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Comprei meu Altima, e estou adorando!

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Comprei meu Altima, e estou adorando! Empty Comprei meu Altima, e estou adorando!

Mensagem por andreboll em Ter Jun 11, 2019 4:48 pm

Olá, pessoal! Conforme prometi nos comentários quando me cadastrei no fórum, venho aqui contar a história da compra e minhas primeiras experiências com meu "novo" Altima 2014.

-- A PROCURA --

Após o furto do meu Hyundai i30 em agosto de 2018, eu precisava de um novo carro para o dia-a-dia. Eu tinha como segundo carro um Audi A4 ano 2004, com motor 1.8 turbo e câmbio CVT, que eu comprei de leilão em 2017... mas esse carro me deu muita dor de cabeça com inúmeros problemas. E, apesar de estar andando bem, eu já queria me livrar desse "limão", pois não tinha conseguido deixar o carro do jeito que eu queria.

Depois de receber a indenização do seguro, comecei a procura com alguns requisitos básicos:
- câmbio automático (com 5 ou mais marchas, ou CVT)
- econômico na cidade (pego de 1 a 2 horas de trânsito por dia)
- confortável (depois do i30 e sua suspensão dura, cansei de desviar até de folhas de papel na rua)
- posterior a 2013
- teto solar é um plus
- preço máximo R$ 60k, mas quanto mais perto dos R$ 40k, melhor

Além disso, não quero modificar o carro mecanicamente, mas quero poder aplicar uma película transparente para proteger a lataria; não por causa de arranhões, mas por causa dos pássaros e seiva de árvores, por que o carro poderá dormir na rua por algum tempo até eu arranjar uma vaga no prédio.

-- AS OPÇÕES DE COMPRA --

Eu fiz várias mudanças de requisitos desde que comecei a procurar até efetivar a compra - quis motor grande, daí resolvi partir pra motor pequeno turbo, daí desisti e procurei SUV, daí desisti de SUV... enfim, no fim das contas estes eram os modelos que eu considerei mais seriamente a comprar:

- Ford Fusion 2.5 flex 2014: tamanho e potência adequados, com design lindo. Mas o preço de aquisição era muito alto!
- Hyundai Sonata 2.4 2014: idem ao Fusion, também muito caro.
- Hyundai Azera 3.5 2012: último ano do modelo antigo, o preço é bom, a potência e confiabilidade também. Mas o ano já quebra um dos meus requisitos logo de cara, o design é antiquado, e o consumo é alto.
- Mitsubishi Outlander 2.0 2013: último ano do modelo antigo, a um preço razoável e bom consumo. Mas o interior não é lá grandes coisas.
- Peugeot 308 THP 2014: preço mais pra perto dos R$ 40k, com motor turbo econômico e eficiente. Gosto do design em geral, o problema desse carro é o C4 Lounge.
- Citroën C4 Lounge THP 2014: mesmo conjunto mecânico e economia do Peugeot, mas com design mais bonito. O preço é mais alto, mas o interior de Citroën DS compensa.

-- NA ÚLTIMA HORA, APARECE O ALTIMA --

Um certo dia estava navegando e achei o Altima. Ele tinha todos os requisitos: design, porte parecido com o Fusion/Sonata, economia, potência (não é um V6, mas tá ótimo), e... teto solar! E o preço estava dentro do meu limite, a tabela FIPE dele hoje é de R$ 59k.

Achei três unidades na internet, todas brancas, e fui conferir. A primeira estava em uma loja em São Paulo, com 66 mil Kms, por cerca de R$ 53k. Tinha um ralado no farol direito mas fora isso, estava linda. Perdi o negócio por que outro comprador fez uma oferta antes de mim, enquanto a venda do meu Audi A4 estava enrolada... Pelo menos fiz um test-drive e com isso já sabia o que esperar do carro.

O segundo estava à venda em São Bernardo do Campo. Pelas fotos, estava impecável, e tinha apenas 45 mil Kms. Por R$ 49900, era uma pechincha. Ia ver o carro no sábado, mas na quinta à noite o vendedor recebeu uma oferta, e lá se foi minha segunda opção.

O terceiro estava à venda em uma concessionária Toyota em Guarulhos. Longe pacas, pra mim que moro no Morumbi. Mas fui lá assim mesmo. Tinha 86 mil Kms, e estava anunciado por R$ 49990. Liguei e agendei uma visita, e fui lá conferir no sábado seguinte - a essa altura, a venda do meu Audi A4 já estava acertada.
Chegando na loja fui muito bem recebido, e fui ver o carro. Internamente ele estava perfeito, com quase nenhum desgaste nos bancos e volante. Mas...

-- ELE TINHA ALGUNS PROBLEMAS --

- O pára-choque traseiro tem um tom um pouco mais claro do que o resto da pintura, indicando troca ou repintura (acho que foi troca mesmo). As saídas de escape estão bem raladas na parte de baixo, o que me leva a crer que o proprietário anterior raspava a traseira em uma saída de garagem, e talvez por isso tenham trocado o pára-choques. Na dianteira também tem uns ralados na parte mais inferior do pára-choque, provavelmente por esse mesmo motivo.
- As rodas direitas estão bem raladas também, certamente por encostar na guia ao estacionar. O dono antigo era meio barbeiro na baliza, pelo jeito.
- O farol direito estava um pouco opaco, amarelando.
- Ao ligar o carro, tinha um barulho muito alto na correia do alternador, possivelmente indicando falha dos rolamentos.
- E ao rodar com ele, a suspensão dianteira direita estava fazendo muito barulho, parecia que estava tudo solto.

O vendedor me garantiu que o carro ainda não havia sido revisado pela loja, portanto se eu comprasse, ele faria a troca dos rolamentos da correia do alternador e os reparos na suspensão. Ainda falou que fariam um polimento nos faróis para deixá-los com melhor aparência, mas não poderiam fazer nada em relação à cor destoante no para-choque traseiro e às rodas raladas.

(EM TEMPO: não me importo tanto com a parte visual dos pára-choques. Recebi meu i30 zero-km em 12/05/2010 e um mês depois, algum desgraçado com um Santana velho abriu a porta com toda a força contra a minha porta do motorista, deixando um amassado e sem tinta. Fiquei P da vida mas nunca arrumei. E desde esse momento, decidi que nunca mais ia me preocupar com a pintura e lataria... elas são as partes de contato do carro com o mundo, então se eu quiser um carro em perfeito estado, abro um museu. Carro que tá na rua está sujeito a isso mesmo, tanto que 3 (três!) vezes alguém encostou e ralou o pára-choque traseiro do meu i30, todas as vezes na esquerda - quando estacionado em lugares diferentes da cidade, com 6 meses de intervalo entre uma e outra. Não importa o quanto você estacione direitinho, sempre tem um FDP que não tá nem aí. )

-- COMPREI! --

Bem, levando em conta que a loja faria os reparos necessários no motor e suspensão e que eu não queria perder a oportunidade no carro (lembrando que estava R$ 10k abaixo do valor de tabela) eu fiz uma oferta, abaixando ainda mais do valor anunciado. No final obtive um desconto interessante em cima do valor anunciado, suficiente para eu fazer o envelopamento transparente do carro.

Dois dias antes de ir retirá-lo, o vendedor me contatou dizendo que identificaram durante a revisão que a barra estabilizadora traseira estava rompida (!) e precisaria ser substituída, sem custo pra mim. Por mim ótimo, mas a peça não chegaria a tempo de retirar o carro. Tudo bem: combinei de voltar depois para a instalação da barra nova, por que já estava cansado de pegar busão e metrô lotados. Retirei o carro em 25/05, após 2 semanas de reparos na concessionária, e a única observação foi a de não fazer curvas muito rápidas em estradas, sob pena de perder tração nas rodas traseiras.

O problema na suspensão dianteira direita foi resolvido com a troca dos batentes (nos dois lados), e os faróis realmente foram polidos e estão com aparência melhor.

-- PRIMEIRA SEMANA --

Peguei o carro com 86600 Km. Após encher o tanque e depois de uma semana rodando com ele, eu tenho os seguintes resultados no computador de bordo:
- 154.5 Km rodados
- 10h36min de trajeto, sendo 8h em trânsito pesado (anda-e-pára)
- média de consumo: 5.9 Km/l
- média de velocidade: 15 km/h
Apesar de ter ficado tanto tempo no trânsito, o tanque ainda estava em 3/4 quando completei uma semana de uso.

