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Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

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Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Sex Out 23, 2015 6:15 pm

Tropicalização da Suspensão do Nissan Sentra B16 (2007-2013)

O Nissan Sentra geração B16 é um ótimo carro e você gosta muito dele. Mas muitos proprietários reclamam da suspensão dura. O carro chacoalha e salta nas menores irregularidades do piso. Além disso, reclamam ainda da pouca altura do carro. Arrasta, raspa o assoalho com facilidade em lombadas e rampas, principalmente quando carregado. Por isso muitos dizem que lembra um carro rebaixado.

Toda esta dureza do carro é causada por dois fatores: O primeiro é a própria suspensão. As molas e os amortecedores são calibrados mais para dureza e performance do que conforto.

O segundo são os pneus originais que equipam o carro. Os indefectíveis Bridgestone Turanza EL 400 são terrivelmente duros, barulhentos e desconfortáveis. E aliados a uma suspensão como essa tornam o carro muitas vezes desagradável de dirigir ou andar em determinadas circunstâncias.

Isso tudo poderia até cair bem num carro com pretensões esportivas, mas não para um sedã familiar como o Sentra. Felizmente existe um jeito de amenizar bastante a coisa:

O mais importante é a troca das molas. Excessivamente duras elas são a principal causa do desconforto do carro. Quanto a isso temos dois caminhos:

Anteriormente substituía-se as quatro molas do carro pelas molas do Renault Megane II (2006-2012). Elas são perfeitamente compatíveis com o Sentra B16, pois devido a parceria Renault/Nissan ambos os modelos compartilhavam a mesma plataforma. Tinham basicamente o mesmo porte, potência e peso. Além disso as suspensões eram muito parecidas. Para um melhor resultado eram recomendadas as molas do Megane versão 1.6. Mais macias do que as do modelo 2.0.

Tudo ia bem com as molas do Megane até que recentemente os principais fornecedores resolveram unificar o par dianteiro num único modelo baseado nas molas do 2.0. Isso significa que se você pedir molas para o 1.6 apesar da indicação do fabricante estará levando as do 2.0. Apesar da melhora em conforto em relação as molas originais do Sentra o resultado final não é mais tão significativo.

Na busca para uma solução definitiva foram então desenvolvidas junto a um fabricante nacional, novas molas específicas para o B16, não originárias de outro carro. São molas de reposição específicas para o Sentra. Desenvolvidas a partir das molas originais só que com uma calibragem diferenciada voltada a melhora no conforto. Mas macias, portanto. Além disso, foram projetadas para aumentar a altura do carro em relação ao solo em alguns centímetros. Não muito (1,5 a 2cm), mas o suficiente para melhorar significativamente o problema da baixa altura.

Quanto aos amortecedores, os originais também tem sua parcela de culpa no desconforto do Sentra pois também possuem calibragem mais dura. Entretanto, hoje em dia também existem amortecedores de reposição nacionais e importados com calibragem mais suave.

O Procedimento

Neste procedimento foram utilizadas as novas molas bem como novos amortecedores de procedência nacional. Um trabalho completo de tropicalização.

Comumente, quando se troca os amortecedores do carro troca-se também os chamados “kits” da suspensão, principalmente os da suspensão dianteira. Estes “kits” são compostos pelos coxins, rolamentos de peso e batentes na dianteira e só por batentes na traseira. No meu caso não foram trocados pois ainda estavam em bom estado.

O Resultado

O conforto melhora de maneira sensível com a suspensão tropicalizada. Parece outro carro! A excessiva sensibilidade da suspensão pelas irregularidades do piso diminuem bastante. Os movimentos da suspensão ficam mais lentos, suaves e progressivos. O irritante “pula-pula” do carro é bastante amenizado. Em pistas ruins pode “pular” ainda, mas bem menos. Não lembra mais um carro rebaixado. A suspensão ainda é firme, mas sem exageros e excessos. É um carro de suspensão normal agora. Nem "mole" nem "duro". Sua mulher/namorada, amigos e familiares não reclamarão mais. Finalmente um sedan familiar.

Quanto a estabilidade em curvas não foi percebida diferença digna de nota. Em uma situação limite pode até ser que se note alguma perda, mas a estabilidade permanece excelente e mais do que o suficiente no dia a dia, mesmo em altas velocidades. A carroceria rola (inclina) um pouco mais nas curvas apenas. Nada mais.

Além disso o carro vai arrastar ou raspar o assoalho bem menos por aí mesmo quando carregado.


Altura final do carro


OK, quero fazer mas que peças usou e onde as encontro?

As molas são produzidas pela Master Molas, de São Paulo. Empresa sólida no ramo e com produtos  de qualidade comprovada. Veja como adquiri-las com uma condição especial aqui! http://www.nissanclube.net.br/t22-suspensao-sentra-b16-2007-2013#114

Os amortecedores foram usados os da marca Cofap Turbogás. Podem se encontrados numa boa casa do ramo. Obviamente pode-se usar outras marcas de amortecedores. Os originais, por sua vez, são muito fortes e duráveis, mas de calibração menos suave.

Dicas quentes

- Para efetuar o procedimento pode levar o carro a um bom mecânico ou a uma casa especializada em suspensões. A mecânica do Sentra é simples, sem mistério algum.

- Peça para o mecânico avaliar o estado dos demais componentes da suspensão. Se estiverem desgastados necessitarão de troca.

- Se os amortecedores que estão no carro são muito rodados o ideal é que sejam trocados mesmo que pareçam bons. Amortecedores já usados geralmente não suportam novas molas e se estragam. Se estiverem realmente bons podem ser guardados, mas se optar por arriscar de ficar com os originais, fique de olho neles.

- Se os “kits” da suspensão dianteira (coxins, rolamentos, batentes e coifas) originais do carro estiverem ainda em bom estado reutilize-os. Também é uma boa idéia pedir para o mecânico desmontar os rolamentos de peso para limpeza e relubrificação com graxa nova. Ele deve ter muito cuidado com as bilhas internas. São pequeninas e podem se perder facilmente.

- Se optar pela troca dos “kits”  tenha muito cuidado na compra do novo. A maioria vendidos no mercado paralelo são de baixa qualidade. Dê preferência aos originais ou importados de boa procedência. São mais caros mas vale a pena.

- IMPORTANTE!!! As molas dianteiras do Sentra tem sentido de instalação. Se forem instaladas de cabeça para baixo (ponta cabeça) vai prejudicar toda a geometria da suspensão prejudicando muito os amortecedores. Em uma suspensão McPherson, depois de montadas as molas devem apresentar uma leve inclinação para dentro, jamais para fora.


Repare como as molas tem a base deslocada para fora e se inclinam para o lado de dentro


- Um bom mecânico deveria saber como instalá-las corretamente. Contudo, se você mesmo quiser se certificar do sentido correto de instalação das molas é muito fácil: Olhando atentamente dá para perceber claramente que um dos elos finais é mais "achatado", reto. Este é o superior. É mais reto porque tem que assentar no rolamento de peso que é plano. O outro elo final tem a ponta mais saliente. Esta ponta encaixa no prato do amortecedor. Outro macete é colocá-las de pé no chão. Se ficarem retas ou quase o elo superior é o do chão. Se ficarem bem tortas o elo superior é o que já está para cima.

- Uma vez descoberto o sentido correto de instalação das molas, peça para o mecânico encapar pelo menos os elos superiores antes de montar as mesmas:


Exemplo de mola encapada


- Depois de realizada a tropicalização segure a onda! Não crie demasiada expectativa! Tenha em mente que a Tropicalização é muito eficaz mas não milagrosa. O carro não vai virar um Cadillac flutuando pelas ruas. O objetivo é diminuir os excessos e o desconforto que a suspensão original traz. Evite tentar formar opinião ao passar pela primeira rua ao sair da oficina. Vá sentindo o carro e dê um tempo para as molas e amortecedores assentarem. Agora é um carro normal. Nem mole nem duro de suspensão. Com os dias, passando pelos lugares de costume, vai perceber quem as coisas melhoraram bem.

- Se ainda estiver com os duros pneus originais Turanza troque-os. O efeito da tropicalização será potencializado com pneus mais macios. Obviamente o custo total da tropicalização+pneus novos é muito alto. Faça por partes então.

- Não se assuste com o carro se este sair muito alto da oficina. Em poucos dias as molas vão assentar e o carro vai baixar para a altura correta.


Não tem certeza?

Só a título de comparação, o nível de conforto da suspensão ficará muito próximo a de um Renault Fluence. Apenas com um pouco mais de impacto da suspensão devido aos amortecedores de calibração pouco mais dura. Se quer saber como ficará o Sentra tropicalizado ande num Fluence e saberá. Compare, tire suas conclusões e veja se vale a pena.


Última edição por PauloEduardo em Sab Abr 30, 2016 8:10 pm, editado 12 vez(es)
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini em Sex Out 23, 2015 6:34 pm

Vc sabe que nem me atentei se colocaram do lado certo? kkkkk....qual a diferença entre lado certo e ao contrario no comportamento do veiculo?
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Sab Out 24, 2015 3:25 am

Veja a montagem incorreta, com a mola inclinada para o lado de fora (lado da roda):



Não dá muita diferença no comportamento do carro, mas acaba com os amortecedores em pouquíssimo tempo

As molas dianteiras do Sentra se montar errado fica assim. Tanto essas novas quantos as originais.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini em Sab Out 24, 2015 2:23 pm

Nossa parece que do meu esta assim vou dar uma verificada e depois volto postar aqui ...
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini em Sab Out 24, 2015 4:16 pm

Eu bati foto, mas não sei postar foto aqui....kkkkkk....e voce PauloEDuardo fez o antes e depois de trocar as molas, fotos?
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini em Sab Out 24, 2015 4:17 pm

[img][/img]
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Sab Out 24, 2015 7:45 pm

Pela foto não dá para ver direito. Me preocuparia com o a coifa que já foi pro brejo.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por andre fachini em Sab Out 24, 2015 9:17 pm

Ela foi faz tempo comprei assim faz 1 ano...mas não comprei o kit qdo troquei as molas...e o mecanico não me avisou antes..ai deixei assim..
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Costi em Qui Dez 17, 2015 6:14 pm

Boa tarde PauloEduardo; em primeiro lugar meus parabéns pela explicação sobre a "dura suspensão" do Sentra e sua solução.

O meu; Sentra S 11/12 - CVT, adquiri em Março de 2014, com 50 mil/km, sou o 2º dono. Carro todo selado, tudo original ainda, sem detalhes.

Hoje, está com 76 mil/km. Só tive que trocar as pastilhas de freio, a bateria e os pneus Turanza por GoodYear Eagle Sport. Mas nada mudou, e para piorar, onde moro - Barreiras-BA - quase não existe pavimentação de qualidade é um buraco atrás do outro. Com isso, a gente passa a sentir e se incomodar em andar com o veículo no dia-a-dia. Já levei meu carro num mecânico de confiança que sempre mexeu nos meus carros anteriores, para ver se os amortecedores não estavam vencidos, ou as molas, batentes, enfim, algo que pudesse interferir na dureza da suspensão do Sentra. Dito por ele, apesar da rodagem, nada precisa ser trocado.

Em Outubro deste ano, lí uma reportagem sobre o Urethane Buffer, vendido pela TTC Brasil; um produto de silicone que é colocado entre o elo das molas. Seu objetivo é exatamente fazer com que a mola - que é rígida - retorne com mais velocidade, o que ocasionaria numa melhoria da suspensão/maciez. Ajudou um pouco, mas ainda continua a incomodar.

Já a sua explicação sobre "alterar o modelo de amortecedor", bem como as molas sendo de outro veículo, faz sentido. Vou aguardar mais um pouco e para o ano vou trocar tudo já de vez, amortecedores, kits de batentes e as molas por essas indicadas por você.

Espero sinceramente que resolva esse problema da dureza da suspensão do Sentra, pois é o único motivo pelo qual eu trocaria de carro por outro modelo.

Já até falei com alguns amigos da Nissan daqui e me disseram que esse problema da dureza foi resolvido na versão B17, mas que pelo menos aqui na região, quem tem, está reclamando agora é da durabilidade da nova suspensão, por ser mais macia, necessita de trocas em menor tempo.

Um abraço, e mais uma vez, parabéns pela explicação e ajuda a todos nós do grupo.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Qui Dez 17, 2015 7:05 pm

Urethane não amacia a suspensão. Pelo contrário. Pode até ajudar no chato pula-pula do carro segurando um pouco o retorno exagerado das molas mas não amacia.
Muito cuidado quando for adquirir os kits da suspensão dianteira. Até onde se sabe nenhum nacional paralelo é confiável. Só original ou importado. Considere manter os originais se estiverem bons.
Quanto ao B17 até onde sabemos não vem apresentando problemas de suspensão, exceto aquele com os amortecedores defeituosos de fábrica em 2014.
Mas enfim boa sorte com a tropicalização da suspensão. Não esqueça de nos manter informados.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por keydril em Sab Dez 19, 2015 9:10 am

Bem,o B 17 e super macio mesmo com pneus originais ou seja montados pela fabrica Turanza ( não curto a marca) mas vem com eles.. quanto a altura ate agoranão arrastei em quebra molas etc
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por taguera em Seg Mar 14, 2016 3:40 pm

Paulo eu falei com o Francisco esses dias e minha duvida é: essa mola vai deixar ele mais alto? quero ele mais alto e ele disse que eu posso tirar essa duvida com você.

Abraços.

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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Macgyverlage em Sex Fev 03, 2017 10:10 am

Fala grande Paulo. Sei que estou meio sumido, mas como minhas molas dianteiras baixaram (cansaram) do nada a ponto de arrastar um pouco as rodas no para-barros, vou trocar as 4 e vou partir pra sus indicação do Molasmaster de SP. Como vc e outros já usaram, conseguiram melhorar o conceito de arrasta tudo desse carro e foi mantida a estabilidade e confiança do carro em curvas vou partir pra dentro. Sem falar que no mercado não é tão fácil encontrar quem venda.
Apesar da manutenção, em breve colocarei a venda meu Sentroso.
Grande abraço!
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Sex Fev 03, 2017 10:53 am

Boa sorte e nos conte dos resultados, Mcgyver.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por PauloEduardo em Sex Fev 03, 2017 10:57 am

Quanto a dúvida colocada pelo Taguera logo acima, sim. O carro "sobe" alguma coisa. O quanto fica difícil mensurar pois depende muito das condições das molas originais. Se estiverem cansadas como no carro do Mcgyver obviamente a diferença será gritante (uma vez que mesmo colocando uma mola original o carro subiria).

Mas eu diria que o carro sobe de 0,5 a 1,5cm de uma maneira geral. Diferença mais sentida atrás onde as molas do B16 costumam cansar com mais facilidade.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Macgyverlage em Sex Fev 03, 2017 4:52 pm

Obrigado pelo retorno e detalhamento Paulo.
Com certeza postarei os resultados.

O único estranho foi que não percebi o "cansaço" das molas dianteiras na segurança em curvas, mas percebi em quebra molas só com o carro muito pesado onde ouvi leves arrastos dos pneus nos pára-barros.

Levantando o carro lá estavam as marcas no pára-barros dos pneus.
As traseiras não tinha percebido diferença ainda, mas vou trocá-las juntas, pois tem a mesma vida de rodagem de 80k km.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por José Carlos em Qui Out 19, 2017 12:33 pm

Pessoal tudo bem?

Alguém de SP que tenha feito a tropicalização e esteja satisfeito com o resultado e que possa deixar eu ver se pra mim valera a pena o investimento ou a troca do carro mesmo.

Muito obrigado desde já
:-)

José Carlos

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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Héber Araújo em Qua Maio 16, 2018 11:21 am

Pessoal, peguei no mês passado um Sentra 07/08 e não sei se o mesmo foi tropicalizado, tem alguma forma de saber? Tipo visualizar a marca da mola e/ou amortecedor... Ele não raspa o fundo com facilidade, nem a frente, mas pula um bocado em asfaltos remendados... além disso tem um tuc-tuc na traseira nas irregularidades mais mínimas, mesmo quando ele não 'pula' faz esse barulho. Pensei ser a divisória do porta-malas (o meu é o S), mas mesmo retirando-a o barulho persiste, alguma dica? Só mais uma dúvida: alguém já colocou pneu perfil 60? Estava pensando em colocar um 205/60 R 16 para ver se amacia um pouco mais, mas tenho receio de pegar na carroceria, se alguém já tiver tentado essa proeza, por favor dê uma dica! Very Happy
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por absilva em Qua Maio 16, 2018 12:31 pm

Sobre pneus 205/60 R16, eu já usei e recomendo. Com eles, o carro fica um pouco mais macio e diminui o desconforto causado pelo pula-pula.
Sobre saber se a suspensão foi tropicalizada, não sei se dá para descobrir isso.
Como seu carro pula muito, é bem provável que ela ainda seja a original, exceto os amortecedores, que já devem ter sido trocados.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por Héber Araújo em Sex Maio 18, 2018 2:13 pm

Obrigado, em breve terei que trocar os pneus, vou colocar os 205/60 então e baixar a pressão um pouco, mais pra frente troco as molas dele!
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por VictorNunesSentra em Seg Out 15, 2018 9:40 am

Postei esta mensagem no tópico de Suspensão.
Vou apenas replicar aqui para quem se interessar pela tropicalização:

Fiz a troca das molas.
Comprei as famosas Molas Tropicalizadas indicadas aqui no fórum.

A compra foi através do MercadoLivre. Veio tudo certinho, porém sem as mangueiras para encapá-las. Problema que foi rapidamente resolvido com meu mecânico (compramos as mangueiras) e a empresa Molas Master fez o ressarcimento do valor, através de contato pelo próprio ML.

Sobre a maciez da suspensão, realmente as molas são mais suaves (só de balançar o carro já se percebe a diferença).
As molas ainda estão assentando, mas já notei mais conforto.

Havia trocado os amortecedores dianteiros recentemente, colocando os originais. Eles têm curso bem curto (e fazem o famoso tsss tsss) e isso impede maior maciez ao rodar.
Creio que, com amortecedores de outras marcas (como Cofap indicada pelo Paulo Eduardo), fique ainda melhor.

Fiquei satisfeito com o resultado. Recomendo.
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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

Mensagem por rvizentin em Qua Out 31, 2018 6:13 pm

Boa tarde, meu primeiro Sentra 2012 top de linha, o carro é lindo, completo, mas tem uma coisa que esta me deixando louco, bate, duro, o que eu faço? Posso comprar esse jogo molas "tropical"?

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Re: Tropicalização da suspensão dura do Nissan Sentra B16 (antigo Sentra)

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