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Descida de Serra

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Mensagem por RRocco em Seg Abr 29, 2019 2:24 pm

Boa tarde a todos,

Estou pensando em comprar um Kicks SL 2018, mas uma duvida que me veio é referente a descida da serra, eu não gosto de sobrecarregar os freios. Como eu consigo faço para usar o freio motos do Kicks

RRocco

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Mensagem por Shorts em Seg Abr 29, 2019 2:30 pm

Tenho um Kicks SL 2018 e ele tem o controle de freio motor um pouco melhor que das versões S e SV. Eu só peguei serra com ele uma vez (serra para Caraguatatuba) e você pode acionar o botão Sport para aumentar o freio motor e se ainda assim ganhar muita velocidade você pode passar a alavanca do câmbio do D para L que irá aumentar bastante o freio motor e você usará bem menos o freio.
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Mensagem por RRocco em Seg Abr 29, 2019 2:34 pm

Shorts escreveu:Tenho um Kicks SL 2018 e ele tem o controle de freio motor um pouco melhor que das versões S e SV. Eu só peguei serra com ele uma vez (serra para Caraguatatuba) e você pode acionar o botão Sport para aumentar o freio motor e se ainda assim ganhar muita velocidade você pode passar a alavanca do câmbio do D para L que irá aumentar bastante o freio motor e você usará bem menos o freio.

Obrigado pela ajuda

RRocco

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Mensagem por Shorts em Seg Abr 29, 2019 3:39 pm

Nunca será igual ao freio motor de um câmbio manual mas já ajuda a economizar o freio dependendo da descida. Eu uso essas opções até dentro da cidade. Por exemplo, em São Paulo na Av. 23 de maio tem uma descida com velocidade máxima de 60 km/h e eu aciono o botão sport para o carro não ganhar mais velocidade e ter que ficar acionando o freio para não ultrapassar a velocidade. Quando saio do trabalho pego uma descida bem íngreme e coloco a câmbio no L para usar menos freio.
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Mensagem por mtakeshi em Seg Abr 29, 2019 5:20 pm

eu tenho a impressao de que para descidas, o botao sport nao faz muita coisa. Tenho que colocar no L que faz com que a rotacao (e barulho na cabine) aumentem bastante

mtakeshi

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Mensagem por Nelson Kicks em Seg Jul 29, 2019 8:40 pm

pessoal, pelo que to entendendo aqui eu posso estar a 60km por exemplo e engatar o L sem problema?! Já passei do D pro L em baixas velocidades...mas tinha medo de fazer isso na descida de serra por exemplo.
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Mensagem por Shorts em Ter Jul 30, 2019 8:42 am

Eu também tinha esse receio mas já fiz isso na descida da serra onde estava a uns 70 Km/h e para diminuir a velocidade troquei para o L sem problemas. O vídeo abaixo assisti esses dias e na parte do teste do Kicks na estrada ele faz a mudança de D para L a mais de 100 Km/h. Não tem problema algum.

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Mensagem por futchos em Ter Jul 30, 2019 3:01 pm

Isso mesmo.
Eu também tinha a mesma dúvida, mas o vídeo comparativo foi esclarecedor.
Usei e podes fazer a mudança de D para L e vice versa a qualquer momento.
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Mensagem por Nelson Kicks em Ter Jul 30, 2019 5:04 pm

Cara...a explicação é perfeita!

Ótimo video...obrigado pela sugestão.
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Mensagem por WilsonM em Ter Jul 30, 2019 5:14 pm

no meu carro com CVT eu mudei uma vez de D para L, a 100 km/h, não gostei muito da sensação, já que deu um pico na rotação do motor, aumentando muito o ruído na cabine, e a sensação do freio motor em ação deu um certo desconforto nos passageiros.


mecanicamente, tenho duas dúvidas dos efeitos no câmbio CVT.


Primeiro, giros elevados podem elevar bastante a temperatura do fluido do CVT, o que certamente aumenta a degradação dele.


Em segundo lugar, não sei se ao passar de D para L diretamente se há tempo para desacoplar a lock-up do conversor de torque.

Um conversor de torque funciona basicamente como se fossem 2 hélices de ventilador, uma de frente pra outra. O motor gira uma das hélices (a chamada bomba) empurrando o fluido do CVT para frente. O fluido então ao passar pela outra hélice (a turbina) é que a faz girar, transmitindo o torque para as rodas. Em geral, esta pressão do fluido é suficiente para mover o carro da inércia até as velocidades mais baixas. porém, ao atingir velocidade, o sistema CVT pressuriza o fluido, empurrando o conjunto bomba-burbina do conversor de torque, que entra fisicamente em contato, através de uma superfície chamada de lock-up, que se encarrega de transmitir integralmente a tração ao conjunto.

Então aí é que fica minha dúvida, se ao passar de "D" para "L", a lock-up não desacoplar, o súbito aumento de giro pode submeter o sistema a uma carga de trabalho excessiva.


Eu já vi gente engatar até "R" com carro andando em linha reta, sem nenhum problema, mas a diferença é que sair de "D", necessariamente passamos pelo "N onde o conversor tem tempo de desacoplar, e em seguida engatar o "R" não parece causar maiores problemas.


Detalhe, estou falando do comportamento do CVT do meu Sentra, pode ser que no Kicks exista alguma diferença.

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Mensagem por futchos em Qua Jul 31, 2019 6:00 pm

Sim, eleva bem a rotação do motor.
Para descer uma serra ingrime e bem legal, não tem que ficar segurando no freio o tempo todo.
futchos.
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Mensagem por clenor em Sex Ago 30, 2019 11:01 pm

Ola gente

Minha opinião... }
Eu não gosto de passar de D para L... A sensão da aceleração não é nada agradável.
Uso L em velocidades bem baixas...onde realmente é necessário esse auxilio para segurar uma certa velocidade baixa.Bem baixa mesmo.

Eu uso muito o S... Ajuda muito para manter velocidades mais "altas" em descidas e economiza muito o freio, lógicamente não segura tanto quanto o L.

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