Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Travamento automático kicks sense 2024
Manutenção preventiva EmptyOntem à(s) 12:28 pm por WilsonM

» Clube Versa SP
Manutenção preventiva EmptyOntem à(s) 12:25 pm por WilsonM

» vuelo de easyjet
Manutenção preventiva EmptyOntem à(s) 10:17 am por cynthiaadam

» Савети за избор кладионице
Manutenção preventiva EmptyOntem à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Manutenção preventiva EmptyQua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Manutenção preventiva EmptyQua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Manutenção preventiva EmptyQua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Manutenção preventiva EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Manutenção preventiva EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

Inscreva-se!


Manutenção preventiva

3 participantes

Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Manutenção preventiva

Mensagem por tiagoarcade Sáb Ago 04, 2018 2:50 am

Bom galera, comprei um versa 13 de parentes e o mesmo está com mais de 100 mil km. Sendo que até os 50 foi feitas as revisões na css. Apartir daí o antigo dono fez apenas trocas de óleo.
Atualmente o carro precisa de reparos perceptíveis na bandeja de suspensão dianteira, tem que trocar as buchas, e barulho de algum rolamento indo embora.
Irei dar uma "faxina" no carro e queria sugestões doq trocar para aproveitar o tempo parado na oficina. Me falaram em trocar velas e óleo do câmbio, que eh MT. Como não conheço tanto de carro, queria dicas doq posso ou não fazer pra que o mesmo não venha a dar dor de cabeça.

tiagoarcade

Mensagens : 48
Data de inscrição : 18/05/2017
Idade : 30
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por icefly Sáb Ago 04, 2018 9:24 am

Basta seguir o plano de manutenção que consta no manual "Nissan Way Assistance e Manual de Garantia", lá tem toda a tabela dos prazos e km e o que que precisar fazer.
Se não recebeu esse manual com o carro, tem pra download no site da Nissan https://www.nissan.com.br/servicos/manuais.html

Eu faria o básico, troca de óleo do motor, e filtros os quais com até R$ 150 troca os 4 (ar do motor, óleo, combustível, e ar condicionado).
Óleo do motor, pode ser SN 5w30, sintético, ILSAC GF5, ou SN 10w40, semisintético ACEA A3B4; o 5w30 é melhor, se não baixar muito e não fizer um barulho mais alto, fique com ele, do contrário, o 10w40 pode ser melhor opção.

Com 100 mil km, eu olharia fluido de freio (troca a cada 2 anos, geralmente esquecem desse) além da correia PolyV (do alternador), fluido do arrefecimento, velas, e pastilhas de freio; disso faria o que estivesse precisando de manutenção.

As velas tem troca prevista aos 100 mil km, são da NGK, de platina, um pouco mais cara que as comuns, por ter mas eficiência e durabilidade mais alta; só use dessas; como dão trabalho pra tirar, não vale a pena tirar só pra ver; se vai tirar, tira logo pra troca.

O arrefecimento troca a cada 8 anos ou 80 mil km, uma opção mais barata que o genuíno Nissan é o da Honda.

Rolamentos, tem várias marcas; da SKF acha os dianteiros; da SNR, que dizem ser os originais do carro, tem os dianteiros e traseiros.
Bandejas sei que tem Nakata e Cofap.

Cote as peças nas CSS (como chamamos as concessionárias autorizadas) e também no mercado paralelo, pode achar surpresas boas ou ruins nas css com os preços, por outro lado, no paralelo os preços costumam ser menores.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por tiagoarcade Dom Ago 05, 2018 9:58 pm

icefly25 escreveu:Com 100 mil km, eu olharia fluido de freio (troca a cada 2 anos, geralmente esquecem desse) além da correia PolyV (do alternador), fluido do arrefecimento, velas, e pastilhas de freio; disso faria o que estivesse precisando de manutenção.

Fluido de arrefecimento eu completei, não efetuei a troca. Seria melhor trocar de vez?
Pastilhas de freio fiz a troca, porém creio que colocaram de baixa qualidade, já que com pouca rodagem estão com rangidos.
Sobre o resto irei verificar.

icefly25 escreveu:As velas tem troca prevista aos 100 mil km, são da NGK, de platina, um pouco mais cara que as comuns, por ter mas eficiência e durabilidade mais alta; só use dessas; como dão trabalho pra tirar, não vale a pena tirar só pra ver; se vai tirar, tira logo pra troca.
De fato, achei que seria necessário a troca e até concordo em pagar caro desde que o benefício seja bom.

icefly25 escreveu:O arrefecimento troca a cada 8 anos ou 80 mil km, uma opção mais barata que o genuíno Nissan é o da Honda.
Como perguntei acima, seria melhor trocar, já que já completei?

icefly25 escreveu:Rolamentos, tem várias marcas; da SKF acha os dianteiros; da SNR, que dizem ser os originais do carro, tem os dianteiros e traseiros.
Esse precisarei levar num mecânico pra descobrir quais precisará trocar kkk

icefly25 escreveu:Bandejas sei que tem Nakata e Cofap.
O antigo dono disse que na css informaram que apenas as buchas precisaria ser trocadas porém eles só trocam a bandeja completa, no valor de 1800 mais 600 de mão de obra. Daí ele comentou que não achou que valia o mesmo. Porém como já tem cerca de 20 mil km após essa revisão, creio que possa ter deteriorado um pouco. Oq eu poderia levar em consideração ao optar por bandeja ou apenas buchas?

icefly25 escreveu:Cote as peças nas CSS (como chamamos as concessionárias autorizadas) e também no mercado paralelo, pode achar surpresas boas ou ruins nas css com os preços, por outro lado, no paralelo os preços costumam ser menores.
Algumas coisas de fato encontram mais baratas pelo ML, porém, não se sabe a procedência. Mas obrigado pelas dicas.

tiagoarcade

Mensagens : 48
Data de inscrição : 18/05/2017
Idade : 30
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por icefly Dom Ago 05, 2018 11:38 pm

Se não misturou com aditivo diferente, vá numa oficina e peça pra medir com termodensímetro qual o nível de concentração no radiador (não no reservatório de expansão).
Se não estiver ok, manda fazer limpeza do sistema, troca logo tudo.... se estiver boa a concentração, deixa mais um tempo (desde que não tenha misturado aditivos diferentes, pois pode dar reação).

Quanto as velas, não tem possibilidade de usar velas comuns mais baratas, pois a especificação pro motor do Versa, seja 1.0 ou 1.6 só existe uma única certa que são as de platina da NGK, linha Laser Platinum, as PLZKAR6A-11D, é a mesma pros Nissan de motor flex 1.6, 1.8, 2.0 e 1.0 3 cilindros
Já vi gente usando de marca mais barata, mas tá tudo errado, grau térmico e abertura das velas são diferentes, nem vou comentar a marca pra não dar ideia rsrsrs.

Pastilhas de freio boas são as genuínas de cerâmica, marcha Hitachi, só vai achar na autorizada; por ser de cerâmica tem alta durabilidade (já vi gente trocando com mais de 100 mil km) e não soltam fuligem preta, não sujam as rodas; tenho um March 2011, com 61 mil km com essas pastilhas e tão menos da metade da vida útil e olha que só roda na cidade que força mais o uso do freio.
Apareceu uma marca paralela, Willtec com um modelo de cerâmica, mas não sei da qualidade.

Bandejas da suspensão, sim é verdade nas css só trocam elas completas; pelo que vejo, as paralelas são bem mais em conta; esse tipo de peça eu não compraria na css, compraria a paralela Cofap ou Nakata e mais os pivôs.
Por fora pode até trocar só as buchas, pode sair mais em conta; marca boa é Axios - Monroe; mas faça a cotação entre o preço de um par de bandejas novas + pivôs, e o preço de buchas novas + mão de obra da troca.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por tiagoarcade Qua Ago 08, 2018 5:49 pm

Hoje fui fazer a cotação do valor da pastilha e me surpreendi com o valor, 270 das pastilhas na css, esse até achei em conta.
Porém, o carro não tem aquela capinha nem mola tensora da pastilha, quando consultei o valor, me passaram de 950 reais.

Seria realmente preciso aquela capinha? Vi no ML só a mola tensora por 60 o kit para as rodas dianteiras e fiquei na dúvida se a capa faz-se realmente tão necessário.

tiagoarcade

Mensagens : 48
Data de inscrição : 18/05/2017
Idade : 30
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por icefly Qua Ago 08, 2018 8:15 pm

Nas css, o valor da média das pastilhas já vi entre R$ 200 - 250, dependendo do estado/cidade (uns anos atrás já soube que alguém já pagou até R$ 99 em promoção).

Quanto aos itens que vêm no jogo novo de pastilhas, não tenho certeza, e sinceramente nunca vi relato de alguém reclamar ou comentar da capinha traseira e da mola; talvez isso seja aproveitado do conjunto que já está no carro; não posso afirmar com 100% isso, pois ainda não troquei essas pastilhas.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por thiagohigino Qua Set 05, 2018 3:38 pm

tiagoarcade escreveu:Bom galera, comprei um versa 13 de parentes e o mesmo está com mais de 100 mil km. Sendo que até os 50 foi feitas as revisões na css. Apartir daí o antigo dono fez apenas trocas de óleo.
Atualmente o carro precisa de reparos perceptíveis na bandeja de suspensão dianteira, tem que trocar as buchas, e barulho de algum rolamento indo embora.
Irei dar uma "faxina" no carro e queria sugestões doq trocar para aproveitar o tempo parado na oficina. Me falaram em trocar velas e óleo do câmbio, que eh MT. Como não conheço tanto de carro, queria dicas doq posso ou não fazer pra que o mesmo não venha a dar dor de cabeça.

Tenho uma planilha que fiz com base no manual para manutenções preventivas. Caso você ou mais alguém do fórum tenha o interesse ou queira ajudar a melhorar essa planilha é só mandar o email que eu envio.

thiagohigino

Mensagens : 12
Data de inscrição : 05/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por icefly Qua Set 05, 2018 5:38 pm

Pode postar sim, nesse tópico http://www.nissanclube.net.br/t847-apps-e-planilhas-de-controle-de-carro-manutencao-consumo-combustivel-etc
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por thiagohigino Qua Set 05, 2018 6:32 pm

icefly25 escreveu:Pode postar sim, nesse tópico http://www.nissanclube.net.br/t847-apps-e-planilhas-de-controle-de-carro-manutencao-consumo-combustivel-etc

Postei lá! vlw!

thiagohigino

Mensagens : 12
Data de inscrição : 05/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por tiagoarcade Qua Nov 14, 2018 3:32 am

Bom galera, apenas como base para os demais e que possa servir para ficar de olho.

Versa atualmente beirando os 115 mil km foi constatado as seguintes inconformidades:
- Sensor de fluxo de ar com sujeira, resolvido com limpa contatos - sem custos por ser algo simples;
- discos de freios apresentando ruídos, substituição deles e pastilhas de freio - 320 dos discos e serviço, 240 das pastilhas e serviço;
- buchas da balança bastante desgastada, feito a troca da boleta junto - 500 das 4 buchas, bieletas e bucha da Barra estabilizadora com serviço;
- amortecedores estão meia vida, deixei para uns 20k acima;
- velas foi constatada que estavam novas praticamente, o mecânico falou que provavelmente trocaram logo após a garantia acabar.
- Líquido de arrefecimento medido e estava ok;
- Fluido de freio ok.
- Correia Poly v - 90 correia com serviço.

Demais coisas ficaram nos conformes

tiagoarcade

Mensagens : 48
Data de inscrição : 18/05/2017
Idade : 30
Localização : Aracaju - SE

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção preventiva Empty Re: Manutenção preventiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos