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Troca de bateria

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Troca de bateria - Página 2 Empty Re: Troca de bateria

Mensagem por nakay Ter Dez 29, 2015 5:32 pm

WilsonM escreveu:Faz alguma diferença desconectar/conectar primeiro o polo positivo da bateria, ou tanto faz?

Pois é, segundo o manual do proprietário Nissan: carro A (bateria auxiliar), carro B (bateria arriada)

conectar:    1.positivo A com positivo B e 2.negativo A com massa B

desconetar:  primeiro o negativo e depois o positivo

Postei pq essa sequência é novidade pra mim: ligar à massa do B (sempre liguei + com + e - com -) e retirar a tampinha do respiro das duas baterias (qdo não seladas)

icefly...entendi e consegui ver as fotos.
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Mensagem por MRB Sex Jan 01, 2016 2:23 pm

É a tal chupeta é cheio de mimimi.
Regras são criadas para prevenir acidentes, e acidentes com bateria pode ser fatal.

Tudo tem um porque da sequencia e do local.
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Mensagem por nakay Sex Jan 01, 2016 7:32 pm

Vejo que sempre fui negligente por desconhecer, várias, questões referentes à bateria. Achava que quanto maior a capacidade de armazenamento (Ah) ou maiores dimensões, melhor era a bateria. Vi que o mais importante é a corrente de partida à frio (CCA) que nem sabia o que era.
Com relação à bateria arriada, até a pouco tempo atrás, fazia o carro pegar no tranco sem saber que isso era (muito) prejudicial e, em relação a "chupeta" desconhecia o perigo de queimaduras e incêndio, e outras questões já discutidas aqui...
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Mensagem por MRB Sex Jan 01, 2016 10:22 pm

Uma parte dessa regra é para não gerar faísca no borne da bateria, pois a mesma durante o uso gera hidrogênio formando uma atmosfera explosiva. Ai qualquer centelha no borne faz Kbumm.
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Mensagem por nakay Sex Mar 04, 2016 12:00 am

Tinha pesquisado sobre baterias e me preparado para fazer a troca no march...na época não tinha nenhum indicativo de problema, a não ser o tempo de uso.
 
Em fevereiro, ao tirar uma foto do painel para ilustrar o tópico das luzes do painel  vi que já estava com os problemas relatadas pelo professor no vídeo :

Pois bem, continuei sem trocar, e hoje ela teve um infarto fulminante!!  Sem nenhum sintoma (a mais) além da citada no vídeo: sem dificuldade de partida e  tudo funcionando...liguei pela manhã, andei uns 20 Km, parei, tentei dar a partida e nada...tive que fechar as 4 portas manualmente, chamar o socorro e ficar com a única marca/preço que tinha disponível no auto elétrico... Crying or Very sad Crying or Very sad
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Mensagem por icefly Sex Mar 04, 2016 6:55 am

rsrs é isso: mesmo fulminante, de uma hora pra outra... quanto tempo e km tem teu March?

Apesar de dar sinais claros, insisti em pensar que estava ok pra rodar mais uns meses, mas a minha foi morrendo em questão de semanas e também parou de vez.
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Mensagem por nakay Seg Mar 07, 2016 11:00 pm

icefly,
Após a troca da bateria fui conferir se ela estava bem presa e percebi que os (2) chicotes entre a bateria e a caixa de fusíveis estavam prensados. Fui conferir nas fotos pré troca e percebi que não estavam assim...assim que tiver um tempo vou corrigir isso.
Dei uma olhada na foto que postou e percebi que também estão meio prensadas...acho melhor dar uma conferida. Também percebi que a trava da sua bateria está meio deslocada...dá uma olhada na foto.

Troca de bateria - Página 2 Bat%20prend._zpsg5uyepnk

olha como estava (antes da troca) no meu march:
Troca de bateria - Página 2 SR%20%20bateria%20575x_zps6espcy9g

A propósito, a bateria original durou 3 anos e 6 meses e está com 35mil Km. Penso que parte do desgaste (ou seria o contrário?) ocorreu no 1º ano onde quase não usei...dava umas voltas a cada 3 semanas (fiz a primeira revisão com 2mil Km).
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Mensagem por pimenta59 Seg Mar 07, 2016 11:28 pm

É impressão, ou essa bateria branca está ao contrário?
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Mensagem por nakay Seg Mar 07, 2016 11:36 pm

Não Pimenta, dá uma olhada nos posts iniciais...
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Mensagem por icefly Qua Mar 09, 2016 9:23 pm

nakay escreveu:icefly,
Após a troca da bateria fui conferir se ela estava bem presa e percebi que os (2) chicotes entre a bateria e a caixa de fusíveis estavam prensados. Fui conferir nas fotos pré troca e percebi que não estavam assim...assim que tiver um tempo vou corrigir isso.
Dei uma olhada na foto que postou e percebi que também estão meio prensadas...acho melhor dar uma conferida. Também percebi que a trava da sua bateria está meio deslocada...dá uma olhada na foto.

Troca de bateria - Página 2 Bat%20prend._zpsg5uyepnk

olha como estava (antes da troca) no meu march:
Troca de bateria - Página 2 SR%20%20bateria%20575x_zps6espcy9g


Vou verificar o chicote; já a bateria está bem firme.
Terei de revisar isso mesmo porque um dos meus amplificadores de som parou de funcionar, desconfio de mau contato no cabo vermelho que vai no borne da bateria.

nakay escreveu:
A propósito, a bateria original durou 3 anos e 6 meses e está com 35mil Km. Penso que parte do desgaste (ou seria o contrário?) ocorreu no 1º ano onde quase não usei...dava umas voltas a cada 3 semanas (fiz a primeira revisão com 2mil Km).

Tempo parecido com o meu (4 anos e 1 mês - 40 mil km praticamente)

pimenta59 escreveu:É impressão, ou essa bateria branca está ao contrário?

Já explicaram antes que não; mas acho estranho essa etiqueta virada ao contrário.

icefly25 escreveu:Lembrei que meu irmão foi avisado pelo lojista que tem de levar o carro na loja pra verificar se tá tudo ok com a bateria, para fins de garantia de 18 meses...

Quase 3 meses depois voltei na loja que vendeu a bateria pra fazer o teste com multímetro: bateria bombando; vi uma parte do teste e no multímetro deu mais de 14,5v com o motor girando.
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Mensagem por nakay Sex Mar 11, 2016 12:49 am

Os cabos "espremidos" é só puxar para a extremidade que eles se soltam:
Troca de bateria - Página 2 SR%20bat%20corr._zpsucvqrbvp

com relação à fixação vi que nos marchs europeus, nos japoneses...são mais seguras e reforçadas. Como a nossa é só na base, penso que ela deve estar bem posicionada.
Troca de bateria - Página 2 Bater.%20fixaccedilatildeo_zps3z0jm8px
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Mensagem por leofvidal Sab Mar 12, 2016 10:45 am

icefly25 escreveu:
Quase 3 meses depois  voltei na loja que vendeu a bateria pra fazer o teste com multímetro: bateria bombando; vi uma parte do teste e no multímetro deu mais de 14,5v com o motor girando.

Com o motor ligado você está lendo a tensão na saída do alternador que alimenta a bateria. Logo não está testando a tensão da bateria.
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Mensagem por icefly Sab Mar 12, 2016 2:01 pm

Foi testado dos 2 jeitos, com motor girando (check se o alternador estava carregando) e com a bateria desligada (check da capacidade); não lembro as 2 leituras mas acho que deu 14,5v ou 14,7v com motor girando.
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Mensagem por nakay Seg Mar 14, 2016 9:49 pm

Parece que a tensão da bateria é entre 12V a 13V, e a tensão fornecida pelo alternador é em média 14,5 Volts.
...................................................
Retomando às dimensões da bateria para o march...em geral é recomendada (pelos fabricantes de bateria) de 60Ah que tem dimensões semelhantes (em qualquer marca) no comprimento e largura, e na altura 2 medidas diferentes: caixa alta (190mm) e caixa baixa (175mm). Essas duas medidas servem no march e tem os valores nominais iguais...como estou providenciando uma capa térmica, essa diferença tem que ser levada em conta...


Última edição por nakay em Ter Mar 22, 2016 7:47 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por nakay Ter Mar 22, 2016 1:23 am

Aprendi, na prática (fishing), alguns dos motivos que levam à diminuição da vida útil da bateria:  velocidade de carregamento, utilização da bateria até a descarga total, trepidações e solavancos, quantidade de eletrólitos, armazenamento prolongado...a bateria durava no máximo um ano (utilizada para mover um motor elétrico em pescarias).

No fórum e em pesquisas, conheci um outro fator na diminuição dessa vida útil:  a temperatura (alta) no cofre do motor. Daí, aprendendo e copiando (mais uma vez) o nosso professor MRB, resolvi encomendar uma capa térmica para minimizar isso. Como o fabricante deu a oportunidade de personalizar a capa, fiz alguns modelos/logos pra quem tiver interesse:-

capa témica "esportiva nismo":
Troca de bateria - Página 2 SR%20capa%20bateria%20lat%20nissan-sup%20nismo%20S%20575x434%204_zpsdn9rwmpy

capa "normal":
Troca de bateria - Página 2 SR%20capa%20bateria%20logo%20nissan%20march%20575x214_zpsucayvxnq
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Mensagem por Mkdam Sab Abr 02, 2016 7:12 pm

Nakay onde tu encomendou essas capas???
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Mensagem por icefly Sab Abr 02, 2016 7:16 pm

Estou estudando comprar uma capa dessas; a Lemarc Store faz uma com logo bordado, pesquise no Google.
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Mensagem por Mkdam Sab Abr 02, 2016 9:27 pm

Achei, valeu Ice. Estou pensando em comprar também...
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Mensagem por nakay Dom Abr 03, 2016 12:44 am

Mkdam escreveu:Nakay onde tu encomendou essas capas???