Quando completei a segunda semana e finalmente acabou o primeiro tanque, esses eram os resultados:
- 374.6 Km rodados
- 21h26min de trajeto, sendo umas 16h em trânsito pesado (anda-e-pára)
- média de consumo: 6.7 Km/l
- média de velocidade: 17 km/h
Aqui na segunda semana, eu tive um dia em que fui até Guarulhos para levar o carro na concessionária (leia abaixo) e peguei o trânsito bem livre ida e volta, por isso o consumo melhorou tanto.


Pontos Positivos:  O carro é muito confortável... com o i30 e com o Audi A4 eu ficava cansado no trânsito, com a bunda quadrada e as pernas doloridas; no Altima, os assentos gravidade zero realmente fazem uma enorme diferença, e o banco do motorista tem ajustes elétricos. Os sistemas a bordo são todos muito eficientes e intuitivos, tanto o computador de bordo como o multimídia são fáceis de manusear. A conexão bluetooth supre as necessidades de música e os sistemas de auxílio à condução são ótimos e me deixam sempre alerta ao que está ao redor. O teto solar é excelente (sempre gostei) e proporciona ótima iluminação interna, dá aquela arejada (visualmente) na cabine. A iluminação do cluster de instrumentos é boa e o cluster em si é bem bonito, com o computador de bordo no centro com boa resolução.

Pontos Negativos: Apesar do multimídia estar um pouco defasado (afinal, já tem 5 anos) a única ausência que eu sinto é Android Auto, que o Creta da minha esposa tem e funciona muito bem, e seria um diferencial aqui. A entrada USB não carrega o meu celular, acho que a voltagem do USB não é suficiente; talvez carregue outros aparelhos.
Os botões do volante e o botão do start-stop têm uma iluminação laranja que não é a mais bonita do mundo. Não atrapalha, mas podia ser mais sutil. E os retrovisores bem que podiam ser rebatíveis eletricamente.

O único problema real desse carro são os faróis: como já relatado por outros proprietários, os meus também estão com a lente interna opaca e não iluminam quase nada à noite. Minha solução vai ser trocar os dois conjuntos, e comprei hoje (11/06) um par na RockAuto. Deve chegar no dia 18/06, mas certamente irá parar na alfândega e vou ter que pagar os 60% de importação. Aviso quando chegar.


-- NOVOS PROBLEMAS --

Bom, ao rodar bastante com o carro, notei alguns problemas que não percebi no test-drive inicial. Há um barulho de rolagem que fica mais alto com o aumento da velocidade, o freio de estacionamento não estava segurando nem em ladeiras leves, e a suspensão dianteira agora estava com outros ruídos - a loja já havia trocado os batentes nos dois lados, na direita ficou super silencioso, mas agora o barulho é evidente na esquerda. Além disso, logo que peguei o carro, notei que um pneu traseiro estava mais murcho que os demais (obrigado, sistema de monitoramento de pressão!). Realmente havia um prego enfiado no pneu, resolvido a R$ 45 em uma borracharia de confiança. E tem que ser de confiança, por que os pneus têm o sistema de monitoramento de pressão e não dá para qualquer zé da esquina mexer no pneu e arriscar danificar o sensor.

Relatei todos esses problemas ao consultor da loja da Toyota em que comprei o Altima, e ele se prontificou a pedir uma verificação em todos os itens quando eu levasse o carro para a troca da barra estabilizadora traseira.

-- VOLTANDO À LOJA --

Voltei no dia 04/06 à concessionária Toyota para a troca da barra estabilizadora traseira. Após aguardar 3 horas, o consultor veio me avisar que a barra que eles receberam é a errada, e terei que voltar outro dia para trocá-la. Quanto ao freio de estacionamento, eles fizeram um reaperto e agora está 100%. O ruído na suspensão dianteira foi diagnosticado como amortecedores vencidos, então a Toyota irá trocar os dois dianteiros e sem custo para mim -- Toyota, nota mil!!!. Por fim, o barulho que aparece ao rodar... esse é mais complicado. O consultor descobriu que os Michelin que estão calçados na traseira estão quadrados, imaginem o desenho de uma serra circular (dessas de cortar madeira mesmo) - é assim que meus pneus traseiros estão. Há diferença de altura entre um lado e outro de cada gomo individual do pneu, nunca tinha visto isso antes... Vou precisar trocá-los, mas é bom saber que não é problema nos rolamentos nem algo mais grave. Só gostaria de poder acionar algum tipo de garantia ou recall da Michelin quanto a isso. Os pneus são Michelin Primacy 3, e vou evitar essa marca na troca.

-- PENDÊNCIAS --

Vou retornar à Toyota para pegar o documento definitivo em meu nome, trocar por fim a barra estabilizadora (dessa vez a barra antiga ficou na loja para garantir que terei a peça certa) e trocar os amortecedores diantieros. Devo passar o dia na concessionária de novo, mas tudo bem... o carro merece esse esforço.
Vai faltar também instalar os faróis novos, mas vamos esperar chegarem ao BR primeiro Smile

-- E AGORA? --

Bem... agora, eu gosto de dirigir de novo!
Desde que meu i30 (que eu adorava) foi furtado, eu estava andando com o Audi... mas ele me deu tanto problema que eu não curtia andar com ele. Sabe como é andar em um carro que a qualquer momento pode ter algum problema e te deixar na mão? Aquele medo? Apesar dele não ter apresentado nenhum problema em meses, sempre dá aquele medinho de "alguma coisa vai acontecer". Faltava a tranquilidade de poder andar com o carro de boas.

Estou louco para pegar uma estrada com ele. Já vi que o consumo em velocidade constante é muito bom; fiz 15,3 km/l andando a 80/90 Km/h nas marginais Tietê e Pinheiros sem trânsito, então quero ver como ele se comporta em uma viagem um pouco mais longa. Assim que fizer, faço uma atualização aqui.

Abaixo eu coloquei umas fotos do carro.

-- RECURSOS --

Antes de terminar, queria deixar disponível para todos alguns recursos que eu usei nesses dias:

ROCKAUTO.COM: site com autopeças de tudo o que é carro, com milhares de opções. Comprei os faróis do Altima aqui.

CARDIAGN.COM: é um site especializado em manuais técnicos e ferramentas de diagnóstico de tudo que é tipo de carro. Por exemplo, você precisa do manual do Datsun 610 ano 1974? Lá tem. Os arquivos são PDF, e em inglês. Basta selecionar o manual do carro para vê-lo na tela; para baixar o arquivo é só clicar em "Download PDF".
https://cardiagn.com/
Eu já baixei todos os manuais do Altima 2014 e serão muito úteis quando eu for trocar os faróis.

eBay: fiz bastante pesquisa sobre os faróis aqui também, no final das contas foi melhor comprar na RockAuto.
DICA: O problema do eBay é que os vendedores que enviam produtos para o Brasil fazem parte de um programa global de exportação e cobram uma "Import Charges" para os produtos trazidos para o Brasil. Funciona assim: você paga o produto + shipping + import charges e o produto passa direto pela alfândega brasileira. O problema é que os Import Charges são muito mais altos que os 60% que a alfândega cobra... coisa de 130% do preço do produto. Por exemplo, um produto qualquer aqui de US$ 49,99 tem shipping de US$ 44,84 e import charges de US$ 90,42... é ridículo e inviabiliza as compras. Se for comprar, tem que ser algum produto que não faça parte desse programa de global de importação.

-- OBRIGADO POR LER ATÉ AQUI! --

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Mensagem por andreboll em Ter Jun 11, 2019 5:34 pm

As fotos:

Traseira com para-choques um pouco diferente do resto da pintura. Não sei se dá pra ver...Comprei meu Altima, e estou adorando! Img_2010

Farol dianteiro direito meio fosco
Comprei meu Altima, e estou adorando! Img-2010

As ponteiras de escapamento raladas...
Comprei meu Altima, e estou adorando! Img_2011

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Mensagem por absilva em Ter Jun 11, 2019 5:47 pm

@Andreboll, eu quero te parabenizar em dose dupla!
Primeiro, pela compra do Altima, na minha opinião um ótimo carro.
Segundo, por este detalhado e excelente post.
E sempre que for possível, conte-nos as suas experiências com este carro.
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Mensagem por WilsonM em Qua Jun 12, 2019 9:05 am

Altima, um excelente carro da classe do Camry e Accord, só quem já teve um consegue saber do que estamos falando.


Sobre a saída USB, geralmente tem saída de 0,5 A, carrega sim mas demora muito mais que numa tomada convencional.

em relação a compatibilidade, acho que você deveria experimentar um iOS, os carros da Nissan costumam contar com suporte melhor para os produtos da empresa da maçã.
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