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Mensagem por cesacam em Ter Mar 19, 2019 9:53 am

Bom dia, pessoal
Meu nome é Cesar, sou de São Paulo e, em Outubro de 2017 minha esposa trocou o prisma 2012 pelo Versa.
Após algumas pesquisas, principalmente em relação ao consumo, achamos que era uma boa opção.
Na época, a versão 1.0 estava com fila de espera de 90 dias; assim, optamos pela versão 1.6 automática.
O carro é confortável, espaçoso mas quando medimos o consumo..
achamos que estava alto, por ser um carro ZERO. porém, hoje, 18 meses apos a compra, continua fazendo no MAXIMO, mas no MAAAAAAXIMO 8,5 km/l. ( fez isso quando abasteci em uma unidade do posto  BR do Campo Belo e em uma do Shell da Ricardo Jafet. Porém, ja abasteci outras vezes nesses postos e não obtive o mesmo rendimento).
Já ouvi relatos de versões 1.0 fazendo 13...14 km/l.
sei que a versão automática gasta um pouco mais. Mas isso não é um pouco mais. é MUITO mais.
o consumo é o mesmo que o prisma 2012 fazia.
ja relatei isso à concessionária mas, quando você ouve que você precisa escolher melhor seu posto, você desiste argumentar.
Sinceramente, quando mais eu vejo esses posts, mais me decepciono com o carro.
ai você lembra que, ao comprar o carro, há uma etiqueta de consumo que é apenas uma media e que aquilo não representa o consumo real do carro...
Alguém já passou por algo parecido e conseguiu resolver?

abraços

cesacam

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Mensagem por WilsonM em Ter Mar 19, 2019 11:52 am

um automático como o CVT se beneficia muito se você conseguir andar com velocidade e giros do motor constantes. Relevo da região onde você trafega também é importante.

quanto a etiqueta que vem no carro, estas medidas não são feitas exatamente nas mesmas condições que a gente enfrenta.

O que ajuda é usar óleo de motor 5W30 ILSAC GF-5 (imagino que se você faz as trocas em autorizada, eles já devem estar usando este óleo), procure um filtro de ar de qualidade como Fram ou Mann. Pneus, tente deixar calibrados um pouco acima do que indicado pela Nissan (pelo menos uma vez por semana confira).

O jeito de dirigir ajuda, tente não fazer o motor atingir giros muito acima de 2.000 rpm, e tente aproveitar a inércia do carro tanto quanto for possível.

Se tiver acesso a um leitor OBD2 (é barato, tem no mercado livre de montes), tente monitorar o comportamento da injeção eletrônica, pode ser que voc~e perceba algo diferente, e você poderá ver quais são os comportamentos ao volante que pioram o consumo, e quais melhoram o consumo.
WilsonM
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