Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
O motor já esquentou? EmptyOntem à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
O motor já esquentou? EmptyOntem à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
O motor já esquentou? EmptyOntem à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
O motor já esquentou? EmptyOntem à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
O motor já esquentou? EmptyQua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
O motor já esquentou? EmptyQua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
O motor já esquentou? EmptyQua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
O motor já esquentou? EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
O motor já esquentou? EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


O motor já esquentou?

+8
leofvidal
marchjp77
viniciusarrudas
WilsonM
pimenta59
icefly
leonardo lucas
nakay
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Dom Ago 21, 2016 3:08 am

Uma das (principais) recomendações ao "novo motorista" é não forçar o motor antes do seu aquecimento...
Alguns artigos relatam que 90% do desgaste de um motor se dá na fase fria. O lubrificante, nesta fase, se encontra com a viscosidade alta gerando um maior atrito e consequências agravantes em rotações maiores.
Respeitado esse tempo-rotação baixa, o motor atinge e se "mantém" numa temperatura ideal, de menor atrito e melhor lubrificação para trabalhar em qualquer faixa de giros.  Diante disso, surgem as questões:
-Quando o motor está efetivamente quente?  
 -Quanto tempo leva para um motor aquecer?  


Analisando o gráfico obtido com o plug-in "realtime charts" do aplicativo "torque pro"+ plug-in "nissan advanced" e o leitor OBD2:

O motor já esquentou? Zf_e3710

Ao atingir 70ºC (líquido de arrefecimento), após 5'08", rodando menos de 2km há um aviso (do app. torque pro) de temperatura "normal" de funcionamento do motor, porém a temperatura do óleo ainda está em 57,05ºC.

A tabela/gráfico é auto explicativa, mas vale salientar que a temperatura do líquido de arrefecimento, em condições normais de funcionamento, se estabiliza em torno de 83ºC, chegando nesse valor em 7'35" com a temperatura do óleo em 70,15ºC.

A temperatura do óleo se "estabiliza" numa faixa de 98-100ºC num trânsito livre ou leve, e essas (penso) que devem ser as temperaturas próximas do ideal de funcionamento do motor, ou seja, as temperaturas que podemos efetivamente atingir rotações de potência máxima sem danos ou desgastes prematuros.
A análise de gráficos de viscosidade x temperatura, indicam pouco variação da viscosidade acima de 95°C. Talvez, a partir dessa temperatura (do óleo) já podemos considerar o motor (bem) aquecido. Traduzindo em TEMPO, podemos considerar um motor aquecido num tempo superior a 20 minutos e ideal próximo a 30 minutos.
Lembro que esses valores, apesar de reais, só valem (acho) para as mesmas condições de trânsito e de condução. Parâmetros como velocidade, rpm, ar condicionado on/off podem rapidamente mudar esses valores. Aliás, essas são conclusões e análises primárias que coloco para discussões e correções.


Última edição por nakay em Dom Jul 09, 2017 7:27 pm, editado 2 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por leonardo lucas Dom Ago 21, 2016 9:34 am

Já postei dúvida nesse sentido,haja vista,que ao ligar o carro pela manhã,em menos de 5 minutos,já me encontro em uma via expressa( com pressa!!),e mesmo sabedor da necessidade da utilização do véiculo em condições normais de temperatura,infelizmente,não disponho desse tempo no dia-a dia.
Lembro-me,que as respostas há época foram variadas,continuando a dúvida,sendo assim,tal como vc,permanecerei no aguardo das respostas,lembrando,que talvez outras variáveis,também devem compor,essa questão,como:tipo de óleo/tipo de motor/combustível utilizado...se pensarmos bem,a questão parece complexa!!
Por fim,havendo condições de abordar e explicar melhor,o que seria - "temperaturas que podemos efetivamente atingir  em rotações de potência máxima sem danos ou desgastes prematuros"...ainda,qual seria essa rotação máxima??...no aguardo das respostas.

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por icefly Dom Ago 21, 2016 10:15 am

Bom tópico; legal ter achado o 'ponto ótimo" da temperatura.

Com o Torque eu tinha sacado que em menos de 6km o motor não chegava no regime ideal de temperatura; no meu atual trajeto é cravado 6km em 15-20 min, só na metade do percurso a temp começa a aumentar, isso em trânsito de 50% em anda e para.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por pimenta59 Seg Ago 22, 2016 11:53 am

De fato é assim mesmo: é difícil ligar o carro e ir a algum lugar antes de atingir a temperatura ideal, a não ser que você vá muito longe ou tenha muito, mas muito mesmo engarrafamento.

Acredito eu que esse seja um dos motivos de se recomendar a troca de óleo aqui no Brasil bem antes de outros países (10.000 milhas nos EUA é comum).

De qualquer forma, não vou mudar meu trajeto por isso, nem deixar carro esquentando antes de sair. A vida é curta demais para esses incovenientes.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Seg Ago 22, 2016 10:20 pm

Desde que não ultrapasse certas rotações, não vejo nenhum inconveniente em aquecer o carro em movimento.

Sempre achei que quando o marcador de temperatura do painel atingia um valor médio o carro estava plenamente aquecido.
A constatação via tomada OBD2, mostrou que não é bem assim: o óleo demora bem mais (que o líquido de arrefecimento) para atingir a temperatura que seria a ideal para a correta lubrificação.

Como o march não tem marcador de temperatura (nem do líquido de arrefecimento e muito menos do óleo) quis traduzir isso em tempo...Tenho procurado não ultrapassar 1500-1800 rpm nos 10 primeiros minutos e nem 2500-3000 rpm nos 15 minutos seguintes. A partir disso acelerar sem preocupação...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Seg Ago 22, 2016 11:11 pm

Vejam a diferença de viscosidades entre o início (temperatura ambiente) e a temperatura ideal de funcionamento do motor (próximo a 100°C). Fiz um comparativo entre os óleos que eram usados (10W-40) e os usados  atuais (5W-30) do fornecedor dos óleos nissans-Br. A partir de 60ºC a curva da viscosidade é mais suave e de certo modo coincide com  o aviso, do app. torque (70ºC / arrefecimento e 57,05ºC / óleo), de temperatura normal de funcionamento.

O motor já esquentou? Oleo_s10

Expandindo o gráfico da curva de viscosidade x temperatura para melhor visualização em temperaturas próximas e acima de 100°C:
O motor já esquentou? Oleo_v10


Última edição por nakay em Dom Jul 09, 2017 7:41 pm, editado 2 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por icefly Ter Ago 23, 2016 8:23 am

pimenta59 escreveu:
De qualquer forma, não vou mudar meu trajeto por isso, nem deixar carro esquentando antes de sair. A vida é curta demais para esses incovenientes.

nakay escreveu:Desde que não ultrapasse certas rotações, não vejo nenhum inconveniente em aquecer o carro em movimento.

Geralmente não passo de 2000 rpm e quando ligo o carro eu espero 1 minuto pra sair rodando, é o tempo que levo pra fechar o portão; coisa psicológica mesmo Laughing

E também dei uma esticada no meu trajeto casa - serviço, em 2km para poder dar 6km e não cair no uso severo kkkkkk
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Sex Set 02, 2016 7:09 pm

icefly25 escreveu:
E também dei uma esticada no meu trajeto casa - serviço, em 2km para poder dar 6km e não cair no uso severo kkkkkk

2x2=4
4x22=88
88x12=1056 km...tá desperdiçando gasolina (dá pra fazer uma boa viagem anual)...hehe
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Dom Fev 19, 2017 5:47 pm

O carnaval (ou pré carnaval) deve ser muito bom (ou maluco)  -mesmo em temperaturas próximas a 50°C (sol a pino), a folia, o entusiasmo, o suor e o ânimo estão a "mil". Nada contra.  O ÚNICO problema, é que não consigo chegar em casa e o carro só não "ferve", pois o sistema de arrefecimento está (ou parece) em ordem. Vejam o registro da evolução da temperatura do líquido de arrefecimento, a temperatura do óleo que chegou a 115,5°C,  o consumo de 5,17 km/l e a "boa" velocidade média de 12,8 km/h (compensada pela média da 1ª metade de 18,74 km/h)...

O motor já esquentou? E506_c10


Última edição por nakay em Dom Nov 05, 2017 7:00 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por WilsonM Seg Fev 20, 2017 11:00 am

qual óleo de motor você está usando?
fiquei pensando no meu carro enfrentando estas mesmas condições, e como isto pode degradar meu 5W30, fiquei até preocupado Shocked Shocked

o ponto de ebulição de um óleo de motor é quantos graus?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por icefly Seg Fev 20, 2017 11:43 am

Pesquisando na web, acha resultados de 300ºC como ponto de ebulição de óleo lubrificante.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por viniciusarrudas Seg Fev 20, 2017 2:20 pm

Todos esses gráficos são gerados com o app TorquePro e OBDII? Qual conector vocês estão usando?

viniciusarrudas

Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por WilsonM Seg Fev 20, 2017 2:41 pm

acho que é um leitor OBD2 padrão, tipo ELM327, com o torque pro e o add-on da Nissan.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Seg Fev 20, 2017 11:05 pm

WilsonM escreveu:qual óleo de motor você está usando?
fiquei pensando no meu carro enfrentando estas mesmas condições, e como isto pode degradar meu 5W30, fiquei até preocupado Shocked Shocked
o ponto de ebulição de um óleo de motor é quantos graus?

Tenho feito (ainda) as revisões na ccs, daí o óleo é nissan e parece que é o fornecida pela shell (ultra sn 5w30).

Já tinha enfrentado vários congestionamentos, com temperaturas do óleo chegando a 106~107°C. Essa temperatura de 115°C, foi pela primeira vez com o A/C : ON (praticamente parado no trânsito 35°C/13h).

Tinha feito testes com o A/C desligado (em marcha lenta/parado) e rapidamente o óleo atinge essas temperaturas (acima de 110°C) e ao ligar o a/c, o eletroventilador entra em ação em velocidades LOW/HIGH alternadamente e a temperatura do arrefecimento retorna na faixa dos 84°C e a do óleo cai lentamente para a faixa dos 101~105°C.

Talvez, temperaturas do óleo acima de 110°C (continuada) possa ser considerada uso severo, onde se faz necessária trocas do óleo mais frequentes...no ínicio desse tópico achava que a temperatura de melhor viscosidade era na faixa de 90~100°C, mas após uma viagem de 1500Km, parando a cada 200-300km, a temperatura (do óleo) se manteve na faixa de 103~106°C.

No forum march-Jp. tem relatos de temperatura na faixa de 140°C em condições de "racing" e neste caso fazem trocas diárias ou cada 2 dias, e o óleo da TM a cada 3 corridas. Precisamos do professor pra esclarecer a questão do óleo, assim como fez com o super vídeo da ECT com o simulador "termistor" analógico...https://www.youtube.com/watch?v=X7S6_ijJPuQ

O motor já esquentou? Captura%20de%20Tela%201184ultra576x_zpsawqainav


Última edição por nakay em Ter Fev 21, 2017 12:12 am, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por viniciusarrudas Seg Fev 20, 2017 11:14 pm

Você precisa da ficha técnica do óleo, se não tiver contaminação ele pode atingir altas temperaturas sem problema algum, ainda mais se for sintético. Agora óleo mineral perde suas propriedades muito rápido caso atinja temperaturas altas.

viniciusarrudas

Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Seg Fev 20, 2017 11:19 pm

viniciusarrudas escreveu:Todos esses gráficos são gerados com o app TorquePro e OBDII? Qual conector vocês estão usando?

uso o Vgate icar2 e os aplicativos citados no início do tópico.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por icefly Ter Fev 21, 2017 8:10 am

Acho que comigo, a temp do óleo chegou em 105º-110ºC, no máximo, devo ter colocado no tópico de OBD2; no geral meus trajetos são curtos, menos de 10 km em cidade.

O ruim é que o PID de leitura da temp do óleo vive parando de funcionar no meu caso :-/ já reinstalei o plugin Nissan, o próprio Torque e continua parando de funcionar após algum uso, simplesmente para de registrar a temperatura.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por viniciusarrudas Ter Fev 21, 2017 10:15 am

icefly25 escreveu:Acho que comigo, a temp do óleo chegou em 105º-110ºC, no máximo, devo ter colocado no tópico de OBD2; no geral meus trajetos são curtos, menos de 10 km em cidade.

O ruim é que o PID de leitura da temp do óleo vive parando de funcionar no meu caso :-/ já reinstalei o plugin Nissan, o próprio Torque e continua parando de funcionar após algum uso, simplesmente para de registrar a temperatura.

Será que é o PID? Não poderia ser o seu proprio sensor?

viniciusarrudas

Mensagens : 12
Data de inscrição : 28/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por icefly Ter Fev 21, 2017 11:23 am

Pode ser, mas tem vez que iniciando o Torque, o PID não mostra leitura nenhuma.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por WilsonM Ter Fev 21, 2017 11:40 am

eu acho que o problema é do aplicativo, ice. Também notei outras inconsistências no Torque Pro. Mas faz um tempo que não uso o ELM327 no trânsito, só uso em casa para inspecionar algum eventual código de erro.

Mas esse negócio da temperatura do óleo é bem legal, acho que vou tentar medir da próxima vez que for percorrer um percurso um pouco mais longo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Sáb Fev 25, 2017 12:35 am

icefly25 escreveu:Pode ser, mas tem vez que iniciando o Torque, o PID não mostra leitura nenhuma.

Faz quase um ano que estou usando diariamente. Nesse período, em duas ocasiões, não foi possível fazer a leitura de todos os extra/PIDS sensors do plugin advanced Ex...resolvi fazendo a instalação novamente,
Também tive alguns travamentos e reinicialização do torque pro mesmo tendo desligado...li que alguns HTC e samsung Tab (que uso) tem esse "bug" em algumas ocasiões.
Comecei a testar o "track recorder"...é bem interessante gravar o percurso e armazenar todos o dados.
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Sáb Fev 25, 2017 12:38 am

Registro da dinâmica do funcionamento do eletro ventilador em marcha lenta (parado): com ar condicionado desligado - ligado e as respectivas variações das temperaturas do líquido de arrefecimento (ECT), do óleo (oilT), ar de admissão (IAT)...

O motor já esquentou? Screenshot_2017-02-20-18-31-27%20806xx2_zps5mjhzqiq
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por nakay Dom Fev 26, 2017 2:23 pm

viniciusarrudas escreveu:Você precisa da ficha técnica do óleo, se não tiver contaminação ele pode atingir altas temperaturas sem problema algum, ainda mais se for sintético. Agora óleo mineral perde suas propriedades muito rápido caso atinja temperaturas altas.

Realmente, com os sintéticos atuais, a troca do óleo é feita mais em função da contaminação. Talvez, nessas temperaturas 120°~150°C as características fisico-quimicas sejam preservadas, entretanto a menor viscosidade nessa faixa de temperatura influencie negativamente no funcionamento do motor (se considerarmos a melhor viscosidade em torno de 10 cSt ~100°C). Sabe dizer a partir de que viscosidade temos uma lubrificação deficiente?


Última edição por nakay em Dom Jul 09, 2017 7:36 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por leonardo lucas Sex Jun 16, 2017 5:56 pm

nakay escreveu:Uma das (principais) recomendações ao "novo motorista" é não forçar o motor antes do seu aquecimento...
Alguns artigos relatam que 90% do desgaste de um motor se dá na fase fria. O lubrificante, nesta fase, se encontra com a viscosidade alta gerando um maior atrito e consequências agravantes em rotações maiores.
Respeitado esse tempo-rotação baixa, o motor atinge e se "mantém" numa temperatura ideal, de menor atrito e melhor lubrificação para trabalhar em qualquer faixa de giros.  Diante disso, surgem as questões:
-Quando o motor está efetivamente quente?  
 -Quanto tempo leva para um motor aquecer?  


Analisando o gráfico obtido com o plug-in "realtime charts" do aplicativo "torque pro"+ plug-in "nissan advanced" e o leitor OBD2:
O motor já esquentou? 17086bda-d14c-4318-a33a-bf55245630d2_zpspvkfpzvm

O motor já esquentou? 704dc72d-0d4d-4827-b85e-8b3ba398e32d_zps9enmchxb

Ao atingir 70ºC (líquido de arrefecimento), após 6'22", rodando menos de 2km há um aviso (do app. torque pro) de temperatura "normal" de funcionamento do motor, porém a temperatura do óleo ainda está em 62,09ºC.

A tabela/gráfico é auto explicativa, mas vale salientar que a temperatura do líquido de arrefecimento, em condições normais de funcionamento, se estabiliza em torno de 84ºC, chegando nesse valor em 8'57" com a temperatura do óleo em 72,16ºC.

A temperatura do óleo se estabiliza numa faixa de 96-99ºC num trânsito livre ou leve, e essas (penso) que devem ser as temperaturas próximas do ideal de funcionamento do motor, ou seja, as temperaturas que podemos efetivamente atingir rotações de potência máxima sem danos ou desgastes prematuros. Vejam que o tempo para atingir essas temperaturas (do óleo) é acima de 24 minutos.
Lembro que esses valores, apesar de reais, só valem (acho) para as mesmas condições de trânsito e de condução. Parâmetros como velocidade, rpm, ar condicionado on/off podem rapidamente mudar esses valores. Aliás, essas são conclusões e análises primárias que coloco para discussões e correções.

Muito legal,essa análise estimada,para o motor 1.6 do march...agora seria possível traçarmos um parâmetro para o motor 2.0 do sentra?? ou seria,aproximadamente, o mesmo tempo,em que pese  o motor ser diferente (maior/mais potente)??

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por WilsonM Sex Jun 16, 2017 6:16 pm

nossos Sentra parece que têm projeto para motor trabalhar entre 90 e 100 graus. sem um leitor OBD2 a gente tem de chutar este ponto ótimo, no meu por exemplo é quando o indicador de temperatura chega no meio do curso.

quanto a lubrificação, a viscosidade muito alta gera mais esforço da bomba de óleo, e motor acaba até consumindo gasolina em excesso.

Em se tratando de óleos mais modernos, o que conta é a lubrificação hidrodinâmica, quando um fluido é submetido a pressão, ele forma um filme sobre as partes metálicas, evitando o contato metal com metal.

se um óleo funcionasse como uma graxa de porta, aderindo as paredes do metal, a única coisa é que ele seria calcinado nas paredes do cilindros, por exemplo. O melhor é o óleo fluir, para poder se resfriar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12758
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O motor já esquentou? Empty Re: O motor já esquentou?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos