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Troca de velas do March 1.6
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Re: Troca de velas do March 1.6
Diego, eu também tenho um March 1.6 2013, que está chegando aos 230.000km! :-O
As velas originais, NGK PLZKAR6A-11D de platina (até onde sei) são muito duráveis. 90% da km do meu March 1.6 foi em estrada. Tanto que só troquei as velas uma vez, aos 130.000 ou 140.000 Km (não lembro).
Eu troquei pelas mesmas NGK PLZKAR6A-11D. Na época fiz um pequeno compêndio das velas que seriam, em tese, compatíveis. Segue abaixo. Não sei se está atualizada. Podem ter surgido novos modelos que substituíram estes.
NGK PLZKAR6A-11D (platina)
Bosch VR7SPP33/0242135524 (platina)
Denso FXE20HR11 (Iridium)
Delphi XH50013 (Iridium)
E-Klass EVI639 (Iridium)
Magneti Marelli LD6RTIPMM-11
As velas originais, NGK PLZKAR6A-11D de platina (até onde sei) são muito duráveis. 90% da km do meu March 1.6 foi em estrada. Tanto que só troquei as velas uma vez, aos 130.000 ou 140.000 Km (não lembro).
Eu troquei pelas mesmas NGK PLZKAR6A-11D. Na época fiz um pequeno compêndio das velas que seriam, em tese, compatíveis. Segue abaixo. Não sei se está atualizada. Podem ter surgido novos modelos que substituíram estes.
NGK PLZKAR6A-11D (platina)
Bosch VR7SPP33/0242135524 (platina)
Denso FXE20HR11 (Iridium)
Delphi XH50013 (Iridium)
E-Klass EVI639 (Iridium)
Magneti Marelli LD6RTIPMM-11
lcdsantos- Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 49
Localização : São Paulo
WilsonM e Diego Ribeiro Nunes de Me gostam desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Diego, caso opte pela NGK original fique atento. Muitos vendedores dizem que tem a PLZKAR6A-11D e, na verdade, te entregam a PLZKAR6A-11. Sim, esse D faz diferença. A PLZKAR6A-11 é para os motores mais antigos, não flex. Essa mesma linha de vela é usada em vários motores Nissan e Renault, como o antigo Fluence, por exemplo. No caso dos primeiros Fluences, que eram só gasolina, a vela era essa PLZKAR6A-11.
A PLZKAR6A-11D é exigida para motores flex. Quando troquei a primeira (e única) vez, comprei o jogo pelo site Canal da Peça. E a loja escolhida mandou a PLZKAR6A-11... :-(
Eu não sabia desse detalhe à época, mas desconfiei. E pequisei! Ao final mandei uma pergunta por email ao setor técnico da NGK, que me respondeu por email. Tenho esse email até hoje. 18/10/2016!
Pergunta:
Tenho um Nissan March 1.6 S, modelo 2013, motor HR16DE flex (etanol/gasolina).
Segundo a tabela de aplicação a vela a ser usada nesse motor é a NGK PLZKAR6A-11D.
Pergunto se a vela NGK PLZKAR6A-11 (sem o D no final) pode ser utilizada nesse motor.
Resposta da NGK:
Sr. Luis bom dia
Agradecemos o contato e informamos que a vela sem a letra “D” não pode ser utilizada, pois, esta letra determina o acabamento em níquel-cromo no castelo metálico da vela.
Atenciosamente
Paulo Godinho Bitarães
Departamento de Assistência Técnica
Divisão de Vendas NGK do Brasil Ltda.
www.ngkntk.com.br
duvidas@ngkntk.com.br
A PLZKAR6A-11D é exigida para motores flex. Quando troquei a primeira (e única) vez, comprei o jogo pelo site Canal da Peça. E a loja escolhida mandou a PLZKAR6A-11... :-(
Eu não sabia desse detalhe à época, mas desconfiei. E pequisei! Ao final mandei uma pergunta por email ao setor técnico da NGK, que me respondeu por email. Tenho esse email até hoje. 18/10/2016!
Pergunta:
Tenho um Nissan March 1.6 S, modelo 2013, motor HR16DE flex (etanol/gasolina).
Segundo a tabela de aplicação a vela a ser usada nesse motor é a NGK PLZKAR6A-11D.
Pergunto se a vela NGK PLZKAR6A-11 (sem o D no final) pode ser utilizada nesse motor.
Resposta da NGK:
Sr. Luis bom dia
Agradecemos o contato e informamos que a vela sem a letra “D” não pode ser utilizada, pois, esta letra determina o acabamento em níquel-cromo no castelo metálico da vela.
Atenciosamente
Paulo Godinho Bitarães
Departamento de Assistência Técnica
Divisão de Vendas NGK do Brasil Ltda.
www.ngkntk.com.br
duvidas@ngkntk.com.br
lcdsantos- Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 49
Localização : São Paulo
Diego Ribeiro Nunes de Me gosta desta mensagem
Re: Troca de velas do March 1.6
Obrigado pelo retorno.
Então, liguei em algumas casas de peças e as recomendações foram:
1 - NGK (Mais cara de todas mas a que o manual recomenda).
2 - Bosch (Preço mais em conta que a NGK e com qualidade similar).
3 - Magnetti Marelli (Mais em conta de todas porém com qualidade inferior).
Meu March está com 160.000 km rodados e não sinto falha e nem perda de potência, estou trocando para melhorar a economia de combustível e pq já passou muito km do recomendado.
Estou optando pela Bosch, tomará que dê certo.
Então, liguei em algumas casas de peças e as recomendações foram:
1 - NGK (Mais cara de todas mas a que o manual recomenda).
2 - Bosch (Preço mais em conta que a NGK e com qualidade similar).
3 - Magnetti Marelli (Mais em conta de todas porém com qualidade inferior).
Meu March está com 160.000 km rodados e não sinto falha e nem perda de potência, estou trocando para melhorar a economia de combustível e pq já passou muito km do recomendado.
Estou optando pela Bosch, tomará que dê certo.
Última edição por Diego Ribeiro Nunes de Me em Qua Mar 17, 2021 11:52 pm, editado 1 vez(es)
Diego Ribeiro Nunes de Me- Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/03/2021
Re: Troca de velas do March 1.6
Caramba, 160.000 km com o mesmo jogo de vela!
E eu que me gabava...

E eu que me gabava...

lcdsantos- Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 49
Localização : São Paulo
Re: Troca de velas do March 1.6
Vai de NGK, não tem como dar errado se usar as velas de platina da NGK.
Os entendidos costumam falar que Bosch não é boa, inclusive o mago MRB (que anda sumido).
Os entendidos costumam falar que Bosch não é boa, inclusive o mago MRB (que anda sumido).
icefly- Mensagens : 3834
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 45
Localização : São Luís - MA
Diego Ribeiro Nunes de Me gosta desta mensagem
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