Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube
CleverNT

Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Barulho no Motor só 2 quarteirões

Ir em baixo

Barulho no Motor só 2 quarteirões  Empty Barulho no Motor só 2 quarteirões

Mensagem por Catia de Fatima Sex Nov 17, 2017 12:39 am

Boa noite a todos! Não entendo de mecanica ...
Comprei um sentra usado 2007/2008 mecânico a gasolina, 98.000 mil km porem muito conservado... comprei de particular, mas tinha laudo completo que o veículo não havia sido batido e nem adulterado...
Um mês depois comecei a ouvir um barulho de tec tec somente no começo quando saio, tipo 2 quarteirões o barulho some...
Ele esta marcando que trocou óleo com 95.000 ... 15 x40
Outra dúvida esse motor também troca Correia dentada aos 100 mil km?

Catia de Fatima

Barulho no Motor só 2 quarteirões  Empty Re: Barulho no Motor só 2 quarteirões

Mensagem por dtyonline Sex Nov 17, 2017 1:16 am

Catia seja bem vinda e parabéns pelo Sentra!

Não possui correia dentada o motor mas sim corrente de comando.

Abraços,
dtyonline
dtyonline

https://www.nissanclube.net.br/

Mensagem por Catia de Fatima Sex Nov 17, 2017 1:22 am

Obrigada pela resposta. E essa corrente de comando tem alguma manutenção específica para km alto igual ao meu?

Catia de Fatima

Mensagem por dtyonline Sex Nov 17, 2017 1:35 am

Imagina Catia. A manutenção específica é seguir a troca de óleo do motor, pois essa corrente é metálica e lubrificada pelo próprio óleo do motor.

Abraços,
dtyonline
dtyonline

https://www.nissanclube.net.br/

Mensagem por Brates Sex Nov 17, 2017 4:50 am

Catia de Fatima escreveu:Boa noite a todos! Não entendo de mecanica ...
Comprei um sentra usado 2007/2008 mecânico a gasolina, 98.000 mil km porem muito conservado... comprei de particular, mas tinha laudo completo que o veículo não havia sido batido e nem adulterado...
Um mês depois comecei a ouvir um barulho de tec tec somente no começo quando saio, tipo 2 quarteirões o barulho some...
Ele esta marcando que trocou óleo com 95.000 ... 15 x40
Outra dúvida esse motor também troca Correia dentada aos 100 mil km?
Sra. Cátia. Se me permite emanar a minha opinião, o seu carro não está com o óleo indicado para o correto funcionamento do motor. Se o antigo proprietário sempre usou o óleo com essa viscosidade, sempre o fez de forma errônea. A NISSAN recomenda o uso do óleo para motor na viscosidade 5W30 SINTÉTICO. Ao efetuar a troca, e recomendaria que fosse o mais breve possível, trocaria tbm o filtro de óleo. Tenho um Sentra do mesmo ano e exatamente na mesma configuração que o da sra. Uso esse óleo desde sempre e não há ruído algum no motor. Roda silencioso e é bastante econômico. Hoje, o meu está com 72.500 km. Quanto a corrente de comando que equipa os nossos carros, ela não requer manutenção e até hoje não ouvi relatos de que ela tenha apresentado problema com algum forense ou com qualquer pessoa que conheça que tenha esse carro. E olha que já vi Sentra com mais de 300.000 km. O importante e fundamental, sempre, é efetuar a correta troca de óleo e filtro. Como disse o próprio amigo anterior à mim, é o óleo do motor que lubrifica essa corrente de comando e a mantem em ordem. Pela KM do carro da sra, é de suma importância, caso já não tenha sido feita, a troca das VELAS. Elas são de IRIDIUM e a durabilidade delas é de aprox. 100.000 KM. Outro detalhe importante e caso tbm não tenha sido feito, é a substituição do líquido de arrefecimento. (água do radiador). Deve ser feito com água desmineralizada juntamente com ADITIVO PARA RADIADORES em sua devida proporção. AC DELCO, DELPHI ou os próprios originais vendidos na concessionária são indicados. Atenção tbm ao fluído de freio. Com o passar do tempo o fluído perde as suas propriedades e consequentemente o freio perde a sua eficiência. As pastilhas que nosso carro usa, são de cerâmica e duram tbm 100.000 KM dependendo do uso, claro. Verificando esses itens mencionados, tenha certeza que a senhora terá um carro bom, eficiente e livre de qualquer problema por bastante tempo. A parte que considero crítica desse carro, é a suspensão. Buchas do quadro, bandejas, bieletas, terminais de direção são pontos à observar durante o rodar. Barulhos indicam alguma bucha rasgada ou alguma peça com folga. No mais, parabéns pela aquisição e tenha certeza que esse fórum é dirigido por pessoas sérias, atenciosas e propensas a ajudar todos aqueles que precisam com bastante conhecimento e eficiência. Aqui temos resposta pra tudo. E, não tendo, iremos atrás de uma possível resposta para lhe ajudar.
Um abraço!

Brates

Mensagem por icefly Sex Nov 17, 2017 8:07 am

O óleo não está certo.

Ou usa SN 10w40, semissintético ou SN 5w30, sintético, ILSAC GF5.
icefly
icefly

Mensagem por PauloEduardo Sex Nov 17, 2017 8:40 am

Também aposto no tipo de óleo errado como causador do ruído. Este barulho que ouve pode estar vindo dos chamados "tuchos" (componentes que ajudam a controlar a abertura das válvulas do motor). Como os tuchos são hidráulicos (funcionam com óleo) necessitam estar sempre carregados. Como o óleo que está usando é mais grosso do que o indicado ao se ligar o carro ele custa mais a subir para as partes altas do motor, onde se encontram os tais tuchos, e a carregá-los. Estes funcionam "a seco" por alguns instantes gerando o ruído característico.

O óleo ideal seria o 5w30 100% sintético, bem mais fino do que está usando. Entretanto, este pode ser fino até demais dependendo do estado e quilometragem do veículo. Se optar por utilizá-lo tente observar o ruído do motor em geral. Se ficar mais barulhento melhor utilizar então o 10w40 semisintético. Se o motor permanecer silencioso fique com ele então.

Convém também esperar alguns bons segundos (no mínimo uns 20) para sair com o carro depois de ligá-lo ao menos pela manhã. Isto promove a devida lubrificação do motor e câmbio (se for automático) antes do carro se movimentar. Isto é bom para qualquer tipo de carro. Sei que é chato e que sempre estamos todos com pressa em tudo mas todos deveriam fazer isto.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagem por Brates Sex Nov 17, 2017 8:49 am

Paulo Eduardo, me corrija, por favor, caso eu esteja errado. Mas me parece que o motor do Sentra é equipado COM "tuchos" mecânicos e NÃO "tuchos" hidráulicos. Procede?

Brates

Mensagem por PauloEduardo Sex Nov 17, 2017 9:22 am

Muito tempo atrás li que seriam na verdade híbridos. Se colocar "tuchos sentra" no google imagens vai aparecer tuchos hidráulicos. Tem até o furinho para a entrada do óleo.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 9:33 am

o Sentra possui uma "válvula de retenção" para tentar reter o óleo nas partes internas do motor, exatamente para tentar evitar a partida sem lubrificação. Aliás, bons filtros de óleo também possuem esta válvula de retenção.

o melhor óleo com certeza é o 5w30 100% sintético, apesar de que em geral o motor do Sentra aceita uma infinidade de óleos, inclusive estas especificações mais antigas. às vezes ter um projeto de motor mais antigo (o projeto do MR20DE é de 2004) pode propiciar este tipo de vantagem. Como eu costumo dizer, óleo é feito pra circular, então quanto menos viscoso melhor.

o barulho tipo tec-tec poderiam também vir das juntas homocinéticas?
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Brates Sex Nov 17, 2017 9:39 am

PauloEduardo escreveu:Muito tempo atrás li que seriam na verdade híbridos. Se colocar "tuchos sentra" no google imagens vai aparecer tuchos hidráulicos. Tem até o furinho para a entrada do óleo.
Ok. Sempre tive total certeza que tuchos hidráulicos equipavam os motores que antecederam à esse MR20DE. E um dos diferenciais desse MR20DE em relação aos antecessores, eram possuir tuchos mecânicos. Blz, obrigado. Vou rever os meus conceitos. Valeu!

Brates

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 9:43 am

isso Brates, na geração anterior, o motor SR20DE, os tuchos era hidráulicos com certeza.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Brates Sex Nov 17, 2017 10:15 am

Eita Wilson...agora vc tacou fogo no negócio...rsrsrs. Blz...o antecessor eram hidráulicos. Sempre soube que o atual (MR20DE) eram mecânicos. Aí complicou tudo...rsrsrs. Vc e o Paulo Eduardo, dois "expert's" em NISSAN. Prefiro ficar de fora e ir em busca de algo na literatura ou esperar de vc's mesmo uma resposta fiel e verdadeira. Me proponho à ir atrás tbm, ok?

Brates

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 10:22 am

Brates, se você achar algo compartilhe com a gente, informação  de qualidade sempre é útil.

do MR20DE não tenho certeza sobre os tuchos, também achava que eram mecânicos, um dia quem sabe apareça alguém que tenha de ter mexido nisto e possa nos mostrar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Catia de Fatima Sex Nov 17, 2017 10:56 am

Bom dia a todos!
Obrigada por tantas respostas! Cada marca possue sempre os seus "segredos ".
Tive a maior parte da minha vida carro japonês (subaru ) e dele sei todos os percalços... kkkkk meu filho até aprendeu mecânica neles e hoje só mexe na marca...
Ele que sugeriu procurar um clibe Nissan (eles tem também o clube deles)
Só que ele começou a tirar algos sarros dizendo que eu tinha sido enganada e que pelo jeito meu motorzinho já era... aconselhou eu vender... mas eu estou apaixonada pelo carro... realmente a suspensão parece ser um ponto fraco..mas acho que vale a pena...
Quanto ao óleo me parece que ni manual estava 10 alguma coisa (30 ou40) não me lembro... mas vou olhar novamente
Outra coisa que esqueci de perguntar é da cinta no volante. .. estou sem buzina e os controles do radio não funcionam...
Eu não comentei mas quando comprei levei numa concessionária Nissan para fazer orçamento. ..queriam quase o que eu paguei nele.e so para trocar a cinta 2000...
Tenho plena consciência que comprei um carro usado e algumas coisas teria que fazer...velas, correia ( que agora sei nao tem) talvez só a do ar condicionado (essa tem? Kkk) pastilhas buchas talvez batente ou amortecedor etc...mas nada que fosse mais grave entendem?
Mas como eu disse estou apaixonada pelo carro. .
Vou trocar o óleo e conto aqui depois. ..
Coloco o descrito no manual 10 x40 ou 10x30 ou coloco o 5x 30?
Esse 5x30 não é só para modelos mais novos?
E por último como posso descobrir qual motor é o meu...me corrijam se estiver errada mas vi comentários com modelo de motor...

Catia de Fatima

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 11:11 am

o motor do Sentra 2.0 é o MR20DE. 
Eu utilizaria um óleo 100% sintético, 5W30 que atenda a norma ILSAC GF-5. É realmente um dos óleos mais modernos que existe. Temos relatos de que alguns carros ficam mais barulhentos com este óleo, se for o caso, volte para um 10W40, mas aí você vai acabar usando um semi-sintético.

Os óleos 100% sintéticos são melhores porque as moléculas são mais uniformes, promovendo um "filme" protetor sobre a superfície do metal mais homogêneo.

Sim, existe correia de acessórios. Está fazendo barulho?

a cinta do airbag tem pra comprar no mercado livre, a peça central que é o hard disk é que encarece a peça, mas não chega a R$2.000 com certeza.

motor de carro se bem cuidado chega aí nos 500.000 km sem muita dor de cabeça. A não ser que o cara tenha adulterado o hodometro, não acho que o motor do seu carro esteja condenado. Por ser carro usado, o melhor é ir com calma, priorizar o que tem de ser feito antes, devagarzinho tudo dá para consertar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Catia de Fatima Sex Nov 17, 2017 11:18 am

Maravilha! Vou colocar 5x30 se ficar barulho o máximo e trocar de novo...kkkk
E sim vou fazer aos poucos... de acordo com o meu bolso...
Obrigada pela atenção!

Catia de Fatima

Mensagem por lenhador2001 Sex Nov 17, 2017 11:20 am

O que encontrei sobre os tuchos:

"MR20DE was not equipped with any hydraulic lifters, and so if ticking noise has appeared, you need to regulate valve clearance."

"The engine has not hydraulic tappets. If you will hear rising noise from the engine, this probably the first sign of you need to adjust the valve gaps. Gaps are adjusted by washers."

Resumindo: São tuchos mecânicos, mas não é regulagem por "porca/parafuso" como na Honda, por exemplo.

Lembro de um post do MRB falando sobre isso. A regulagem é feita trocando uns copinhos que vão sobre as válvulas. Podem ser comprados copinhos com "alturas" diferentes (na verdade é uma pastilha que pode ser mais grossa ou mais fina).

Martin

lenhador2001

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 1:21 pm

obrigado pela pesquisa, Martin!
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por PauloEduardo Sex Nov 17, 2017 1:30 pm

Não quero me alongar nesta discussão sobre tuchos mas sem querer eu trouxe dúvidas que agora devo elucidar. De fato são mecânicos pois o trabalho é realizado pelos tais copinhos e não por tuchos hidráulicos propriamente ditos. Mas observando atentamente há um pequeno orifício neles (copinhos) por onde entra óleo exatamente como num tucho hidráulico. O que li anos atrás é que lá dentro este óleo mantém certa pressão e por isso seriam "tuchos híbridos". Portanto, se ali o óleo não chegar e passar fácil vai fazer barulho tal qual um tucho hidráulico descarregado. Não queria muito entrar nestes detalhes mas enfim...
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagem por WilsonM Sex Nov 17, 2017 2:08 pm

ah, legal, Paulo, mais uma que estou aprendendo com você.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado