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Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
É um assalto, verdadeiro roubo que o governo, as montadoras e suas concessionárias fazem conosco.
Veja o preço do litro do NS-3 na Amazon, $14,50 dólares:
https://www.amazon.com/Nissan-999MP-NS300P-Continuously-Variable-Transmission/dp/B00AKYOZDY
Liguei para a CCS Nissan LEAUTO BOTAFOGO no RJ e fui informado do valor, 150,00 reais o litro. Uma verdadeira falta de respeito com o consumidor. Só mesmo indo embora desse país.
Veja o preço do litro do NS-3 na Amazon, $14,50 dólares:
https://www.amazon.com/Nissan-999MP-NS300P-Continuously-Variable-Transmission/dp/B00AKYOZDY
Liguei para a CCS Nissan LEAUTO BOTAFOGO no RJ e fui informado do valor, 150,00 reais o litro. Uma verdadeira falta de respeito com o consumidor. Só mesmo indo embora desse país.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Talvez uma alternativa:
http://content.valvoline.com/pdf/cvt_fluid.pdf
Mas gostaria de estudar mais sobre o assunto, pois um câmbio CVT é muito caro para ficar fazendo testes.
https://www.amazon.com/CVT-Transmission-Fluid-Synthetic-Qt/dp/B008QDU3FA/ref=sr_1_3?s=automotive&ie=UTF8&qid=1470757638&sr=1-3&keywords=valvoline+cvt
http://content.valvoline.com/pdf/cvt_fluid.pdf
Mas gostaria de estudar mais sobre o assunto, pois um câmbio CVT é muito caro para ficar fazendo testes.
https://www.amazon.com/CVT-Transmission-Fluid-Synthetic-Qt/dp/B008QDU3FA/ref=sr_1_3?s=automotive&ie=UTF8&qid=1470757638&sr=1-3&keywords=valvoline+cvt
Última edição por RodrigoRJ em Ter Ago 09, 2016 12:47 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Estive lendo alguns fóruns americanos sobre o novo Sentra B17, e vi que os americanos fazem a primeira troca do fluido do CVT NS-3 as 60.000 milhas, aproximadamente 96.000 km, bem próximo ao recomendado pela fábrica Nissan que é aos 100.000 km.
Pude observar que usam o Valvoline e o Eneos.
https://www.amazon.com/ENEOS-CVT-QT-Constantly-Transmission/dp/B002GI292Q/ref=sr_1_2?s=automotive&ie=UTF8&qid=1470757367&sr=1-2&keywords=eneos+cvt
Não vejo alguma razão de utilizar outro fluido, morando nos EUA, que não seja o original, já que os valores são bem próximos. No caso acima o ENEOS é bem mais caro.
Pude observar que usam o Valvoline e o Eneos.
https://www.amazon.com/ENEOS-CVT-QT-Constantly-Transmission/dp/B002GI292Q/ref=sr_1_2?s=automotive&ie=UTF8&qid=1470757367&sr=1-2&keywords=eneos+cvt
Não vejo alguma razão de utilizar outro fluido, morando nos EUA, que não seja o original, já que os valores são bem próximos. No caso acima o ENEOS é bem mais caro.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
faz tempo que os norte-americanos donos de Sentra vêm usando o Valvoline sem problemas.
Talvez seja excesso de zelo, porque a maioria dos fluidos parece que vai bem, as oficinas de São Paulo oferecem uma gama bem variada de fluidos para CVT.
Entre o NS-2 e o NS-3 a diferença deveria ser algo relacionado a densidade/viscosidade, mas o Valvoline se declara compatível com os dois.
Quanto ao preço em css do fluido, bem é basicamente questão de frete e impostos.
O preço em R$, computados todos os impostos e frete, basicamente equivale a pegar o preço em USD e multiplicar por 10.
Talvez seja excesso de zelo, porque a maioria dos fluidos parece que vai bem, as oficinas de São Paulo oferecem uma gama bem variada de fluidos para CVT.
Entre o NS-2 e o NS-3 a diferença deveria ser algo relacionado a densidade/viscosidade, mas o Valvoline se declara compatível com os dois.
Quanto ao preço em css do fluido, bem é basicamente questão de frete e impostos.
O preço em R$, computados todos os impostos e frete, basicamente equivale a pegar o preço em USD e multiplicar por 10.
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Os americanos usam Valvoline e ENEOS talvez pela qualidade. Podem ser ainda melhores do que o NS-3. Além dessas, outras marcas famosas nos EUA são: Amsoil, Lubeguard, Redline entre outras.
Uma pena que tenhamos tão poucas marcas ainda aqui no nosso país. Vamos ver se a coisa melhora com a popularização do CVT.
Uma pena que tenhamos tão poucas marcas ainda aqui no nosso país. Vamos ver se a coisa melhora com a popularização do CVT.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Estive pensando, a melhor forma para fazer o FLUSH no CVT é deixar que a própria bomba do CVT expulse o fluido velho enquanto você abastece com fluido novo por cima.
https://youtu.be/AVaKRRyrQT0
https://youtu.be/AVaKRRyrQT0
Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 5:32 pm, editado 2 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Mas é isso mesmo, Rodrigo. Um tempo atrás coloquei esta idéia aqui. Como o bujão do cárter do CVT do B17 é tipo duplo dreno acredito que, com o motor ligado e o bujão do cárter do CVT retirado, dê para ir adicionando lentamente fluído novo enquanto o velho vai transbordando pelo duplo dreno e saindo pelo bujão aberto. Mas deve-se estar atento para a retirada só do bujão, não da parte interna. Senão o fluido sai todo.
Infelizmente no B16 não dá para fazer isso pois não há duplo dreno. Quanto retira-se o bujão o fluído já sai todo de uma vez.
Infelizmente no B16 não dá para fazer isso pois não há duplo dreno. Quanto retira-se o bujão o fluído já sai todo de uma vez.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Mas se você ver no vídeo, repare que ele liga o carro para expulsar o fluido velho, depois ele completa com dois frascos de fluido novo e repete novamente o processo.
Com a minha bomba de fluido posso fazer a mesma coisa só que de um modo diferente.
- ligo o veículo e espero chegar aos 40/50º aproximadamente e desligo;
- Pelo Charging Pipe eu introduzo a mangueira da bomba até o fundo do carter do cvt;
- ligo a bomba e dreno todo o fluido que puder;
- coloco a mesma quantidade de fluido novo pelo charging pipe;
- dou uma volta no quarteirão e repito o processo...
Com a minha bomba de fluido posso fazer a mesma coisa só que de um modo diferente.
- ligo o veículo e espero chegar aos 40/50º aproximadamente e desligo;
- Pelo Charging Pipe eu introduzo a mangueira da bomba até o fundo do carter do cvt;
- ligo a bomba e dreno todo o fluido que puder;
- coloco a mesma quantidade de fluido novo pelo charging pipe;
- dou uma volta no quarteirão e repito o processo...
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
O vídeo é do Altima geração anterior. Acho que não tem duplo dreno. Claro que dá para fazer também mas do jeito que penso fica quase igual uma troca por máquina.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Em se tratando de motor,não devemos misturar o óleo velho,com o óleo novo,pois,disso,pode certamente resultar, a longo prazo, a malfadada borra no motor!!!...o que eu não consigo entender, é porquê não existe,a mesma preocupação,em relação ao cvt,por parte dos forumeiros,que simplesmente procedem as trocas parciais...e a vida segue...no momento vivo um dilema em relação a essa troca de óleo do cvt( consegui tirar uma amostra,com a dica passada,pelo Rodrigo,e não gostei do que ví...o carro estava com 36.000km aproximadamente,e a coloração observada,está mais para um verde bem escuro,do que para um verde claro),sendo assim,decidi trocar,deparando-me com o seguinte dilema:1)meu carro é novo , e está na garantia...para fazer uma troca perfeita(que é o meu interesse),teria que abrir o conversor de torque...podendo perder a garantia,e mais,devido a um possível serviço mal executado,o meu carro que está funcionando 100%,poderia apresentar um problema.
2) Uma outra opção,seria me render a essas três trocas parciais,tendo a certeza,que este tipo de serviço,mistura o óleo velho,com o óleo novo,e em que pese,o cvt ser robusto,a longo prazo,isso também pode gerar problemas.
Ou seja,pelo que percebi,em ambas opções,poderia resultar, em algum tipo de problema,sendo assim,deixo uma pergunta ,que com base na resposta,será tomada uma decisão:
alguém saberia dizer,numa escala de 0 a 100%,qual seria "aproximadamente" (ou numa faixa) a porcentagem de óleo velho que é possível tirar,com essas trocas parciais??
2) Uma outra opção,seria me render a essas três trocas parciais,tendo a certeza,que este tipo de serviço,mistura o óleo velho,com o óleo novo,e em que pese,o cvt ser robusto,a longo prazo,isso também pode gerar problemas.
Ou seja,pelo que percebi,em ambas opções,poderia resultar, em algum tipo de problema,sendo assim,deixo uma pergunta ,que com base na resposta,será tomada uma decisão:
alguém saberia dizer,numa escala de 0 a 100%,qual seria "aproximadamente" (ou numa faixa) a porcentagem de óleo velho que é possível tirar,com essas trocas parciais??
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Lucas, no CVT não se usa óleo e sim fluido. No motor tem combustão que contamina o óleo, no CVT não tem combustão, apenas aquecimento e atrito/desgaste. Nunca ouvi falar de borra em câmbio automático e ou cvt, e sim fluido saturado, sujo. Óleo e fluido tem propriedades e finalidades diferentes.
Conforme o uso, esse fluido do cvt irá ficar mais escuro devido ao desgaste do câmbio, micro limalhas semelhantes a grafite, isso o deixa escuro. A maneira como conduz o veículo reflete também na vida útil do fluido e do cvt. Por isso não sigo KM, mas prefiro monitorar o fluido visualmente.
Se desejar trocar o fluido do cvt, mesmo estando ainda na garantia, peça a CCS . A troca será na base do flush, desnecessário "desmontar ou abrir" um câmbio a menos que esteja com defeito ou para trocar filtro interno. O filtro pode ser lavado (metal) ou trocado com 100k km.
Segundo andei pesquisando em fóruns americanos, em média esse flush consumirá de 3 a 5 L de fluido novo.
Realizar o flush não trará problema nenhum, pelo contrário, aumentará a vida útil do cvt. Na CCS é feito assim, nas CCS nos EUA é assim, nas garagens americanas pelos entusiastas é feito assim, na minha garagem será assim... Não se preocupe. Rodei milhares de km com toyotas e o procedimento também era o mesmo e nunca tive problema.
Quanto a durabilidade do cvt, mesmo tratando com esmero, ainda não sabemos, mas os automáticos da Toyota, anteriores ao cvt, chegaram a fazer mais de 1.000.000 de km quando bem cuidados.
Conforme o uso, esse fluido do cvt irá ficar mais escuro devido ao desgaste do câmbio, micro limalhas semelhantes a grafite, isso o deixa escuro. A maneira como conduz o veículo reflete também na vida útil do fluido e do cvt. Por isso não sigo KM, mas prefiro monitorar o fluido visualmente.
Se desejar trocar o fluido do cvt, mesmo estando ainda na garantia, peça a CCS . A troca será na base do flush, desnecessário "desmontar ou abrir" um câmbio a menos que esteja com defeito ou para trocar filtro interno. O filtro pode ser lavado (metal) ou trocado com 100k km.
Segundo andei pesquisando em fóruns americanos, em média esse flush consumirá de 3 a 5 L de fluido novo.
Realizar o flush não trará problema nenhum, pelo contrário, aumentará a vida útil do cvt. Na CCS é feito assim, nas CCS nos EUA é assim, nas garagens americanas pelos entusiastas é feito assim, na minha garagem será assim... Não se preocupe. Rodei milhares de km com toyotas e o procedimento também era o mesmo e nunca tive problema.
Quanto a durabilidade do cvt, mesmo tratando com esmero, ainda não sabemos, mas os automáticos da Toyota, anteriores ao cvt, chegaram a fazer mais de 1.000.000 de km quando bem cuidados.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Segundo matéria automotiva americana, os veículos com cvt não devem rebocar, pois podem sofrer sérios danos.
O primeiro carro da Nissan a ser equipado com cvt foi o Murano, e vários tiveram sérios danos, sendo necessário substituí-los por completo. Com medo de perder compradores (americano não é trouxa como nós) a Nissan estendeu a garantia desse câmbio para 120.000 milhas (193k km) ou 10 anos.
Foi ainda orientado, se gosta de dirigir agressivamente, então o cvt "não" é pra você, pois ele irá se deteriorar rapidamente. O cvt é para um direção tranquila e suave, onde o objetivo é a economia.
https://youtu.be/L6tZ6NNnY9M?t=10s
O primeiro carro da Nissan a ser equipado com cvt foi o Murano, e vários tiveram sérios danos, sendo necessário substituí-los por completo. Com medo de perder compradores (americano não é trouxa como nós) a Nissan estendeu a garantia desse câmbio para 120.000 milhas (193k km) ou 10 anos.
Foi ainda orientado, se gosta de dirigir agressivamente, então o cvt "não" é pra você, pois ele irá se deteriorar rapidamente. O cvt é para um direção tranquila e suave, onde o objetivo é a economia.
https://youtu.be/L6tZ6NNnY9M?t=10s
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
interessante,essa distinção técnica que vc faz,entre óleo e fluído,realmente,não tinha pensado sobre essa ótica...como não tenho conhecimento algum em mecânica,o único aliado é o bom senso e a lógica,sendo assim,em relação a sua idéia de aspirar o fluído "velho",com uma mangueira de sucção...existiria algum risco de gerar micro bolhas no sistema (fluído)?? funcionando a contento,dê o feedback por ocasião da troca...valeu!!
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Até onde sei, não tem esse problema. Existe máquinas que fazem o flush no cvt, tem vídeos americanos que mostram.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Eu acho que o grande risco da troca por "flush" é a contaminação do fluído novo por restos de outros fluídos que ficam dentro da máquina que faz esse flush.
Ou será que as oficinas tem uma para usar só na troca do fluído do CVT?
Ou será que as oficinas tem uma para usar só na troca do fluído do CVT?
absilva- Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
mesmo que a troca por máquina de flush seja boa, não tem como fazer no Brasil, até hoje não encontramos nenhuma oficina que tenha a tão falada máquina. No B16 todo mundo faz por gravidade mesmo, ou então abrem todo o câmbio.
E mesmo que tenha a máquina, o risco de contaminação e grande, porque cada carro usa um tipo de fluido diferente.
E mesmo que tenha a máquina, o risco de contaminação e grande, porque cada carro usa um tipo de fluido diferente.
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Condição do Fluido NS-3 do CVT, 62k km:
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
62.000km Rodrigo, parece bem claro ainda...não creio que precise trocar, daqui a 10.000 km vc verifica denovo...
Wally- Mensagens : 256
Data de inscrição : 10/12/2015
Localização : Sao Paulo - SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
No caso do meu carro,ao verificar,num primeiro momento na mangueira (fluído disperso),estava verde,apenas um pouco mais escuro que o seu,no entanto,ao concentrar na seringa 1mm,constatei que na verdade o mesmo estava bem mais escuro do que aparentava inicialmente na mangueira...vc tem como confirmar essa variação de coloração do fluído disperso/ e concentrado se de fato ocorre??
OBS.:a verificação da coloração do fluído foi feita,com aproximadamente 36k km.
OBS.:a verificação da coloração do fluído foi feita,com aproximadamente 36k km.
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Ocorre sim, Leonardo. Principalmente olhando o que vem na vareta de medição (B17 não tem). O correto é verificar num copo limpo, por exemplo.
O ideal é trocar quando começa a escurecer até porque fica mais fácil mantê-lo sempre limpo.
O ideal é trocar quando começa a escurecer até porque fica mais fácil mantê-lo sempre limpo.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Ainda não vi reclamação sobre zunido / perda de potência no B-17. Será que é por causa do fluído NS-3 (ele parece ser bem melhor do que o antigo NS-2 do B-16).
E também parece que resolveram esse problema nos Mitsubishi, com a simples troca do fluido antigo (Castrol) pelo novo da Lubrax...
E também parece que resolveram esse problema nos Mitsubishi, com a simples troca do fluido antigo (Castrol) pelo novo da Lubrax...
absilva- Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Tbm pelo fluido e pela evolução e melhorias feitas no cambio...qto ao lubrax ..bem superior ao antigo Castrol mesmo...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Para comparar melhor, 50k km --- 60k km
Dá para ver que após 10k km houve uma degradação do fluído. Aos 70k km faço outra comparação e decido se farei o flush com o fluido da Valvoline cvt. O câmbio continua 100%, nada a reclamar.
Dá para ver que após 10k km houve uma degradação do fluído. Aos 70k km faço outra comparação e decido se farei o flush com o fluido da Valvoline cvt. O câmbio continua 100%, nada a reclamar.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
é está pouca coisa mais escuro, aparentemente.
ainda é o fluido original?
ainda é o fluido original?
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Se fosse você faria já. Não deixe o fluído escurecer. Depois fica muito difícil clarear novamente. Falo por experiência própria.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
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