Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate

Nosso Canal Youtube
Clique nos anúncios!
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

utilização correta do overdrive.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafabioh Seg Jul 24, 2017 1:16 pm

limafranco1 escreveu:Eu só o L em subidas elevadas - região de Perdizes e Pompeia em sao Paulo são ótimas para isso.

Para freio motor, em descida de serra, eu costumo usar o Overdrive OFF combinado com o piloto automático.

Entendo que o L é para situaçoes bem especificas. já o O/D, no dia a dia, me dá mais dinamismo em transito pesado, pois o carro reage mais rapido.
Quando o transido começa a fluir, eu aperto novamente o O/D

Faz sentido, porque é apenas um botão bem prático pra acionar durante a condução (basta um toque ali na alavanca para controlar, um pouco saudosista dos câmbios manuais) e melhor do que jogar a alavanca para L, embora acho que o L tem mais freio motor e reduzida do que o OD.

Ou seja:
Para situações corriqueiras: usa o Overdrive.
Para situações mais "pesadas": usa o L

O manual só fala (tanto para o OD ou L) em freio motor ou subidas. Nenhum momento fala em acelerações ou melhorar o desempenho em ultrapassagens, etc.
limafabioh
limafabioh

utilização correta do  overdrive. - Página 2 Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafranco1 Seg Jul 24, 2017 1:53 pm

limafabioh escreveu:
limafranco1 escreveu:Eu só o L em subidas elevadas - região de Perdizes e Pompeia em sao Paulo são ótimas para isso.

Para freio motor, em descida de serra, eu costumo usar o Overdrive OFF combinado com o piloto automático.

Entendo que o L é para situaçoes bem especificas. já o O/D, no dia a dia, me dá mais dinamismo em transito pesado, pois o carro reage mais rapido.
Quando o transido começa a fluir, eu aperto novamente o O/D

Faz sentido, porque é apenas um botão bem prático pra acionar durante a condução (basta um toque ali na alavanca para controlar, um pouco saudosista dos câmbios manuais) e melhor do que jogar a alavanca para L, embora acho que o L tem mais freio motor e reduzida do que o OD.

Ou seja:
Para situações corriqueiras: usa o Overdrive.
Para situações mais "pesadas": usa o L

O manual só fala (tanto para o OD ou L) em freio motor ou subidas. Nenhum momento fala em acelerações ou melhorar o desempenho em ultrapassagens, etc.

Eu raramente uso o O/D pra ultrapassagens. Somente na cidade mesmo.
Eu entendo o L como uma primeira marcha do carro manual.
limafranco1
limafranco1

Mensagem por MEN. Ter Jul 25, 2017 1:24 am

limafabioh escreveu:Inclusive, além da dúvida de que se realmente o overdrive melhora as acelerações ou retomadas (freio motor, com certeza!), é qual a diferença do overdrive off para a posição "L"?

Fiz alguns testes e não notei diferença. Os dois tem freio motor e giros elevados.
Para melhor compreensão o "L"-low,equivale a 1ªmarcha,portanto,só deve ser utilizado em "baixa velocidade",exemplificando:pense nas circunstâncias em que usaria a 1ª marcha (num carro manual),diante de uma ladeira íngreme(objetivando força),ou descida acentuada(atuando como freio-motor).
Diferente do low,o Overdrive no modo off,pode ser usado,em "alta velocidade",nas situações,já mencionadas acima.
ABS.MEN.
MEN.
MEN.

Mensagem por Cburatto Sex Jul 28, 2017 2:02 pm

Eu uso o Overdrive Off para freio motor, no meu caso consigo perceber a diferença de usar só os freios, ao menos nos meus trajetos habituais. Nunca precisei usar para ladeiras, nem o L. Aliás, para retomada basta usar o kick down que o giro sobe e o carro ganha velocidade fácil. Já tentei usar o Overdrive Off como o modo sport de algumas transmissões automáticas, mas embora dê para perceber a diferença, o kick down é muito rápido no CVT, não há muito ganho não. Acredito que ganhe mais esportividade em caso de trajetos com mais freadas.

Aqui tem alguma referência para essa função, é um texto antigo do Best Cars (clique no link) , em um comparativo do Sentra com o 307 sedã, comentários sobre o Overdrive e L no último parágrafo dessa parte (clique no link)

Cburatto

Mensagem por PabloJr Sex Ago 18, 2017 1:15 pm

Quando se fala em Overdrive off é com a luz no painel ligada ou desligada? Desculpe a pergunta de amador
PabloJr
PabloJr

Mensagem por absilva Sex Ago 18, 2017 2:22 pm

No B16, quando o Overdrive está em "OFF", a luz indicadora no painel fica acesa.
Quando ele está em "ON", a luz fica apagada. Esse é o modo padrão do câmbio.
absilva
absilva

Mensagem por PabloJr Sex Ago 18, 2017 2:44 pm

absilva escreveu:No B16, quando o Overdrive está em "OFF", a luz indicadora no painel fica acesa.
Quando ele está em "ON", a luz fica apagada. Esse é o modo padrão do câmbio.

Muito obrigado ! Very Happy
PabloJr
PabloJr

Mensagem por Cesar Paniago Seg Nov 27, 2017 6:25 am

Muito bem....a minha é uma Pathfinder 1994 3.0 4X4 automática. O botão desapertado mostra uma tarja vermelha, isto significa que o overdrive está desligado ou ligado? Desculpem a ignorância, mas acabei de comprar e não conheço muito estes recursos. Aliás, se alguém tiver algum material para eu ler, mostrando como utilizar o cambio 4x4, como acionar, em quais situações....

Cesar Paniago

Mensagem por WilsonM Seg Nov 27, 2017 10:20 am

por padrão, o Overdrive sempre é ativado assim que você der a partida, pelo menos nos carros da Nissan atuais. Se apertar o botão e acender no painel o O/D quer dizer que está desligado. O Overdrive é um recurso para tentar deixar o carro mais econômico, já que alonga as marchas e permite o carro andar a regimes de giro mais baixo.

No caso dos câmbio automáticos 4x4, costuma ter aopção de reduzidas em 3a. 2a. e 1a.  É como se você travasse o câmbio nestas marchas, bom para freio motor e para pegar trechos não asfaltados, sejam subidas ou descidas muito acentuados.

E chave seletora de tração 4x4 no painel. Bom, a não ser que vá andar na lama, não quase se usa estas opções. No hemisfério norte, em regiões onde neva ainda tem uso urbano para o 4x4, mas aqui no Brasil, acho que só faz sentido para andar na lama.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Jordan Kanduxo Seg Nov 27, 2017 11:29 am

Excelente esse tópico.
Eu só desliguei o O/D por duas vezes, uma para uma ladeira íngreme (na verdade nem tinha tanta necessidade mas resolvi testar) e como freio motor em rodovia. O sistema funciona bem, mas raramente o desligo.
Quanto ao modo Low do câmbio, eu sempre tive uma dúvida que não consegui esclarecer mesmo após ler o manual do CVT. Se eu estiver andando no drive (logicamente em baixas velocidades), posso entrar em Low com o carro em movimento? Acredito que não, mas fica aí a dúvida.
Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Mensagem por WilsonM Seg Nov 27, 2017 11:40 am

eu aciono de D para L com o carro em movimento, sempre, mas geralmente estou em baixa velocidade, tipo 20 km/h. Uma vez fiz isso saindo de um rodovia, estava a 80 km/h, fui de D para L direto, deu um tranco, nunca mais fiz isso.
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Jordan Kanduxo Seg Nov 27, 2017 11:49 am

Eu nunca fiz, mas vou tentar em baixas velocidades para ver o efeito. Em rodovia eu largo no drive e esqueço da vida. Eu adoro câmbio manual, mas nesse quesito o automático realmente é uma maravilha.
Obrigado pela resposta. Grande abraço!
Jordan Kanduxo
Jordan Kanduxo

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Mensagem por limafranco1 Seg Nov 27, 2017 1:54 pm

Eu uso com frequencia o L em rampas acentuadas.
O O/D desligado tambem, no anda e para do transito - e ocasionalmente como freio motor na descida de serra.
limafranco1
limafranco1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: