Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Clube Versa SP
Cambagem no mexicano EmptyHoje à(s) 11:45 am por t.c.

» vuelo de easyjet
Cambagem no mexicano EmptyHoje à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Cambagem no mexicano EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Cambagem no mexicano EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Cambagem no mexicano EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Cambagem no mexicano EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Cambagem no mexicano EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Cambagem no mexicano EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Cambagem no mexicano EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

Inscreva-se!


Cambagem no mexicano

+4
PauloEduardo
userdefault
pimenta59
Berg
8 participantes

Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Cambagem no mexicano

Mensagem por Berg Qua Jun 08, 2016 12:08 am

Oi pessoal! Very Happy

Pesquisei em sites e aqui no forum e vi que temos poucas informações sobre esse asunto.
Descobri que existem padrões a serem verificados (medidas). Também há alguns procedimentos que parecem gerar dúvidas.

Parece que vou precisar fazer no meu! Crying or Very sad A loja disse q tenho que furar os amortecedores para ajustar. Shocked

Alguém já fez? Tem mais informações?

Valeu.

" E o old vai ficando cada vez mais old..."

Berg

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Qua Jun 08, 2016 2:06 am

Não faça cambagem em hipótese alguma. É mais problema que solução.

OBS: Dá uma sacada no vídeo.

https://www.doutorcarro.com.br/cambagem-verdadeira-ou-falsa/

Se quiser muito, mais muito mesmo mexer nisso, compre esses parafusos:

http://www.ebay.co.uk/itm/Nissan-Micra-K13-Powerflex-Poweralign-Front-Camber-Bolt-Kit-12mm-pfa100-12/111711958242
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por userdefault Qua Jun 08, 2016 11:12 am

Berg, vá até outra loja, não fure seus amortecedores.

userdefault

Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por PauloEduardo Qua Jun 08, 2016 11:25 am

Depende Samuel. A outra loja pode vir querendo enfiar o Cyborg no carro. Uma "solução" muito pior do que furar (na verdade alargar os furos - oblongar) os amortecedores. A solução dos parafusos especiais é a mais indicada embora não veja mal nenhum em oblongar um pouco os furos nos amortecedores. Um pouco apenas.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Qua Jun 08, 2016 11:36 am

Eu, no seu lugar, NÃO FARIA NADA.

O Volante está torto? Se tiver, é só ALINHAMENTO, cambagem não vai resolver isso.
As rodas estão visivelmente tortas (feito as rodas traseiras de Fiat Uno velho)? Não? Então deixa para lá.

Tem gente nos outros cantos do mundo que faz as bizarrices mais idiotas possíveis para ficar com "negative camber", seja para track day ou para se amostrar, aí aqui, o camber está 1 grau negativo a turma quer entortar amortecedor para "corrigir", e nem sabem qual o valor correto que o carro deve ter...
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por WilsonM Qua Jun 08, 2016 11:45 am

muito tempo atrás eu tinha exatamente o Fiat Uno, comia os pneus pelo lado de dentro, toda vez a oficina para alinhar, faziam a cambagem, mas o carro sempre voltava torto.

Acho que além de prejudicar os amortecedores, este serviço não funciona, pra mim só serviu para eu gastar dinheiro à toa
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Qua Jun 08, 2016 12:07 pm

No caso do uno, era só trocar o feixe de molas traseiro (aquelas molas que parecem de caminhão, que só o Uno tem).

Vi na internet isso, falei para o meu pai (que tem um), trocou e lá se vão dois anos e nada de comer pneu.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por PauloEduardo Qua Jun 08, 2016 12:12 pm

Uma coisa que é realmente difícil para a gente entender é que cambagem fora não gasta necessariamente pneu a mais. O que gasta mais é desalinhamento. Uma cambagem muito fora pode também deformar o pneu.

O Sentra B16 tem as rodas traseiras bem abertas (cambagem negativa). E não gasta mais pneu por dentro por conta disso.

Geralmente a questão da cambagem nas rodas dianteiras está mais relacionada a questões de dirigibilidade do que qualquer outra. Neste aspecto estou com o Pimenta. Se a medida estiver pouca coisa fora e o carro não apresenta qualquer sintoma na condução. Não faça nada! Deixe quieto.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por icefly Qua Jun 08, 2016 1:42 pm

Eu levaria o carro em outro lugar, pra avaliar o estado e o que precisa fazer nele.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Berg Qua Jun 08, 2016 10:31 pm

Muito obrigado pessoal pelas orientações! Very Happy Very Happy

Acho que ao abrir o post deixei algumas informações  ocultas. Pois bem, vou trazê-las e em seguida darei um retorno as considerações sábias de vcs.

Fiquei um periodo longo sem fazer o alinhamento. Quando levei a um local que sempre fazia, antes mesmo de colocar o carro na máquina, o técnico numa breve inspeção condenou os pneus e aro. Sobre as rodas disse que estavam gastas demais por dentro e irregulares (com saltos). Já o aro traseiro estava empenado. Me mostraram os problemas. Realmente, olhando o todo, estava em "quase" mau estado. Conclusão: só realizariam o alinhamento com a substituição dos pneus (os quatro) e do aro.

Depois de um mês comprei as peças (ontem rsrsr). Levei em outro local e logo na inspeção, vimos que as rodas dianteiras estavam muito gastas por dentro. Conclusão: cambagem. Sad

Pimenta, após a constatação, o técnico viu que no meu caso poderia usar a "técnica da furação". Resolvi então pesquisar um pouco mais. Assistir ao vídeo e o artigo do doutor carro. Descobri que esse parafuso tem pra vender aqui no Brasil. A medida é essa mesmo, M12? OU M10?
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/18030/11/109/dispositivo-para-correcao-de-cambagem-cam-12-com-2-pecas---jedal-812512-jedal-812512

Icefly, ainda vou tentar levar em outro local, prefiro sempre ter mais opiniões. Vai que é algo mais simples, né? Cool

Paulo Eduardo, o carro não apresenta sintomas de, por exemplo, puxar para o lado, nem de trepidação. Apenas um tempo atrás apareceu um barulho que parecia ser de rolamento. Levei em um mecânico que disse ser dos pneus (irregularidades). Isso bate com as informações da primeira loja. Cool

Wilson, realmente esse serviço é um pouco contraditório. Também não quero gastar o dinheiro com algo que não funciona, principalmente em tempos de crise. Smile

Valeu, pessoal! Very Happy

Berg

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por icefly Qui Jun 09, 2016 3:51 am

As rodas também sofrem com buracos, se estiverem em muito mau estado, não dão balanceamento e afetam a suspensão; vai ver empenaram com buracos ao longo do tempo.
Se vc lembra de ter caído em alguns buracos, provavelmente foi que isso aconteceu.

Com o carro no elevador, o mecânico identifica quando a roda tá empenada, eles giram o pneu e dizem que quando a roda está empenada, o conjunto dá "pulos"; no meu March eu descuidei e pulei um alinhamento e balanceamento, quando troquei os pneus os caras já identificaram 2 rodas empenadas de cada lado do carro e recomendaram fazer o desempeno (R$ 50 cada roda).

A culpa foram alguns buracos que acabei encontrando no meio do caminho Rolling Eyes

http://www.dicasautore.com.br/publicador/CMS.do?idSecao=C22614BE-1C99-133A-B294-D02433AF826A&idMateria=2D8AB2AC-FAA9-DAC6-2FC2-B899D5097EF9

Esses 2 videos também explicam isso



icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por PauloEduardo Qui Jun 09, 2016 9:17 am

Se deseja realmente fazer a cambagem considero os parafusos especiais a melhor opção.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Qui Jun 09, 2016 10:00 am

A minha dizem que está empenada a uns dois anos. Fiz o "desempeno" e continuam dizendo a mesma coisa, e o balanceamento fica normal...(...)

Sinceramente, acho que te enrolaram. Se a roda tivesse lascada, e muito lascada mesmo, seria facílimo de perceber tanto visualmente quanto rodando. Aliás, toda essa "análise técnica" de casa de alinhamento, consiste no zé passar o olho nos pneus e nas rodas, e ele não tem visão de raio-X nem foi treinado por monges da montanha. Se você mesmo não ver nada, não tem nada, aí a máquina de balanceamento revela alguma imperfeição e eles põem o chumbo para equilibrar.

Enquanto a pneu comer para dentro, a parte interna gasta um pouco mais mesmo, se não tiver a metade de dente careca e a de fora nova feito em 6 meses como nos UNO com rodas traseiras tronchas, é conversa mole.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Berg Dom Jun 19, 2016 12:56 pm

Olá pessoal! Smile

Comprei os 4 pneus originais 165/70R14 paguei 240,00 (cada) na Big Style (SP).
Troquei apenas os traseiros por enquanto.
Seguindo as recomendações de vocês levei em outro local para verificar a cambagem. O mecânico disse que para corrigi-la precisaria trocar os coxins. Shocked Disse que tinha uma folga e quando o carro e colocado no solo as rodas ficam com a cambagem irregular. Me mostrou sua afirmação. No momento achei coerente. Pesquisei um pouco mais e vi que esses são caminhos para solucionar o problema.
Fiquei então com mais problemas que soluções : o orçamento alto e o fato de encontrar os benditos coxins de qualidade. Sad

Alguém já trocou os coxins? Onde comprou? Qual marca?

Esqueci: a roda de aço paguei 100,00 original.

Berg

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Dom Jun 19, 2016 2:24 pm

Ele falou de quanto era essa "cambagem irregular"? É uma coisa visível ao ponto de, se você olhar o carro de frente, as rodas estão enviesadas? Teu pneu ficou a metade interna LISA, CARECA e a de fora completamente boa? 

Se não, deixa quieto, junta dinheiro, e aí quando for trocar amortecedor tu troca tudo.



Esses aqui são as especificações de alinhamento do March:
Página FSU-15 do manual de manutenção:

Cambagem no mexicano ALINHAMENTO_MARCH

OBS: Vlaeu Berg, nem tinha percebido que tinha postado a traseira


Última edição por pimenta59 em Dom Jun 19, 2016 4:02 pm, editado 1 vez(es)
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Berg Dom Jun 19, 2016 2:39 pm

O mecânico me mostrou a folga - era pequena.
Não colocou na máquina não. Os pneus, apesar de velhos, é notável o desgaste da parte interna. Está bem lisa.
Não verifiquei se as rodas estão enviesadas. Vou olhar.
Realmente pensei em trocar tudo, até porque parece que seria a mesma mão de obra.

Valeu pelas informações Pimenta. Smile

Berg

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por pimenta59 Dom Jun 19, 2016 2:53 pm

A maior raiva que eu passei com manutenção com o March, foi ter feito uma cambagem em agosto do ano passado, quando fui alinhar, por que o zé dendágua me mostrou um "relatório técnico" que ele imprimiu do "sistema" de alinhamento que mostrava as rodas com um ângulo de 1 grau e pouco de cambagem negativa, e autorizei o serviço, nas duas rodas dianteiras.

Só fui descobrir a merda que tinha feito uns meses atrás, conversando com Samuel aqui do fórum. Felizmente, acredito que não danificou nada, mas se voltasse no tempo, não teria feito, já que o carro não tinha problema nenhum e não notei diferença alguma.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Berg Dom Jun 19, 2016 3:33 pm

Realmente esse tipo de situação é muito desagradável, Pimenta.

Aliás sobre os valores de alinhamento você postou sobre os valores da traseira. Os valores da dianteira estão no FSU e são bem diferentes. Smile Acho também que não deixei claro que meu problema é na dianterira. Smile

Valeu.

Berg

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por GeanLF Sex Jan 20, 2017 6:26 pm

No meu foi feita cambagem usando os parafusos de ajustes. Super rápido e ficou 100%!
O March usa o de 14MM, tem a Castor e RPKar que fabricam esses parafusos.

http://rpkarequipamentos.com.br/parafuso-cambagem

Ciborg Nem Pensar!

GeanLF

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/01/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Zonzinho Qui Jan 30, 2020 6:03 pm

Olá, pessoal!

Tenho um March 2012 desde 0 km e ultimamente percebi que a cambagem dele está mais negativa, mesmo após a troca dos amortecedores (por Cofap, há um ano) e das bandejas já fadigadas (por Originais, há 2 dias). Porém, após trocá-las, ambos os lados ficaram com a cambagem bem negativa, no limite da tolerância do carro, sendo o lado direito um pouco mais negativo que o permitido (0,9° E e 1,1° D).

** Curioso que após a troca das bandejas, a cambagem do lado esquerdo ficou mais negativo ainda.

Na loja de alinhamento terceirizada da concessionária me recomendaram usar o Cyborg para fazer a cambagem, inclusive quase o cara provou que ele tem inúmeros cursos sobre isso (imagino o nível né!?), não aceitei apenas porque eu tenho conhecimento técnico e das consequências, e por um mecânico muito bem qualificado de outra cidade ter me avisado.

Porém, continuo agora com a cambagem bem negativa, e como uso o carro principalmente em rodovias, gostaria de deixar um pouco mais próximo do nominal, que é -0,1° de forma a evitar um desgaste irregular. Pensei em usar o famoso parafuso de cambagem (camber bolt), mas não encontrei na cidade.

Surgiu então a ideia de tentar afrouxar os parafusos que acoplam o amortecedor na manga de eixo e usar as folgas para ter um ângulo mais positivo, algo que não fizeram na concessionária.

Por acaso alguém aqui do clube sabe se há muita folga entre a furação da manga de eixo e dos amortecedores (aqueles 2 furos na parte de baixo) de forma a resultar em uma variação significativa na cambagem?

Zonzinho

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cambagem no mexicano Empty Re: Cambagem no mexicano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos