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Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Não, completamente diferente.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Qual a periodicidade da troca desse fluído da transmissão manual? Não achei no manual.
Alguém testou o Molykote para câmbio? Será que é compatível com o fluido original?
Segundo diz a última linha desse anúncio de um vendedor não poderia ser utilizado com o tal "óleo vermelho".
Alguém testou o Molykote para câmbio? Será que é compatível com o fluido original?
Segundo diz a última linha desse anúncio de um vendedor não poderia ser utilizado com o tal "óleo vermelho".
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Boa pergunta. Não faço nem idéia do que seria óleo de transmissão "vermelho". E analisando o óleo das fotos que Nakay postou, a cor do óleo que está escorrendo da mangueira de enchimento é avermelhada...(...)
Militec, por sua vez, o mesmo produto pode ser usado em tudo (até câmbio automático, quando novo) segundo o fabricante. Se funciona mesmo...não sei, e provavelmente, nunca saberei.
A troca do Óleo de transmissão manual, em geral, é para lá dos 100.000km, ou se houver vazamentos. Em condições de uso MUITO severo é que se troca com alguma regularidade, mesmo que longa.
99% dos carros brasileiros acima de 10 anos provavelmente nunca trocaram.
Militec, por sua vez, o mesmo produto pode ser usado em tudo (até câmbio automático, quando novo) segundo o fabricante. Se funciona mesmo...não sei, e provavelmente, nunca saberei.
A troca do Óleo de transmissão manual, em geral, é para lá dos 100.000km, ou se houver vazamentos. Em condições de uso MUITO severo é que se troca com alguma regularidade, mesmo que longa.
99% dos carros brasileiros acima de 10 anos provavelmente nunca trocaram.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Acho que MRB já postou que a periodicidade de checagem e troca do fluido da transmissão manual é a parecida com as do Nissan de câmbio CVT e AT; ele postou isso em algum tópico, uma tabela.
"òleo vermelho" que o cidadão fala, acho que ele se refere a fluido de transmissão automática (e por tabela CVT).
"òleo vermelho" que o cidadão fala, acho que ele se refere a fluido de transmissão automática (e por tabela CVT).
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
fazia tempo que não ouvia o termo hidramático, será que eles se referem àqueles cãmbios antigos? Acho que coisa da década de 1960/1970, este sistema funcionava por pressão do fluido, o sistema injetava fluido sob pressão em cada marcha, conforme a necessidade.
Os câmbios automáticos atuais usam aquelas engrenagens planetárias, que eu sinceramente nunca entendi direito como funcionam.
Os câmbios automáticos atuais usam aquelas engrenagens planetárias, que eu sinceramente nunca entendi direito como funcionam.
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
nakay escreveu:Samuel, a inspeção, a complementação, a reposição ou "aditivação", não seria pelo próprio bujão de enchimento? Só vai precisar de um funil com prolongador ou fazer uma adaptação com uma mangueira.
Veja, o torque é mínimo e o bujão tipo borboleta deve ser pra facilitar e fazer manualmente (sem ferramentas):
Nakay, na verdade eu colocaria pelo respiro do câmbio, é uma pequena mangueira preta que fica na parte superior do câmbio, logo abaixo da bateria, se eu estiver errado me perdoe mas creio que seja a mesma da imagem, mas não consegui analisar a peça.
O MOLYKOTE não muda a viscosidade do óleo de câmbio, fiquem tranquilos.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Também não se recomenda aproveitar o bujão borboleta?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Samueluser escreveu:Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.
Samuel, vc acha que a lubrificação extra (aditivo) não é eficiente pelo orifício de reposição do óleo...nem sabia desse respiro, e vejo mais um motivo para deterioração do óleo do cambio por oxidação/umidade.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
leofvidal escreveu:Também não se recomenda aproveitar o bujão borboleta?
Leofvidal, sei que a arruela do bujão do dreno (inferior) é a mesma do motor e deve ser trocada. Não sei como é esse anel de vedação superior...acredito que seja de silicone, já que é um local de reposição e/ou verificação do nível de óleo do cambio. Veja que o parafuso/borboleta é de polímero e o aperto é manual (veja o torque).
Li alguns relatos de troca do óleo com melhoria e suavidade nas trocas de marcha...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
No manual diz que o óleo da transmissão manual é o NISSAN HQ Multi 75W-85 ou se o óleo de transmissão Genuíno NISSAN (HQ-Multi) não estiver disponível, API GL-4, Viscosidade SAE 75W-85 pode ser utilizado como um substituto temporário.
Alguém sabe quanto tá custando essa troca nas CSS?
Alguém sabe quanto tá custando essa troca nas CSS?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
nakay escreveu:Samueluser escreveu:Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.
Samuel, vc acha que a lubrificação extra (aditivo) não é eficiente pelo orifício de reposição do óleo...nem sabia desse respiro, e vejo mais um motivo para deterioração do óleo do cambio por oxidação/umidade.
Boa tarde.
Nakay você nai acreditar, verifiquei em um CIVIC 2016 automático e existe este mesmo sistema de respiro, parece que é uma tendência.
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.
Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.
Desta vez vou fazer um vídeo.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Samueluser escreveu:
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.
Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.
Desta vez vou fazer um vídeo.
Legal Samuel, dei uma olhada no manual: não entendi o porquê dessa "cap" (será que tem um "furinho"?) e o que seria esse conector 2 vias?
Vou aguardar seu vídeo para entender por que botar Moly por aí...as engrenagens do câmbio manual não ficam imersas no óleo? Como seria a lubrificação na parte superior?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
leofvidal escreveu:
Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.
leofvidal, no seu caso (de "aspereza" e na garantia) pediria para dar uma conferida no nível do óleo e pediria uma amostra, já que vão dizer que não é necessária troca. Só após isso colocaria o aditivo por via normal ou via Samuel.
Dei uma pesquisada como é o óleo Nissan TM: (como ref. no amazon está em torno de US$20)
No manual Nissan não há nenhuma referência para troca (por tempo ou kilometragem) e nem diz que é lifetime. Vi que no honda-fit manual a troca é indicada em 48meses ou 80mil km.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Se nos EUA é US$ 21 (uns R$ 70 por pouco mais de 900 mL), se prepare para algo bem mais caro que isso nas css, chuto na casa dos 3 digitos o valor.
Se fosse trocar, eu consideraria comprar um compatível da mesma especificação do original, afinal o próprio manual diz que pode usar um equivalente; só fica a dúvida se é mineral, semissintético ou sintético:
Como comparação, começo desse ano tive de repor o óleo da caixa manual do Renault Logan aqui (era um 75w80); comprei na css a R$ 45 o litro de óleo da ELF genuíno, em autopeças estava difícil achar e era preço parecido ou até maior.
A título de curiosidade: Logan/Sandero 1.6 têm um problema crônico de rasgar uma coifa que vai junto à homocinética do lado esquerdo e simplesmente vai vazando o fluído aos poucos, as marchas vão ficando duras, até que um belo dia começam a escapar e por fim pode fazer um barulho parecido com rolamento estourado. Não sei se ocorre também nos 1.0.
Se fosse trocar, eu consideraria comprar um compatível da mesma especificação do original, afinal o próprio manual diz que pode usar um equivalente; só fica a dúvida se é mineral, semissintético ou sintético:
• Óleo de transmissão Genuíno Nissan XT 4447 75W-80 API-GL-4 ou equivalente.
• Se o óleo de transmissão Genuíno Nissan XT 4447 75W-80 API-GL-4 não estiver disponível, API GL-4, Viscosidade SAE 75W-80 pode ser utilizado como um substituto temporário. Entretanto, use óleo de transmissão genuíno Nissan o mais breve possível.
Como comparação, começo desse ano tive de repor o óleo da caixa manual do Renault Logan aqui (era um 75w80); comprei na css a R$ 45 o litro de óleo da ELF genuíno, em autopeças estava difícil achar e era preço parecido ou até maior.
A título de curiosidade: Logan/Sandero 1.6 têm um problema crônico de rasgar uma coifa que vai junto à homocinética do lado esquerdo e simplesmente vai vazando o fluído aos poucos, as marchas vão ficando duras, até que um belo dia começam a escapar e por fim pode fazer um barulho parecido com rolamento estourado. Não sei se ocorre também nos 1.0.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
leofvidal escreveu:
Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.
Bom dia.
Se der tudo certo este final de semana vou fazer o procedimento e colocar o vídeo no meu canal, nos meus processos "mentais" parece ser bem fácil fazer, mas sempre tem um problema no meio do caminho, vou pegar um microfone profissional e gravar o câmbio rodando antes e depois do uso do Moly, olha o nível que chegou a coisa. kkk
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
nakay escreveu:Samueluser escreveu:
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.
Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.
Desta vez vou fazer um vídeo.
Legal Samuel, dei uma olhada no manual: não entendi o porquê dessa "cap" (será que tem um "furinho"?) e o que seria esse conector 2 vias?
Vou aguardar seu vídeo para entender por que botar Moly por aí...as engrenagens do câmbio manual não ficam imersas no óleo? Como seria a lubrificação na parte superior?
Saudações.
