Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Relé da Bomba - Onde Encontrar
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:03 am por lenhador2001

» Nissan Leaf
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 6:25 pm por Dagoberto

» APRESENTAÇAO
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:05 am por WilsonM

» Civic hibrido
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 EmptyQua Abr 17, 2024 11:11 am por nairbelo

Inscreva-se!


Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

+34
killall
freud
claudiomendes
bdsr
taguera
Sulpack
WilsonM
caiogentil
fabianopinheiro
jcp80
Berg
barao
parron
Marcelo2016
J Silva
Felipe_marti
Fabio85
henrique_bm9
leofvidal
DanielMzz
Salomaoo
Kê-TB
José Viegas
nakay
angelojg
andersons83
marioarjunior
Stratocaster
pimenta59
hsgrazioli
Apocalipse
andre fachini
PauloEduardo
icefly
38 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por marioarjunior Qui maio 05, 2016 3:47 pm

Boa tarde amigo,
Segundo o vendedor é essa Mobensani que comprei. Mas não posso confirmar, pois não guardei os sacos que vieram os produtos. Não sei se o pessoal que colocou estragou na instalação, ou se realmente são ruins. Fato é que comprei essas da Axios, me indicaram como melhor. Estou aguardando chegar para instalar em outro local.
Abraços!

marioarjunior

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Qui maio 05, 2016 4:53 pm

icefly25 escreveu:
Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Mobesani

Mobensani veio nessa embalagem ai.

Bom... coloquei a 2 meses e sem sinal de problemas, é pouco tempo pra avaliar a qualidade.
Mas já tive bons relatos de uso em outros Nissan dessa marca Mobensani. Espero que durem bastante.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Onde fez o serviço? não consegui encontrar alguém que troque só as buchas.

Mensagem por andersons83 Ter maio 24, 2016 12:28 pm

icefly25 escreveu:Finalmente aos 40 mil km e 4 anos, troquei as buchas da bandeja dianteira; as 4 buchas da Mobesani foram R$ 120 + R$ 140 pela mão de obra pra trocá-las.

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Image

Preferi fazer o serviço numa oficina especializada revendedora de pneus, conserto de suspensão, aproveitando que ia fazer a troca do pneus; o mecânico elogiou um esquema que tem no March, tipo um gabarito na própria suspensão pra encaixar de volta a bandeja, realmente vi e tem isso mesmo; disse que ainda não tinha olhado em nenhum carro do nível do March e que facilita o serviço.

Carro durinho de novo Smile já tava dando pra sentir uns raros estalos, pois as originais estavam rasgadas mesmo.

andersons83

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por angelojg Sex maio 27, 2016 11:38 am

Alguém sabe me informar se os pivôs das bandejas também[url= podem ser trocados? Ou somente as buchas?
O meu foi trocado em garantia as bandejas na revisão dos 40.000KM, agora aos 64.000KM vejam o estado das crianças...

[url=Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 27wyqzm]Bandeja Lado Direito[/url]

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 2zthjt0]Bandeja Lado Esquerdo[/url]
angelojg
angelojg

Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por andre fachini Sex maio 27, 2016 11:53 am

Os pivos estourados, e sim claro que trocam só eles....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Sex maio 27, 2016 12:03 pm

Já vi pivô pra Versa e March a venda por ai; deve ter em lojas sérias além de Mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690381443-pivo-bandeja-suspensao-nissan-march-versa-11-_JM

Sorte de vcs que tiveram peças de suspensão trocadas em garantia; a css daqui de São Luis não troca nada disso Evil or Very Mad
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por andre fachini Sex maio 27, 2016 12:23 pm

Eu nunca troquei nada alem de um coxim, e buchas da estabilizadora,,,total das duas com mão de obra e frete 220,00 só em quase 2 anos com o carro...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Seg Jun 20, 2016 12:20 am

Tava pensando outro dia: se tem bucha ou batedores na suspensão traseira do March, se tem algo que desgasta e precisa ser checado também, existe?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por nakay Ter Jun 21, 2016 12:38 am

a suspensão traseira do march é formada pelo eixo (de torção), molas e amortecedor (não tem o braço triangular / bandeja).
Penso que a manutenção deve ser nas buchas (direita e esquerda) onde o eixo traseiro é preso no chassi, nas borrachas superior e inferior das molas, nos batentes-coifas-buchas dos amortecedores e nas próprias molas, amortecedores e no conjunto de fixação das rodas.

