Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Óleo para o motor do Sentra

Página 36 de 36 Anterior  1 ... 19 ... 34, 35, 36

Ir em baixo

Re: Óleo para o motor do Sentra

Mensagem por icefly25 em Qua Ago 22, 2018 3:21 pm

Acho que gasolina, sendo de boa qualidade e procedência já bastam, apesar de eu gostar bem mais da aditivada que da comum.

Rodando bem mais com etanol o óleo sai mais limpo, porque a queima dele e o gases não sujam tanto quanto a gasolina, mas já vi em alguns motores o pessoal falar que rodando com etanol, na tampa do óleo fica tipo um "café com leite" porquê o combustível tem água na composição, talvez a queima de etanol libera água ou vapor, ai em contato com o óleo cria esse efeito, o qual não sei se repete nos motores da Nissan.

Quanto as trocas de óleo, eu não sigo nem um nem outro do manual, de 1 ano/10 mil km do uso normal ou 6 meses/5 mil km do uso severo, vou num meio termo.

Apesar de rodar 100% cidade, meu uso geralmente não é severo, não fico muito tempo parado em engarrafamento, não faço muito uso de 1ª e 2ª marchas e meus trajetos não são curtos, inferiores a 6 km.
Com esse perfil, poderia trocar como uso normal, de 1 ano ou 10 mil km, mas eu prefiro antecipar em 25% disso, ou seja troco a cada 8 ou no máximo 9 meses ou em até 7,5 mil km, mas esse sou eu rsrs, tipo aquele ditado "faça o que digo, não faça o que faço".
Smile
icefly25

Mensagem por WilsonM em Qui Ago 23, 2018 12:12 pm

pessoal, achei este vídeo interessante sobre a farsa das máquinas de atrito que várias empresas usam para promover óleo de motor e redutores de atrito.

WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Arthur nissan em Qui Ago 23, 2018 6:24 pm

muito bom esse video!
Arthur nissan

Mensagem por WilsonM em Sex Ago 24, 2018 8:58 am

pois é Arthur, também acho interessante o vídeo.
Eu não sei se é só impressão minha, mas cada dia que passa vejo menos gente usando regularmente os aditivos de óleo.

Lembro do tempo do antigo Bradhal B12, naquele tempo era ao contrário, quem não usava o aditivo é que era anormal :-)
WilsonM
Admin

Mensagem por Arthur nissan em Sex Ago 24, 2018 7:01 pm

Esse Bardhal nunca usei WilsonM .Eu particularmente não gosto de ficar misturando os aditivos de outras marcas.
Por ex: STP limpeza de injeção com Bardhal Clean Gas.
Arthur nissan

Mensagem por Nakaura em Qui Ago 30, 2018 8:46 am

Bom dia pessoal,

O que vcs acham do condicionador de metais militec e alfa x ?
Nakaura

Mensagem por WilsonM em Qui Ago 30, 2018 10:35 am

pessoalmente, acho estes condicionadores de metal desnecessários.

Mas longe de mim dizer que prejudicam o motor, e quem usa regularmente costuma se sentir muito satisfeito. Mas acho que faltam estudos mais objetivos sobre o produto.
WilsonM
Admin

Mensagem por Arthur nissan em Qui Ago 30, 2018 9:49 pm

Nakaura escreveu:Bom dia pessoal,

Eu estava procurando pelo AlphaX também, mas coloquei militec1 no motor e no cambio. Gostei.
Arthur nissan

Mensagem por Nakaura em Sab Set 01, 2018 10:55 am

WilsonM escreveu:pessoalmente, acho estes condicionadores de metal desnecessários.

Mas longe de mim dizer que prejudicam o motor, e quem usa regularmente costuma se sentir muito satisfeito. Mas acho que faltam estudos mais objetivos sobre o produto.

Obrigado pela sua opnião

Arthur nissan escreveu:
Nakaura escreveu:Bom dia pessoal,

Eu estava procurando pelo AlphaX também, mas coloquei militec1 no motor e no cambio. Gostei.

Ja usei uma vez no motor do corsa 1.8, porem estou com receio em usar no sentra.

Valeu pela sua opinião.
Nakaura

Mensagem por Emerson68 em Sab Set 01, 2018 3:45 pm

Usei militec por anos em um fusion, agora uso no Sentra sem problemas, já uso há 20 mil km. Estou gostando como sempre. tanto militec quanto perfect clean. Eu uso 1 troca sim e outra não
misturado ao oleo do motor (5w30, 100% sintetico, SN, GF4/GF5).
Emerson68

Mensagem por WilsonM em Sab Set 01, 2018 6:06 pm

sobre o militec, seria interessante se um dia a gente conseguisse fazer um teste objetivo, devem existir outras variáveis, mas 3 coisas me ocorrem sempre:

1. Ruído do motor: pelo menos é o mais comum, sempre ouço que o motor fica mais silencioso. Bastaria pegar um carro e, munido de um decibelímetro, fazer a medição, sem o militec, e depois com o militec

2. Temperatura de funcionamento: como um condicionador de de metal, imagino que diminua o atrito, então poderia haver algum reflexo na temperatura do motor, muito discreta, mas deve trazer algum efeito.

3. Consumo: com militec, teoricamente, o motor deveria funcionar melhor, consumindo menos.

Não são coisas complicadas de fazer, mas certamente precisaria de algum suporte da própria militec. Mas sei lá se seriam testes conclusivos, e talvez as melhoras sejam tão discretas que impossibilitem uma conclusão.
WilsonM
Admin

Mensagem por Emerson68 em Sab Set 01, 2018 8:20 pm

Bem, quanto ao uso eu particularmente posso fazer algumas considerações, haja visto que já o utilizo por anos.

1) quanto ao ruído, ou barulho do motor, digamos assim, o produto realmente silencia mesmo, o funcionamento fica
mais silencioso alguns minutos depois, basta dar umas voltas. A impressão que dá é que ficou mais lubrificado, digamos assim.

2) temperatura, não notei nenhuma diferença.

3) quanto a economia, talvez teria uma mínima diferença, tipo uns 3%, ou seja, um veículo que faz 10 km/l, passaria a fazer 10,3 km/l, a principio não justificaria o investimento por este quesito, apesar dessa diferença ser retirada de volta após uns 80 lts gastos de combustivel. Realmente o carro parece que se desloca mais solto, mais livre, parece que o motor faz um pouco menos força pra andar, mas tem que ter uma certa percepção, um sentido mais aguçado pra notar isto, não é todo mundo que nota isto, eu notei e gostei.

Então, ao meu ver só pelo melhor funcionamento do motor (ruido), e pela melhor partida a frio (de manha), já compensa, já vale o investimento. Se em segundo plano tiver uma suposta economia de combustivel ou proteção em uma eventual perda de oleo do carter,  já valeu mesmo.

Já usei uns 6, 7 frascos em meus carros, e tenho aqui de reserva mais 3.
Emerson68

Mensagem por Nakaura em Seg Set 03, 2018 8:41 am

Emerson68 escreveu:Bem, quanto ao uso eu particularmente posso fazer algumas considerações, haja visto que já o utilizo por anos.

1) quanto ao ruído, ou barulho do motor, digamos assim, o produto realmente silencia mesmo, o funcionamento fica
mais silencioso alguns minutos depois, basta dar umas voltas. A impressão que dá é que ficou mais lubrificado, digamos assim.

2) temperatura, não notei nenhuma diferença.

3) quanto a economia, talvez teria uma mínima diferença, tipo uns 3%, ou seja, um veículo que faz 10 km/l, passaria a fazer 10,3 km/l, a principio não justificaria o investimento por este quesito, apesar dessa diferença ser retirada de volta após uns 80 lts gastos de combustivel. Realmente o carro parece que se desloca mais solto, mais livre, parece que o motor faz um pouco menos força pra andar, mas tem que ter uma certa percepção, um sentido mais aguçado pra notar isto, não é todo mundo que nota isto, eu notei e gostei.

Então, ao meu ver só pelo melhor funcionamento do motor (ruido), e pela melhor partida a frio (de manha), já compensa, já vale o investimento. Se em segundo plano tiver uma suposta economia de combustivel ou proteção em uma eventual perda de oleo do carter,  já valeu mesmo.

Já usei uns 6, 7 frascos em meus carros, e tenho aqui de reserva mais 3.

Legal em saber, na próxima troca de óleo vou colocar o militec ou alfa x.
Nakaura

Mensagem por Arthur nissan em Ter Set 04, 2018 10:09 pm

Só teme cuidado Nakaura,
pois existe muitos Militec1 falsificados. Já o AlphaX, ainda, não vi falsos....
Arthur nissan

Mensagem por jpmeirareis em Qui Set 06, 2018 2:21 pm

Pessoal, estou passando por uma situação curiosa, meio que contradiz o que li nesse tópico.
Compre meu Sentra B16 (2013 CVT) a 3 meses. Estava rodando com o óleo 10w40, segundo o antigo proprietário. Fui fazer a troca e migrei para o 5w30 da Motul, o carro está com 56.000km.
Realmente o nível de ruído do motor aumentou, por outro lado a partida está mais fácil pela manhã.
Mas o que chamou a atenção foi o consumo, estou percebendo um aumento no consumo, especialmente no etanol em trânsito urbano, estava fazendo 6~6,5km/L, agora caiu para 5~5,5km/L.
O óleo menos viscoso não deveria melhorar o consumo?

jpmeirareis

Mensagem por WilsonM em Qui Set 06, 2018 3:00 pm

sim, em tese um óleo menos viscoso proporciona menor consumo, já que ele gera menos resistência ao fluxo.

porém, os óleos certificados para menor consumo recebem classificação ILSAC GF-5, confira se o óleo que você está utilizando atende a esta especificação. E o óleo tem de ser 100% sintético (se no rótulo do lubirificante estiver escrito apenas "sintético", é porque existe mistura de óleo refinado e óleo sintético).

Não descuide do filtro de óleo, use um Mann ou Fram.

Mas as alterações de consumo geralmente estão ligadas ao combustível mesmo. Uma simples troca de gasolina por álcool, ou mesmo trocar de posto de gasolina costuma levar a variações grandes no consumo.
WilsonM
Admin

Mensagem por Emerson68 em Sex Set 07, 2018 2:22 pm

Como já disse e postei em uma outra oportunidade, a  título de sugestão, por pesquisa e uso próprio, os óleos lubrificantes indicados para uso no sentra seriam os modelos abaixo, 5w30, SN, Sintético e Ilsac GF5.

Emerson68

Mensagem por WilsonM em Sex Set 07, 2018 3:34 pm

entre 80% e 90% do conteúdo dos frascos é óleo de motor propriamente dito, entre 10% e 20% são aditivos, como melhoradores de viscosidade, antioxidantes, detergentes, removedores de resíduos. Cada marca tem sua fórmula que é praticamente secreta.

estou pensando em testar o óleo da Mobil, andei dando uma pesquisada, e ele é relativamente caro, se encontrar mais barato acho que vou arriscar.

andei vendo que os óleos nos USA começam a ser recomendados para cerca de 7.500 milhas, então a cada dia eles estão se tornando mais resistentes.

a exceção fica por conta dos carros que adotam turbos, a tendência é eles serem menores, mais podem ser mais exigidos, gerando mais calor. Pra estes é melhor manter regimes de troca de óleo bem menores.
WilsonM
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 36 de 36 Anterior  1 ... 19 ... 34, 35, 36

Permissão deste fórum: