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Dúvida sobre aditivos...

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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por pimenta59 em Ter Abr 19, 2016 9:16 pm

Mkdam escreveu:O engraçado foi o jeito que o consultor me passou o preço do aditivo, ele falou de uma forma que deu a entender tipo: "compra em outro lugar" kkkkkk

Sei bem como é. As vezes o roubo em CSS é tão grande que até os mecânicos de lá ficam com vergonha...
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pimenta59

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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Ter Abr 19, 2016 9:20 pm

Absurdo o valor na css; com R$ 160 tu compra umas 8 garrafas de STP, Bardahl ou até mais, dependendo da marca.

Ou um pouco menos daqueles mais fortes de limpeza da STP; um outro para limpeza forte é o conhecido AG2000, esse a STP faz para a VW vender na sua rede.
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icefly

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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por Mkdam em Ter Abr 19, 2016 9:23 pm

pimenta59 escreveu:
Mkdam escreveu:O engraçado foi o jeito que o consultor me passou o preço do aditivo, ele falou de uma forma que deu a entender tipo: "compra em outro lugar" kkkkkk

Sei bem como é. As vezes o roubo em CSS é tão grande que até os mecânicos de lá ficam com vergonha...
Pode crer kkkkkkkkk
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Qui Abr 21, 2016 9:48 pm

Lembrei desses 2 videos: o tal aditivo de limpeza "via tanque", Nissan Fuel System Cleaner



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icefly

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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por Mkdam em Qui Abr 21, 2016 10:47 pm

Agora me veio uma pergunta em mente... Se existe o STP para Nissan, por quê na CSS eles usam esse Wurth????
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Mkdam

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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Sex Abr 22, 2016 5:08 pm

Talvez estivesse em falta.

Mkdam escreveu:Agora me veio uma pergunta em mente... Se existe o STP para Nissan, por quê na CSS eles usam esse Wurth????

Artigo interessante no site da Bardahl: Aditivos em frasco incrementam poder de limpeza das gasolinas aditivadas


Spoiler:

A quantidade de opções de gasolina (comum, aditivada e aditivadas com “com nome e sobrenome”) e aditivos aftermarket (em frasco) pode deixar os motoristas confusos na hora de abastecer. Sem saber muito bem quais os benefícios de tais  opções, o motorista acaba escolhendo a que tem melhor apelo comercial, ignorando a parte técnica e as reais necessidades do veículo: manutenção de limpeza, limpeza severa ou restauração de potência.

Apesar de a gasolina ter melhorado, seja pela adição de aditivos diferenciados, seja pela redução da quantidade de enxofre em sua composição, ela ainda é um hidrocarboneto.
Ao serem queimados, os combustíveis à base de hidrocarboneto, transformam-se em energia (movimento), gases (principalmente CO2, nos casos de diesel e gasolina) e resíduos (formados pelos gases gerados na combustão). A formação de resíduos de carbono (carbonização) no sistema de alimentação é um problema que ocorre com qualquer veículo.

Esses resíduos vão se acumulando, formando depósitos que causam obstrução dos injetores, carbonização nas válvulas e na câmara de combustão, o que interfere no processo de combustão em si. Todas vez que o sistema de alimentação suja, os parâmetros de consumo de combustível e emissão de gases se alteram, o carro passa a consumir mais combustível e a emitir mais gases poluentes.

Para garantir a redução dos níveis de emissão dos veículos e a economia de combustível, é necessário garantir também que os veículos sejam mantidos ao longo de sua vida útil conforme as especificações do fabricante, isto é, limpos. Aí entram a melhoria das características dos combustíveis e o papel dos aditivos, principalmente os detergentes e dispersantes.

Os aditivos são componentes desenvolvidos para serem adicionados aos combustíveis e oferecer-lhes propriedades diferenciadas, como detergência, dispersância e redução de atrito. Alguns deles ainda podem oferecer poder antioxidante e demulsificante (aditivos para diesel). Esses aditivos vão trabalhar, principalmente, para eliminar os resíduos do sistema de alimentação ou, no caso dos carros mais novos, com sistema limpo, para evitar que eles se formem.

Benefícios do uso regular de aditivos:
• Oferece proteção a todo o sistema de alimentação.
• Previne a formação de depósitos durante o processo de combustão.
• Restaura a eficiência da combustão (no caso da gasolina).
• Aumento do número de cetano (no caso do diesel), o quê melhora a eficiência da combustão.
• Reduz o consumo de combustível.
• Mantém a performance de injetores (gasolina) e bombas (diesel), ou seja, a eficiência da pulverização (muito importante para a redução das emissões de poluentes).
• Mantém a estabilidade do combustível.
• Previne a formação de emulsões quando combustível, água e aditivo detergente/dispersante são misturados (caso do diesel).
• Previne quebras, o que reduz custo com manutenção.

Os aditivos em frasco podem ser adicionados às novas gasolinas sem risco de incompatibilidade. Essas gasolinas têm o mesmo número de octanas da gasolina comum (87 octanas) e trazem como diferencial os aditivos modificadores de fricção, que em nada contribuem para a limpeza do sistema de alimentação. Os aditivos de limpeza continuaram com taxas inalteradas, mínimas, que servem para manter limpo o sistema.
Se o sistema já estiver sujo, o que não é difícil de acontecer, essa taxa mínima não é suficiente para limpar o sistema. Lembrando que, manter uma limpeza no sistema de injeção hoje é imprescindível, principalmente em relação à nova tecnologia que vem equipando os veículos: a injeção direta. Nesta tecnologia, a ponta do injetor fica na câmara de combustão, o que pode gerar um acúmulo maior de resíduos neste componente, importante na pulverização do combustível, na quantidade ideal, na câmara de combustão.

Ao adicionar qualquer um dos nossos aditivos na gasolina aditivada (seja qual for o nome dela), na prática, o que acontece é um incremento do poder de limpeza do combustível aditivado, ou seja, o aditivo aumenta a taxa de limpeza (concentração do princípio ativo).
Quando o carro necessita de uma limpeza mais profunda, para obter um resultado de limpeza satisfatório com as gasolinas aditivadas recém-lançadas seriam necessários vários abastecimentos/tanques. Já com os aditivos vendidos em frascos, neste caso Bardahl Clean Gas e Bardahl Fuel Special Cleaner, é possível obter resultados mais perceptíveis com um único abastecimento.

Aproveitamos os níveis de desempenho, que é uma classificação norte-americana, para mostrar como os aditivos podem incrementar o poder de limpeza dos combustíveis.

A principal ação dos aditivos está em minimizar os depósitos nas sedes de válvulas e na câmara de combustão. O grande desafio é encontrar a quantidade exata de aditivos necessária (concentração) para eliminar tais depósitos nos diferentes tipos de motores, aí entram os nossos aditivos de frasco, aftermarket.
Por isso, a indústria automobilística desenvolveu níveis de desempenho de forma a englobar estas variações requeridas pelos diversos tipos de motores:

1. EPA L.A.C. – Concentração Mínima de Aditivo: atinge as exigências governamentais dos Estados Unidos, mantendo as válvulas de admissão e os injetores de combustível limpos (equivalente à maioria das gasolinas aditivadas no Brasil);

2. CARB ou Keep Clean – atinge as exigências do órgão ambiental da Califórnia – USA, que são mais rigorosas que o EPA LAC, principalmente no que se refere à manutenção das condições de emissões dos veículos, mantendo todo o sistema de combustão nas condições definidas para o motor novo (equivalente a misturar gasolina comum e o aditivo Bardahl Max Top);

3. Clean Up – concentração de aditivos para remoção dos depósitos acumulados pela queima do combustível, removendo-os das sedes das válvulas de admissão, limpando os bicos injetores, a cabeça dos pistões e até a câmara de combustão. Este resultado de tratamento só é possível com o uso de ADITIVOS EM FRASCO.

A Bardahl tem dois produtos que se encaixam nesta categoria:
Bardahl Clean Gas: remove os depósitos até os bicos injetores e controla a formação de depósitos na cabeça dos pistões e na câmara de combustão (equivalente a misturar as novas gasolinas aditivadas e o aditivo Bardahl Max Top).
Bardahl Fuel Special Cleaner: remove os depósitos inclusive da câmara de combustão (sem equivalentes).

4. Top Tier – concentração de aditivos requerida pelos motores de alta performance. Esta performance foi definida pelas montadoras GM, BMW, Honda e Toyota (nossos aditivos como Bardahl Max Power e Bardahl Fuel Special Cleaner cumprem esta função).

- See more at: http://www.bardahl.com.br/site/imprensa.php?id=233#sthash.L24e0mDQ.dpuf


Última edição por icefly25 em Seg Abr 25, 2016 1:09 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 1:03 pm

Em dois grupos no Facebook de March e Versa, reparei ultimamente que apareceram diversos casos de luz de injeção acessa, por conta de combustível ruim; geralmente o pessoal tem resolvido isso trocando de posto.
Ou sei lá, se a injeção do motor HR16DE não tá se dando bem a médio e longo prazo com a gasolina daqui com com seus 27,5% de etanol que vem sendo vendida desde 2015; por ora vou me socorrendo em uso de aditivos + gasolina aditivada pra não deixar sujar o sistema.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por WilsonM em Seg Abr 25, 2016 1:08 pm

Mkdam escreveu:Bom pessoal, acabei de chegar da terra do Wilson... Perguntei a respeito do aditivo na CSS... Eles usam este:

Periodicidade recomendada por eles 10.000km ou seja em cada revisão.
Preço, a simples bagatela de 160 Dilmas... affraid
Saí da CSS e fui na AutoZone, comprei 2 STP preto e um Car80 por 59,85 Dilmas....

cara. a Wurth ainda é lá na Raposo Tavares?
Será que se a gente procurar, encontra o produto em SPaulo?
Estava a fim de fazer o teste com este aditivo.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 1:33 pm

Na loja da Wurth

https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/produto?R=ADITIVO-PARA-MOTORES-BICOMBUSTIVEL-AWB-200-prod40421-60002
https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/produto?R=ADITIVO-PARA-GASOLINA-AWG-prod550008-60002

Pelo que vi a Wurth tem 4 aditivos (Wurth LWG, AWB, LWB e AWG) com preços entres R$ 27 e 69, um mais forte e outros mais fracos. Não sabia que a Wurth fazia também aditivo de combustível.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por WilsonM em Seg Abr 25, 2016 1:45 pm

ice, eu tinha visto este no ml
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721809438-auto-limpeza-bicos-wurth-limpa-pelo-tanque-de-combustivel-_JM

será que são equivalentes?
mandei um mail lá para a Wurth, vamos ver se eles respondem e me ajudam a escolher.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por Mkdam em Seg Abr 25, 2016 1:56 pm

A Wurth é ainda na Raposo Tavares, mas acho que lá não tem loja de fábrica...
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 3:43 pm

Wilson, como não conhecia, não posso opinar a fundo sobre esses Wurth.

Mas a questão se resume a concentração, mais fraco (do aditivo com função keep clean), mais forte (do aditivo com função clean up).

O AWG parece ser keep clean (mais fraco) e com 200ml trata até 40 litros; o LWG e o LWB, clean up (mais forte tem de 200 e 500 ML que tratam 40/50 litros ou 100/125 litros); compare ai o pdf dos 3.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por WilsonM em Seg Abr 25, 2016 3:52 pm

humm...
deixa ver se é assim que funciona então:
o keep clean eu usaria, por exemplo, uma vez a cada quatro tanques, por exemplo
já o clean up seria a cada 10.000km como a css falou?
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 4:17 pm

Sim, basicamente isso.

Só checar as recomendações de cada marca e produto.
Já vi produtos que falam ém usar a todo abastecimento (cada vez que encher o tanque), outros a cada x tanques, ou y mil km rodados.

Tenho usado da marca Draft a algum tempo, encontro por R$ 10 na rede Carrefour ou Atacadão (conforme o Estado). Os STP e Bardahl ficaram meio contramão para eu procurar, geralmente costumam ser R$ 20.



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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por andre fachini em Seg Abr 25, 2016 5:52 pm

è muito engraçado o sistema que cada fabricante usa, uns a cada 10.000 outros a cada dois tanques, outros colocar com pouco combustivel antes de abastecer outros a cada 80 litros um frasquinho....não deveria ser meio que um padrão? Ou ter um pelo menos?
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 7:40 pm

Acho que depende da formulação de cada produto e principalmente da concentração (poder de limpeza, se fraco ou forte).

Interessante seria se as marcas padronizassem as informações, de concentração (ppm), se é pra manter limpo (keep clean) ou de limpeza mais forte (clean up) e etc - alô alô ANP, vamos mostrar serviço  Rolling Eyes começar a exigir das empresas.

O termo keep clean já conhecia, pois vinha essa informação nos STP e Bardahl que havia usado antes, mas o clean up tinha esquecido, até porque nunca usei um desses. ai achei o link da Bardahl e me atualizei.

Depois que vi como estavam usando o Perfect Clean da Koube, como limpeza preventiva (lata diluida no tanque cheio) ou limpeza corretiva (tanque na reserva, ficando o aditivo mais concentrado em pouca quantidade de gasolina, e assim ficando mais forte) eu entendi o lance da concentração; algumas vezes fiz isso com o Draft, como ele diz tratar entre 10 a 40 litros, usei ele com o tanque na reservam jogando um frasco em cerca de 10 - 20 litros, pra potencializar mais o efeito.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por pimenta59 em Seg Abr 25, 2016 8:57 pm

Quando usei o perfect clean, meti os dois frascos em 50 reais de gasolina (17 litros). Não notei nada, nem usei de novo.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por andre fachini em Seg Abr 25, 2016 8:58 pm

Não é na hr que irá notar mesmo e sim a longo prazo....no maximo que pode fazer neste tanque é limpar um pouco bicos mais nada...
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por pimenta59 em Seg Abr 25, 2016 9:27 pm

De fato. Mas acaba ficando meio caro usar com frequência: o produto é um pouco caro (40 reais, 10,5 litros de gasolina), e ainda tenho que pagar frete. Por um outro lado, não acredito que esses baratinhos de 10 reais tenham alguma utilidade, porém, uma coisa é certa:

Mesmo se fosse usar, JAMAIS COMPRARIA EM CSS.
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por Mkdam em Seg Abr 25, 2016 10:03 pm

Acho melhor vocês ficarem espertos com relação a essas diluições, eu li em outros fórums que esses produtos podem até corroer os bicos injetores, aí ao invés de benefícios traríamos muita é dor de cabeça.
Eu coloquei no meu, segui a diluição recomendada. Usei um frasco de STP Fuel Injector Cleaner para um tanque cheio. Vou colocar a cada 5000km. Além disso só utilizo gasosa aditivada no tanque...
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por WilsonM em Seg Abr 25, 2016 10:13 pm

Nos usa tem dsse stp super concentrado, recomendação de uso a cada 4k milhas, cerca de 6,5k km.

Enfim, é isto que a css Chama de descarbonizante?
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Re: Dúvida sobre aditivos...

Mensagem por icefly em Seg Abr 25, 2016 10:49 pm

pimenta59 escreveu:Quando usei o perfect clean, meti os dois frascos em 50 reais de gasolina (17 litros). Não notei nada, nem usei de novo.

Chuto que não sentiu melhorias porque o seu sistema já estava limpo; notaria alguma melhora em pouco tempo caso tivesse algo sujo, como no video abaixo:



Mas não tem problema nenhum, foi até melhor usar assim, pois é mais fácil manter limpo, do que tentar limpar algo que já está sujo.

Pra comprovar a limpeza teriamos que fazer como o machado fazia no antigo forum, tirava velas e analisava a câmara de combustão por dentro com uma câmera de boroscópio.

Mkdam escreveu:Acho melhor vocês ficarem espertos com relação a essas diluições, eu li em outros fórums que esses produtos podem até corroer os bicos injetores, aí ao invés de benefícios traríamos muita é dor de cabeça.
Eu coloquei no meu, segui a diluição recomendada. Usei um frasco de STP Fuel Injector Cleaner para um tanque cheio. Vou colocar a cada 5000km. Além disso só utilizo gasosa aditivada no tanque...

Basta respeitar as recomendações de diluição e uso que não terá problemas.

WilsonM escreveu:Nos usa tem dsse stp super concentrado, recomendação de uso a cada 4k milhas, cerca de 6,5k km.

Enfim, é isto que a css Chama de descarbonizante?

Os clean up são o que as css chamam de "serviço de descarbonização".

Algumas estão recomendando uso de aditivo para manter os motores de injeção direta livre de sujeira e carbonização, Peugeot faz isso, a VW não duvido muito que vai começar a fazer isso no UP TSi que já começou a pipocar caso de bico sujo com menos de 10 mil km rodados.
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