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Re: Sistema de arrefecimento
Bem, hj peguei engarrafamento, fiquei parado no sol com o ar ligado, é o ponteiro não chegou se quer na metade. Parece que realmente o problema foi resolvido com a troca do líquido de arrefecimento.
JEAN CARLO- Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/03/2016
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro-RJ
Re: Sistema de arrefecimento
90 % DAS VEZES SERÁ ESTE O PROBLEMA....ou coloca agua de torneira com cloro pra ferrar ou nem troca fluido do sistema nunca.....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Mas o engraçado André, é que esse problema só começou depois que trocou o eletroventilador. Peguei o carro com 20mil km, dentro da garantia e recém revisado. Nunca poderia imaginar que tinham usado outro liquido. Fiz a revisão de 30mil e logo depois trocou o eletroventilador. Eu mesmo só usei o líquido original.
JEAN CARLO- Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/03/2016
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro-RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Bem estranho mesmo...mas cara se tratando de veiculo tudo pode acontecer....não é pq tem pouca km que é sinal de estar tudo bem.....mesmo sendo feitas revisões em CCS...carro ultimamente é loteria...infelizmente.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Olá pessoal. Oficina informou que lavou o sistema e usou somente 1 galão que comprei na Honda. O outro disseram que não precisou usar pois não coube.
Li aqui que são 7L e comprei 2 galões.
Então, alguma coisa fizeram de errado não foi?
Se sim...Lavar de novo e perdi 1 galão.
Li aqui que são 7L e comprei 2 galões.
Então, alguma coisa fizeram de errado não foi?
Se sim...Lavar de novo e perdi 1 galão.
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Sistema de arrefecimento
Meu pitaco é:
misturaram um galão da honda com água, o que é errado, porque o aditivo da honda (e o da NISSAN) é de PRONTO USO, já vem diluído. E engraçado é que isso tem escrito na própria embalagem...
misturaram um galão da honda com água, o que é errado, porque o aditivo da honda (e o da NISSAN) é de PRONTO USO, já vem diluído. E engraçado é que isso tem escrito na própria embalagem...
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Sistema de arrefecimento
Pimenta 59, ou misturaram água, ou não drenaram todo o líquido, pois tem alguns bujões escondidos. Eu comprei 2 galões e usei os dois. Acompanhei todo o serviço. Sobrou muito pouco.
JEAN CARLO- Mensagens : 17
Data de inscrição : 23/03/2016
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro-RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Verdade, nem me lembrei disso. Enfim, merda teve.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Sistema de arrefecimento
Pois é. Levei em outra oficina, expliquei sobre quantidade e líquido já diluído da Honda e fizeram tudo certo dessa vez.
Se não fosse pelo fórum ia ficar o líquido antigo errado, depois quantidade errada e por aí vai. Valeu pessoal.
Se não fosse pelo fórum ia ficar o líquido antigo errado, depois quantidade errada e por aí vai. Valeu pessoal.
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Sistema de arrefecimento
De qualquer modo deve continuar monitorando...com termodensímetro e a coloração.
A dificuldade é drenar (manualmente) todo o líquido do sistema de arrefecimento...pelo dreno inferior próximo ao radiador é só parcial, o bujão de dreno do bloco do motor é de difícil acesso, além da entrada de ar no circuito...
Penso que só é possivel lavar todo o circuito com o carro ligado e aquecido, ar quente aberto e uma "máquina de lavagem" circulando água. Neste caso usam água de torneira até esgotar todo o líquido contaminado...depois repor com o líquido "novo" até eliminar toda água "torneiral" do circuito...daí a dificuldade em saber se está 100% OK, porque a maioria das "pequenas" oficinas não tem o cuidado, zelo e estrutura para fazer isso.
A dificuldade é drenar (manualmente) todo o líquido do sistema de arrefecimento...pelo dreno inferior próximo ao radiador é só parcial, o bujão de dreno do bloco do motor é de difícil acesso, além da entrada de ar no circuito...
Penso que só é possivel lavar todo o circuito com o carro ligado e aquecido, ar quente aberto e uma "máquina de lavagem" circulando água. Neste caso usam água de torneira até esgotar todo o líquido contaminado...depois repor com o líquido "novo" até eliminar toda água "torneiral" do circuito...daí a dificuldade em saber se está 100% OK, porque a maioria das "pequenas" oficinas não tem o cuidado, zelo e estrutura para fazer isso.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Sistema de arrefecimento
Tive a impressão que agora demora um pouquinho a mais para esquentar, atingir a temperatura ideal do motor.
Mas agora está de boa. Fiquei tranquilo quanto a isso.
Mas agora está de boa. Fiquei tranquilo quanto a isso.
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Sistema de arrefecimento
E minha outlander após limpeza sistema todo tbm, percebi isso..principalmente na primeira partida do dia, até aceleração voltar a lenta normal(640 rpms) demora 1 minuto ou mais pelo menos pra ficar na mesma temperatura e rotação de antes...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Bom dia galera!
Atualizando os preços dos fluídos de arrefecimento 2017 (interior de SP):
- Fluído Nissan: R$43,00 (1L)
- Fluído Honda: R$92,00 (3,7L)
Gostaria de saber de vcs se conseguiram esgotar todo o fluído do sistema (em torno de 7L) pois levei ao mecânico e o mesmo me recomendou a compra de 1 galão da Honda que seria o que caberia na troca, o restante não sairá do sistema.
Outra pergunta, ele me recomendou como alternativa o fluído da Lubrax concentrado (base monoetileno glicol), segundo ele usado nos Mitsubishi e Mercedes, que encontrei na faixa de R$20,00 o litro (segue ficha técnica http://www.br.com.br/wcm/connect/acdafb8d-9498-40a0-954b-89421eb76f68/ft-lub-auto-fluidos-radiadores.pdf?MOD=AJPERES&CVID=lBKtXk8&CVID=liGxqYD).
Obrigado!!!
Atualizando os preços dos fluídos de arrefecimento 2017 (interior de SP):
- Fluído Nissan: R$43,00 (1L)
- Fluído Honda: R$92,00 (3,7L)
Gostaria de saber de vcs se conseguiram esgotar todo o fluído do sistema (em torno de 7L) pois levei ao mecânico e o mesmo me recomendou a compra de 1 galão da Honda que seria o que caberia na troca, o restante não sairá do sistema.
Outra pergunta, ele me recomendou como alternativa o fluído da Lubrax concentrado (base monoetileno glicol), segundo ele usado nos Mitsubishi e Mercedes, que encontrei na faixa de R$20,00 o litro (segue ficha técnica http://www.br.com.br/wcm/connect/acdafb8d-9498-40a0-954b-89421eb76f68/ft-lub-auto-fluidos-radiadores.pdf?MOD=AJPERES&CVID=lBKtXk8&CVID=liGxqYD).
Obrigado!!!
Augusto Diniz- Mensagens : 44
Data de inscrição : 27/12/2016
Localização : Santa Bárbara D´Oeste - SP
Re: Sistema de arrefecimento
eu prefiro indicar sempre o uso do fluido pronto para uso.
usar o concentrado implica em você adicionar água, que se não for bem tratada pode conter minerais, prato cheio para gerar ferrugem no sistema.
outro problema é manter a proporção adequada de elilenoglicol e água. Geralmente é 50% x 50%, mas ao adicionar é bem complicado manter uma proporção precisa.
E ainda tem a questão dos detergentes no fluido.
O líquido conforme o fabricante especificou, em tese, é como o motor foi desenvolvido e testado. Mas lembro uma vez um Sentra que rodava basicamente com água no radiador, sabe aquele lance de parar em posto e o pessoal completar? O motor continuava funcionando, mas vai saber que tipo de dano interno pode ter ocorrido.
pra tentar drenar o máximo de liquido antigo, existem oficinas que usam máquinas de flushing, gasta um pouco mais de fluido, mas parece que funciona muito bem.
usar o concentrado implica em você adicionar água, que se não for bem tratada pode conter minerais, prato cheio para gerar ferrugem no sistema.
outro problema é manter a proporção adequada de elilenoglicol e água. Geralmente é 50% x 50%, mas ao adicionar é bem complicado manter uma proporção precisa.
E ainda tem a questão dos detergentes no fluido.
O líquido conforme o fabricante especificou, em tese, é como o motor foi desenvolvido e testado. Mas lembro uma vez um Sentra que rodava basicamente com água no radiador, sabe aquele lance de parar em posto e o pessoal completar? O motor continuava funcionando, mas vai saber que tipo de dano interno pode ter ocorrido.
pra tentar drenar o máximo de liquido antigo, existem oficinas que usam máquinas de flushing, gasta um pouco mais de fluido, mas parece que funciona muito bem.
Re: Sistema de arrefecimento
WilsonM escreveu:eu prefiro indicar sempre o uso do fluido pronto para uso.
usar o concentrado implica em você adicionar água, que se não for bem tratada pode conter minerais, prato cheio para gerar ferrugem no sistema.
outro problema é manter a proporção adequada de elilenoglicol e água. Geralmente é 50% x 50%, mas ao adicionar é bem complicado manter uma proporção precisa.
E ainda tem a questão dos detergentes no fluido.
O líquido conforme o fabricante especificou, em tese, é como o motor foi desenvolvido e testado. Mas lembro uma vez um Sentra que rodava basicamente com água no radiador, sabe aquele lance de parar em posto e o pessoal completar? O motor continuava funcionando, mas vai saber que tipo de dano interno pode ter ocorrido.
pra tentar drenar o máximo de liquido antigo, existem oficinas que usam máquinas de flushing, gasta um pouco mais de fluido, mas parece que funciona muito bem.
Obrigado pela resposta Wilson!
Vou optar pelo fluído da Honda devido ao melhor preço então.
Quanto à quantidade, vou pesquisar uma oficina que faça o flushing, até então as que perguntei fazem o serviço manualmente. Mas acredito que a troca, ainda que parcial, é benéfica desde que o fluído que esteja no carro seja compatível e as trocas sejam feitas no tempo recomendado.
Augusto Diniz- Mensagens : 44
Data de inscrição : 27/12/2016
Localização : Santa Bárbara D´Oeste - SP
Re: Sistema de arrefecimento
Augusto Diniz escreveu:Bom dia galera!
Atualizando os preços dos fluídos de arrefecimento 2017 (interior de SP):
- Fluído Nissan: R$43,00 (1L)
- Fluído Honda: R$92,00 (3,7L)
Gostaria de saber de vcs se conseguiram esgotar todo o fluído do sistema (em torno de 7L) pois levei ao mecânico e o mesmo me recomendou a compra de 1 galão da Honda que seria o que caberia na troca, o restante não sairá do sistema.
....
Bom dia pessoal,
Augusto, você encontrou fluído Nissan por R$43,00/Litro? Parabéns, aqui na CSS Seijin-Cabo Frio/RJ, o preço é R$102,00/Litro, enquanto o Honda continua o mesmo preço R$92,30 por galão de 3,785 Litro.
Queria comprar o óleo CVT, aí perdi a vontade até de perguntar o preço.
Baco23- Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/01/2016
Localização : Campos/RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Uma boa opção tambem é o da AC Delco, ja é pronto pra uso e voce acha por volta dos 30 reais o litro. tambem é um bom fluido que atende as specs do Sentra.
raphaelrrc93- Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 30
Localização : Ilha do Governador - RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Alguém sabe me dizer se pode misturar o aditivo da Honda com o original nissan . Meu Sentra está chegando nos 80k e está na hora da substituição do líquido de arrefecimento estou pensando em usar o da Honda
Elthon- Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/01/2017
Re: Sistema de arrefecimento
Sinceramente eu não misturaria os dois,visto que estará misturando velho com novo e especificações diferentes. O que eu fiz no meu quando chegou nos 80 mil km foi comprar dois galões na css Honda e trocar o fluido todo. No total saiu com a mão de obra uns 250.
Pedro Zzi- Mensagens : 81
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 28
Localização : Belo Horizonte/MG
Re: Sistema de arrefecimento
80 mil km já é hora da troca, mande fazer a limpeza, e por fim use um bom fluido, pode ser oda Honda, de pronto uso, como o original da Nissan.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Sistema de arrefecimento
Jean Carlo , sou do Rio de Janeiro támbem, a oficina especializada em Nissan que você foi fica aonde ?
Fernando- Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/01/2016
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Sistema de arrefecimento
Bom dia Amigos do fórum
Comprei um aditivo da Havoline concentrado orgânico!
Vcs sabem mais ou menos qual a proporção para diluir com a água desmineralizada??
Alguns donos de auto peças dizem que é 1L de aditivo para 4L de água!
Comprei um aditivo da Havoline concentrado orgânico!
Vcs sabem mais ou menos qual a proporção para diluir com a água desmineralizada??
Alguns donos de auto peças dizem que é 1L de aditivo para 4L de água!
Leandro Bezerra- Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/05/2017
Re: Sistema de arrefecimento
Esta informação não vem na embalagem? Não há instruções de uso? Ainda assim a proporção de aditivo à base de etilenoglicol costuma ficar na casa dos 40 a 50%.
Na última troca que fiz foram três litros e pouco de aditivo (da Total/ELF) para uns quatro de água.
Na última troca que fiz foram três litros e pouco de aditivo (da Total/ELF) para uns quatro de água.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
vem na embalagem escrito a proporção certa. tem que vir.
mas particularmente prefiro os que ja vem pronto pra uso, e so colocar e pronto. alem de durar mais tempo nao há risco de colocar a proporção errada.
mas particularmente prefiro os que ja vem pronto pra uso, e so colocar e pronto. alem de durar mais tempo nao há risco de colocar a proporção errada.
raphaelrrc93- Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 30
Localização : Ilha do Governador - RJ
Re: Sistema de arrefecimento
A proporção correta é entre 40 a 50% ou seja, em média para cada litro de aditivo concentrado se coloca 1L de água. Não vai na onda desse povo de oficina, que só colocam 1L de fluido e o resto água da torneira. Use água desmineralizada, encontrada em auto peças ou água destilada, encontrada em farmácias de manipulação.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
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