Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Clube Versa SP
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyHoje à(s) 11:45 am por t.c.

» vuelo de easyjet
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Troca de líquido de arrefecimento  EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Troca de líquido de arrefecimento  EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

Inscreva-se!


Troca de líquido de arrefecimento

4 participantes

Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por icefly Dom Mar 11, 2018 3:25 pm

March 1.6 2012 da minha irmã, chegou aos 88 mil km, portanto vai trocar por km, não pelo tempo (8 anos).
Provavelmente o líquido será o da Honda, serve para Nissan, mais barato, é de pronto uso, não precisa diluir, é longa vida, e é da mesma cor (não que isso seja muito importante).

Até aí ok, a dúvida é, fazer o enxágue, com água de torneira mesmo, água destilada (própria mais pura) ou deionizada (menos pura que a destilada)?? Ou seria excesso de preciosismo?
Question
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por pimenta59 Dom Mar 11, 2018 8:24 pm

Se você tem certeza de que não vai sobrar água da torneira dentro, eu até faria com ela.

Sinceramente, como nosso motor é de alumínio (e não SUJA o sistema como os de ferro) e esse aditivo dura para cacete, não penso em fazer a troca, já que nesse processo envolve riscos, então, risco por risco, deixo como está.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por WilsonM Seg Mar 12, 2018 1:40 pm

eu nem perderia tempo com enxague.
só troca e siga a vida, já que daqui a dois anos você vai ter de trocar novamente, :-)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por nakay Ter Mar 13, 2018 10:29 pm

deve dar um trabalho danado fazer essa limpeza ou enxague (no mínimo deve repetir umas 3 vezes). Não sei quantos litros dá para drenar via dreno do radiador + reservatório de expansão...deve ser em torno de 3,5 a 4 litros? Repetindo 3 vezes gastará em 10~12 litros de água destilada...
Supondo que após o último enxague fique somente água (em torno de 3 litros), o ideal seria repor com etileno glicol concentrado, também em torno de 3 litros para uma concentração final de 50%, considerando que o total  de líquido de arrefecimento no march HR16  é de 6,7 litros.

Por isso, se não estiver muito contaminado, apenas faria a drenagem e reposição no mesmo volume com o liquido novo e repetiria o processo num tempo menor que o recomendado para a troca (tem vídeo-MRB do procedimento).

Não sei se viu, mas olha a sequência do enxague/limpeza no manual de reparo:

Troca de líquido de arrefecimento  Ma3_li10
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por icefly Ter Mar 13, 2018 11:48 pm

Como sempre fica algo no sistema/motor, acho que temos de considerar algumas coisas:

- se vai enxaguar com água comum, o aditivo que vier depois em definitivo, vai neutralizar os efeitos dela?

- se não fizer enxágue, vai ficar aditivo original ainda, acho que seria menos nocivo que água, mas ainda não cenário ideal, certo?

Detalhe que no service manual, bem lembrado/postado pelo nakay, falam em água, sem fazer menção se é comum ou destilada.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por nakay Qua Mar 14, 2018 12:45 am

Troca de líquido de arrefecimento  Ma_pro10

Não sei o quanto é possivel drenar ao remover o tampão no bloco do motor...
talvez a lavagem "torneiral"(com máquina) seria aceitável nos casos de contaminação acentuada, muita oxidação ou em casos de mistura com líquidos inorgânicos...neste caso a água remanescente é o menor dos problemas...Agora para uma troca regular, acho mais aceitável misturar com a sobra do liquido velho...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por icefly Qua Mar 14, 2018 9:06 am

Como não está sujo o sistema (pelo menos acho que nao está, colocaram água comum só no reservatório de expansão), estou achando que é melhor só esgostar o sistema e no reservatório talvez lavar (vai depender se o serviço vai ser feito em oficina ou em casa mesmo, eu e um sobrinho podemos nos aventurar nisso rsrsrs).

WilsonM escreveu:eu nem perderia tempo com enxague.
só troca e siga a vida, já que daqui a dois anos você vai ter de trocar novamente, :-)

Da segunda troca em diante é a cada 4 anos ou 40 mil km, conforme manual, isso se usar um aditivo long life; já a primeira troca, é com 8 anos ou 80 mil km.

Andei pesquisando preços por aqui, na Honda 3,7 litros de aditivo pronto uso é cerca de R$ 100, em autopeças achei Petronas pronto uso por $ 30/litro, e Havoline concentrado $ 50/litro, o Petronas ia sair elas por elas com o Honda, Havoline + água destilada ia sair um pouco mais em conta.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de líquido de arrefecimento  Empty Re: Troca de líquido de arrefecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos