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Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Fluido Original WilsonM.
Obrigado pela dica Paulo.
Obrigado pela dica Paulo.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Mais uma conferida no fluido do CVT aos 72k km.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Bem, acho que é chegada a hora da troca, ou melhor flush, afinal, não dá para tirar todo o fluido sem desmontar o câmbio, então o que podemos fazer é somente enxágues.
Começou um zunido aos 67k no CVT, mas o câmbio continua funcionando muito bem por enquanto.
Obs.: Lembrando que não dou arrancada com o veículo e nem ando a mais de 110 km/h.
Lembrando também que o Fluido utilizado no Sentra 2015 CVT é o NS3. A Valvoline diz ser compatível com o NS3.
Alguém aqui já usou o Valvoline no CVT do Sentra 2015 em diante?
Começou um zunido aos 67k no CVT, mas o câmbio continua funcionando muito bem por enquanto.
Obs.: Lembrando que não dou arrancada com o veículo e nem ando a mais de 110 km/h.
Lembrando também que o Fluido utilizado no Sentra 2015 CVT é o NS3. A Valvoline diz ser compatível com o NS3.
Alguém aqui já usou o Valvoline no CVT do Sentra 2015 em diante?
Última edição por RodrigoRJ em Sáb Fev 25, 2017 11:05 am, editado 1 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Fonte: http://www.valvoline.com.br/imagens/CVT.pdf
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Rodrigo, acho que você vai ser um dos primeiros donos de B17 a falar sobre a troca de fluido, o que vai ser bom para toda a comunidade.
sobre os fluidos em geral, parece que quase todos são de uso praticamente universal, motul, febi, amsoil, lubeguard, valvoline... Todos declaram uma imensa gama de câmbios e marcas.
sobre os fluidos em geral, parece que quase todos são de uso praticamente universal, motul, febi, amsoil, lubeguard, valvoline... Todos declaram uma imensa gama de câmbios e marcas.
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Tenho que me informar primeiro se não vai dar zebra na mistura do Nissan NS3 com o Valvoline CVT. Enquanto eu não tiver certeza, não troco.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
lá nos USA o pessoal andou misturando fluidos, especialmente no caso do NS-2, já que lá a oferta de fluidos é muito mais variada.
mas você está certo em temer mistura de fluidos. Só que o preço do NS-3 da Nissan é meio caro, talvez fazer só uma troca simples e testar se o zunido desaparece.
aqui no Brasil ainda deve ter poucos casos de B17 trocando fluido, só os modelos 2013 e 2014 saíram da garantia recentemente.
mas você está certo em temer mistura de fluidos. Só que o preço do NS-3 da Nissan é meio caro, talvez fazer só uma troca simples e testar se o zunido desaparece.
aqui no Brasil ainda deve ter poucos casos de B17 trocando fluido, só os modelos 2013 e 2014 saíram da garantia recentemente.
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
alguém poderia explicar o passo a passo,para troca do fluído e medição do mesmo,através desse método,esplendoroso,criado pelos estupendos e magníficos engenheiros da gloriosa nissan,chamado duplo dreno...valeu!!
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Andei vendo alguns vídeos americanos Wilson e realmente parece não ter problema nenhum fazer o flush, mistura... NS3 com o Valvoline CVT.
Leonardo, como já debatemos nesse tópico, cheguei ao entendimento que há duas maneiras de realizar a troca.
Aqueça o motor primeiro a 40º.
1. Retirar o cárter do cvt e deixar vazar tudo (C).
ou
2. Sugar todo fluido possível pelo CHARGING PIPE (A) com uma bomba de fluido. Nesse caso não precisa retirar o cárter.
3. Para reabastecer:
a) se optou por retirar o cárter, limpe ou troque o filtro interno de metal e instale uma junta nova do cárter (C);
b) retire o bujão do cárter e deixe sem. Repare na figura (B) que o LEVEL TUBE dirá a quantidade certa ao abastecer;
c) coloque fluido novo pelo CHARGING PIPE (A) até que comece a vazar pelo (LEVEL TUBE - B) do cárter.
A)
B)
C)
Lembrando que o filtro de papel, segundo o manual técnico, não fica junto ao trocador de calor como nos modelos anteriores do Sentra. Veja abaixo, item 2:
Bem, basicamente é isso aí, dá pra fazer na garagem com uns cavaletes se necessário.
Se alguém tiver algo a modificar ou acrescentar, por favor contribua.
Obs.: Se for perguntar na concessionária Nissan sobre o filtro externo ou interno, é bem provável que eles nem saibam que existe. Liguei pra duas e eles me falaram que não se usa, não tem. Deus seja louvado! Assim fica difícil.
Leonardo, como já debatemos nesse tópico, cheguei ao entendimento que há duas maneiras de realizar a troca.
Aqueça o motor primeiro a 40º.
1. Retirar o cárter do cvt e deixar vazar tudo (C).
ou
2. Sugar todo fluido possível pelo CHARGING PIPE (A) com uma bomba de fluido. Nesse caso não precisa retirar o cárter.
3. Para reabastecer:
a) se optou por retirar o cárter, limpe ou troque o filtro interno de metal e instale uma junta nova do cárter (C);
b) retire o bujão do cárter e deixe sem. Repare na figura (B) que o LEVEL TUBE dirá a quantidade certa ao abastecer;
c) coloque fluido novo pelo CHARGING PIPE (A) até que comece a vazar pelo (LEVEL TUBE - B) do cárter.
A)
B)
C)
Lembrando que o filtro de papel, segundo o manual técnico, não fica junto ao trocador de calor como nos modelos anteriores do Sentra. Veja abaixo, item 2:
Bem, basicamente é isso aí, dá pra fazer na garagem com uns cavaletes se necessário.
Se alguém tiver algo a modificar ou acrescentar, por favor contribua.
Obs.: Se for perguntar na concessionária Nissan sobre o filtro externo ou interno, é bem provável que eles nem saibam que existe. Liguei pra duas e eles me falaram que não se usa, não tem. Deus seja louvado! Assim fica difícil.
Última edição por RodrigoRJ em Ter Fev 28, 2017 10:53 am, editado 1 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Rodrigo, você notou que lá nos USA após a primeira troca os usuários costumam sugerir a troca em intervalos bem curtos?
não sei se é devido a contaminação com fluido usado, ou se porque os fluidos se mostram menos resistentes, menos termo-estáveis
não sei se é devido a contaminação com fluido usado, ou se porque os fluidos se mostram menos resistentes, menos termo-estáveis
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Sim Wilson, acredito que após essa troca parcial outras deverão ocorrer de 30k/30k km. Mas como é fácil verificar o fluido, dá para tirar uma amostra a cada 10k km e analisar, como venho fazendo. Como sabemos pode variar muito conforme o uso do veículo.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Nesse vídeo técnico, ele fala que se o óleo passou do tempo de troca, o melhor a fazer é abrir e desmontar todo o câmbio, pois o óleo velho poderá ter entupido as vias de circulação e outros componentes.
No caso da troca no tempo, poderá ser realizado o FLUSH.
Recomendadíssimo assistir a este vídeo abaixo!
No caso da troca no tempo, poderá ser realizado o FLUSH.
Recomendadíssimo assistir a este vídeo abaixo!
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
RodrigoRJ, esse jaguar que aparece no vídeo usa o mesmo sistema de duplo dreno do B17? Pelo que entendi sim. Bastante explicativo o vídeo.
Achei bem interessante essa dica que vc deu de puxar o óleo pelo charge pipe e depois colocar a mesma quantidade que saiu de óleo novo.
Será possível fazer isso com aquelas máquinas de drenagem a vácuo de óleo do motor do carro?
Achei bem interessante essa dica que vc deu de puxar o óleo pelo charge pipe e depois colocar a mesma quantidade que saiu de óleo novo.
Será possível fazer isso com aquelas máquinas de drenagem a vácuo de óleo do motor do carro?
rvilarim- Mensagens : 43
Data de inscrição : 01/09/2016
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
vi alguns comentários que não se deve usar flushing machine em nenhum cãmbio de Nissan.
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
RodrigoRJ escreveu:Andei vendo alguns vídeos americanos Wilson e realmente parece não ter problema nenhum fazer o flush, mistura... NS3 com o Valvoline CVT.
Leonardo, como já debatemos nesse tópico, cheguei ao entendimento que há duas maneiras de realizar a troca.
Aqueça o motor primeiro a 40º.
1. Retirar o cárter do cvt e deixar vazar tudo (C).
ou
2. Sugar todo fluido possível pelo CHARGING PIPE (A) com uma bomba de fluido. Nesse caso não precisa retirar o cárter.
3. Para reabastecer:
a) se optou por retirar o cárter, limpe ou troque o filtro interno de metal e instale uma junta nova do cárter (C);
b) retire o bujão do cárter e deixe sem. Repare na figura (B) que o LEVEL PIPE dirá a quantidade certa ao abastecer;
c) coloque fluido novo pelo CHARGING PIPE (A) até que comece a vazar pelo (LEVEL PIPE - B) do cárter.
A)
B)
C)
Lembrando que o filtro de papel, segundo o manual técnico, não fica junto ao trocador de calor como nos modelos anteriores do Sentra. Veja abaixo, item 2:
Bem, basicamente é isso aí, dá pra fazer na garagem com uns cavaletes se necessário.
Se alguém tiver algo a modificar ou acrescentar, por favor contribua.
Obs.: Se for perguntar na concessionária Nissan sobre o filtro externo ou interno, é bem provável que eles nem saibam que existe. Liguei pra duas e eles me falaram que não se usa, não tem. Deus seja louvado! Assim fica difícil.
Rodrigo, seus posts, como sempre,bastante elucidativo,digno de um verdadeiro MacGyver...valeu !! obrigadooo!!
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Excelente o vídeo postado pelo RodrigoRJ. Isto esclarece de vez questões que tanto escutamos tais como "troco ou não troco?", "mas o Manual do Proprietário não diz nada" ou "diz só para verificar e repor", "o Manual diz para trocar só com 200 bilhões de anos-luz rodados", "você acha que sabe mais do que os engenheiros da fábrica", (já ouvi essa), "o Manual diz que o fluido é lifetime", etc, etc, etc.
Fica claro também que a falta de uma política adequada de substituição do fluido não é exclusividade da Nissan. O cara mostrou vários e vários carros, incluindo um chiquetoso Jaguar que nada dizia no Manual a respeito. Parece que os caras fazem de sacanagem. E não, não sei mais do que os tais engenheiros. Eles sabem muito bem de tudo isso. É a tal da "Obsolescência Programada". É a única explicação plausível que encontro.
O teste do papel toalha executado no vídeo é claro e definitivo. E contra fatos não há argumentos. Simples assim.
Fica claro também que a falta de uma política adequada de substituição do fluido não é exclusividade da Nissan. O cara mostrou vários e vários carros, incluindo um chiquetoso Jaguar que nada dizia no Manual a respeito. Parece que os caras fazem de sacanagem. E não, não sei mais do que os tais engenheiros. Eles sabem muito bem de tudo isso. É a tal da "Obsolescência Programada". É a única explicação plausível que encontro.
O teste do papel toalha executado no vídeo é claro e definitivo. E contra fatos não há argumentos. Simples assim.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Quantidade de fluido CVT - Sentra 2015/...
Fonte: manual reparador página 2026
Bem, penso que esses 6,9 litros de fluido seriam utilizados com o câmbio totalmente vazio.
Fonte: manual reparador página 2026
Bem, penso que esses 6,9 litros de fluido seriam utilizados com o câmbio totalmente vazio.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
RodrigoRJ, me ocorre agora que assim sendo daria para executar um "flushing" de maneira muito fácil no B17.
Basta ir adicionado fluido novo com motor ligado na marcha lenta com o bujão retirado. O fluído velho vai saindo como excesso pelo dreno enquanto o novo vai circulando pelo câmbio. Naturalmente gasta-se mais uns 2 litros de fluido a mais.
Basta ir adicionado fluido novo com motor ligado na marcha lenta com o bujão retirado. O fluído velho vai saindo como excesso pelo dreno enquanto o novo vai circulando pelo câmbio. Naturalmente gasta-se mais uns 2 litros de fluido a mais.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
PauloEduardo escreveu:Basta ir adicionado fluido novo com motor ligado na marcha lenta com o bujão retirado. O fluído velho vai saindo como excesso pelo dreno enquanto o novo vai circulando pelo câmbio. Naturalmente gasta-se mais uns 2 litros de fluido a mais.
Como eu nunca fiz essa troca antes, vou deixar apenas o meu pensamento.
Acho que a chance de desperdiçar fluido novo pelo LEVEL TUBE é grande. Com o CVT em funcionamento pode ocorrer uma má lubrificação, ou uma situação inesperada... Não arriscaria.
Eu sugaria o fluido pelo CHARGING PIPE, colocaria fluido novo pelo mesmo lugar até sair pelo LEVEL TUBE (ladrão). Fecharia o cárter com o bujão. Rodaria uns Kms e depois faria o mesmo procedimento.
Supondo que comprou 7 litros e usou nessa troca parcial 5 litros, então após rodar um pouco você faria tudo novamente com os 2 litros restantes.
Fico na dúvida se bastaria funcionar o CVT um pouco, mesmo parado e fazer umas trocas de marcha, ou seria melhor rodar uns Kms na estrada para que o sistema expulsasse melhor o fluido velho de todas as partes internas para o cárter.
* Lembrando que a troca dos filtros deve ocorrer aos 100k km ou antes.
Última edição por RodrigoRJ em Ter Fev 28, 2017 10:54 am, editado 1 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
CVT FLUID
Olha o que diz o manual do reparador em CVT FLUID, mesma coisa do manual do usuário, apenas acompanhar a condição do fluido periodicamente.
"(1) Utilize apenas fluido NISSAN CVT genuíno. Se rebocar um reboque, usando um campista ou um portador de carro-top ou dirigindo em estradas ásperas ou enlameadas, inspecione a deterioração do fluido CVT no concessionário NISSAN a cada 60.000 milhas (96.000 km) e, em seguida, mude o fluido CVT, se necessário. E se o a inspeção não é realizada, mudar (e não apenas inspecionar) fluido CVT a cada 96.000 km (60.000 milhas). Utilizar fluido de transmissão o fluido NISSAN CVT genuíno danificará a CVT, que não é coberta pela garantia limitada do novo veículo NISSAN."
"(1) Utilize apenas fluido NISSAN CVT genuíno. Se rebocar um reboque, usando um campista ou um portador de carro-top ou dirigindo em estradas ásperas ou enlameadas, inspecione a deterioração do fluido CVT no concessionário NISSAN a cada 60.000 milhas (96.000 km) e, em seguida, mude o fluido CVT, se necessário. E se o a inspeção não é realizada, mudar (e não apenas inspecionar) fluido CVT a cada 96.000 km (60.000 milhas). Utilizar fluido de transmissão o fluido NISSAN CVT genuíno danificará a CVT, que não é coberta pela garantia limitada do novo veículo NISSAN."
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
rvilarim escreveu:RodrigoRJ, esse jaguar que aparece no vídeo usa o mesmo sistema de duplo dreno do B17? Pelo que entendi sim. Bastante explicativo o vídeo. Achei bem interessante essa dica que vc deu de puxar o óleo pelo charge pipe e depois colocar a mesma quantidade que saiu de óleo novo. Será possível fazer isso com aquelas máquinas de drenagem a vácuo de óleo do motor do carro?
Não é o mesmo sistema do Jaguar que usa dois bujões independentes, uma para o dreno e o outro para escape/nível de fluido. O Sentra, como mostra a figura, utiliza apenas um Bujão onde fica também o LEVEL TUBE.
Acho que dá pra fazer com aquelas máquinas a vácuo. Mas não coloque a mesma quantidade que saiu, pois o procedimento correto é colocar fluido até que o mesmo transborde pelo LEVEL TUBE. Aí sim, estará no nível certo, conforme manual técnico.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
PROCEDIMENTO RECOMENDADO PELO MANUAL DO REPARADOR - FLUSH/ENXÁGUE
CVT SENTRA 2015/...
CVT FLUID: Substituição INFOID: 0000000009756200
CUIDADO:
• Utilize apenas fluido CVT recomendado. O uso de fluido de transmissão diferente do líquido CVT recomendado
Danificar a CVT, que não está coberta pela garantia.
• Use sempre o papel da loja. Não use pano de loja.
• Substitua uma junta do tampão de drenagem por uma nova na fase final da operação durante a instalação.
• Tenha cuidado ao olhar para dentro do orifício de drenagem, pois existe o risco de pingar fluido que entra no olho.
• Após a substituição, execute sempre a verificação de vazamento de fluido CVT.
CVT FLUID: Substituição INFOID: 0000000009756200
CUIDADO:
• Utilize apenas fluido CVT recomendado. O uso de fluido de transmissão diferente do líquido CVT recomendado
Danificar a CVT, que não está coberta pela garantia.
• Use sempre o papel da loja. Não use pano de loja.
• Substitua uma junta do tampão de drenagem por uma nova na fase final da operação durante a instalação.
• Tenha cuidado ao olhar para dentro do orifício de drenagem, pois existe o risco de pingar fluido que entra no olho.
• Após a substituição, execute sempre a verificação de vazamento de fluido CVT.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
MANUTENÇÃO DO CHASSIS E DO CORPO
1. Selecione "Data Monitor" em "TRANSMISSION" usando CONSULT.
2. Selecione "FLUID TEMP" e confirme que a temperatura do fluido CVT é 40 ° C (104 ° F) ou menos.
3. Verifique se a alavanca de selecção está na posição "P" e depois engate completamente o travão de estacionamento.
4. Levante o veículo.
5. Remova o bujão de drenagem eo tubo de descarga e drene o fluido CVT do tanque de óleo. Consulte TM-266,
"Vista expandida".
6. Instale o conjunto de tubos de carga (KV311039S0) (A) no dreno
buraco.
CUIDADO:
Aperte o tubo de carga manualmente.
7. Instale a mangueira do comutador ATF (B) no tubo de carga.
CUIDADO:
Pressione a mangueira do comutador ATF até o
Tubo até parar.
8. Encha aproximadamente 3 litros (2-5 / 8 lmp qt) do fluido CVT.
9. Remova a mangueira do trocador ATF eo tubo de carregamento,
O bujão de drenagem.
NOTA:
Execute este trabalho rapidamente porque o líquido CVT vazamentos.
10. Levante o veículo.
11. Ligue o motor.
12. Enquanto pressiona o pedal do travão, mude a alavanca selectora para toda a posição de "P" para "L" e mude-a
Para a posição "P".
NOTA:
Segure a alavanca em cada posição por 5 segundos.
13. Verifique se o CONSULT "Monitor de dados" em "FLUID TEMP" está entre 35 ° C (45 ° C) e 45 ° C (113 ° F).
14. Pare o motor.
15. Levantar o veículo.
16. Remova o bujão de drenagem e, em seguida, drene o fluido CVT do tanque de óleo.
17. Repita os passos 6 a 16 (uma vez).
18. Instale o tubo de descarga. Consulte TM-266, "Vista Explodida".
CUIDADO:
Certifique-se de apertar com o torque especificado. Se não for apertado com o binário especificado, o tubo pode
Ser danificado.
19. Instale o conjunto do tubo de carga (KV311039S0) (A) no
buraco.
CUIDADO:
Aperte o tubo de carga manualmente.
20. Instale a mangueira do comutador ATF (B) no tubo de carga.
CUIDADO:
Pressione a mangueira do comutador ATF até o
Tubo até parar.
21. Encha aproximadamente 3 litros (2-5 / 8 lmp qt) do líquido CVT.
22. Remova a mangueira do trocador ATF eo tubo de carregamento,
O bujão de drenagem.
NOTA:
Execute este trabalho rapidamente porque o líquido CVT vazamentos.
23. Levante o veículo.
24. Ligue o motor.
25. Enquanto pressiona o pedal do travão, mude a alavanca selectora para toda a posição de "P" para "L" e mude-a
Para a posição "P".
NOTA:
Segure a alavanca em cada posição por 5 segundos.
26. Verifique se o CONSULT "Monitor de dados" em "FLUID TEMP" está entre 35 ° C (45 ° C) e 45 ° C (113 ° F)
TM 266
Última edição por RodrigoRJ em Ter Fev 28, 2017 2:05 pm, editado 2 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
MANUTENÇÃO DO CHASSIS E DO CORPO
MA-25
Bc d e f gh
MA
A N O
27. Levante o veículo.
28. Remova o bujão de drenagem e confirme se o fluido CVT é drenado do tubo de descarga.
CUIDADO:
Realize este trabalho com o veículo em marcha lenta.
NOTA:
Se o fluido CVT não estiver drenado, consulte "Ajuste" e recarregue com o líquido CVT.
29. Quando o fluxo de fluido CVT diminuir para um gotejamento, aperte o bujão de drenagem para o torque especificado. Consulte TM-266,
"Vista expandida".
CUIDADO:
Não reutilizar a vedação do bujão de drenagem.
30. Levante o veículo.
31. Selecione "Suporte de Trabalho" em "TRANSMISSÃO" usando CONSULT.
32. Selecione "CONFORM CVTF DETERIORTN".
33. Toque em "Apagar".
34. Pare o motor.
FLUXO CVT: Ajuste INFOID: 0000000009756201
CUIDADO:
• Utilize apenas fluido CVT recomendado. O uso de fluido de transmissão diferente do líquido CVT recomendado
Danificar a CVT, que não está coberta pela garantia.
• Durante o ajuste do nível de fluido CVT, verifique CONSULT de modo que a temperatura do óleo possa ser mantida de 35 a 45 ° C (95 a 113 ° F).
• Tenha cuidado ao olhar para dentro do orifício de drenagem, pois existe o risco de pingar fluido que entra no olho.
1. Verifique se a alavanca selectora está na posição "P" e depois encaixe completamente o travão de estacionamento.
2. Ligue o motor.
3. Ajuste a temperatura do fluido CVT a aproximadamente 40 ° C (104 ° F).
NOTA:
O fluido CVT é amplamente afetado pela temperatura. Portanto, certifique-se de usar CONSULT e
"FLUID TEMP" em "TRANSMISSION" em "Data Monitor" durante o ajuste.
4. Enquanto pressiona o pedal do travão, mude a alavanca de selecção para a posição inteira de "P" para "L" e mude-a
Para a posição "P".
NOTA:
Segure a alavanca em cada posição por 5 segundos.
5. Levante o veículo.
6. Verifique se não há vazamento de fluido CVT.
7. Remova o bujão de drenagem. Consulte TM-266, "Vista Explodida".
8. Instale o conjunto do tubo de carga (KV311039S0) (A) no
Conecte o furo.
CUIDADO:
Aperte o tubo de carga manualmente.
9. Instale a mangueira do comutador ATF (B) no tubo de carga.
CUIDADO:
Pressione a mangueira do comutador ATF até o
Tubo até parar.
10. Encha aproximadamente 0,5 litro (1/2 lmp qt) do líquido CVT.
11. Remova a mangueira do comutador ATF do tubo de
Verifique se o fluido CVT drena do tubo de carga. Se isso
Não drenar, execute a carga novamente.
CUIDADO:
Realize este trabalho com o veículo em marcha lenta.
12. Quando o fluxo de fluido CVT diminuir para um gotejamento, remova o tubo de carga do tanque de óleo.
13. Aperte o bujão de drenagem com o binário especificado. Consulte TM-266, "Vista Explodida".
Fluido CVT recomendado e capacidade de fluido: Consulte TM-288, "Especificação geral".
JSDIA1876ZZ
Revisão: Outubro de 2013 2014 Sentra NAM
MA-26
MANUTENÇÃO DO CHASSIS E DO CORPO
CUIDADO:
Não reutilizar a vedação do bujão de drenagem.
14. Levante o veículo.
15. Pare o motor.
Macgyver- Mensagens : 245
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