Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Ruído no câmbio CVT Versa 2019
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 5:03 pm por Marco Campos

» Friso teto lado direito
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:41 pm por Odfjunior

» AMORTECEDORES SENTRA B16
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:37 pm por absilva

» Aviso sonoro (3 bips) com carro em movimento sem luz indicativa - Sentra SL 2016
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:30 pm por Odfjunior

» Sentra 2015 com Falhas intermitente do ECM (Data Bus)
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:15 pm por Erivaldo Matias fontes

» Troca de óleo Versa CVT
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:14 pm por Rodrigo da Costa Campos

» Código P0420 / Catalisador
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 4:12 pm por Erivaldo Matias fontes

» Apresentação
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 3:10 pm por WilsonM

» Luz de injeção
Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? EmptyOntem à(s) 3:08 pm por WilsonM

Inscreva-se!


Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

3 participantes

Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por WilsonM Sex Set 21, 2018 1:55 pm

Já estou a 6 anos com meu Sentra, e devo ter usado álcool apenas 1 vez.
Meu Sentra ainda ainda usa o sistema do tanquinho de gasolina, para partida em dias frios. Obviamente, este tanquinho está totalmente seco.
Quero aproveitar o preço do álcool que está bem convidativo, ao passo que o preço da gasolina me assusta cada dia mais.

Será que requer algum procedimento especial? Pode o tanquinho auxiliar de álcool ter ressecado?

E é recomendável utilizar algum tipo de aditivo de combustível?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12745
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por icefly Sex Set 21, 2018 2:19 pm

Só mudar de gasolina para etanol, rodar pelo menos os 6km que o manual recomenda antes de desligar o motor e pronto.

Pode usar aditivo se quiser; existe etanol já aditivado, da Shell, não são todos os postos da bandeira que vendem, mas ai em SP deve achar mais fácil; já vi um teste onde esse etanol aditivado rende ligeiramente melhor que o comum, compensando o eventual preço maior.

Antes de pôr gasolina no tanquinho de partida a frio checa se ele tá limpo, já vi uns bem sujos.
Em dias de frio seria bom contar com gasolina no tanquinho, uma tipo premium cai bem, pois tem prazo maior de validade; gasolina premium, tem da Petrobrás, Ipiranga, Shell e ALE; assim como o etanol aditivado da Shell, não é todo posto que vende esse tipo.
Não querendo usar gasolina premium, pelo menos vai uma aditivada.

Ou pode colocar cerca de 15% de gasolina do tamanho total do tanque; se o tanque do Sentra é 50L, cerca de 7,5L pode colocar de gasolina, o resto vai de etanol,  isso auxilia em dias frios,
Essa mistura E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) é usada nos países de clima frio que utilizam etanol como combustível.

________________________________________________

Sorte sua que mora em cidade/estado com etanol a preço realmente bom, aqui no Nordeste nunca compensa; se achasse etanol a R$ 2,50 ou até menos como já me comentaram em outro fórum, eu usaria 100% do tempo, gasolina está batendo R$ 4,50 - 4,75 em SLZ.

Além disso, a maioria dos postos deixou de vender etanol, dos raríssimos que ainda vendem etanol por aqui, não encontra por menos de R$ 3,44

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? ETANOL
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por WilsonM Sex Set 21, 2018 2:54 pm

muito boa idéia! Vou tentar a E85.
não que eu queira uma precisão de combustível para foguete da NASA, mas devo considerar que nossa gasolina já tem 27% de álcool anidro? Talvez eu faça um ajuste na hora de abastecer, para ajustar a proporção.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12745
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por icefly Sex Set 21, 2018 5:43 pm

Boa pergunta.
Eu gosto de comentar do que eu sei ou já vivenciei; como onde moro a menor temperatura poucas vezes caiu para 23ºC, assim nunca tive problemas na partida a frio com uso de etanol nas raras vezes que abasteci, portanto não sei dizer se entra na conta, esse teor de etanol que já tem na nossa gasolina hoje em dia.

Experimenta em dias frios, ir aumentando aos poucos, começa com uns 2 litros, depois vai subindo em dias frio; como dica eu já deixaria preparado um bujão com 3 litros de gasolina na sua garagem para colocar no tanquinho de partida a frio, vai que naquela friaça braba seu Sentra não resolve pegar só na cana Laughing um bujão dos regulamentados pela ANP  é vendido por uns R$ 10 em postos, pode ser que ache por menos.

Eu tive de comprar um bujão desses porquê em alguns postos os frentistas botam o pé na parede e não vendem em bujão sem selo da ANP ou INMETRO; eu tenho uns de água sanitária parecidos com os regulamentados rsrsrs, algumas vezes passou despercebido, mas um frentista mais cri cri pode procurar o selo e não te vender combustível.

Garrafa pet de refrigerante, pode esquecer, não vendem mesmo, senão o posto pode ser multado; outro dia meu irmão pediu pra que eu fosse comprar com ele gasolina pra ligar uns carros que estão parados na garagem, chegamos no posto ele abriu a mala do carro tinha um bujão de amaciante de roupa kkkkk, a frentista barrou na hora, tentei dar um papo com ela, mas não teve conversa.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por fabiano.negreiros Sáb Set 22, 2018 6:19 am

Bom dia pessoal acho que usei gasolina só na greve dos caminhoneiros, meu Sentra só anda com o combustível vegetal e na cidade de São Paulo com congestionamento faz uma média de 5,8 km/l, não está horrível, ainda mais que pago o litro a 2,59 contra 4,20 a gasolina, está valendo. Todas as manhãs, mesmo as mais frias pega de primeira.
fabiano.negreiros
fabiano.negreiros

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por WilsonM Sex Out 19, 2018 5:34 pm

Até agora, bastante satisfeito com o uso de álcool no Sentra, consumo na casa de 6,9 km/l pelo CB, consumo somente urbano. Hoje a noite terei de reabastecer, chegando na reserva tenho abastecido 5 litros de gasolina V-Power e completado com etanol.

Notei que o sistema é bem sensível a temperatura, nos dias em que esteve fazendo entre 15 e 19 graus em SPaulo o carro dá partida de primeira, mas quase morre, a injeção compensa o motor frio jogando o giro do motor para até 1.500 rpm na partida. Acima de 20 graus nem me lembro que estou com etanol no tanque.

De forma geral, bem satisfeito com etanol, a conta do combustível pesando muito menos no bolso. Pelo menos enquanto não chegar o inverno não pretendo voltar para gasolina.

Usei durante muito tempo gasolina aditivada, então certamente algum depósito de carbono deve ter acontecido na câmara de combustão, cabeça dos pistões, válvulas. A pergunta que fica, será que o usando etanol conseguirei remover estes depósitos?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12745
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por fabiano.negreiros Sex Out 19, 2018 7:59 pm

WilsonM escreveu:Até agora, bastante satisfeito com o uso de álcool no Sentra, consumo na casa de 6,9 km/l pelo CB, consumo somente urbano. Hoje a noite terei de reabastecer, chegando na reserva tenho abastecido 5 litros de gasolina V-Power e completado com etanol.

Notei que o sistema é bem sensível a temperatura, nos dias em que esteve fazendo entre 15 e 19 graus em SPaulo o carro dá partida de primeira, mas quase morre, a injeção compensa o motor frio jogando o giro do motor para até 1.500 rpm na partida. Acima de 20 graus nem me lembro que estou com etanol no tanque.

De forma geral, bem satisfeito com etanol, a conta do combustível pesando muito menos no bolso. Pelo menos enquanto não chegar o inverno não pretendo voltar para gasolina.

Usei durante muito tempo gasolina aditivada, então certamente algum depósito de carbono deve ter acontecido na câmara de combustão, cabeça dos pistões, válvulas. A pergunta que fica, será que o usando etanol conseguirei remover estes depósitos?

Se você usar etanol por uns tempos, ele tem poder sim de limpar a câmara de combustão, tanto que quem só usa etanol (meu caso), na troca do oléo, este sai muito mais claro que um carro que só usa gasolina, existe lenda que a cada não sei quantos tanques do combustível X deve-se usar um tanque de Y, como diz o Boris Feldmann, P I C A R E T A G E M. Os carros flex foram feitos para consumirem qualquer combustível (etanol ou gasolina) em qualquer proporção, ou apenas um ou outro por toda a vida, todos os componentes do carro foram projetados para suportar isso por toda a vida útil do motor, antes que me crucifiquem que o etanol é mal lubrificante sim, não tem o mesmo poder da gasolina, mas a gasolina contribui para "sujar" o motor, então todos têm seus benefícios e malefícios, logo usem como preferir, não tem como errar. Cool

Fonte:

https://autopapo.com.br/blog-do-boris/posso-usar-etanol-sempre-carro-flex/
fabiano.negreiros
fabiano.negreiros

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por icefly Sex Out 19, 2018 8:55 pm

Experimenta aumentar em 2 ou 3 L a quantidade de gasolina.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por WilsonM Sáb Out 20, 2018 9:38 am

vou tentar aumentar a proporção de gasolina na mistura sim. Porque não estou usando gasolina no tanquinho, e o clima em São Paulo anda meio doido, este mês tem sido relativamente frio.

Hoje cedo amanheceu a coisa de 15 graus, na hora que fui ligar o carro o termômetro do carro indicava coisa de 18 graus. O motor não negou partida, mas claramente a gente percebe o esforço da injeção para ligar o motor.

É, além de economizar um pouco com combustível, pelo menos me sinto bem por estar ajudando um pouco a conservar o meio ambiente, já que o álcool além de renovável, ajuda muito na captura de carbono da atmosfera, via plantações de cana.

Eu agora estou imaginando se uma reprogramação da injeção não poderia gerar benefícios na forma de melhor economia de combustível.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12745
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por fabiano.negreiros Sáb Out 20, 2018 7:36 pm

WilsonM escreveu:vou tentar aumentar a proporção de gasolina na mistura sim. Porque não estou usando gasolina no tanquinho, e o clima em São Paulo anda meio doido, este mês tem sido relativamente frio.

Hoje cedo amanheceu a coisa de 15 graus, na hora que fui ligar o carro o termômetro do carro indicava coisa de 18 graus. O motor não negou partida, mas claramente a gente percebe o esforço da injeção para ligar o motor.

É, além de economizar um pouco com combustível, pelo menos me sinto bem por estar ajudando um pouco a conservar o meio ambiente, já que o álcool além de renovável, ajuda muito na captura de carbono da atmosfera, via plantações de cana.

Eu agora estou imaginando se uma reprogramação da injeção não poderia gerar benefícios na forma de melhor economia de combustível.

A Bosch mandou muito bem com a tecnologia flexstart no B17, não tem uma manhã que meu Sentra não pegue de primeira e sempre o meu Tiozão (apelido da minha nave) tá na cana.
fabiano.negreiros
fabiano.negreiros

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/08/2018
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução? Empty Re: Vou voltar a usar álcool, alguma dica ou precaução?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos