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Re: Sistema de arrefecimento
Exato! Por isso dificilmente colocarei aditivos a base de polímeros no meu carro.
De fato tanto os polímeros quanto a água pura têm mais poder de troca térmica. Entretanto se o fabricante recomenda a aditivação com etilenoglicol em 40, 50% é óbvio que dimensionou o sistema de arrefecimento para tal. E como bem colocou o James, no fim não haverá vantagem alguma no arrefecimento em si. Fora a vantagem que o etilenoglicol oferece em expandir os limites do líquido tanto na ebulição quanto no congelamento.
Não vejo vantagem prática nos polímeros.
De fato tanto os polímeros quanto a água pura têm mais poder de troca térmica. Entretanto se o fabricante recomenda a aditivação com etilenoglicol em 40, 50% é óbvio que dimensionou o sistema de arrefecimento para tal. E como bem colocou o James, no fim não haverá vantagem alguma no arrefecimento em si. Fora a vantagem que o etilenoglicol oferece em expandir os limites do líquido tanto na ebulição quanto no congelamento.
Não vejo vantagem prática nos polímeros.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Fiz hj uma limpeza meio que por cima , na verdade , esgotei o reservatorio, lavei e completei com aditivo da koube, e retirei agua do radiado por cima com uma mangueira, medi 2 litro de agua e recoloquei a mesma quantidade de aditivo...sei que não é o certo...mas estava até bom o liquido e nem quiz drenar pela troneira embaixo do radiador....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
andre fachini, e esse Koube era orgânico? Pois se for sintético, como você não fez uma limpeza completa, pode dar problema, pois são incompatíveis entre si.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
[img][/img]
Sim..organico..era esse ai.
Sim..organico..era esse ai.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Esta ai a possível explicação kkk
https://youtu.be/UDOnWcew1Hw?t=12m50s
https://youtu.be/UDOnWcew1Hw?t=12m50s
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Olá pessoal,
O inmetro fez um ensaio com alguns aditivos para radiadores. No link abaixo não consta o nome das empresas, mas pelo menos nos dá a indicação do que procurar no rótulo das embalagens que é se o aditivo atende a NBR 13.705:1996 - Aditivos para arrefecimento de motor endotérmico, tipos A e B, concentrados - Requisitos e determinação das características. A lista com o nome das empresas/produto eu tenho, mas não sei como postar aqui (tá guardado dentro do computador).
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf
O inmetro fez um ensaio com alguns aditivos para radiadores. No link abaixo não consta o nome das empresas, mas pelo menos nos dá a indicação do que procurar no rótulo das embalagens que é se o aditivo atende a NBR 13.705:1996 - Aditivos para arrefecimento de motor endotérmico, tipos A e B, concentrados - Requisitos e determinação das características. A lista com o nome das empresas/produto eu tenho, mas não sei como postar aqui (tá guardado dentro do computador).
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/aditivo_radiadores.pdf
Bruno Levino- Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2016
Idade : 41
Re: Sistema de arrefecimento
Uma pena, devia constar marcas...mas ta valendo mesmo assim.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Tenho uma imagem da lista com os nomes dos produtos. " />
Bruno Levino- Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2016
Idade : 41
Re: Sistema de arrefecimento
Esse teste é antigo e a Radiex alegou que o aditivo que testaram foi a base de polímeros e, por isso, foram reprovados. Alegaram que não se pode comparar com a norma que rege os atitivos orgânicos, pois os aditivos a base de polímeros não têm etilenoglicol, por isso foram todos reprovados.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Pra mim a imagem não abre..mas blz..kkkBruno Levino escreveu:Tenho uma imagem da lista com os nomes dos produtos. " />
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Ontem foi dia de manutenção, e fiz a troca do sistema de arrefecimento. A ultima troca foi em 21/03/2015 e havia colocado o aditivo ELF orgânico.
Agora eu comprei o Valvoline que o MRB já havia comentado. Paguei R$ 33 / litro no mercado car.
O meu mecanico retirou o vazo de expansão, mangueira do fundo do radiador, e a válvula termostática. O líquido que estava no carro saiu super limpo, parecia novo, não tinha qualquer sinal de ferrugem, valvula visualmente ok. Como o aditivo que estava era organico, não foi feito lavagem, apenas esgotou todo o líquido do veículo e colocou o novo Valvoline na proporção recomendada 50/50 com água desmineralizada.
Pretendo continuar fazendo as trocas a cada 12 ou 18 meses, com isso o sistema se manterá limpo e vai evitar dor de cabeça.
Agora eu comprei o Valvoline que o MRB já havia comentado. Paguei R$ 33 / litro no mercado car.
O meu mecanico retirou o vazo de expansão, mangueira do fundo do radiador, e a válvula termostática. O líquido que estava no carro saiu super limpo, parecia novo, não tinha qualquer sinal de ferrugem, valvula visualmente ok. Como o aditivo que estava era organico, não foi feito lavagem, apenas esgotou todo o líquido do veículo e colocou o novo Valvoline na proporção recomendada 50/50 com água desmineralizada.
Pretendo continuar fazendo as trocas a cada 12 ou 18 meses, com isso o sistema se manterá limpo e vai evitar dor de cabeça.
William- Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Sistema de arrefecimento
Vai continuar 100%. O fluido de arrefecimento da Valvoline é ótimo. Eu estou usando ele a 1 ano e 3 meses e está 100%. Só tem que verificar com termodensímetro a proporção, mesmo que a quantidade colocada nos induza a acreditar que a proporção está correta, pois pode ter ficado fluído diluído, quase água pura, retido no bloco do motor e isso, depois que o fluido se misturar com essa mistura, pode ocasionar uma diluição maior que o esperado.
Última edição por James T. Kirk em Dom Abr 03, 2016 5:22 pm, editado 1 vez(es)
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Além do genuino Nissan e do Honda, os 2 de pronto uso, tem algum STP ou Valvoline que seja orgânico e de pronto uso que vocês recomendam?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
James pelo consta no rótulo o produto pode ser diluido na proporção de 30% até 50%, em relação a agua desmineralizada. Como eu coloquei 50/50 se ficou alguma coisa internamente no motor, mesmo assim ainda estará dentro da proporção.
William- Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Sistema de arrefecimento
Amigos, como aqui estamos discutindo sistema de arrefecimento, quero relatar um problema e ver a experiência de vocês sobre o assunto.
Levei meu Sentra SE 2013 na concessionária há uns dias atrás devido ao superaquecimento do motor. Foi no guincho.
Lá, fizeram alguns testes (eu estava junto) e constatamos que a mangueira superior esquentava, mas, a inferior se mantinha fria. Conclusão inicial: a válvula termostática inferior não estava abrindo.
Válvula trocada e o problema continuou. Uma nova válvula foi encomendada e eu fiquei uns dez dias rodando sem ela. O carro rodava mais frio um pouco. Ao invés de ligar sete quadrinhos da temperatura no painel ficava normalmente em 4. Mas, pelo menos a água estava circulando no sistema.
Ontem, chegou a válvula nova e hoje trocamos. Tirei o dia pra acompanhar o serviço (muito fluido de arrefecimento jogado fora desde os primeiros testes).
Acabamos trocando as duas válvulas termostáticas (superior também). Antes da troca, fiz eles testarem com água quente aquecida na chaleira. Ambas funcionaram.
Válvulas instaladas, scanner ligado, testes iniciados. A temperatura chegou em 107ºC e não baixava... continuava a subir. A mangueira inferior continuava fria! Desligaram o motor e deixaram esfriar um pouco. Abriram a mangueira inferior e acionaram a válvula inferior com uma chave de fenda pra ver se havia fluido do outro lado. E havia. E a água estava quente depois da válvula.
Montaram a mangueira e novos testes começaram. Nesse momento a válvula pareceu abrir, pois a mangueira inferior esquentou. Pelo scanner a temperatura não passou dos 98ºC. Fizemos testes de rua e o scanner mostrou que não ia além de 98ºC, sempre baixando quando atingia esse patamar. O carro ficou bastante tempo ligado e conectado no scanner. Parecia tudo ok!
Enfim, me liberaram com o carro.
Rodei uns 20 min em trânsito engarrafado e a temperatura foi lá no céu de novo, fazendo todos os quadrinhos de temperatura do painel ligarem.
Parei, olhei a mangueira inferior e estava fria novamente. Detalhe: o radiador não está entupido.
O carro foi pro guincho e amanhã volta pra Nissan. O sistema está limpo e em nenhum momento apresentou fluido sujo.
Alguém aí já viu ou enfrentou algo parecido? Aguardo sugestões dos amigos, pois vejo que os mecânicos estão começando a ficar sem alternativas.
O intrigante é que quando rodei sem a válvula ele não apresentou nada de aquecimento e a mangueira inferior ficava quente, significando que a água estava fluindo por ela. Cheguei a pensar em falha no leitor de temperatura, mas, nesse caso a válvula deveria abrir mesmo assim e a mangueira inferior não ficaria fria.
Levei meu Sentra SE 2013 na concessionária há uns dias atrás devido ao superaquecimento do motor. Foi no guincho.
Lá, fizeram alguns testes (eu estava junto) e constatamos que a mangueira superior esquentava, mas, a inferior se mantinha fria. Conclusão inicial: a válvula termostática inferior não estava abrindo.
Válvula trocada e o problema continuou. Uma nova válvula foi encomendada e eu fiquei uns dez dias rodando sem ela. O carro rodava mais frio um pouco. Ao invés de ligar sete quadrinhos da temperatura no painel ficava normalmente em 4. Mas, pelo menos a água estava circulando no sistema.
Ontem, chegou a válvula nova e hoje trocamos. Tirei o dia pra acompanhar o serviço (muito fluido de arrefecimento jogado fora desde os primeiros testes).
Acabamos trocando as duas válvulas termostáticas (superior também). Antes da troca, fiz eles testarem com água quente aquecida na chaleira. Ambas funcionaram.
Válvulas instaladas, scanner ligado, testes iniciados. A temperatura chegou em 107ºC e não baixava... continuava a subir. A mangueira inferior continuava fria! Desligaram o motor e deixaram esfriar um pouco. Abriram a mangueira inferior e acionaram a válvula inferior com uma chave de fenda pra ver se havia fluido do outro lado. E havia. E a água estava quente depois da válvula.
Montaram a mangueira e novos testes começaram. Nesse momento a válvula pareceu abrir, pois a mangueira inferior esquentou. Pelo scanner a temperatura não passou dos 98ºC. Fizemos testes de rua e o scanner mostrou que não ia além de 98ºC, sempre baixando quando atingia esse patamar. O carro ficou bastante tempo ligado e conectado no scanner. Parecia tudo ok!
Enfim, me liberaram com o carro.
Rodei uns 20 min em trânsito engarrafado e a temperatura foi lá no céu de novo, fazendo todos os quadrinhos de temperatura do painel ligarem.
Parei, olhei a mangueira inferior e estava fria novamente. Detalhe: o radiador não está entupido.
O carro foi pro guincho e amanhã volta pra Nissan. O sistema está limpo e em nenhum momento apresentou fluido sujo.
Alguém aí já viu ou enfrentou algo parecido? Aguardo sugestões dos amigos, pois vejo que os mecânicos estão começando a ficar sem alternativas.
O intrigante é que quando rodei sem a válvula ele não apresentou nada de aquecimento e a mangueira inferior ficava quente, significando que a água estava fluindo por ela. Cheguei a pensar em falha no leitor de temperatura, mas, nesse caso a válvula deveria abrir mesmo assim e a mangueira inferior não ficaria fria.
Última edição por FRDR em Qui Abr 07, 2016 10:02 am, editado 2 vez(es)
FRDR (Fábio)- Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Sistema de arrefecimento
Será que a bomba d'água não esta gerando pressão suficiente ?
Só chute ...
Martin
Só chute ...
Martin
lenhador2001- Mensagens : 428
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Muito estranho. Tá parecendo que tem ar no sistema.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Sim, parece que forma ar depois da válvula e ela para de abrir. O estranho é que a peça onde a válvula fica acoplada dentro fica bastante quente, sugerindo que há água quente ali. Já a mangueira que fica acoplada nessa peça, que é ligada ao radiador, fica fria quando superaquece.
Quanto a bomba d'água, não sei se ela gera pressão sobre a válvula, já que a abertura.da válvula é por temperatura, não pressão.
Alguém sabe ao certo qual é o sentido que a água circula? Ela sai do motor pela mangueira inferior e entra no radiador e vai para a mangueira superior, ou sai da mangueira superior, entra no radiador e sai pela mangueira inferior? Acreditam que os mecânicos da Nissan não sabem isso com certeza?
Quanto a bomba d'água, não sei se ela gera pressão sobre a válvula, já que a abertura.da válvula é por temperatura, não pressão.
Alguém sabe ao certo qual é o sentido que a água circula? Ela sai do motor pela mangueira inferior e entra no radiador e vai para a mangueira superior, ou sai da mangueira superior, entra no radiador e sai pela mangueira inferior? Acreditam que os mecânicos da Nissan não sabem isso com certeza?
FRDR (Fábio)- Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Sistema de arrefecimento
Um mistério para nosso guru MRB opinar, muito estranho mesmo, ainda mais se testaram com válvulas novas na própria CCS. Preenchia toda a escala do painel? No meu, nas situações mais pesadas de tráfego, só indica quatro traços.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Sistema de arrefecimento
Então...
no Sentra 2008, a escala normal de temperatura é 4 quadrinhos no painel. No 2012, a escala normal é 7 quadrinhos no painel. Porém, está indo além, até o final. O próprio scanner está mostrando temperatura acima de 107ºC (até mais - chegou a 112, se não me engano). E tem o fato da mangueira inferior ficar fria, enquanto a superior fica muito quente!
no Sentra 2008, a escala normal de temperatura é 4 quadrinhos no painel. No 2012, a escala normal é 7 quadrinhos no painel. Porém, está indo além, até o final. O próprio scanner está mostrando temperatura acima de 107ºC (até mais - chegou a 112, se não me engano). E tem o fato da mangueira inferior ficar fria, enquanto a superior fica muito quente!
FRDR (Fábio)- Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Sistema de arrefecimento
acho que a lógica seria entrar água quente pela entrada na parte de cima, e sair na parte de baixo, fluidos mais frios são mais densos, então para aproveitar a convecção a saída faz mais sentido ser por baixo.
Re: Sistema de arrefecimento
Tem no meu vídeo de arrefecimento.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Uma pergunta, e alguem testou o sensor de temperatura do carro para saber se os 100graus no scanner e no painel realmente esta 100graus no motor?
Porque o sistema pode estar ligando o eletroventilador a 98graus porem o motor já esta mais do que isso e gera fervura interna.
https://youtu.be/fS-ZFyex31o?t=18m10s
Porque o sistema pode estar ligando o eletroventilador a 98graus porem o motor já esta mais do que isso e gera fervura interna.
https://youtu.be/fS-ZFyex31o?t=18m10s
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
No meu nunca fiz, só sei que como já dito, fica só as 4 barrinhas no painel, nunca em hipótese alguma passou disso...mas achei que demorou muito pra acionar em lenta o eletroventilador, os dois em paralelo....estava muito quente as mangueiras...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
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