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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por leofvidal Sex Dez 25, 2015 11:45 am

Olá galera, há um tempo percebo que, principalmente à noite com motor ainda frio, ao ir parando em semáforos ou cruzamentos com o AC ligado, o motor fica caindo a rotação abaixo de 1000 rpm e fica tentando corrigir dando aceleradas automáticas pra voltar aos 1000 rpm da marcha lenta. Depois cai de novo e faz esse processo novamente. Dá até pra sentir uma vibração no carro quando a rpm cai. Isso acontece com gasolina ou com etanol. Normal sei que não é, pois antes não era assim. Chuto que seja algo a ver com o compressor do AC ou corpo de borboleta sujo.
Hoje o carro está com 16600 km em 20 meses de comprado.

Alguém já observou isso?
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por pimenta59 Dom Dez 27, 2015 9:35 pm

Tenta limpar o corpo de borboleta. Isso é típico de corpo sujo.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por userdefault Ter Jan 05, 2016 10:49 am

Muito estranho, o carro esta muito novo para apresentar isso!! Liga o carro quando ele estiver com motor aquecido, abra o capô do motor e ligue o ar condicionado, verifique se o compressor fica armando e desarmando, se acontecer o primeiro passo é a limpeza do TBI.

Segue um vídeo que é funcional para o March com motor 1.6 16V, nele aparece como fazer a limpeza do TBI do Tiida porém o procedimento é o mesmo para o March, a pessoa detalha muito bem o procedimento:



Neste outro fui eu quem fiz, mostra como retirar o duto e fazer a limpeza do mesmo no March 1.6 16V, ficou meio amador mas espero que ajude rs:



Lembrando que ja existe um tópico sobre o assunto TBi, segue o link:

https://nissanclube.forumeiros.com/t258-atencao-a-sujeira-no-tbi-causada-pelo-blowby

Boa sorte.


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lucasmorais.20@hotmail.co e Jeyeagle gostam desta mensagem

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por leofvidal Ter Jan 05, 2016 11:15 pm

Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.

Obs.: por hora estou no etanol.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por icefly Ter Jan 05, 2016 11:42 pm

Preciso fazer essa limpeza no meu, já está com 40 mil km em pouco mais de 4 anos.

Na última revisão em garantia pedi pra verificarem estado da TBI e o fdp do consultor vem me dizer "esses carros não precisam de limpar isso, estão novos ainda" Evil or Very Mad depois dessa e por outras nunca mais levei carro pra revisar na css, até pretendia fazer as revisões até 60 mil km lá, mas enchi o saco de certas atitudes da css de São Luís (Entreposto).
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por userdefault Qua Jan 06, 2016 9:31 am

leofvidal escreveu:Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.

Obs.: por hora estou no etanol.

Parabéns, incrível como a sujeira causa problemas neste motor, leva na CSS para verificarem e apagarem os erros antigos.

Eu estou testando um filtro para eliminar a sujeira de TBI, se funcionar vou postar aqui, faltam mais 13 mil Km para ver se funciona rs...

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por leofvidal Qua Jan 06, 2016 8:40 pm

Acho que o procedimento que fiz não gerou erros ou gerou?
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Mensagem por pimenta59 Qui Jan 07, 2016 1:14 am

Provavelmente, não. Não acendeu luz no painel não é?

Qualquer coisa checa com o leitor OBD2.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por userdefault Qui Jan 07, 2016 8:58 am

Me perdoa leofvidal, eu li outro post e pensei que o seu apareceu erro pela luz indicativa no painel.

Provavelmente o seu não apareceu erro.

Desculpa a gafe.

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por Baco23 Qui Jan 07, 2016 10:05 am

Poxa, o meu está com esse problema.

Fiz uma recente revisão numa oficina na Tijuca/RJ prá viajar.

Fui do RJ a Porto Seguro com o carro inclusive desligando.

Retornei na oficina, o mecânico colocou a mão no cano de descarga e numa borracha no motor e afirmou ser problema de combustível ruim (abasteço sempre BR e SHELL) e a questão do compressor do AC está armando e desarmando era "falta de gás" no sistema. Meu Deus!!!

Vi alguns vídeos na internet que se o corpo de borboleta estiver sujo surgem tais problemas.E aqui tive a comprovação.

E a oficina é referência...serviço não é barato...

Obrigado aos amigos do fórum.

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por userdefault Qui Jan 07, 2016 10:09 am

Baco23, faça vc mesmo o serviço, vc vai precisar dos seguintes itens:

- Paciência rs;
- Um tubo de CAR80 descarbonizante;
- Uma chave de fenda;
- E dar uma assistida nos vídeos e ensaiar no carro antes de começar o serviço(ensaiar eu digo verificar onde fica cada item e identificar as conexões e etc);

Não se esqueça de panos velhos para limpeza.

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por Baco23 Qui Jan 07, 2016 10:26 am

Valeu Samuel... vou tentar e postarei o resultado aqui!

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por userdefault Qui Jan 07, 2016 11:03 am

Maravilha, quanto menos dinheiro perdermos melhor...

Boa sorte.

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por nakay Qui Jan 07, 2016 9:18 pm

leofvidal escreveu:Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.

Obs.: por hora estou no etanol.
.........................
Que bom que resolveu...
Só estou achando as rotações exageradas. Estive monitorando a marcha lenta, pq achei que estava meio acelerado...os valores ficaram de 750 a 775rpm. Ao ligar dá um pico até 1500rpm, estabiliza em torno de 1200-1250rpm (frio) e depois (aquecido) nos valores já citados...ao acoplar o ar sobe para 900rpm.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por leofvidal Sex Jan 08, 2016 12:35 am

Os valores foram no "olhômetro" pelo ponteiro do conta giro. Depois verifico no leitor de OBD2 tongue
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Oscilacao ao usar o Ar Condicionado

Mensagem por Deftones Seg Dez 25, 2017 10:04 pm

leofvidal escreveu:Olá galera, há um tempo percebo que, principalmente à noite com motor ainda frio, ao ir parando em semáforos ou cruzamentos com o AC ligado, o motor fica caindo a rotação abaixo de 1000 rpm e fica tentando corrigir dando aceleradas automáticas pra voltar aos 1000 rpm da marcha lenta. Depois cai de novo e faz esse processo novamente. Dá até pra sentir uma vibração no carro quando a rpm cai. Isso acontece com gasolina ou com etanol. Normal sei que não é, pois antes não era assim. Chuto que seja algo a ver com o compressor do AC ou corpo de borboleta sujo.
Hoje o carro está com 16600 km em 20 meses de comprado.

Alguém já observou isso?



Pessoal, meu Versa 1.6 16V 2017-2018 ta com apenas 150 Km , e exatamente o mesmo sintoma citado pelo Leofvidal acima, nao posso acreditar que seja sujeira no TBI. Isso pode ser carga de gas ou o compressor ou algum outro motivo?

Estou gostando do carro mas essa acelerada automatica tem me deixado desanimado.

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por WilsonM Ter Dez 26, 2017 6:25 pm

sendo tão novo, não acho que seja algo da TBI, mas talvez por culpa do compressor de ar condicionado.

mas sério, a rotação do Versa ao parar no trânsito fica em 1.000 rpm? Parece meio elevado este regime de giros.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por Deftones Qua Dez 27, 2017 12:24 pm

WilsonM escreveu:sendo tão novo, não acho que seja algo da TBI, mas talvez por culpa do compressor de ar condicionado.

mas sério, a rotação do Versa ao parar no trânsito fica em 1.000 rpm? Parece meio elevado este regime de giros.



Sim, entre 900 e 1000. Quando o ar condicionado está ligado ele fica ligando e desligando o compressor com um intervalo muito curto de tempo, sem parar e faz um barulho de click alto no motor e a aceleração fica subindo e descendo toda vez q liga e desliga "estou achando muito curto esse espaço de liga e desliga do compressor".
Com o carro andando e o rádio ligado é imperceptível, porém parado e o radio desligado facil vc perceber.

Levei o carro na CSS , passaram o Consult e o consultor me disse que é caracteristica do carro isso.

Não estou satisfeito com isso ainda, se o compressor estiver com pouco gás , ele acoplaria e desacloparia?

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por WilsonM Qua Dez 27, 2017 1:08 pm

na verdade, esse liga e desliga do compressor é por causa do alternador.
O compressor demanda carga, a giros baixos o alternador não gera carga suficiente, a central eletrônica percebe e comanda um aumento de giros, que faz o compressor ligar, mas quando o regime de giros cai, o compressor desliga, e pode ficar num circulo vicioso.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por Deftones Qua Dez 27, 2017 1:32 pm

WilsonM escreveu:na verdade, esse liga e desliga do compressor é por causa do alternador.
O compressor demanda carga, a giros baixos o alternador não gera carga suficiente, a central eletrônica percebe e comanda um aumento de giros, que faz o compressor ligar, mas quando o regime de giros cai, o compressor desliga, e pode ficar num circulo vicioso.


To achando muito estranho isso, venho de um Fox e não tinha isso. Você diria que isso é normal?

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por WilsonM Qua Dez 27, 2017 3:17 pm

é estranho mesmo, mas não sei se dá para fazer muita coisa, a não ser programar a injeção para trabalhar em rpm maiores quando o carro está parado, se é que esta é a raiz do problema.

Só para você ver, meu Sentra desde zero tem esta questão, também oscila a rotação, o compressor às desarma e arma de novo. Os técnicos da Nissan disseram que é característica do meu carro.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por Deftones Qua Dez 27, 2017 5:15 pm

WilsonM escreveu:é estranho mesmo, mas não sei se dá para fazer muita coisa, a não ser programar a injeção para trabalhar em rpm maiores quando o carro está parado, se é que esta é a raiz do problema.

Só para você ver, meu Sentra desde zero tem esta questão, também oscila a rotação, o compressor às desarma e arma de novo. Os técnicos da Nissan disseram que é característica do meu carro.


Entendi, e qual é o intervalo desse arma e desarma?

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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por andre fachini Qua Dez 27, 2017 5:27 pm

MInha Outlander qdo motor ainda não chegou a temperatura normal de funcionamento faz isso arma e desarma em lenta, as vezes intervalos de menos de 20 segundos....mas a lenta do meu carro é 625 rpms só...Wilson meu Sentra não fazia isso mesmo a lenta dele sendo baixa demais, bom pelo menos depois que limpei TBi que comecei a reparar mais nesta parte...
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por WilsonM Qua Dez 27, 2017 5:33 pm

o meu Sentra desarma uma vez e rearma, eventualmente, não é sempre, por isto que não dei muita importância pro assunto.
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Rotação em marcha lenta oscilando Empty Re: Rotação em marcha lenta oscilando

Mensagem por pimenta59 Qua Dez 27, 2017 6:50 pm

Sim, é normal em Versa e March, armar e desarmar o compressor rapidamente, e escutar o barulho característico. Pode testar em qualquer um, todos, sem exceção fazem isso.
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