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Mensagem por icefly em Ter Abr 17, 2018 10:25 pm

Entre as citadas Petronas ou STP.
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