Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13

Ir em baixo

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13 Empty "Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13

Mensagem por arlucena em Ter Mar 01, 2016 6:48 am

1. Comando mágico para executar autoteste (dica de um brazuca no youtube):
a. Posicione a chave na posição "ON" (sem dar partida)
b. Pressione e libere o sensor da porta do motorista 10 vezes
c. Posicione a chave na posição "OFF"
d. Posicione a chave na posição "ON" (sem dar partida)
e. Para finalizar o autoteste, posicione a chave na posição "OFF"

Historinha triste antes do segundo "comando mágico".

Eu sempre abasteci o carro com gasolina.

No penúltimo reabastecimento, completei o tanque com álcool e, na manhã seguinte, o carro demorou 10 minutos para dar a partida. Depois, funcionou normalmente até o final do tanque.

Com gasolina, minha média de consumo é de 15,5 km/l (que confere com meus cálculos). Com álcool, o computador acusou 10,8 km/l (pelos meus cálculos 12,4 km/l) e resolvi voltar para a gasolina.

No último reabastecimento, à caminho de casa, completei o tanque com gasolina e, na manhã seguinte, o carro não deu mais a partida (segui todos os procedimentos do manual). Provavelmente o sistema se embananou com o mapa de combustível.

Chamei o guincho do seguro e o motorista resolveu o problema pra mim (fiquei com cara de tacho, mas foi legal aprender esse truque).

2. Comando mágico para resetar o mapa de combustível:
a. Por 10 vezes, posicione a chave na posição "ON" (sem dar partida), aguarde as luzes e sensores se ligarem e volte a chave para a posição "OFF"
b. Dê a partida

arlucena

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13 Empty Re: "Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13

Mensagem por icefly em Ter Mar 01, 2016 11:12 am

Bacana essa info.

O antigo manual recomenda em rodar 6km se alterar o combustível, já no new March é 5km.

Se você pretende mudar a proporção de mistura de combustível, conduza o veículo por mais de 5 km imediatamente após o reabastecimento.
O controle do motor irá se adequar com o novo combustível selecionado para melhorar a partida e o desempenho do motor.

Já teve relatos de casos assim, quando trocou o combustível andou pouco, e no dia seguinte, dava dificuldade ou não pegava de forma alguma.
icefly
icefly

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13 Empty Re: "Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13

Mensagem por leofvidal em Ter Mar 01, 2016 6:09 pm

Uma dúvida: sempre andei com gasolina e resolvi abastecer 100% etanol, andei o tempo suficiente pro controle do motor se adequar ao novo combustível, e se eu voltar a abastecer com gasolina vale a mesma regra novamente ou o carro já "aprendeu" tanto com gasolina quanto com etanol?
leofvidal
leofvidal

Mensagem por WilsonM em Ter Mar 01, 2016 6:14 pm

se vc estiver usando álcool e for para gasolina, precisa sim de tempo para o motor se adaptar.

Logo que eu comprei meu Sentra a autorizada me deixou com um pouquinho de álcool, abasteci com gasolina e deixei o carro parado no estacionamento do lado. Resultado, à tarde quando fui tentar ligar o carro, não pegava, afoguei o motor em gasolina. Nada grave, no entanto, foi só deixar o carro "descansar" uns 10 minutos, aí consegui dar a partida.

Ruim foi o povo do estacionamento e do posto pensando: "Coitado, pegou carro zero e já está com defeito" Laughing Laughing Laughing
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por leofvidal em Ter Mar 01, 2016 6:37 pm

Sempre que houver troca de combustível terei que rodar os 5/6km? Ou a central utilizará dados já aprendidos com os tanques anteriores?
leofvidal
leofvidal

Mensagem por andre fachini em Ter Mar 01, 2016 6:40 pm

Uma que nem é bom esse vai e volta, mas pra evitar problemas sim, o certo seria....rodar ou deixar funcionando em lenta por um tempo, MRB comentou já sobre isso, só não me recordo corretamente.
andre fachini
andre fachini

Mensagem por leofvidal em Ter Mar 01, 2016 7:24 pm

Mas o motor num é flex? Ele tem que estar preparado pra aceitar a mistura que for entre álcool e gasolina.
Qual parte escondem dos consumidores? Sad
leofvidal
leofvidal

Mensagem por andre fachini em Ter Mar 01, 2016 7:43 pm

Acho que tudo quase kkkkk, sei lá tbm achava que deveria ser assim, até ver varios veiculos darem pau por isso, inclusive o Sentra do meu primo...
andre fachini
andre fachini

Mensagem por icefly em Ter Mar 01, 2016 8:13 pm

leofvidal escreveu:Sempre que houver troca de combustível terei que rodar os 5/6km? Ou a central utilizará dados já aprendidos com os tanques anteriores?

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13 Screen_Hunter_70_Mar_01_20_05

Toda vez que troca, praticamente todo carro flex recomenda isso; apesar de ser flex, funcionar com etanol ou gasolina, ou qualquer mistura dos 2, a central precisa levar um tempo a se acostumar com a nova mistura; MRB já tinha explicado com fotos e vídeo.

Imagina só: com gasolina é preciso um parâmetro pra funcionar, ai de repente entra etanol 100% e o cidadão vai pra casa a uns 2km e desliga o carro; no dia seguinte, a central ainda vai pensar que está com gasolina e tem muita chance de dar BO.

* Edit: achei o vídeo que ele explica, com padrão MRB de aula Very Happy

Também já ouvi que esse vai e volta de troca de combustível não é bom; eu raramente troco de gasolina <-> etantol, quando faço isso, acho que rodo 15 - 20 tanques de gasolina ai rodo uns 2 ou 3 tanques de etanol ai volto pra gasolina.
icefly
icefly

Mensagem por nakay em Ter Mar 01, 2016 10:26 pm

Não sei exatamente qual a dinâmica do aprendizado, mas o monitoramento/ajuste é contínuo (com o motor ligado). Com a queima do combustível é feita a leitura de gases na(s) sonda(s) lambda e central empobrece ou enriquece a mistura conforme o teor do gás. Apesar desse processo ser rápido (não sei quantos segundos), penso que o combustível residual do circuito deve ser consumido até o "novo" combustível entrar no circuito ser queimado e um novo ajuste ser feito...se o carro é desligado antes do novo ajuste e se a mudança for radical (tanque cheio de álcool p/ gasolina ou vice versa) o problema acontecerá na nova partida.

Com relação à troca do combustível (gasolina/etanol) constante não vejo nenhum problema desde que respeitado o tempo para o ajuste antes de desligar. Se tivéssemos problemas, nem poderíamos usar nossa gasol (73+27) ou outra proporção qualquer.

Vamos esperar nosso professor para desvendar, esse mistério, cientificamente....hehe
nakay
nakay

Mensagem por nakay em Qua Mar 02, 2016 12:01 am

Não achei que fosse tanto tempo...só agora, vi que MRB já respondeu no vídeo...3 minutos para consumir o combustível velho da tubulação, 3 minutos para reconhecer o "novo" combustível e 5 minutos para estabilizar  Não entendi pq tanto tempo (5 minutos para estabilizar)...será que isso é pra marcha lenta?

Não bate com os 5-6 Km....se andar a 60km/h = 1km/minuto...6km/6minutos (?), na estrada a 120 km/h o ajuste é em 3 minutos?
nakay
nakay

Mensagem por pimenta59 em Sab Mar 05, 2016 8:23 am

Mistérios da vida. O meu, quando troquei de gasolina para álcool, e vice versa, nunca esperei nada, nunca fiz nada, e também nunca coloquei (nem colocarei) gasolina naquele tanquinho de partida a frio, e também nunca tive problemas na partida.

Acho que, pela alta temperatura do glorioso estado de Pernambuco, todas as minhas partidas são "à quente", e nunca "à frio"...
pimenta59
pimenta59

"Comandos Mágicos"para o March 1.0 2012/13 Empty Postagem de dicas ocultas

Mensagem por icefly em Qua Maio 04, 2016 11:33 am

* Destravamento automático das portas ao retirar a chave da ignição

- Para ativar o destravamento automático das portas ao se retirar a chave da ignição, deixe a chave na posição ON e pressione o botão de abertura na porta do motorista por 5 segundos

* Programação da subida one touch do vidro do motorista

- Se por algum motivo, a subida de um toque do vidro do motorista parar de funcionar (como troca ou descarga totral da bateria) , a reprogramação é feita ao baixar todo o vidro, depois sobe totalmente segurando o botão e quando terminar de subir, continue segurando por cerca de 5 a 7 segundos, depois solte e teste novamente

As 2 dicas servem para os old March e Versa (não posso confirmar se servem para os New).

Alguém lembra de como ativar o modo de teste?
Lembro que testava faróis, buzina, limpadores de parabrisa, etc; quem lembrar esta dica e outras poste ai Wink
icefly
icefly

Mensagem por pimenta59 em Qua Maio 04, 2016 8:26 pm

Servem para o Sentra (testado por mim) e Tiida (vídeo de MRB) também. Aliás, para todos os NISSAN, até os que usam motor Renault.

Quanto ao auto teste, você acha fácil no google, mas um usuário já postou isso aqui:

http://nissanclube.net.br/t637-comandos-magicos-para-o-march-1-0-2012-13
pimenta59
pimenta59

Mensagem por icefly em Qua Maio 04, 2016 8:32 pm

Sabia que tinha visto em algum lugar - lembrava que no antigo fórum foi postado, ai pensei que estava perdido.

Anyway, tópicos fundidos.
icefly
icefly

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: