Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube

CleverNT

Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Consumo do Sentra B16

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ir para baixo

Consumo do Sentra B16 - Página 23 Empty Re: Consumo do Sentra B16

Mensagem por Maruyama77 Seg Fev 01, 2021 9:42 pm

Boa noite à todos! Troquei meu Vectra CD 2.2 16V ano 2001 num Sentra 2.0 S CVT, 2008, com 132.000km, porém o Sentra está bebendo mais que o Vectra! Nesta primeira semana com o carro, transito urbano na gasolina, não consegui média superior a 5,5 km/l, isso já considerando a km indicada no Trip A com a quantidade de litros abastecida.

Maruyama77

ROBERTO SILVA DO NASCIMEN gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por josuerf78 Qua Fev 17, 2021 12:14 am

Maruyama77 escreveu:Boa noite à todos! Troquei meu Vectra CD 2.2 16V ano 2001 num Sentra 2.0 S CVT, 2008, com 132.000km, porém o Sentra está bebendo mais que o Vectra! Nesta primeira semana com o carro, transito urbano na gasolina, não consegui média superior a 5,5 km/l, isso já considerando a km indicada no Trip A com a quantidade de litros abastecida.

É normal no início ter alto consumo urbano com o Sentra CVT. Este carro exige uma maneira diferente de dirigir na cidade.
Ao arrancar no semáforo, pise de leve até no máximo 2000 rpm e aguarde o carro alcançar mais ou menos 20 km/h. Então, a rotação vai cair para mais ou menos 1500 rpm e você vai notar que o carro parou de "patinar a embreagem" e ele vai começar a ganhar velocidade.
A partir daí, pode acelerar um pouco mais e seguir o seu caminho.
O segredo é não parar de acelerar por qualquer motivo. Toda vez que tira o pé e acelera de novo é como se arrancasse do zero. O conversor de torque entra em ação de novo e o carro "patina", gastando mais combustível.
O Sentra tem o acelerador sensível demais, então tem que dosar bem o peso do pé, senão o consumo dispara mesmo.
É isso, como o tempo, você acostuma.

Abraço

josuerf78

Maruyama77 e luizinhof gostam desta mensagem

Mensagem por Maruyama77 Qua Fev 17, 2021 2:01 pm

Obrigado pelas dicas! Realmente já estou me sentindo mais adaptado ao CVT e a média está em 6,2km/l agora. Como moro numa cidade pequena, é quase impossível realizar qualquer trajeto sem várias paradas, o que já aumenta o consumo.

Maruyama77

Mensagem por josuerf78 Ter Mar 02, 2021 3:06 pm

Estou no meu terceiro Sentra B16. Tenho um 2010 CVT flex que fica com a esposa, tive um 2008 manual mono e hoje tenho um 2009 manual mono.
Sempre faço média de consumo dos meus carros e tenho todas elas registradas em planilhas do Excel.

- O CVT 2010 esteve comigo por 18.300 km, com melhor média de 13,1 km/l e média geral de 10,7 km/l;
- O manual 2008 mono rodei 14.400 km, com melhor média de 14,2 km/l e média geral de 12,3 km/l;
- O atual manual 2009 mono rodei até agora 6.390 km, com a melhor média de 16,7 km/l e média geral de 13,3 km/l.
Tive também um Tiida manual 2013 flex. Rodei 6.920 km, com a melhor média de 14,1 km/l e média geral de 12,3 km/l.

Ou seja, por incrível que pareça, o Sentra manual é mais econômico que o Tiida manual.
Essa tá sendo a minha amostragem com Nissan até o momento.

josuerf78

WilsonM gosta desta mensagem

Mensagem por WilsonM Ter Mar 02, 2021 3:40 pm

@josuerf78, muito bom resultado do seu consumo.
É consumo rodoviário? O motor 2.0 do Sentra é muito eficiente em condições de giro e velocidade constantes, e o resultado melhor que o Tiida tem a ver com o fato de que o sentra tem torque em quase todas as faixas de rotação e velocidade. Exemplo extremo, um motor 1.0 está sempre se "esgoelando" em alto giro, já um motor 2.0 não precisa de tanta variação no giro.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por josuerf78 Qua Mar 03, 2021 1:38 pm

@WilsonM O Sentra CVT foi em uso urbano em 50% do tempo. Já os outros era em torno de 65% a 70% de uso rodoviário.
O Sentra varia muito o consumo rodoviário. Teve uma viagem de 1000 km no total em que o carro tava cheio e usei o ar ligado o tempo todo. Na ida, fui a 115 km/h e o carro fez 11,8 km/l. Já na volta, andei a 100 km/h e o carro fez 13,3 km/l, tudo isso registrado na bomba.
O carro tem uma aerodinâmica um pouco ruim e qualquer acréscimo de velocidade já derruba a média.

josuerf78

Consumo do Sentra B16 - Página 23 Empty Consumo do sentra B16 2010

Mensagem por ROBERTO SILVA DO NASCIMEN Ter Mar 23, 2021 11:44 am

Maruyama77 escreveu:Boa noite à todos! Troquei meu Vectra CD 2.2 16V ano 2001 num Sentra 2.0 S CVT, 2008, com 132.000km, porém o Sentra está bebendo mais que o Vectra! Nesta primeira semana com o carro, transito urbano na gasolina, não consegui média superior a 5,5 km/l, isso já considerando a km indicada no Trip A com a quantidade de litros abastecida.

Isso tá acontecendo comigo também..!!!

ROBERTO SILVA DO NASCIMEN

Mensagem por WilsonM Ter Mar 23, 2021 12:04 pm

esses casos de consumo exagerado acontece com muita gente. Primeiro tem a questão do cãmbio CVT, se usar sem parcimônia, vai gastar muito mesmo.

Depois tem a questão da idade do motor, quanto mais desgastado, maior a chance de desgaste, especialmente devido a carbonização do motor. Por conta do desgaste natural, peças como bicos injetores, bobinas e velas podem demandar substituição.

Sempre se deve monitorar o motor em regime de operação no scanner, aí é olhar as leituras das sondas lambda, porque se o carro está gastando muito combustível vamos ter leituras muito altas de combustível (mistura rica).
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Edgard_Simoes Qua Jun 02, 2021 11:21 am

Bom dia Amigos do Nissan Clube - Sentra !!!!
Meu nome é Edgard, eu comprei ano passado, antes da pandemia, um Sentra (2013-2014 - acho que é B16, os amigos irão confirmar) e venho notando, mesmo saindo pouco à rua que na estrada ele é bastante econômico mesmo no Etanol (já cheguei a fazer 12,5 km/l na estrada), porém na cidade o "danado" bebe mais que meus amigos juntos em um churrasco ou que um "Dojão" Charger - 1975 (5 km/L) !!!!
Pergunto aos amigos: É comum este consumo na cidade, mesmo no etanol? Há alguma dica na substituição ou troca de peças que possa ajudar a melhorar um pouco este consumo (a meu ver demasiadamente alto, mesmo sabendo que é um carro pesado e com motor 2.0L)?
Muito obrigado pelos comentários que certamente virão !!!

Edgard_Simoes

Mensagem por WilsonM Qua Jun 02, 2021 2:48 pm

olha, o carro nem é pesado, o consumo em cidade não costuma ser bom mesmo, o motor MR20DE foi originalmente desenvolvido para uso de gasolina, a injeção nunca foi muito boa em gerenciar uso de etanol.

O que dá para fazer, prefira uso de gasolina de ótima qualidade, calibre os pneus com pressão bem alta, utilize óleo de última geração (acho que atualmente é grau GF-6). Há riscos, mas mesmo que o melhor seja seguir a diretriz da fábrica e usar o óleo 5W30, usar um óleo menos viscoso deve favorecer um consumo melhor.

E o jeito de dirigir um carro automático requer cuidado. Pisar no acelerador com muito ímpeto faz o câmbio patinar e jogar dinheiro no lixo. Já que o carro tem motor 2.0, procure usar o máximo a inércia do carro a seu favor, tente dirigir mantendo o conta-giros na rotação mais baixa que conseguir conduzir o carro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Edgard_Simoes Qua Jun 02, 2021 2:55 pm

WilsonM escreveu:olha, o carro nem é pesado, o consumo em cidade não costuma ser bom mesmo, o motor MR20DE foi originalmente desenvolvido para uso de gasolina, a injeção nunca foi muito boa em gerenciar uso de etanol.

O que dá para fazer, prefira uso de gasolina de ótima qualidade, calibre os pneus com pressão bem alta, utilize óleo de última geração (acho que atualmente é grau GF-6). Há riscos, mas mesmo que o melhor seja seguir a diretriz da fábrica e usar o óleo 5W30, usar um óleo menos viscoso deve favorecer um consumo melhor.

E o jeito de dirigir um carro automático requer cuidado. Pisar no acelerador com muito ímpeto faz o câmbio patinar e jogar dinheiro no lixo. Já que o carro tem motor 2.0, procure usar o máximo a inércia do carro a seu favor, tente dirigir mantendo o conta-giros na rotação mais baixa que conseguir conduzir o carro.

Acredito que desde que eu comprei ele até agora não tenha abastecido com gasolina, somente etanol (já que o preço da gasosa é quase o RENAVAM assinado) e meu antigo Corolla (2004) que também era automático e não era flex, parece que "bebia" um pouco menos que o Sentra. Mas mesmo assim obrigado por dispensar uns minutinhos para responder minha dúvida quanto ao alto consumo em etanol do Sentra. Em resumo; pé leve, "banguelar" o quanto der e preparar o bolso para abastecer com gasosa na cidade, já que na estrada com etanol vale muito a pena. Obrigado Wilson !!!!

Edgard_Simoes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ir para o topo