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Adaptaçao de relogio de temperatura
Nissan Clube :: Carros :: Clube Livina
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Adaptaçao de relogio de temperatura
Prezados amigos. Tenho um Livina Xgear 2012/13 1.8 automatico e estou pensando em adaptar um relogio de temperatura da auto gauge no mesmo, já que incrivelmente, esse carro só tem a luz espia que indica superaquecimento, ou seja, quando o motor já virou um "carvão", o que para mim é uma falha grotesca da Nissan. Mas como acho que o carro tem muito mais qualidades do que defeitos, resolvi fazer essa adaptação. Entretanto, não estou conseguindo obter a informação sobre o diâmetro do tubo adaptador que terei de colocar na mangueira do radiador, onde será encaixado o sensor de temperatura. Alguém sabe informar?
okamoto- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/02/2017
Re: Adaptaçao de relogio de temperatura
Boa tarde,
eu uso o aplicativo OBD CHECK em conjunto com adaptador OBD que comprei no mercado livre.
Contudo, se quiser saber sobre o sensor de temperatura veja o vídeo do mmbarlotti: https://www.youtube.com/watch?v=X7S6_ijJPuQ
eu uso o aplicativo OBD CHECK em conjunto com adaptador OBD que comprei no mercado livre.
Contudo, se quiser saber sobre o sensor de temperatura veja o vídeo do mmbarlotti: https://www.youtube.com/watch?v=X7S6_ijJPuQ
Tracert- Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/08/2016
Re: Adaptaçao de relogio de temperatura
Obrigado, o vídeo é show. Quando eu comprei o relógio de temperatura, ele já veio com um sensor. Contudo, para instalá-lo, há a necessidade de cortar a mangueira que sai do motor e vai para o radiador, para depois unir esses dois pedaços com uma conexão de metal, que possue um adaptador onde eu possa instalar(rosquear) o sensor que veio junto com o relogio(que não é digital).
Essa peça(conexão) é vendida em diversos diâmetros e, na verdade, o que eu estou precisando saber é qual o diâmetro correto que devo comprar para o Livina, para que a conexão fique bem presa nos pedaços da mangueira.
Tenho essa preocupação de ter o marcador no carro, porque em uma ocasião, com outro carro que tive, eu já diagnostiquei um problema de aquecimento anormal do motor e pude evitar um prejuízo maior, fazendo uma manutenção corretiva/preventiva ao invés de ter sido surpreendido simplesmente com uma luz acendendo no painel, que me obrigaria a parar o carro imediatamente, quem sabe até num lugar perigoso pelo qual eu estivesse passando no momento.
Essa peça(conexão) é vendida em diversos diâmetros e, na verdade, o que eu estou precisando saber é qual o diâmetro correto que devo comprar para o Livina, para que a conexão fique bem presa nos pedaços da mangueira.
Tenho essa preocupação de ter o marcador no carro, porque em uma ocasião, com outro carro que tive, eu já diagnostiquei um problema de aquecimento anormal do motor e pude evitar um prejuízo maior, fazendo uma manutenção corretiva/preventiva ao invés de ter sido surpreendido simplesmente com uma luz acendendo no painel, que me obrigaria a parar o carro imediatamente, quem sabe até num lugar perigoso pelo qual eu estivesse passando no momento.
okamoto- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/02/2017
Re: Adaptaçao de relogio de temperatura
A princípio, também fiquei indignado. Todos os meus carros anteriores tinham o marcador de temperatura. Se serve de consolo, atualmente, vários modelos/marcas só tem a "luz de advertência" de temperatura alta (até mesmo em alguns modelos "luxo").
Não sei quão rápido aumenta a temperatura no caso de rompimento de uma correia de acessórios (bomba d'agua não funcional), ou vazamento do líquido de arrefecimento...nestes casos, não há diferença em perceber via marcador ou a luz de advertência... a prevenção seria trocar a correia e as mangueiras/conexões/juntas dentro do recomendado (poucos fazem isso). Talvez em casos da válvula termostática travar aberta, a temperatura baixa não seja percebida...É, não custava nada botar o marcador!
Comecei a pesquisar alternativas e descobri vários "mini scanners" com preços (bem) acessíveis para leitura dos dados da tomada de diagnóstico (OBD) e os vários aplicativos para smartphones/tablets para visualização desses dados sem fio. Para mim foi um mundo novo: hoje, tenho (quase) todos os "reloginhos" (quadrados, redondos, tipo digital, analógico, coloridos...) na disposição e tamanhos escolhidos, gráficos para análise da válvulas termostática, evolução/análise das temperaturas (oil, coolant, intake...), análise das sondas, proporção álcool/gasolina, verificação de erros armazenados e várias outras a serem aprendidas...
Bom, tudo isso pra dizer que não colocaria o reloginho (físico) marcador de temperatura. Ter que cortar uma mangueira, colocar as abraçadeiras, os conectores, o sensor e ainda ter que fazer a instalação elétrica...quer dizer, para um profissional (coisa rara) talvez seja rotina, mas para amadores o risco de...(ou risco futuro) é grande. Nos carros atuais, a eletrônica, os vários (sensíveis) sensores recomendam muita cautela...no fórum tem (vários) relatos de problemas com instalação de acessórios.
Bem vindo ao fórum, desculpe me intrometer e não responder sua questão...qq que seja a solução escolhida, boa sorte!
alguns "reloginhos" (dados da OBD):

Não sei quão rápido aumenta a temperatura no caso de rompimento de uma correia de acessórios (bomba d'agua não funcional), ou vazamento do líquido de arrefecimento...nestes casos, não há diferença em perceber via marcador ou a luz de advertência... a prevenção seria trocar a correia e as mangueiras/conexões/juntas dentro do recomendado (poucos fazem isso). Talvez em casos da válvula termostática travar aberta, a temperatura baixa não seja percebida...É, não custava nada botar o marcador!
Comecei a pesquisar alternativas e descobri vários "mini scanners" com preços (bem) acessíveis para leitura dos dados da tomada de diagnóstico (OBD) e os vários aplicativos para smartphones/tablets para visualização desses dados sem fio. Para mim foi um mundo novo: hoje, tenho (quase) todos os "reloginhos" (quadrados, redondos, tipo digital, analógico, coloridos...) na disposição e tamanhos escolhidos, gráficos para análise da válvulas termostática, evolução/análise das temperaturas (oil, coolant, intake...), análise das sondas, proporção álcool/gasolina, verificação de erros armazenados e várias outras a serem aprendidas...
Bom, tudo isso pra dizer que não colocaria o reloginho (físico) marcador de temperatura. Ter que cortar uma mangueira, colocar as abraçadeiras, os conectores, o sensor e ainda ter que fazer a instalação elétrica...quer dizer, para um profissional (coisa rara) talvez seja rotina, mas para amadores o risco de...(ou risco futuro) é grande. Nos carros atuais, a eletrônica, os vários (sensíveis) sensores recomendam muita cautela...no fórum tem (vários) relatos de problemas com instalação de acessórios.
Bem vindo ao fórum, desculpe me intrometer e não responder sua questão...qq que seja a solução escolhida, boa sorte!
alguns "reloginhos" (dados da OBD):

nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
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