Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Relé da Bomba - Onde Encontrar
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:25 pm por absilva

» Nissan Leaf
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 6:25 pm por Dagoberto

» APRESENTAÇAO
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:05 am por WilsonM

» Civic hibrido
utilização correta do  overdrive. - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:11 am por nairbelo

Inscreva-se!


utilização correta do overdrive.

+14
Cburatto
limafabioh
MEN.
Volnir
PauloEduardo
absilva
limafranco1
vitor m. o. silva
RHSEU
jaguar.rj
andre fachini
AndreMelo
WilsonM
leonardo lucas
18 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafabioh Seg Jul 24, 2017 1:16 pm

limafranco1 escreveu:Eu só o L em subidas elevadas - região de Perdizes e Pompeia em sao Paulo são ótimas para isso.

Para freio motor, em descida de serra, eu costumo usar o Overdrive OFF combinado com o piloto automático.

Entendo que o L é para situaçoes bem especificas. já o O/D, no dia a dia, me dá mais dinamismo em transito pesado, pois o carro reage mais rapido.
Quando o transido começa a fluir, eu aperto novamente o O/D

Faz sentido, porque é apenas um botão bem prático pra acionar durante a condução (basta um toque ali na alavanca para controlar, um pouco saudosista dos câmbios manuais) e melhor do que jogar a alavanca para L, embora acho que o L tem mais freio motor e reduzida do que o OD.

Ou seja:
Para situações corriqueiras: usa o Overdrive.
Para situações mais "pesadas": usa o L

O manual só fala (tanto para o OD ou L) em freio motor ou subidas. Nenhum momento fala em acelerações ou melhorar o desempenho em ultrapassagens, etc.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafranco1 Seg Jul 24, 2017 1:53 pm

limafabioh escreveu:
limafranco1 escreveu:Eu só o L em subidas elevadas - região de Perdizes e Pompeia em sao Paulo são ótimas para isso.

Para freio motor, em descida de serra, eu costumo usar o Overdrive OFF combinado com o piloto automático.

Entendo que o L é para situaçoes bem especificas. já o O/D, no dia a dia, me dá mais dinamismo em transito pesado, pois o carro reage mais rapido.
Quando o transido começa a fluir, eu aperto novamente o O/D

Faz sentido, porque é apenas um botão bem prático pra acionar durante a condução (basta um toque ali na alavanca para controlar, um pouco saudosista dos câmbios manuais) e melhor do que jogar a alavanca para L, embora acho que o L tem mais freio motor e reduzida do que o OD.

Ou seja:
Para situações corriqueiras: usa o Overdrive.
Para situações mais "pesadas": usa o L

O manual só fala (tanto para o OD ou L) em freio motor ou subidas. Nenhum momento fala em acelerações ou melhorar o desempenho em ultrapassagens, etc.

Eu raramente uso o O/D pra ultrapassagens. Somente na cidade mesmo.
Eu entendo o L como uma primeira marcha do carro manual.
limafranco1
limafranco1

Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por MEN. Ter Jul 25, 2017 1:24 am

limafabioh escreveu:Inclusive, além da dúvida de que se realmente o overdrive melhora as acelerações ou retomadas (freio motor, com certeza!), é qual a diferença do overdrive off para a posição "L"?

Fiz alguns testes e não notei diferença. Os dois tem freio motor e giros elevados.
Para melhor compreensão o "L"-low,equivale a 1ªmarcha,portanto,só deve ser utilizado em "baixa velocidade",exemplificando:pense nas circunstâncias em que usaria a 1ª marcha (num carro manual),diante de uma ladeira íngreme(objetivando força),ou descida acentuada(atuando como freio-motor).
Diferente do low,o Overdrive no modo off,pode ser usado,em "alta velocidade",nas situações,já mencionadas acima.
ABS.MEN.
MEN.
MEN.

Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Cburatto Sex Jul 28, 2017 2:02 pm

Eu uso o Overdrive Off para freio motor, no meu caso consigo perceber a diferença de usar só os freios, ao menos nos meus trajetos habituais. Nunca precisei usar para ladeiras, nem o L. Aliás, para retomada basta usar o kick down que o giro sobe e o carro ganha velocidade fácil. Já tentei usar o Overdrive Off como o modo sport de algumas transmissões automáticas, mas embora dê para perceber a diferença, o kick down é muito rápido no CVT, não há muito ganho não. Acredito que ganhe mais esportividade em caso de trajetos com mais freadas.

Aqui tem alguma referência para essa função, é um texto antigo do Best Cars (clique no link) , em um comparativo do Sentra com o 307 sedã, comentários sobre o Overdrive e L no último parágrafo dessa parte (clique no link)

Cburatto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/07/2017
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por PabloJr Sex Ago 18, 2017 1:15 pm

Quando se fala em Overdrive off é com a luz no painel ligada ou desligada? Desculpe a pergunta de amador
PabloJr
PabloJr

Mensagens : 44
Data de inscrição : 07/08/2017
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por absilva Sex Ago 18, 2017 2:22 pm

No B16, quando o Overdrive está em "OFF", a luz indicadora no painel fica acesa.
Quando ele está em "ON", a luz fica apagada. Esse é o modo padrão do câmbio.
absilva
absilva

Mensagens : 1258
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por PabloJr Sex Ago 18, 2017 2:44 pm

absilva escreveu:No B16, quando o Overdrive está em "OFF", a luz indicadora no painel fica acesa.
Quando ele está em "ON", a luz fica apagada. Esse é o modo padrão do câmbio.

Muito obrigado ! Very Happy
PabloJr
PabloJr

Mensagens : 44
Data de inscrição : 07/08/2017
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Cesar Paniago Seg Nov 27, 2017 6:25 am

Muito bem....a minha é uma Pathfinder 1994 3.0 4X4 automática. O botão desapertado mostra uma tarja vermelha, isto significa que o overdrive está desligado ou ligado? Desculpem a ignorância, mas acabei de comprar e não conheço muito estes recursos. Aliás, se alguém tiver algum material para eu ler, mostrando como utilizar o cambio 4x4, como acionar, em quais situações....

Cesar Paniago

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Seg Nov 27, 2017 10:20 am

por padrão, o Overdrive sempre é ativado assim que você der a partida, pelo menos nos carros da Nissan atuais. Se apertar o botão e acender no painel o O/D quer dizer que está desligado. O Overdrive é um recurso para tentar deixar o carro mais econômico, já que alonga as marchas e permite o carro andar a regimes de giro mais baixo.

No caso dos câmbio automáticos 4x4, costuma ter aopção de reduzidas em 3a. 2a. e 1a.  É como se você travasse o câmbio nestas marchas, bom para freio motor e para pegar trechos não asfaltados, sejam subidas ou descidas muito acentuados.

E chave seletora de tração 4x4 no painel. Bom, a não ser que vá andar na lama, não quase se usa estas opções. No hemisfério norte, em regiões onde neva ainda tem uso urbano para o 4x4, mas aqui no Brasil, acho que só faz sentido para andar na lama.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Jordan Kanduxo Seg Nov 27, 2017 11:29 am

Excelente esse tópico.
Eu só desliguei o O/D por duas vezes, uma para uma ladeira íngreme (na verdade nem tinha tanta necessidade mas resolvi testar) e como freio motor em rodovia. O sistema funciona bem, mas raramente o desligo.
Quanto ao modo Low do câmbio, eu sempre tive uma dúvida que não consegui esclarecer mesmo após ler o manual do CVT. Se eu estiver andando no drive (logicamente em baixas velocidades), posso entrar em Low com o carro em movimento? Acredito que não, mas fica aí a dúvida.
Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Seg Nov 27, 2017 11:40 am

eu aciono de D para L com o carro em movimento, sempre, mas geralmente estou em baixa velocidade, tipo 20 km/h. Uma vez fiz isso saindo de um rodovia, estava a 80 km/h, fui de D para L direto, deu um tranco, nunca mais fiz isso.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Jordan Kanduxo Seg Nov 27, 2017 11:49 am

Eu nunca fiz, mas vou tentar em baixas velocidades para ver o efeito. Em rodovia eu largo no drive e esqueço da vida. Eu adoro câmbio manual, mas nesse quesito o automático realmente é uma maravilha.
Obrigado pela resposta. Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

Mensagens : 147
Data de inscrição : 14/12/2016
Localização : Sorocaba/SP

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafranco1 Seg Nov 27, 2017 1:54 pm

Eu uso com frequencia o L em rampas acentuadas.
O O/D desligado tambem, no anda e para do transito - e ocasionalmente como freio motor na descida de serra.
limafranco1
limafranco1

Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Edgard_Simoes Qua Set 01, 2021 2:22 pm

leonardo lucas escreveu:pessoal,tenho 1 milhão de dúvidas sobre esse botãozinho que utilizo regularmente,selecionei três,se alguém souber:
1)quando desaciono o botão,e a rotação começa a cair,existe algum mal para o cvt/motor,já acelerar direto...ou deve-se esperar a rotação estabilizar para acelerar??

2)não sei se é impressão minha,mas quando o carro está parado,com o botão já acionado,o carro fica mais arisco...isso significa, que em termos de aceleração,o carro ganha mais velocidade?? ou seja,parado num sinal,o que é melhor para ter saída mais rápida,o botão já acionado ou não??

3)essa dúvida,está relacionada ao uso correto do Overdrive...afinal o Overdrive é para que?? ganhar velocidade?? ou redução da mesma?? ou ao que me parece tem múltiplas utilidades...pelo que entendi,na prática do dia-a-dia,ele eleva a rotação em torno de 1.500 giros(para que o carro fique numa melhor faixa de potência e torque),o problema que percebi na prática, é que da mesma forma,que ajuda a ganhar velocidade(Overdrive off),ao tirar o pé do acelerador,toda a velocidade que se ganha é perdida pela rotação que fica alta,atuando como um freio-motor,em suma,qual é a maneira correta de se utilizar o Overdrive...após o carro atingir a velocidade desejada,imediatamente,acionar Overdrive  on de modo que rotação alta não fique travando o carro?? é isso mesmo??

Bem, não sou mecânico, nem engenheiro, mas vou tentar responder (não se se correto ou não, mas é o meu conhecimento do Overdrive no câmbio CVT pelo uso) suas dúvidas: 1) Não vejo problema na acelerqação ou não no desacionamento do botão, tanto que pode ser acionado ou desacionado com o carro em movimento. PS.: Hoje tenho um Sentra SV 2014 aut. e tive antes um Corolla XEi 2004, que também tinha botão overdrive. No Corolla usava muito para ultrapassagens, dando a impressão de ganho de velocidade mas o que acontece é uma manutenção do giro do motor em alta, como se fosse uma esticada de marcha no cambio manual. 2) Mais um menos, não é que ele fica "arisco" pois estamos falando de um carro com 2 toneladas e que não tem nenhuma pretensão de ser um esportivo, mas sim um sedan de luxo. O que acontece com o acionamento ou desacionamento do overdrive é que a rotação do motor fica em alta, quando em movimento; mas se tirar o pé do acelerador com ele em movimento, como vi em outros comentários, sim, ele fica semelhante a um freio motor. Se quer mesmo que ele fique "arisco" recomendo esquecer o botão e ir a uma oficina de tuning e mexer na "chipagem" dele ou troque por um Corolla a partir de 2018 pois além dele ser mais bruto (pisa e vai) o cambio dele permite user usado como um "tiptronic"; agora, querendo um Sentra arisco mexendo na chipagem dele, procure imediatamente um posto de combustível de confiança para virar sócio, pois ele vai beber mais que todos aqui do grupo !!!!! Relembrando o que já cometnaram aqui: O Sentra é um SEDÂ de luxo, com um conforto e espaço inigualável nos demais do seguimento, ele não é carro de arrancada, pois além de consumir muito combustível, vai detonar várias buchas e conxins, em especial do motor que vai pro saco rapidinho. 3) O Overdrive, segundo li a respeito tem a função de: em uma subida manter o giro do motor alto sem a necessidade da troca de marchas constantes no cambio CVT; no caso de uma descida, funciona como um freio motor sem forçar nada. Por ele aumentar o giro do motor para "ganho de velocidade ou manter a marcha até o limite do automático" na redução a conseguencia é a mesma, ou seja, estando em giro alto na redução ele vira um verdadeiro freio motor, mantendo a marcha alta quando deveria reduzir automaticamente. PS.: Pode usar constantemente no uso do veículo? Entendo que sim, porém a meu ver, não se obtem tanta vantagem assim, já que se der algum problema, amigo, se prepare pois a coisa fica FEIA ($$$$). Seu uso deve ser compatível com a necessidade e momento adequado.

Edgard_Simoes

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/03/2020

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos