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Mensagem por WilsonM Qui Abr 27, 2017 9:19 am

caro mesmo é se tiver de abrir o câmbio para consertar, diria que vai no mínimo uns R$6.000.

Quem tiver condições de fazer que nem o alex alves, é o melhor dos mundos, o máximo de flush possível. Uma troca simples ajuda, mas como mistura óleo novo com um pouco do velho, ou seja prepare-se para trocas a intervalos bem menores após a primeira troca.


Última edição por WilsonM em Qui Abr 27, 2017 10:15 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Marcelo Rodrigues Qui Abr 27, 2017 10:13 am

Eu fiz a troca do óleo e gastei 990,00, com a mão de obra inclusa e troca usando maquina, óleo original Nissan e filtro tbem. Achei razoável o valor em virtude do intervalo para a próxima troca, que daria algo em torno de 0.02 centavos por quilometro rodado.
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Mensagem por rinluiz Sex Abr 28, 2017 11:10 am

Segue as fotos:

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Foto do procedimento a frio.


Óleo para CVT (Troca) - Página 9 20170411
Foto do procedimento a quente

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Mensagem por Regina Célia Zanelatto Sáb Abr 29, 2017 9:40 am

Oi PauloEduardo. Como encerrou o outro tópico, venho responder aqui a resposta a minha mensagem. Primeiramente, obrigada pelos esclarecimentos. Na troca parcial são necessários quantos litros? Cinco? E mais quantos na troca completa? Estou optando pelo CVTF J4 da Mts mesmo, pela qualidade aqui relatada, bem como valor. Obrigada

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Mensagem por PauloEduardo Sáb Abr 29, 2017 12:00 pm

Regina, geralmente numa parcial simples saem uns 4L ou um pouco mais. Já na troca dos filtros vão uns 3L a mais. Pode comprar uns 11L no total, portanto.

O ideal é que o óleo velho seja drenado num recipiente onde se possa medir o volume pois deve-se colocar o óleo novo na exata quantidade que saiu. A partir daí confere-se o nível a partir da indicação da vareta de medição e ajusta-se se necessário.
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Mensagem por PauloEduardo Qua maio 03, 2017 7:35 am

Segue um vídeo do "Nan para a Vida" sobre um encontro de reparadores de câmbio automático. No final (avancem aos 17:35) há uma curiosa e importante informação sobre o CVT do Sentra:

https://www.youtube.com/watch?v=TGQS9i3aPyU
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Mensagem por Jorgivan Qua maio 03, 2017 7:36 pm

PauloEduardo escreveu:Segue um vídeo do "Nan para a Vida" sobre um encontro de reparadores de câmbio automático. No final (avancem aos 17:35) há uma curiosa e importante informação sobre o CVT do Sentra:

https://www.youtube.com/watch?v=TGQS9i3aPyU

Estive hoje com Teobaldo (TEOMAVE) e ele falou desse encontro. É tanta informação em poucos minutos de conversa que faz as postagens desse fórum parecer coisa de iniciantes amadores.

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Mensagem por PauloEduardo Qua maio 03, 2017 7:48 pm

Jorgivan, nós aqui SOMOS iniciantes e amadores, he he. Teobaldo é um monstro no assunto!

Mas neste papo que teve será que se lembra de alguma informação que seja relevante para nós?
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Mensagem por JOSIAS JUNIOR Dom maio 07, 2017 2:23 pm

Tenho um 2009 S, ele está com 190.000 km. Estava bom um zunido quando ficava muito tempo andando acima de 130km/h. Troquei o oleo pelo ns3 e ficou ótimo, troquei tambem o filtro secundário e limpei o primário. Mas percebi que estava sem potencia entre 3 e 4 mil rpm. Gastei $4.500,00. Tudo entre mão de obra, junta, motor de passo, kit banner, cola e oleo. Usei o valvoline do lancer. òtimo carro e trocando oleo não dá pau.

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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 12:02 pm

Olá bom dia,

Sou bem novo no forum e estive procurando em SP um local para trocar o óleo do meu CVT liguei na cons Carreira e segundo o técnico a troca lá não envolve abertura do cárter limpeza ou troca de peças ( filtro) somente a troca com fluido NS3, Liguei também na Edermatic a qual tive uma outra surpresa o técnico me disse que precisaria levar o carro lá para uma análise pois devido a quilometragem (120.000Km) eles nem fariam o serviço alegando que ao trocar já que nunca fora feito poderia causar algum problema algo bem estranho ao meu ver, isso realmente procede??

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Mensagem por andre fachini Seg maio 08, 2017 12:07 pm

1º eu não gosto nem do consultor da Carreira....de um que nem lembro o nome, acha que sabe muito e não sabe nada , só se for a do morumbi......
2º Outra besteira isto de por estar com Km alta terá problemas, terá sim se não fizer a troca se nunca foi feita....

Muita gente falando bobeira eu não levaria em nenhuma destas duas localidades....independente de ser CCS ou oficina articular....
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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 12:12 pm

andre fachini escreveu:1º eu não gosto nem do consultor da Carreira....de um que nem lembro o nome, acha que sabe muito e não sabe nada , só  se for a do morumbi......
2º Outra besteira isto de por estar com Km alta terá problemas, terá sim se não fizer a troca se nunca foi feita....

Muita gente falando bobeira eu não levaria em nenhuma destas duas localidades....independente de ser CCS ou oficina articular....

André foi exatamente na do Morumbi pois moro ao lado, a Edermatic tem uma boa reputação mas o que o cara falou para mim não tem sentido nenhum ficou com cara de alguém que tá afim de aplicar isso sim, recomenda algum lugar em SP?

Na verdade estou reformando totalmente o carro e o cambio é o primeiro que quero tratar, inclusive não pretendo usar o NS3 estou pensando em usar o da MIT

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Mensagem por andre fachini Seg maio 08, 2017 12:24 pm

Sou do Interior do estado, aqui qdo usei usei a Ville Nissan..inclusive ficava 1.000,00 aqui a troca a vista trocando o filtro metalico, abrindo carter, e colocando o oleo(não mexiam filtro trocador de calor).....ai na capital não sou o mais indicado pra explicar...mas a Carrera do Morumbi é boa, a outra que não gosto, inclusive sai de um grupo de whats por causa de um consultor que tinha lá... eu qdo fiz usei oleo da Mit..mas nem cheguei abrir na epoca fiz uma parcial somente....mas o cara que comprou já fez a total....

Se não me engano tem nas postagens mais antigas um lugar bom que o Paulo indicou inclusive...
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Mensagem por WilsonM Seg maio 08, 2017 12:35 pm

aqui em SPaulo tem uma galera que usou a SOS dos automáticos em São Caetano. Mas hoje em dia com automáticos tendo se popularizado, a maioria das oficinas mecânicas faz o serviço.

Como a Nissan não costuma oferecer o serviço de troca do fluido, e a Jatco (que fabrica o câmbio dos Nissan) não tem treinamento no Brasil, nem adianta sair procurando especialista em CVT da Nissan.

quanto a abrir câmbio para retificar, é difícil dizer quem tem razão. Às vezes o pessoal troca o fluido e fica tudo ótimo, às vezes mexem em todo o câmbio e não conseguem achar o problema.

Ou seja, vai ter de arriscar.

Em tempo: o câmbio já mostra algum problema, zunido, demora pra engatar, patina? se tiver sintomas de problema, é melhor abrir o câmbio.
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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 1:33 pm

WilsonM escreveu:aqui em SPaulo tem uma galera que usou a SOS dos automáticos em São Caetano. Mas hoje em dia com automáticos tendo se popularizado, a maioria das oficinas mecânicas faz o serviço.

Como a Nissan não costuma oferecer o serviço de troca do fluido, e a Jatco (que fabrica o câmbio dos Nissan) não tem treinamento no Brasil, nem adianta sair procurando especialista em CVT da Nissan.

quanto a abrir câmbio para retificar, é difícil dizer quem tem razão. Às vezes o pessoal troca o fluido e fica tudo ótimo, às vezes mexem em todo o câmbio e não conseguem achar o problema.

Ou seja, vai ter de arriscar.

Em tempo: o câmbio já mostra algum problema, zunido, demora pra engatar, patina? se tiver sintomas de problema, é melhor abrir o câmbio.

Fala WilsonM,

Aparentemente não há nenhum problema não ouço zunido, engata normal, não patina, nem está fraco, sem nenhum sinal de problemas, o fato é que vendo a situação de reformar meu Sentra b16 e trocar de carro preferi arrumar meu Sentra mesmo por isso estou fazendo uma manutenção legal nele.

Acabo de falar com a Mariomatic em São Caetano seguindo o relato de um amigo aqui do forum, o valor da troca de Óleo (valvoline) Filtros, juntas e MO saiu por R$ 1.200,00 achei até razoável somente estou procurando um local de confiança que ja tenha conhecimento do procedimento de troca pois o que não quero é ficar na mão de iniciantes.

A Edermatic me espantou demais o cara dizer que teria que fazer uma avaliação do cambio pois com esse KM o ideial seria não trocar, é no mínimo absurdo, se tiver mais alguma indicação me avise

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Mensagem por WilsonM Seg maio 08, 2017 2:30 pm

A Mariomatic é uma das oficinas com reputação aqui na grande São Paulo, acho que é a mesma empresa que a automaticosaopaulo.com.br, que é de onde quase todo mundo aprendeu a comprar as peças do câmbio automático.

Se for trocar com eles, pergunte sobre o NS-3 da Nissan, depois conte aqui pra gente.
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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 2:55 pm

Ok,

Outro local que acabo de ver é a JK Transmissão no Butantã no entanto segundo o especialista eles trocam com máquina ( preciso ver como é isso) valor compatível 1300 reais, vamos ver.

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Mensagem por WilsonM Seg maio 08, 2017 3:03 pm

não troque por máquina.
elas submetem pressão no sistema todo, não há como garantir que não contaminem o seu fluido com fluidos de outras marcas e no B16 nem tem como aplicar o método (a menos que façam uma gambiarra).

na medida do possível, seria razoável se você encontrar alguém que topasse o fluido da Mitsubishi. Se a oficina garantir o serviço com o NS-3 da Nissan, seria melhor ainda.
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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 3:32 pm

Wilson W boa dica... Creio que mesmo mais afastado devo fazer na Mariomatic mesmo quanto ao óleo realmente prefiro usar o da MIT no lugar do NS3 não questionei a Mariomatic qual fluido estão utilizando

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Mensagem por WilsonM Seg maio 08, 2017 3:39 pm

vê lá com o seu Mário se ele topa usar o fluido da Mit, acho que conversando direitinho ele deve topar.

o mundo ideal seria fazendo um flush no sistema, troca o fluido uma vez, anda com o carro, troca outra vez. Se trocar 3 vezes neste método, fica praticamente só fluido novo no sistema. Tempos atrás, a turma andava até uma semana com o carro entre as trocas, mas como dava muito trabalho, sei de gente que anda uns 15 minutos com o carro entre cada troca.
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Mensagem por santinobrdj Seg maio 08, 2017 4:29 pm

E o cara da JK no Butantã faz o flush mas depois do que me passou sobre a troca com máquina sem chance vou ligar e conversar direitinho tenho receio de usar o NS3 por tudo que li prefiro usar o MIT.

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Mensagem por PauloEduardo Seg maio 08, 2017 7:14 pm

Máquina é excelente mas é bem mais complicado mesmo. Só faça se a máquina agir por vácuo (não pressão) e estiver completamente limpa dos resíduos de óleos anteriores. Peça para o técnico abrir e mostrá-la por dentro. Se tiver a menor dúvida melhor fazer pelo método das sucessivas trocas.
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Mensagem por jheck Ter maio 09, 2017 4:31 am

Olá pessoal do clube.
Adquiri um sentra 2.0 CVT 2011/12 num negócio é gostei do carro e reslvi ficar. Andei cerca de 1000k e nunca zuniu nem subindo a serra em ritmo forte.
Ele tem 147 mk e todas revisões carimbadas na IESA nissan e nunca foi trocado oleo cambio. Estou há um mês sugando informações de vcs....hehe

E como sou engenheiro mecânico coloquei a mão na massa e eu mesmo troquei.
Comprei oleo na mit cvtf j4, como este oleo tem a mesma viscosidade que o ns2 e o câmbio já é rodado optei por esse mesmo. Comprei 14 litros paguei 32reais  o litro e os filitros comprei no ml.

Fiz 2 trocas de 4L cada. A primeira parecia tinta! Dava até para pintar...kkkkkk.
A segunda deu uma melhorada como de se esperar com intervalo de 100km entre cada.  Neste final de semana troquei os filtros. O trocado de calor reaproveite o o ring estava em boas condições e como ele só faz vedação mesmo, não existe superfície de atrito não vejo motivo para troca-lo ainda mais que na mit na minha cidade estava em falta.
A junta do cárter foi substituída.

Mas algo me surpreendeu, eu esperava ver muita sujeira, o que não aconteceu. O cárter estava limpo! Os filtros sem qualquer limalha, os imas estavam com uma leve camada acinzentada sobre eles. Corpo  de valvulas brilhando. Limpei e montei  tudo. O torquimetro foi o braço mesmo, como eu abri e senti como estavam...... Saíram exatamente 5.4L completei exatamente isso com o J4 fiz os procedimentos e reset do cambio dei uma volta e tirei o nível, coloquei mais 200ml e tudo ok.
O resultado: o câmbio ficou sensivelmente mais esperto, o conversor trava muito cedo, 1800rpm.
Hj com uma seringa e uma mangueira fina puxei um pouco de óleo cvt pelo medidor de nível e o óleo está bem sujo, mesmo após 3 lavagens!  

Me arrependo que não comprei o galão inteiro logo, o vendedor me ofereceu por 600 reais os 20L.
A minha idéia era tirar fotos para mostrar a vcs, mas o meu celular caiu dentro da bacia de oleo...sabe como é fazer as coisas em casa. Mas  deu tudo certo e nenhum vazamento até agora.....
Desculpem o textao mas essa é minha história....hehehe

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Mensagem por jheck Ter maio 09, 2017 12:32 pm

Aproveitando o embalo, sobre os lubrificantrs cvt. Estudei tribología e em transmissão sem interferência ( dentes) no caso o cvt o lubrificante deve atender 3 requisitos.
- boa troca térmica
- servir de lubrificante a baixa pressão
- servir de ancoragem a alta pressão
Este último é o que difere ele dos demais. Oleo cvt tem estrutura tridimensional específica de modo que El altas pressões suas moléculas se "encaixam", e neste estágio não ocorre mais o deslizamento e sim uma ancoragem. E o que ocorre na correia cvt.
Hj está tecnologia e conhecida e todos fabricantes de lubrificante cvt a conhecem.
Quanto a mistura desses lubrificantes acredito que são to dos compatíveis desde que tenham a mesma ou bem proximas suas densidades/ viscosidades. Além disso todos são sintéticos. Ocorrendo incompatibilidade é muito provável que seja os aditivos. Esses sim podem causar um dano real e acontece bem rápido. Já presenciei isso! A notícia boa é que os fabricantes se precavem para isso não acontecer.
No caso do sentra acho que o mais importante é manter a viscosidade original para a qual o câmbio foi projetado. O ns3 e valvoline são menos viscosos que o ns2 e o j4, por isso fui de j4.
Confesso que estou duvidoso quanto a qualidade do j4 sendo lubrax. A lubrax não tem experiência em óleo cvt
Mesmo assim decidi testa-lo.
Encontrei na rockauto um tal de AISIN que se iz ser a mesma formulação que o ns2 e está custando 7 dólares 946ml. Contando frete e taxas ainda tem um preço bom.
Mas até agora estou gostando do j4 e só o tempo vai dizer se presta.
Quanto ao tempó de troca vou monitorar pela coloracao. Uma coisa que tenho a dizer é que pode-se usar o melhor óleo do mundo que não vai ser melhor que um convencional trocado em meio tempo.Não existe milagre. Não dá para fugir das trocas como a nissam sonha....

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Mensagem por WilsonM Ter maio 09, 2017 1:06 pm

muito elucidativo seu post jheck, obrigado por compartilhar conosco tanta informação.

realmente o fluido original da Nissan dura muito. Já os casos onde houve a troca pelo Valvoline e pelo J4 geralmente têm de ser feitos a intervalos muito menores, possivelmente pela contaminação com o fluido velho.
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