Nakay é nessa "CAP" que o sistema de respiro funciona, ela tem duas vias abertas, ela não funciona como vedante total da mangueira, ela possui duas vias de entrada e saída de vapores!! Ela é idêntica ao respiro do CIVIC 2016, são iguais.
E para causar uma pequena tristeza, o projeto original deveria ter uma válvula PCV, no lugar desta piada de respiro.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Meu Moly pro motor e câmbio chegaram. Falta só um professor me ensinar kkk
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Vi no Canal do Óleo no YouTube que o Molykote deixou de ser fabricado, quem achar ainda é do estoque já fabricado; não sei se dizer se foi só o aditivo de óleo, ou foi geral, inclusive com linha pra câmbio, diferencial, etc.
Vai ver a badalação do Militec afundou as vendas dele.
Vai ver a badalação do Militec afundou as vendas dele.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Achei muito interessante o conceito do molykote por não "desgastar" material como acontece no Militec.
Caso utilize o Moly posso adicionar o Militec numa próxima troca de óleo? Ouvi falar que o Moly ainda resiste após algumas trocas.
Caso utilize o Moly posso adicionar o Militec numa próxima troca de óleo? Ouvi falar que o Moly ainda resiste após algumas trocas.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
E o militec "desgasta" material?
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Bom dia, senhores.
O MOLYKOTE é baseado em Bissulfeto de molibdênio, um antiatritante conhecido em larga escala em maquinário pesado, para vocês terem idéia no motor I-DSI da HONDA eles pulverizam molibdênio no local onde vão os pistões, ele é muito funcional pois é muito duro e suas nano partículas evitam o desgaste do material.
A DOWCORNING (produto MOLY) é uma empresa monstruosa que tem "N" produtos e eu particularmente nunca pesquisei sobre MILITEC, pois tenho a tendencia de ir atras de empresas consagradas e respeitadas no meio industrial, creio que a Dowcorning esta pouco ligando para a MILITEC rs.
Basta pesquisar MOLYKOTE DOWCORNING e o MILITEC, fico estupefato tamanha falta de conhecimento e disseminação de notícias que não agregam dado preciso algum para os membros do fórum, tudo que posto tem base em pesquisa de empresas, pessoas sérias.
Voltando a resposta: produtos baseados em Bissulfeto de Molibdênio em teoria protegem o material lubrificado de rasgo por parte do lubrificante ou seja quando o lubrificante falhar em teoria o "MOLYKOTE" esta la com suas nanopartículas protegendo o material lubrificado e ele não interfere na viscosidade.
Verifique neste vídeo a cor do balde ( produto DOWCORNING ) de material instalado na caixa de engrenagens de um gerador eólico:
Desculpem ser rude mas as vezes precisamos ter base teórica e buscar credenciais para passarmos dados precisos para nossos companheiros do fórum, é terceira vez que vejo palpites que levam a lugar algum e apenas para "encher linguiça" no post, e pelo contrário causa mais dúvida nos interessados, por isso comento apenas o que sei e que acho que posso ajudar.
O MOLYKOTE é baseado em Bissulfeto de molibdênio, um antiatritante conhecido em larga escala em maquinário pesado, para vocês terem idéia no motor I-DSI da HONDA eles pulverizam molibdênio no local onde vão os pistões, ele é muito funcional pois é muito duro e suas nano partículas evitam o desgaste do material.
A DOWCORNING (produto MOLY) é uma empresa monstruosa que tem "N" produtos e eu particularmente nunca pesquisei sobre MILITEC, pois tenho a tendencia de ir atras de empresas consagradas e respeitadas no meio industrial, creio que a Dowcorning esta pouco ligando para a MILITEC rs.
Basta pesquisar MOLYKOTE DOWCORNING e o MILITEC, fico estupefato tamanha falta de conhecimento e disseminação de notícias que não agregam dado preciso algum para os membros do fórum, tudo que posto tem base em pesquisa de empresas, pessoas sérias.
Voltando a resposta: produtos baseados em Bissulfeto de Molibdênio em teoria protegem o material lubrificado de rasgo por parte do lubrificante ou seja quando o lubrificante falhar em teoria o "MOLYKOTE" esta la com suas nanopartículas protegendo o material lubrificado e ele não interfere na viscosidade.
Verifique neste vídeo a cor do balde ( produto DOWCORNING ) de material instalado na caixa de engrenagens de um gerador eólico:
Desculpem ser rude mas as vezes precisamos ter base teórica e buscar credenciais para passarmos dados precisos para nossos companheiros do fórum, é terceira vez que vejo palpites que levam a lugar algum e apenas para "encher linguiça" no post, e pelo contrário causa mais dúvida nos interessados, por isso comento apenas o que sei e que acho que posso ajudar.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Perdoe a sinceridade, mas isso é mais um vídeo da history channel, E O PIOR: FEITO POR UM BRASILEIRO.
Os depoimentos em inglês mostrados todos falam de aplicação industrial, e nem um pio sequer sobre aplicar isso em carro. Aliás, até o título em português do vídeo já deixa claro que se trata da "obra" de um brasileiro, e portanto, passivo de desconfiança automática.
O tal do "Molykote A2" só vende aqui no Brasil, e só isso, já me fez descartar a chance de usá-lo.
Lá nos USA e nos outros cantos tem outros produtos à base disso, e é estranho que uma "gigante" dos produtos químicas venda o produto dela AQUI como aditivo para motores, mas não na própria terra.
O Militec-1 também tem 90% de sua "fan-base" aqui no Brasil, porém, também vende em outros países, e nos EUA é usado (com sucesso) como lubrificante de armas, e poucos relatos de uso em motores. Usei uma vez, não vi diferença alguma, e a chance de eu usar de novo, é quase zero, especialmente depois de ver vídeos e mais vídeos de carros sem óleo algum funcionando PARADOS sem óleo por muitos minutos a fio, sem nada disso.
Em transmissões, nunca usei, mas transmissões manuais não são difíceis de lubrificar, não é à toa que nem óleo, a rigor, precisa ser trocado.
Minha conclusão pessoal: FATO, até agora, só os vídeos de carro andando sem óleo para "provar a eficácia do produto". Quando botarem lado a lado dois iguais um com e um sem o produto, e ligar ao mesmo tempo, e o com o produto milagroso da vez demorar consideravelmente mais para quebrar, talvez eu pense (novamente) à respeito.
Dito isto, cada qual bota o que quer no motor de seus carros. No meu, pelo menos por enquanto, só óleo, e de CARRO.
Só para não esquecer: antes dessa moda de "redutores de atrito" teve uma de "aditivos para óleo", na década de 90. A Bardahl até hoje vende essas porcarias.
Os depoimentos em inglês mostrados todos falam de aplicação industrial, e nem um pio sequer sobre aplicar isso em carro. Aliás, até o título em português do vídeo já deixa claro que se trata da "obra" de um brasileiro, e portanto, passivo de desconfiança automática.
O tal do "Molykote A2" só vende aqui no Brasil, e só isso, já me fez descartar a chance de usá-lo.
Lá nos USA e nos outros cantos tem outros produtos à base disso, e é estranho que uma "gigante" dos produtos químicas venda o produto dela AQUI como aditivo para motores, mas não na própria terra.
O Militec-1 também tem 90% de sua "fan-base" aqui no Brasil, porém, também vende em outros países, e nos EUA é usado (com sucesso) como lubrificante de armas, e poucos relatos de uso em motores. Usei uma vez, não vi diferença alguma, e a chance de eu usar de novo, é quase zero, especialmente depois de ver vídeos e mais vídeos de carros sem óleo algum funcionando PARADOS sem óleo por muitos minutos a fio, sem nada disso.
Em transmissões, nunca usei, mas transmissões manuais não são difíceis de lubrificar, não é à toa que nem óleo, a rigor, precisa ser trocado.
Minha conclusão pessoal: FATO, até agora, só os vídeos de carro andando sem óleo para "provar a eficácia do produto". Quando botarem lado a lado dois iguais um com e um sem o produto, e ligar ao mesmo tempo, e o com o produto milagroso da vez demorar consideravelmente mais para quebrar, talvez eu pense (novamente) à respeito.
Dito isto, cada qual bota o que quer no motor de seus carros. No meu, pelo menos por enquanto, só óleo, e de CARRO.
Só para não esquecer: antes dessa moda de "redutores de atrito" teve uma de "aditivos para óleo", na década de 90. A Bardahl até hoje vende essas porcarias.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
sobre o assunto do tópico, não tenho como comprovar sem sombra de dúvidas, mas sempre achei que os engates das marchas dos meus carros manuais mais macios nos dias frios. E às vezes depois de aquecer, mesmo no inverno, achava o engate mais duro e áspero.
Sempre atribui isto a dilatação das peças e à perda da viscosidade pelo calor do óleo do câmbio. Talvez se o engate das marchas fosse hidráulico, aí ficasse mais macio, mas nem sei como é o sistema no câmbio dos March.
Sempre atribui isto a dilatação das peças e à perda da viscosidade pelo calor do óleo do câmbio. Talvez se o engate das marchas fosse hidráulico, aí ficasse mais macio, mas nem sei como é o sistema no câmbio dos March.
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