Vejo que já resolveu... Foi nessa loja que o icefly citou...Como já disse, existe a possibilidade de personalizar.
Além do Ah, é bom informar a altura da bateria (caixa baixa ou alta).
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Mensagem por Mkdam Dom Abr 03, 2016 11:48 am

Blz. Ja fiz o cadastro no site vou ver direitinho essa personalização.. Abraços
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Mensagem por lcdsantos Seg Abr 18, 2016 4:42 pm

Meu March 1.6S 2012/2013 mexicano arriou a bateria mês passado. Quase quatro anos da compra (junho de 2012). Ela já estava dando sinais de fim de vida, mas eu erradamente ignorei. Quando fui sair de viagem em uma sexta, o carro nem ligava... :-(

Liguei correndo para a primeira casa de baterias que encontrei, e acabei comprando uma Platoon (marca que nunca tinha ouvido falar). Segundo o vendedor era uma bateria de CCA compatível com a original (470 A).

Foi entregue em menos de 10 minutos, por um motoboy, que foi até a garagem de meu prédio e trocou em poucos minutos. Ele o fez dando antes uma chupeta com a nova bateria, ligando o carro. E trocou com o carro ligado. Segundo ele para evitar a perda da configuração da chave eletrônica.

A bateria parece ótima. O carro pega muito rápido pela manhã. Mas, como disse, nunca havia ouvido falar nessa Platoon...
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Mensagem por pimenta59 Seg Abr 18, 2016 7:05 pm

O meu quando troquei, foi tradicional, tirou a velha, botou a nova com o carro desligado mesmo. Só o relógio ficou com a hora errada.

Bem, acho que ninguém optaria por essa marca tendo outras possibilidades, mas, no seu caso, não tinha muita escolha realmente.

Bateria de carro é assim mesmo, você vai deixando para lá, no fim, acaba tendo que comprar o que o socorro mecânico do seguro ou casa de bateria que atenda, lhe empurrar na hora.
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Mensagem por icefly Qui Abr 21, 2016 10:52 am

lcdsantos, também ignorei os sintomas da minha indo pro saco, até que um dia, deu uma bela apagada no painel e não deu arranque; eu já vinha pensando em trocar por uma maior de 60A (como de fato troquei), só não troquei antes por conta de outras despesas (bem no Natal), o meu pensamento era trocar uns meses depois mas não teve jeito quando "arriou" de vez.

Quanto a marca Platoon também nunca ouvi falar, agora é ver a durabilidade.
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Mensagem por leofvidal Qua Abr 27, 2016 8:54 pm

Hoje o carro deu uma partida meio arrastada de manhã em casa e na saída do trabalho.
Agora a noite fui medir a tensão da bateria e deu 12,5V. Com o motor ligado 14,3V. Aí lembrei do video do MRB em que a luz do (ABS) tem que apagar após alguns segundos de girar a meia chave e continuar apagada mesmo ao dar a partida do motor. Deu tempo de fazer apenas dois testes desse e observei que a luz do (ABS) reacendia ao dar a partida. Não consigo mais dar a partida, mas luzes e som funcionam normalmente.  Question
Outro detalhe que aconteceu nas duas partidas durante o dia foi um estalo nos falantes do som, pois como possuo um módulo amplificador, a descontinuidade na alimentação gerava um pico na alimentação do mesmo e um pipoco nas caixas.
Amanhã de manhã a missão será resolver o bucho!!

PS.: lembrando que dia 29/04 o carro vai fazer apenas 2 anos.
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Mensagem por nakay Qua Abr 27, 2016 10:03 pm

(provavelmente) sua bateria está nos últimos "suspiros"...não ficaria testando luzes, som. Mesmo que a tensão esteja marcando 12,5V, ela não mantém a carga para a partida...
A vida útil da bateria depende de vários fatores: o som-amplificador consome muita corrente e se usa com o carro desligado já é um indicativo de vida menor, assim como percursos curtos, irregularidades de piso, temperatura no cofre ou até um defeito de fabricação...daí 2 anos tá na margem. Quando troquei a minha não tive muita opção... fique atento na CCA (o ideal é próxima de 500A) e com capacidade em torno de 60Ah.
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