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Sentra 2012 CVT morrendo

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Sentra 2012 CVT morrendo Empty Sentra 2012 CVT morrendo

Mensagem por Pgm em Sab Abr 13, 2019 11:43 pm

Olá pessoal, o meu Sentra ele tava rodando normal sem barulhos nem nada. Mas ao rodar com ele agora à noite a luz do motor começou a piscar e o carro não chega aos 60km/h, vi que isso deve ser o câmbio que entrou em modo de segurança. Mas pra piorar ele tá tremendo quando tá parado e morre, a rotação fica inconstante e ele desliga. Olhei a mangueira do TBI e não vi rasgo aparente, alguém tem alguma ideia do que possa ser? Onde moro não tem muitas oficinas equipadas e não queria ir direto na concessionária pq a facada é grande sempre lá.
Obrigado

Pgm

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Mensagem por userdefault em Seg Abr 15, 2019 11:40 am

Olha ao lado esquerdo do coletor de admissão existe uma mangueira que fica conectada nele, caso ela esteja rasgada ou desconectada gera essa falha no motor MR18DE ou MR20DE, não posso afirmar 100%, mas tudo leva a crer que seja alguma mangueira de vácuo que esta falhando.

Ela fica na lateral do coletor, verifique se esta bem fixada pode puxar com força.

Boa sorte.

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Mensagem por Pgm em Seg Abr 15, 2019 12:12 pm

Obrigado pela dica vou dar uma olhada. Outro detalhe que notei, Quando eu ligo o carro antes de dar partida motor, ele tá dando vários apitos bem rápidos, coisa que não acontecia antes.

Pgm

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Mensagem por WilsonM em Seg Abr 15, 2019 12:46 pm

vc também pode comprar um leitor OBD2 (como o ELM327), é aparelho baratinho, e te dá o diagnóstico do que pode estar errado no sistema de injeção.

E de qualquer forma, seria muito interessante colocar seu carro no scanner para tentar ver qual o código de erro está gravado na módulo.

parece mesmo problema na TBI ou MAF.
se fosse câmbio, costuma dar erro "Service Engine Soon", o carro entra em modo de segurança.
WilsonM
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Mensagem por Pgm em Seg Abr 15, 2019 3:27 pm

Vou procurar esse aparelho aí pra ter em casa, muito obrigado pelas dicas, vocês são show. Já tenho um norte pra ir no mecânico. Vou aproveitar e fazer a troca do óleo do câmbio, o carro chegou aos 60k peguei ele mês passado.
Vou dando notícias

Pgm

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Mensagem por userdefault em Ter Abr 16, 2019 1:01 pm

Pgm escreveu:Vou procurar esse aparelho aí pra ter em casa, muito obrigado pelas dicas, vocês são show. Já tenho um norte pra ir no mecânico. Vou aproveitar e fazer a troca do óleo do câmbio, o carro chegou aos 60k peguei ele mês passado.
Vou dando notícias

Minha esposa tem um B17, fiz a troca com óleo CVT da Toyota, ficou fantástico, é mais barato que o NS3 da NISSAN e segue as mesmas especificações, e a temperatura de ebulição é mais alta, creio eu que seja BEM MELHOR que o HAVOLINE rsrsrsrs, vale a pena vc dar uma olhada neste óleo.

Boa sorte.

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Mensagem por Compwelt em Ter Abr 16, 2019 2:14 pm

Samueluser escreveu:

Minha esposa tem um B17, fiz a troca com óleo CVT da Toyota, ficou fantástico, é mais barato que o NS3 da NISSAN e segue as mesmas especificações, e a temperatura de ebulição é mais alta, creio eu que seja BEM MELHOR que o HAVOLINE rsrsrsrs, vale a pena vc dar uma olhada neste óleo.

Saberia me dizer se ele também é compatível com o NS2 ?

Compwelt

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Mensagem por Pgm em Ter Abr 16, 2019 7:59 pm

Não sabia desse óleo da Toyota não, eu tava planejando pegar o da Mitsubishi. O ponto de ebulição é um fator muito importante e se ele segue as especificações do NS3 então vale a pena.

Pgm

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Mensagem por userdefault em Qua Abr 17, 2019 5:43 pm

Compwelt escreveu:
Samueluser escreveu:

Minha esposa tem um B17, fiz a troca com óleo CVT da Toyota, ficou fantástico, é mais barato que o NS3 da NISSAN e segue as mesmas especificações, e a temperatura de ebulição é mais alta, creio eu que seja BEM MELHOR que o HAVOLINE rsrsrsrs, vale a pena vc dar uma olhada neste óleo.

Saberia me dizer se ele também é compatível com o NS2 ?

Em teoria ele é completamente compatível, porém a viscosidade de NS2 para NS3 muda pouca coisa, creio eu que não irá gerar problemas na mudança, pelo contrario vai gerar mais proteção, se for utilizar o TOYOTA FE compre 4 litros a mais e faça o "enxague" do cambio, drene e coloque o novo.

Lembando que devemos ficar atentos quanto ao tipo de CVT que é utilizado no carro, tipo corrente ou tipo correia, o CVT JATCO da NISSAN com fluido NS2, NS3 e Corolla AISIN que utiliza o CVT FE é de correia, já os câmbios com corrente utilizam um óleo diferente com viscosidade maior, procure por LUK Chain CVT e Bosh Pushbelt CVT, com isto varias portas de conhecimento sobre o cambio CVT irão se abrir para você.

Lembrando que o cambio CVT é feito para economia e conforto, não combina com "performance", o atrito dentro do modelo de cambio que utilizamos nos NISSAN é enorme, quanto mais se força e se anda em giro alto maior são as chances do sistema falhar.

Caso exista um especialista nesta área e eu tenha escrito algo errado peço desculpas, lembrando que utilizei o óleo Toyota e antes de faze-lo li muita coisa e comparei as especificações dos NS3 e FE exaustivamente antes de efetuar a troca.

Desejo boa sorte Compwelt.


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Mensagem por WilsonM em Qua Abr 17, 2019 5:57 pm

corretíssimo tudo que disse, samueluser.

a bem dizer da verdade, o Sentra parece bem eclético, aceitando uma infinidade de fluidos que existem no mercado, Aisin é muito bom, assim como Idemitsu (esta marca acho que só vão encontrar no Japão). Eu falei uma vez com a Jatco do Japão, eles disseram não ver problemas em usar NS-3 no B16.
O fluido do CVT desempenha dois papéis principais, ajudar a dispersar o calor e gerar pressão hidráulica no sistema, além de evitar contato metal com metal.

Então, quanto mais resiliente a temperatura for o fluido melhor, lembrando que o sistema da Nissan tem temperatura ideal de funcionamento ao redor de 95 graus celsius.
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Mensagem por Compwelt em Qua Abr 17, 2019 6:04 pm

Samueluser escreveu:

Em teoria ele é completamente compatível, porém a viscosidade de NS2 para NS3 muda pouca coisa, creio eu que não irá gerar problemas na mudança, pelo contrario vai gerar mais proteção, se for utilizar o TOYOTA FE compre 4 litros a mais e faça o "enxague" do cambio, drene e coloque o novo.

Lembando que devemos ficar atentos quanto ao tipo de CVT que é utilizado no carro, tipo corrente ou tipo correia, o CVT JATCO da NISSAN com fluido NS2, NS3 e Corolla AISIN que utiliza o CVT FE é de correia, já os câmbios com corrente utilizam um óleo diferente com viscosidade maior, procure por LUK Chain CVT e Bosh Pushbelt CVT, com isto varias portas de conhecimento sobre o cambio CVT irão se abrir para você.

Lembrando que o cambio CVT é feito para economia e conforto, não combina com "performance", o atrito dentro do modelo de cambio que utilizamos nos NISSAN é enorme, quanto mais se força e se anda em giro alto maior são as chances do sistema falhar.

Caso exista um especialista nesta área e eu tenha escrito algo errado peço desculpas, lembrando que utilizei o óleo Toyota e antes de faze-lo li muita coisa e comparei as especificações dos NS3 e FE exaustivamente antes de efetuar a troca.

Desejo boa sorte Compwelt.



Obrigado pelas explicações.
Já troquei 3x o óleo, 1x pelo Mitsubishi J4 e 2x pelo Valvoline, agora, então, vou de Toyota.
Só pra garantir, é este, né?

Sentra 2012 CVT morrendo Oleo-fluido-cmbio-automatico-cvt-fe-toyota-rav4-corolla-D_NQ_NP_637318-MLB28648736743_112018-F

Compwelt

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Mensagem por Pgm em Qua Abr 17, 2019 7:19 pm

Achei no mercado livre esse aí pra vender, vou pegar dois pra fazer uma "lavagem" no câmbio, como recomendado. Excelente abordagem e conhecimento sobre o assunto.

Pgm

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Mensagem por Pgm em Qui Abr 18, 2019 2:09 pm

Então gente, achei um mecânico. Passou um scanner deu p0300 / p0304. Aí trocar as velas, limpar a a borboleta e trocar a bobina do cilindro 04. Assim que pegar ele de volta, aviso .

Pgm

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Mensagem por userdefault em Qui Abr 18, 2019 2:12 pm

Sobre o CVT seguem mais alguns pontos que descobri durante a pesquisa:

Atenção a um detalhe o câmbio utilizado no B17 é o JATCO JF015E nomeado pela Nissan de RE0F11A o que gera confusão com o JF011E utilizado nos B16, vamos lá B16  utiliza JF011E, B17 utiliza JF015E, utilize sempre o nome do fabricante não o NISSAN, este conhecimento já ilumina um pouco, ambos podem utilizar NS2/3 ou Toyota CV.

Outro ponto importante o sistema de troca de calor do JF015E é melhor que o JF011E e o filtro de papel é diferente, MUITO atenção ao comprar o filtro proprietários do B16 ele é menor Ok.

Alguns pontos que verifiquei na internet:

Durante o processo de movimento das polias a "centrifugação" do fluido gera espuma, esse processo demora alguns segundos para se dissipar dentro do cambio, quando em contato com os discos de "embreagem" a espuma deixa que o atrito entre eles seja maior deteriorando os mesmos com uma velocidade mais acentuada, por isso escrevi sobre o uso em baixa rotação do cambio CVT, raramente vocês irão ver algum texto explicando isso, a espuma é algo normal neste fluido porém quando deteriorado a espuma demora mais para se dissipar geranto atrito maior em todas peças do câmbio.

Outra questão é a troca de filtros do JATCO JF011 e JF015E NISSAN, o filtro de baixo que funciona como "pescador" é lavável não precisa ser trocado ele é feito em metal com "peneira" metálica, deve ser trocado somente se apresentar ferrugem ou resina dos discos internos, essa resina entope o pescador, o único filtro que deve ser trocado é o da parte de cima do cambio o qual é feito de papel, a troca deve ser feita obrigatoriamente a cada troca de óleo, a lavagem do filtro metálico deve ser feita com descarbonizante CAR 80 e logo em seguida enxaguado com água, NUNCA coloque o filtro com descarbonizante dentro do cambio, pois o produto irá atacar o fluido CVT, cuidado nunca é demais rs.

Algo que ao meu ver seria muito legal é após rodar uns 3000 mil Km fazer novamente a troca do fluido, porém dependendo da situação econômica do proprietário fica inviável tendo em mente o cálculo de custo benefício do veículo.

Estou montando um manual vagarosamente e em breve jogo o link para download aqui no fórum.

Espero ter ajudado e desejo boa sorte a todos vocês!!

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Mensagem por userdefault em Qui Abr 18, 2019 2:20 pm

Pgm escreveu:Então gente, achei um mecânico. Passou um scanner deu p0300 / p0304. Aí trocar as velas, limpar a a borboleta e trocar a bobina do cilindro 04. Assim que pegar ele de volta, aviso .

Outra dica, tive um problema em uma Livina de um amigo, ele me chamou para ver, o mecânico havia dito que a bobina do ultimo cilindro do lado direito estava danificada, verifiquei que a GAP da vela esta enorme e estava ocorrendo flash over, ou seja estava centelhando por fora da bobina.

Após efetuar a troca de velas a bobina voltou ao normal, peça para efetuar a troca da vela e deixar a bobina na extrema direta do motor, pois lá se pode trocar sem tirar o coletor, se for isso você vai economizar uns R$ 400,00, lembrando que o motor da Livina é o MR18DE idêntico ao MR20DE do seu carro.

Outra dica, estes motores utilizam velas de Iridium não coloque outro modelo de velas.

Quanto a limpeza de TBI você mesmo pode fazer é muito simples.

Desejo boa sorte.

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Mensagem por WilsonM em Qui Abr 18, 2019 2:57 pm

Obrigado pela valiosa contribuição, Samueluser!

O nível de qualidade das informações supera em muito o próprio conhecimento que a gente recebe dos mecânicos, nem mesmo em autorizada a gente consegue este nível de profundidade das informações.

Sobre a espuma do fluido, me parece que é ela uma das responsáveis pelo zunido que tanta gente reclamou no passado. O JF015E parece ter sido uma bela evolução do càmbio da Jatco, tanto é que faz um bom tempo que as reclamações contra o CVT nos USA diminuiu enormemente.


Eu sempre tento fazer um "cool down" do CVT sempre que exijo um pouco mais do câmbio, é a forma que encontrei para permitir que o fluido se resfrie. Basicamente, procuro deixar o carro andar apenas no "peso" do câmbio, sem pisar no acelerador. Eventualmente até deixo meu leitor OBD2 ligado, monitorando a temperatura em graus celsius do sistema do radiador.
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Sentra 2012 CVT morrendo Empty Re: Sentra 2012 CVT morrendo

Mensagem por Pgm em Sex Abr 19, 2019 11:43 pm

Resolvido gente, agora vou me organizar pra seguir as recomendações sobre a troca do óleo do câmbio com o Toyota.

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