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Rear%20susp%20pontos%20de%20fixaccedilatildeo_zpsqhewknph
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por José Viegas Ter Jun 21, 2016 5:12 pm

Eai amigos.
O que me dizem da suspensão do march? 1.6 S
Estou adquirindo um... Ano 2013, porém, estou com receio dessa parte (acostumado com palio, gol, uno e tal). Poderiam esclarecer em questão de valores de suspensão, de quantos em quantos mil vocês fazem revisão? Algum problema e tal... Desde já agradeço

José Viegas

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Ter Jun 21, 2016 5:39 pm

Valores aproximados:
* Jogo de buchas paralelas - R$ 120 (fora mâo de obra, uns R $ 150)
* Bandejas completas na css (com buchas) - R$ 800 (fora mâo de obra)

As buchas das bandejas tem suportado cerca de 30 mil km ou menos; isso é nornal, considerando o "belo" asfalto que temos Rolling Eyes

Revisão: tem um tópico para isso aqui na seção, dê um busca, mas via de regra é 1 ano ou 10 mil km em uso normal; em uso severo é metade disso.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty TROCAR SOMENTE AS BUCHAS OU AS BANDEJAS ?

Mensagem por Kê-TB Seg Jul 18, 2016 3:27 pm

TROCA DAS BUCHAS DA BANDEJA DO MARCH 12/13 COM 66Mil/KM .

Olá pessoal,

Fiz todas as 6 revisões periodicas do March.

Alguns meses apos a ultima revisão,fui a uma oficina de pneus da rede oficina brasil em são miguel pta,para então realizar o rodizio dos pneus.
Lá constataram que era necessario a substituição das buchas da bandeja.

Liguei na Css devido ao 66Mil/km rodados,Alegaram que deveria ser substituidos; Bandeja+Pivôts+Buchas.

Relação de Custo:

Css R$400,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) cada lado
Fora a mão de obra.

Mercado Livre R$280,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) para os dois lados Direito e Esquerdo.
( REMANUFATURADAS COM GARANTIA)

Mercado Livre R$125,00  (BUCHAS) são 4 buchas (2G,2P)

MÃO DE OBRA EM OFICINAS DA REGIÃO ZONA LESTE:
(PARA SUBSTITUIÇÃO DAS BANDEJAS)
EM MEDIA R$100,OO POR CADA LADO.

O QUE VOCÊS ACHAM QUE DEVO FAZER

TROCAR AS BANDEJAS OU SOMENTE AS BUCHAS ?
Question

Kê-TB

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por Salomaoo Qui Jul 28, 2016 1:00 pm

Kê-TB escreveu:TROCA DAS BUCHAS DA BANDEJA DO MARCH 12/13 COM 66Mil/KM .

Olá pessoal,

Fiz todas as 6 revisões periodicas do March.

Alguns meses apos a ultima revisão,fui a uma oficina de pneus da rede oficina brasil em são miguel pta,para então realizar o rodizio dos pneus.
Lá constataram que era necessario a substituição das buchas da bandeja.

Liguei na Css devido ao 66Mil/km rodados,Alegaram que deveria ser substituidos; Bandeja+Pivôts+Buchas.

Relação de Custo:

Css R$400,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) cada lado
Fora a mão de obra.

Mercado Livre R$280,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) para os dois lados Direito e Esquerdo.
( REMANUFATURADAS COM GARANTIA)

Mercado Livre R$125,00  (BUCHAS) são 4 buchas (2G,2P)

MÃO DE OBRA EM OFICINAS DA REGIÃO ZONA LESTE:
(PARA SUBSTITUIÇÃO DAS BANDEJAS)
EM MEDIA R$100,OO POR CADA LADO.

O QUE VOCÊS ACHAM QUE DEVO FAZER

TROCAR AS BANDEJAS OU SOMENTE AS BUCHAS ?
Question

Oi amigo, tudo bem? Estou com o mesmo problema em meu nissan.. deixa o pessoal mais experiente responder, mas pelo que pesquisei até agora, muita gente trocou somente a bucha - e desde que seja feito de forma correta, não tem problema nenhum.

PS: meu mecânico também recomendou a troca da bandeja inteira, para garantir, apesar de dizer que a mesma está em bom estado ainda.

Abs,

Salomaoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Qui Jul 28, 2016 1:18 pm

Kê-TB escreveu:TROCA DAS BUCHAS DA BANDEJA DO MARCH 12/13 COM 66Mil/KM .

Olá pessoal,

Fiz todas as 6 revisões periodicas do March.

Alguns meses apos a ultima revisão,fui a uma oficina de pneus da rede oficina brasil em são miguel pta,para então realizar o rodizio dos pneus.
Lá constataram que era necessario a substituição das buchas da bandeja.

Liguei na Css devido ao 66Mil/km rodados,Alegaram que deveria ser substituidos; Bandeja+Pivôts+Buchas.

Relação de Custo:

Css R$400,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) cada lado
Fora a mão de obra.

Mercado Livre R$280,00 (BANDEJA+Pivôts+Buchas) para os dois lados Direito e Esquerdo.
( REMANUFATURADAS COM GARANTIA)

Mercado Livre R$125,00  (BUCHAS) são 4 buchas (2G,2P)

MÃO DE OBRA EM OFICINAS DA REGIÃO ZONA LESTE:
(PARA SUBSTITUIÇÃO DAS BANDEJAS)
EM MEDIA R$100,OO POR CADA LADO.

O QUE VOCÊS ACHAM QUE DEVO FAZER

TROCAR AS BANDEJAS OU SOMENTE AS BUCHAS ?
Question

Se tiver o $$ pra trocar por bandejas originais, isso é o ideal.

Bandejas remanufaturadas: não conheço a qualidade não posso comentar.

Troca só das buchas: pega uma marca de qualidade, como Axios Monroe.

Eu tentaria a troca das buchas somente.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por PauloEduardo Qui Jul 28, 2016 2:11 pm

Pode trocar as bandejas pelas da Nakata. Marca conceituada de qualidade. E o preço é bem em conta.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por DanielMzz Sex Jul 29, 2016 4:32 pm

Após duas trocas de buchas (sem qualidade) feitas pela loja onde comprei o carro, fui atras da buchas Axios em SP.
No mercado livre tem o vendedor da zsul mas nao deu certo para entregar.. não vou nem citar o nome da autopeças pela sacanagem.

Enfim, fui atras na zona norte de SP e achei no AUTO PEÇAS CHINA, na engenheiro caetano alvares. Lá as 4 buchas saem por R$123,00 e eles tem a pronta entrega e aceitam encomenda se nao tiver.. Fica a dica para quem quer comprar Axios. No mercadocar tem Mobensani e sai por 112,00. Amanha vou levar no mecanico para trocar e alinhar novamente.

DanielMzz

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/04/2016
Localização : Sao Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por andre fachini Sex Jul 29, 2016 4:47 pm

Vlw pela dica..bom saber...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por leofvidal Sex Jul 29, 2016 8:46 pm

DanielMzz escreveu:Após duas trocas de buchas (sem qualidade) feitas pela loja onde comprei o carro... Fui atras da buchas Axios em SP. No mercado livre tem o vendedor da zsul mas nao deu certo para entregar.. Não vou nem citar o nome da autopeças pela sacanagem... Enfim, fui atras na zona norte de SP e achei no AUTO PEÇAS CHINA, na engenheiro caetano alvares. Lá as 4 buchas saem por R$123,00 e eles tem a pronta entrega e aceitam encomenda se nao tiver.. Fica a dica para quem quer comprar Axios. No mercadocar tem Mobensani e sai por 112,00. Amanha vou levar no mecanico para trocar e alinhar novamente.

Foi a montagem que ficou mal feita ou foram problemas apenas das buchas?
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por DanielMzz Sáb Jul 30, 2016 12:34 pm

Troquei hoje as buchas e resolveu o problema. As instaladas anteriormente eram de marca inferior. Após a instalação das Axios e alinhamento, o carro está firme. Vamos ver como fica daqui uns meses.

DanielMzz

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/04/2016
Localização : Sao Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por pimenta59 Sáb Jul 30, 2016 4:25 pm

Boa rapaz. Já me dá mais coragem para trocar só as buchas quando chegar a hora.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por nakay Sáb Jul 30, 2016 7:51 pm

Como é feita a fixação das buchas no braço/bandeja? ou, como é retirada a bucha estragada?....são prensadas?

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 61vqBpC3DmL._SL1500__zpsjqxuv61a

outra questão: são 3 pontos de "fixação"...só troca 2?... o terceiro não resseca, rompe, estraga?
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Sáb Jul 30, 2016 8:04 pm

As buchas são retiradas com uma ferramenta, depois as 2 novas são encaixadas e lubrificadas, só não sei dizer se são prensadas (essa parte não acompanhei no meu).

Todas as vezes que pesquisei essas buchas do March/Versa, sempre vi que era 2 de cada lado, uma maior e outra menor.
Esse 3º ponto da sua foto, no lado direito, pelo que me recordo tem a aparência de um pivô (na foto que tirei é aquele ponto com bastante sujeira).

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Image
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por nakay Sáb Jul 30, 2016 8:56 pm

Então, as duas (buchas), que trocam,  deve ser a parte presa no agregado (parte de cima da foto) ..
o terceiro ponto (parte de baixo da foto) de fixação (na manga de eixo) não se troca ou não estraga? Até agora não vi ninguém trocando essa parte (pivô?).

Sei que são pontos de muito esforço, daí minha preocupação com a fixação dessas buchas.

Edit: na sua foto as duas de baixo no agregado, e da fixação na manga de eixo no lado de cima da foto


Última edição por nakay em Ter Ago 02, 2016 12:28 am, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por icefly Sáb Jul 30, 2016 10:59 pm

Realmente esse 3º ponto da bandeja não sei comentar sobre ele com 100% de certeza; em matéria de suspensão, a atenção desde o antigo clube, sempre foram as buchas das bandejas, o resto ainda não foi fonte de maiores problemas.

Mas com certeza no futuro vai começar a surgir também em outros peças com o passar dos tempos; os primeiros March já estão chegando a 5 anos e a tendência é começar a ter relatos disso; o meu em novembro deste ano chega a 5 anos e na suspensão até agora só troquei essas buchas com pouco mais de 40 mil km e 4 anos.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por angelojg Seg Ago 01, 2016 11:48 am

No dia 27 de maio eu tbm postei as fotos dos meu pivôs. Estão em estado deplorável. Ainda não troquei as minhas pois não encontro alguém que afirme "olha use esta marca".. Pelas minhas pesquisas a marca de pivô Viemar, possui certificações ISO e NBR. aparentemente são de qualidade, mas ainda não tive $$ p trocar...
angelojg
angelojg

Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 39
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira - Página 2 Empty Re: Troca das buchas ou bandejas da suspensão dianteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos