Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyOntem à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyOntem à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyOntem à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyOntem à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyQua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyQua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyQua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

+15
sergiohneves
kingsumos
Marcelo Jordão
Thiago Comitre
Leleo Oliveira
absilva
tonibc
Brates
Mauricio Ito
pimenta59
laccosta
Roberto Aragão
andre fachini
PauloEduardo
WilsonM
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por WilsonM Qua Out 14, 2015 2:14 pm

É importante verificar antes se não tem nenhuma entrada de ar falsa nas mangueiras entre a TBI e a caixa do filtro de ar!!

LIMPAR FALHAS:
-Ligue a ignição e espere exatamente 3 segundos
-Após 3 segundos pise no acelerador até o fundo e solte totalmente o acelerador por 5 vezes(
UMA PISADA E SOLTADA A CADA 1 SEGUNDO OU MENOS
-Espere 7 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador até o fundo por aproximadamente 10 segundos(até começar a piscar a luz de injeção informando as falhas presentes)
-Solte totalmente o acelerador por 2 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador por 12 segundos e solte
-Aguarde uns 5 segundos e desligue a ignição.


Aprendizado do sensor do pedal do acelerador.
-Deixe o pedal do acelerador sem pisar
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 10 a 11segundos
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 30 segundos

Aprendizado da TBI
-Ligue apenas a ignição e espere uns 50 segundos para efetuar o aprendizado da TBI
-Desligue a ignição e espere 10 a 11segundos
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 30 segundos

Aprendizado da marcha lenta e volume de ar
-Ligue o motor e espere atingir a temperatura normal de funcionamento. (espere uns 10 minutos após apagar a luz azul de temperatura no painel)
-Se for câmbio automático deixe 1 minutos em Drive com o pé no freio(caso de para ficar com a marcha lenta abaixo de 1000rpm nessa condição) ou então ande um pouco com o carro para também aquecer a transmissão.
-Certifique que farol, ar condicionado, desembaçador,.... estejam desligados
-Alavanca do câmbio AT em Park
-Desligue a ignição e espere un 20 segundos
PRÓXIMOS PASSOS DEVEM SER SEGUIDOS A RISCA EXATAMENTE NOS TEMPOS INFORMADOS.
-Certifique que o pedal do acelerador não esta sendo pisado, totalmente solto
-Ligue a ignição e espere exatamente 3 segundos
-Após 3 segundos pise no acelerador até o fundo e solte totalmente o acelerador por 5 vezes(
UMA PISADA E SOLTADA A CADA 1 SEGUNDO OU MENOS
-Espere 7 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador até o fundo por aproximadamente 20 segundos
-Solte totalmente o acelerador e aguarde 3 segundos
-Vire a chave uma única vez no sentido de dar a partida no motor até pegar(2 a 3 segundos)
-Deixe 1 minuto na marcha lenta
-Acelerar até uns 3 mil rpm, solte o pedal totalmente por duas vezes.
-Verifique se a marcha lenta fica normal 650 a 750rpm.

Segue o vídeo ilustrativo:



Fonte: TiidaClube (por MRB)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por PauloEduardo Qui Out 22, 2015 4:00 pm

Pessoal, peguei este procedimento do nosso "saudoso" MRB lá no Tiida Clube. Portanto, apaguei os comentários posteriores pois não faziam mais sentido.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por andre fachini Qui Out 22, 2015 5:00 pm

Só tomem cuidado se seu SEntra for ano 07/08 ou 08/08 , alguns modelos(como o meu) não aceitam este procedimento, fiz limpeza em casa da TBI , e não conseguia regular nada ,depois só via Scaner nissan consult 3 pra resolver...na própria NIssan(Ville NIssan).
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por PauloEduardo Qui Out 22, 2015 5:44 pm

Bem colocado, só é garantido no Sentra Flex.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Roberto Aragão Ter Jan 26, 2016 10:28 pm

isso esta acontecendo no meu sentra 2007/2008 a tbi não fez o aprendizado vou ter que passar o scaner.

Roberto Aragão

Mensagens : 12
Data de inscrição : 23/01/2016
Idade : 43
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por andre fachini Qua Jan 27, 2016 9:52 am

Sim com certeza vai, no meu só com scaner pra resolver...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por laccosta Seg Abr 24, 2017 8:56 pm

Wilson, ligar a ignição é ligar o carro????

laccosta

Mensagens : 29
Data de inscrição : 04/03/2017
Idade : 36
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por pimenta59 Ter Abr 25, 2017 1:05 am

Não, é ligar a chave na primeira posição, aquele primeiro click da chave que ativa parte elétrica MAS NÃO LIGA O MOTOR.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Mauricio Ito Qua maio 17, 2017 4:39 pm

andre fachini escreveu:Só tomem cuidado se seu SEntra for ano 07/08 ou 08/08 , alguns modelos(como o meu) não aceitam este procedimento, fiz limpeza em casa da TBI , e não conseguia regular nada ,depois só via Scaner nissan consult 3 pra resolver...na própria NIssan(Ville NIssan).

Meu Sentra é o 07/08 mono. Estou precisando fazer a limpeza da TBI. Nem fazendo com muito cuidado e sem ligar o carro vou ter problema? Depois só conseguirei resolver na Nissan? Ou tem alguma forma de apagar o erro?
Mauricio Ito
Mauricio Ito

Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 40
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por andre fachini Qua maio 17, 2017 5:16 pm

Meu não constava erro só mesmo ficou em 1300 rpms a lenta dele direto e frio qdo ligava ia a 2.500 mais ou menos......eu não liguei fiz o procedimento video do MRB, mas meu não abriu a borboleta como no video dele , mesmo eu deixando bateria desligada,fazendo todos aprendizados, ocorreu isso......não sei se é regra dos 07/08 mas em sua maioria acontece isso como no meu.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Brates Qua maio 17, 2017 7:09 pm

Mauricio Ito escreveu:
andre fachini escreveu:Só tomem cuidado se seu SEntra for ano 07/08 ou 08/08 , alguns modelos(como o meu) não aceitam este procedimento, fiz limpeza em casa da TBI , e não conseguia regular nada ,depois só via Scaner nissan consult 3 pra resolver...na própria NIssan(Ville NIssan).

Meu Sentra é o 07/08 mono. Estou precisando fazer a limpeza da TBI. Nem fazendo com muito cuidado e sem ligar o carro vou ter problema? Depois só conseguirei resolver na Nissan? Ou tem alguma forma de apagar o erro?
Amigo Maurício, mesmo fazendo com todo o cuidado e atenção, vc terá problemas com a marcha lenta, SIM. Acontece que os nossos 2008 não fazem a reaprendizagem do ccorpo de borboleta automaticamente, como nos anos posteriores. E assim, quando vc tirar a "sujeira" da TBI, sua borboleta ficará aberta e na mesma posição de como se ainda ela estivesse suja, entendeu? Só no SCANNER para fazer isso e ajustar a marcha lenta aos padrões normais. Isso aconteceu comigo. Se vc for de SP, tem o MRB, que faz isso com muito capricho e ainda aciona vários benefícios que o carro dispõe e que a concessionária não habilita nem sei porque.

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Mauricio Ito Qui maio 18, 2017 9:09 am

Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

E qual é o maior sintoma/problema que pode causar a TBI suja? Falha, perda de potência...?

Realmente tenho que ir fazer uma visita ao MRB, porém, está um pouco complicado por ser outra cidade.
Mauricio Ito
Mauricio Ito

Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 40
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Brates Qui maio 18, 2017 11:46 am

Mauricio Ito escreveu:Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

E qual é o maior sintoma/problema que pode causar a TBI suja? Falha, perda de potência...?

Realmente tenho que ir fazer uma visita ao MRB, porém, está um pouco complicado por ser outra cidade.

Hum, Maurício.
Belo dilema, mas importante para que vc obtenha um bom funcionamento do seu veículo aliado ao gasto que vc terá. Vamos lá. Apenas sugestão e não tome como regra, ok?

O meu problema surgiu exatamente quando estive no MRB e ele nas análises que faz do veículo como um todo, identificou exatamente o que vc reporta. A mangueira da TBI estava toda trincada. Assim, ele me sugeriu que trocasse essa mangueira e já de proveito, fizesse a limpeza da TBI.

Mas de antemão já me alertou! "Sua marcha lenta poderá não ficar nos padrões normais". Dito e feito! Limpei a TBI e perdi a marcha lenta. Pronto! Fudeu! Nada de marcha lenta...Voltei lá no MRB e tudo resolvido através do aparelho que ele possui.

Se não tiver onde ir regular a marcha lenta através do aparelho correto, não o faça. Caso contrário, seu carro irá gastar um combustível absurdo!

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Mauricio Ito Qui maio 18, 2017 2:51 pm

Brates escreveu:
Mauricio Ito escreveu:Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

E qual é o maior sintoma/problema que pode causar a TBI suja? Falha, perda de potência...?

Realmente tenho que ir fazer uma visita ao MRB, porém, está um pouco complicado por ser outra cidade.

Hum, Maurício.
Belo dilema, mas importante para que vc obtenha um bom funcionamento do seu veículo aliado ao gasto que vc terá. Vamos lá. Apenas sugestão e não tome como regra, ok?

O meu problema surgiu exatamente quando estive no MRB e ele nas análises que faz do veículo como um todo, identificou exatamente o que vc reporta. A mangueira da TBI estava toda trincada. Assim, ele me sugeriu que trocasse essa mangueira e já de proveito, fizesse a limpeza da TBI.

Mas de antemão já me alertou! "Sua marcha lenta poderá não ficar nos padrões normais". Dito e feito! Limpei a TBI e perdi a marcha lenta. Pronto! Fudeu! Nada de marcha lenta...Voltei lá no MRB e tudo resolvido através do aparelho que ele possui.

Se não tiver onde ir regular a marcha lenta através do aparelho correto, não o faça. Caso contrário, seu carro irá gastar um combustível absurdo!

Entendi. Acho que vou fazer a limpeza e arrumar um jeito de levar o carro para ele dar essa geral.

Eu estou mexendo no carro principalmente para melhorar o consumo dele, que estou achando exagerado. E ele está falhando em alta rotação, perde força muitas vezes, mas não sempre. Às vezes quando falha eu dou uma bombada no acelerador e ele flui melhor. Troquei as velas e vi que a mangueira estava furada. Melhorou a questão de falhar, ainda não vi o consumo. Queria aproveitar pra fazer a limpeza da TBI, pois parecia um serviço simples de se fazer em casa. Mas acho que não tão simples assim, rsrs.

O que a TBI suja pode ocasionar?
Mauricio Ito
Mauricio Ito

Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 40
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Brates Qui maio 18, 2017 3:28 pm

Mauricio Ito escreveu:
Brates escreveu:
Mauricio Ito escreveu:Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

E qual é o maior sintoma/problema que pode causar a TBI suja? Falha, perda de potência...?

Realmente tenho que ir fazer uma visita ao MRB, porém, está um pouco complicado por ser outra cidade.

Hum, Maurício.
Belo dilema, mas importante para que vc obtenha um bom funcionamento do seu veículo aliado ao gasto que vc terá. Vamos lá. Apenas sugestão e não tome como regra, ok?

O meu problema surgiu exatamente quando estive no MRB e ele nas análises que faz do veículo como um todo, identificou exatamente o que vc reporta. A mangueira da TBI estava toda trincada. Assim, ele me sugeriu que trocasse essa mangueira e já de proveito, fizesse a limpeza da TBI.

Mas de antemão já me alertou! "Sua marcha lenta poderá não ficar nos padrões normais". Dito e feito! Limpei a TBI e perdi a marcha lenta. Pronto! Fudeu! Nada de marcha lenta...Voltei lá no MRB e tudo resolvido através do aparelho que ele possui.

Se não tiver onde ir regular a marcha lenta através do aparelho correto, não o faça. Caso contrário, seu carro irá gastar um combustível absurdo!

Entendi. Acho que vou fazer a limpeza e arrumar um jeito de levar o carro para ele dar essa geral.

Eu estou mexendo no carro principalmente para melhorar o consumo dele, que estou achando exagerado. E ele está falhando em alta rotação, perde força muitas vezes, mas não sempre. Às vezes quando falha eu dou uma bombada no acelerador e ele flui melhor. Troquei as velas e vi que a mangueira estava furada. Melhorou a questão de falhar, ainda não vi o consumo. Queria aproveitar pra fazer a limpeza da TBI, pois parecia um serviço simples de se fazer em casa. Mas acho que não tão simples assim, rsrs.

O que a TBI suja pode ocasionar?
Os sintomas que o seu carro apresenta, pode ser sim uma TBI suja. Achei bastante interessante o trabalho do MRB, porque ele vai te mostrando e dizendo tudo que ocorre e o que dá para melhorar, caso vc queira. E tudo através do aparelho. TBI suja pode causar falhas e aumenta o consumo de combustível tbm. Mas limpe somente se puder acertar a marcha lenta logo na sequencia. Senão...

Brates

Mensagens : 232
Data de inscrição : 26/10/2016
Idade : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por tonibc Seg maio 22, 2017 6:59 pm

Mauricio Ito escreveu:Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

Colega, moro em SC e estou tendo dificuldades em adquirir esta mangueira q esta bem rachada no Sentra09 q tenho.

Sabe me dizer onde encontro?

Quanto vc pagou?

tonibc

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por absilva Seg maio 22, 2017 11:07 pm

Talvez o melhor lugar para comprar essa peça é na CSS mesmo.
O código da mangueira (na verdade, tubo de ar) é: 16576-ET00A.
A do meu Sentra 2010 CVT está rasgada e tenho que trocá-la brevemente.
Nas CSS de Fortaleza os preços variam de R$ 636 a R$ 760.
Tem também no MercadoLivre a R$ 499.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704555950-mangueira-filtro-de-ar-sentra-072013-16576et00a-_JM#questions

No momento acho que não vale a pena importar. Pesquisei no Ebay e encontrei preços que começam em aproximadamente R$ 340 mas estão sujeitos a incidência do Imposto de Importação.

http://www.ebay.com/itm/NEW-OEM-NISSAN-2007-2012-NISSAN-SENTRA-AIR-INTAKE-UPPER-DUCT-2-0L-ENGINE-ONLY-/291635935436?hash=item43e6db38cc:g:lTEAAOSwXYtYvthJ&vxp=mtr

absilva
absilva

Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por tonibc Ter maio 23, 2017 8:47 am

absilva escreveu:

No momento acho que não vale a pena importar. Pesquisei no Ebay e encontrei preços que começam em aproximadamente R$ 340 mas estão sujeitos a incidência do Imposto de Importação.



Verdade amigo. Importar não esta valendo a pena.

Agora, será q realmente as falhas podem ter origem em mínima entrada de ar?

tonibc

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por absilva Ter maio 23, 2017 9:27 am

Tenho certeza que sim. O ar falso que entra pelo rasgo do tubo não é medido pelo sensor de fluxo de ar, (portanto, ele não é contabilizado - é uma espécie de "ar caixa 2") e isso bagunça a dosagem correta de ar-combustível, com reflexo negativo no desempenho e consumo do motor.
Assim que eu trocar o do meu, posto as impressões.
absilva
absilva

Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por tonibc Qua maio 24, 2017 2:31 pm

absilva escreveu:Tenho certeza que sim. O ar falso que entra pelo rasgo do tubo não é medido pelo sensor de fluxo de ar, (portanto, ele não é contabilizado - é uma espécie de "ar caixa 2") e isso bagunça a dosagem correta de ar-combustível, com reflexo negativo no desempenho e consumo do motor.
Assim que eu trocar o do meu, posto as impressões.

Então, o meu apresenta umas falhas apenas quente e entre 1100 RPm ~ 2100 RPM. Depois destas rotações fica liso o motor. Pensei em Bobina, porém imagino q faria em todo tipo de rotação e o consumo aumentaria demais.

Fico pensando se o tal do Scanner fará esse diagnóstico. Entrada de ar falsa.

tonibc

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por absilva Qua maio 24, 2017 4:59 pm

Não, o scanner não deteta essa entrada de ar falsa.
E no meu caso, se havia falhas no motor em decorrência do rasgo no tubo, era muito discreto, pois eu não percebia isso.
Já no seu caso, entre outras causas possíveis, pode sim ser falha em bobinas (geralmente é fuga de corrente em uma delas).

Hoje eu troquei o tubo de ar e a melhora no comportamento do motor foi sensível. Agora ele está mais elástico do que antes, desde as baixas rotações.
absilva
absilva

Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por tonibc Qua maio 24, 2017 6:41 pm

absilva escreveu:Não, o scanner não deteta essa entrada de ar falsa.
E no meu caso, se havia falhas no motor em decorrência do rasgo no tubo, era muito discreto, pois eu não percebia isso.
Já no seu caso, entre outras causas possíveis, pode sim ser falha em bobinas (geralmente é fuga de corrente em uma delas).

Hoje eu troquei o tubo de ar e a melhora no comportamento do motor foi sensível. Agora ele está mais elástico do que antes, desde as baixas rotações.
O engraçado é q tem horas q fica liso mesmo. Mas de uma pra outra hora ele falha e falha bonito mesmo.

Alguém saberia me dizer se na abertura do coletor, no melhor estilo faça você mesmo, é necessário trocar reparos de juntas ou usar colas e tal. Tenho coleção de ferramentas de qualidade e gosto de fazer uma e outra coisa sozinho. Só o que tenho receio é de não ter os componentes para a remontagem. No mais, tenho acesso a bobinas novas e tudo.

Claro q tem o duto de ar q ainda comprarei. =/

tonibc

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Mauricio Ito Sex maio 26, 2017 10:26 am

tonibc escreveu:
Mauricio Ito escreveu:Então, hoje eu tive que trocar a mangueira da TBI que estava toda rasgada. Olhei e estava bem sujo lá dentro. Se eu fizer a limpeza, esses escaners comuns de oficina fazem o acerto? Ou só na concessionária?

Colega, moro em SC e estou tendo dificuldades em adquirir esta mangueira q esta bem rachada no Sentra09 q tenho.

Sabe me dizer onde encontro?

Quanto vc pagou?

Oi,

Comprei desse anúncio a seguir: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743362775-mangueira-do-tbi-nissan-sentra-_JM

Fiz a compra em um dia a tarde e no outro já estava aqui em casa.

Mauricio Ito
Mauricio Ito

Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/02/2017
Idade : 40
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Leleo Oliveira Dom Ago 13, 2017 10:16 pm

Boa noite galera... fuçando aqui na net, achei essa página.... nela fala que é possível fazer o download do software do consult 3.... Vou fazer o download e ir em uma oficina que tenha um scanner usb para fazer o teste....

Dando certo aviso...

Leleo Oliveira

Mensagens : 20
Data de inscrição : 14/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Thiago Comitre Seg Set 04, 2017 2:59 pm

WilsonM escreveu:É importante verificar antes se não tem nenhuma entrada de ar falsa nas mangueiras entre a TBI e a caixa do filtro de ar!!

LIMPAR FALHAS:
-Ligue a ignição e espere exatamente 3 segundos
-Após 3 segundos pise no acelerador até o fundo e solte totalmente o acelerador por 5 vezes(
UMA PISADA E SOLTADA A CADA 1 SEGUNDO OU MENOS
-Espere 7 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador até o fundo por aproximadamente 10 segundos(até começar a piscar a luz de injeção informando as falhas presentes)
-Solte totalmente o acelerador por 2 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador por 12 segundos e solte
-Aguarde uns 5 segundos e desligue a ignição.


Aprendizado do sensor do pedal do acelerador.
-Deixe o pedal do acelerador sem pisar
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 10 a 11segundos
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 30 segundos

Aprendizado da TBI
-Ligue apenas a ignição e espere uns 50 segundos para efetuar o aprendizado da TBI
-Desligue a ignição e espere 10 a 11segundos
-Ligue apenas a ignição e espere 2 a 3 segundos
-Desligue a ignição e espere 30 segundos

Aprendizado da marcha lenta e volume de ar
-Ligue o motor e espere atingir a temperatura normal de funcionamento. (espere uns 10 minutos após apagar a luz azul de temperatura no painel)
-Se for câmbio automático deixe 1 minutos em Drive com o pé no freio(caso de para ficar com a marcha lenta abaixo de 1000rpm nessa condição) ou então ande um pouco com o carro para também aquecer a transmissão.
-Certifique que farol, ar condicionado, desembaçador,.... estejam desligados
-Alavanca do câmbio AT em Park
-Desligue a ignição e espere un 20 segundos
PRÓXIMOS PASSOS DEVEM SER SEGUIDOS A RISCA EXATAMENTE NOS TEMPOS INFORMADOS.
-Certifique que o pedal do acelerador não esta sendo pisado, totalmente solto
-Ligue a ignição e espere exatamente 3 segundos
-Após 3 segundos pise no acelerador até o fundo e solte totalmente o acelerador por 5 vezes(
UMA PISADA E SOLTADA A CADA 1 SEGUNDO OU MENOS
-Espere 7 segundos
-Pise e mantenha pisado o acelerador até o fundo por aproximadamente 20 segundos
-Solte totalmente o acelerador e aguarde 3 segundos
-Vire a chave uma única vez no sentido de dar a partida no motor até pegar(2 a 3 segundos)
-Deixe 1 minuto na marcha lenta
-Acelerar até uns 3 mil rpm, solte o pedal totalmente por duas vezes.
-Verifique se a marcha lenta fica normal 650 a 750rpm.

Segue o vídeo ilustrativo:



Fonte: TiidaClube (por MRB)

Esse procedimento de reaprendizado, pode ser feito no Sentra 2.0 2011/2012 ?
É a mesma coisa?

Thiago Comitre

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8) Empty Re: Reaprendizado do corpo de borboletas (Sentra, Tiida, Livina 1.8)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos