Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyHoje à(s) 8:48 am por billyb7b

» Савети за избор кладионице
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

+2
WilsonM
jocelio alexandre
6 participantes

Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Ter Fev 27, 2018 5:08 pm

Boa tarde a todos sou novo no no clube Nissan meu carro e um nissan versa SL 2012 . 57mil km rodados este e meu primeiro carro ode comprei de segunda mão com 54mil rodados .

A minha duvida e a seguinte aqui na cidade joão pessoa PB fui em uma oficina muito conhecida Para efetuar a troca do liquido de arrefecimento . paguei 60 reais achei ate barato de mais uma verdadeira pechincha . pois bem o cara la drenou a agua e colocou aguar corrente segundo ele para lavar por dentro pois bem ele montou tudo e colocou 2 litros de aditivo concentrado e completou o resto com agua da torneira eu ate estranhei . mais como a oficina e muito falada nem liguei parar tal .

porem ao chegar em casa e pesquisar sobre o assunto vir que oque ele fez esta totalmente errado . teoricamente seria agua desmineralizada 50% e 50% de aditivo concentrado . e vir também que ele nem drenou o ar que fica no sistema .

qual os procedimento eu devo tomar ? já que aqui na minha cidade não encontrei pessoas qualificadas para efetuar a troca corretamente exceto na nissan que custa mais de 500 reais . eu estava pensando em comprar o liquido la na Honda e eu mesmo efetuar a troca . alguem teria sugestões .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Vandilson Nascimento gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por WilsonM Ter Fev 27, 2018 5:18 pm

bom, se for tentar trocar você mesmo o líquido, talvez este vídeo abaixo te ajude, é a troca do fluido de um Nissan Tiida, mas os princípios básicos estão todos aí.



como já foi colocada água no sistema, nem sei se existe alguma oficina que toparia tentar fazer um flush no sistema. problema é que água de torneira pode gerar ferrugem e calcificação.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Ter Fev 27, 2018 5:26 pm

WilsonM escreveu:bom, se for tentar trocar você mesmo o líquido, talvez este vídeo abaixo te ajude, é a troca do fluido de um Nissan Tiida, mas os princípios básicos estão todos aí.



como já foi colocada água no sistema, nem sei se existe alguma oficina que toparia tentar fazer um flush no sistema. problema é que água de torneira pode gerar ferrugem e calcificação.
bom amigo eu estava pensando em drenar toda a agua e comprar um fluido la na HONDA . eu so não sei como no video o Versa tem uma válvula para drenar .chegar em casa vou olhar ver se tem a tal válvula . .oque seria este tal flush .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por WilsonM Ter Fev 27, 2018 5:31 pm

com certeza tem a válvula de escoamento sim.
ao escoar, nunca conseguimos remover totalmente o líquido antigo, sempre fica um pouquinho do líquido velho. Então, no seu carro atualmente tem água de bica no sistema, você escoa, mas vai ficar um pouquinho lá dentro ainda. O flush seria como se você fizesse várias trocas sucessivas, tentando retirar sucessivamente todo o líquido antigo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Ter Fev 27, 2018 5:51 pm

Então vou estudar o assunto e vou comprar agua desmineralizada e vou fazer um flush e por último eu coloco o aditivo da Honda . Serto ? .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por WilsonM Ter Fev 27, 2018 5:59 pm

sim, acho que seria uma boa idéia, até porque não tem muito mais o que fazer.

a notícia boa é que a água tem mais eficiência térmica na troca de calor, o que é bom. O fluido pronto pra uso (geralmente 50% água x 50%aditivo), na verdade, ajuda tanto a elevar o ponto de ebulição como abaixar o ponto de congelamento, e reduzir ferrugem e calcificações.

mas reclame também lá na oficina onde foi feito o serviço. Mesmo que eles não banquem o seu prejuízo, pelo menos eles vão ficar mais atentos aos próximos clientes.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Qua Fev 28, 2018 8:12 am

WilsonM escreveu:sim, acho que seria uma boa idéia, até porque não tem muito mais o que fazer.

a notícia boa é que a água tem mais eficiência térmica na troca de calor, o que é bom. O fluido pronto pra uso (geralmente 50% água x 50%aditivo), na verdade, ajuda tanto a elevar o ponto de ebulição como abaixar o ponto de congelamento, e reduzir ferrugem e calcificações.

mas reclame também lá na oficina onde foi feito o serviço. Mesmo que eles não banquem o seu prejuízo, pelo menos eles vão ficar mais atentos aos próximos clientes.
Bom dia então resumindo eu posso rodar ao menos uns 1500 km ? pois eu tinha uma viagem para fazer ou e melhor fazer a troca o mais rápido o possivel ? como sou marinheiro de carro na premeira viagem os amigos teriao recomendaçoes a fazer ? . ou seja manutençoes troca de algum componente sei la .rsrsr
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por dtyonline Qui Mar 01, 2018 12:01 am

Jocelio, seja bem vindo!

Das sugestões na tua primeira postagem de líquido de arrefecimento, além do Honda, pesquise por Pentosin que fornece para a Honda ou o Petroplus da STP que é o Nissan Long Life Coolant sem a marca Nissan.

Na parte do March / Micra há dois tópicos que podem enriquecer como mais informações, considere o 1.6 que possui o mesmo motor do Versa:
http://www.nissanclube.net.br/t1375-aditivo-sistema-de-arrefecimento-nissan-march?highlight=arrefecimento
http://www.nissanclube.net.br/t700-liquido-de-arrefecimento-para-o-march-1-6-s-v?highlight=arrefecimento

Da tua última publicação:
O ideal é que troque o líquido de arrefecimento antes da viagem ou para que viaje tranquilo.
Quanto às manutenções, observe tanto por tempo ou quilometragem conforme consta no Manual de Garantia e Manutenção, sugiro que siga os períodos descritos nos regimes de uso não severo e severo também: https://www.nissan.com.br/content/dam/Nissan/br/manuais/Nissan%20Way%20Assistance%20e%20Manual%20de%20Garantia%20e%20Manuten%c3%a7%c3%a3o%20-%20ve%c3%adculos%20flex%20fuel.pdf

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Qui Mar 01, 2018 10:50 am

Bom amigos pesquisando mais sobre os aditivos aqui na cidade encontrei o seguinte Petroplus 17 reais o litro a pronto uso . STP 45 reais o litro pronto uso . original nissan 52 o litro pronto uso . já o da HONDA o galão com 3 litros e pouco aqui na cidade ta custando 100 . e tem um tal de radiex que o cara falou que e o melhor rsrsrsrs mais sabe como e vendedor ne eles querem apenas vender não sebe muitas vezes nem oque tem la dentro . bom resumo da historia eu vou ficar com Petroplus !!! duvida cruel alguém já usou nos nissan pois como o amigo falou aii eu hoje fui verificar o nivel e la no radiador não tava totalmente cheio ou seja a agua ta evaporando que e normal eu acho por ser agua comum . a ventuinha esta desparando normalmente isso eu notei .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por dtyonline Sex Mar 02, 2018 1:12 am

Mais um fator para que não viaje com o carro neste estado como detalhou da evaporação do conteúdo do sistema de arrefecimento.

Se quiser acrescentar mais produtos como opções de uso: Valvoline Zerex linha asiática - também pronto para uso, ou da Peak pronto para uso, há opções como da Honda em galão de 3,8 litros aproximados.

Abraços e boa sorte Jocelio,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Sex Mar 02, 2018 4:48 pm

dtyonline escreveu:Mais um fator para que não viaje com o carro neste estado como detalhou da evaporação do conteúdo do sistema de arrefecimento.

Se quiser acrescentar mais produtos como opções de uso: Valvoline Zerex linha asiática - também pronto para uso, ou da Peak pronto para uso, há opções como da Honda em galão de 3,8 litros aproximados.

Abraços e boa sorte Jocelio,
Agradeço muito a força e o vasto conhecimento compartilhado amigos Sucesso . fui hoje fazer a compra do petroplus e para minha surpresa no supemercado so restou 2 unidades ou seja perdir a oportunidade afff . restou apenas O PETRONAS COOLANT11 . e Delphi . e agora o que eu faço . joão pessoa e orrivel cara para estas coisas .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por dtyonline Sáb Mar 03, 2018 4:04 am

Entre os dois dê preferência ao que for pronto para uso Jocelio.

Não foi citado aqui, mas tem que ter cuidado também com algumas água desmineralizada. Não sei dizer qual marcas não utilizar, pois não utilizo esse produto e opto sempre para líquido de arrefecimento pronto para uso.

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Sáb Mar 03, 2018 5:25 am

dtyonline escreveu:Entre os dois dê preferência ao que for pronto para uso Jocelio.

Não foi citado aqui, mas tem que ter cuidado também com algumas água desmineralizada. Não sei dizer qual marcas não utilizar, pois não utilizo esse produto e opto sempre para líquido de arrefecimento pronto para uso.

Abraços,
Bom dia amigo da uma olha no link https://www.pli-petronas.com/br/products/automotive-functional-fluids/petronas-coolant/petronas-coolant-11-pronto-para-uso
eu gostei mais dele porque ja vem a pronto uso .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por icefly Sáb Mar 03, 2018 9:47 am

Iria de Honda, é de pronto uso, de composição semelhante ao Nissan, de qualidade e comprovado que pode usar em Nissan também.

Além disso ele é long life, com período de troca estendida; a primeira troca nos Nissan é com 80 mil km ou 8 anos, e da segunda em diante deve ser a cada 4 anos ou 40 mil km, e o da Honda suporta esses prazos.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por dtyonline Dom Mar 04, 2018 5:35 am

Verificado Jocelio, já fez a troca? Se sim e agora como se comporta?

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Dom Mar 04, 2018 7:14 am

dtyonline escreveu:Verificado Jocelio, já fez a troca? Se sim e agora como se comporta?

Abraços,
Bom dia amigo eu acabei que por usa o da Petronas mesmo porque alem de ficar um pouco distante para ir na HONDA a hora de funcionamento não bate com o meu de trabalho e também o preço então eu comprei 8litros de petronas fiz a sangria retirando a valvula que tem no radiador e para minha surpresa saiu juntando com o do reservatorio apenas 4.2 litros Rolling Eyes  mais como segundo varios videos ele não sai por completo ainda fica um pouco la dentro em alguns lugares . então   limprei o reservatorio de expansão e coloquei o aditivo novo 4 litros e um pouquinho assim como eu tirei .liguei o carro baixou um pouquinho apertei as mangueiras para sair o ar feixei  tudo  

Deixei ligado  ate ele esquentar o motos e disparar a ventuinha . ai fui dar uma volta no centro rodei cerca de 40 minutos a temperatura normal apenas 7 pontinhos tudo normal .  ai sobrou quase 4 litros . Rolling Eyes  . ai pensei nossa ainda tem aquela seboseira que a Famosa casa do escapamento de joão pessoa PB   fez .  ai eu deixei esfriar novamente . abrir a tampa do radiador e vir que baixou um pouquinho isso e normal Question  segundo alguns videos aoque parece sim ai abrir a valvula de sangria  do radiador novamente retirei mais 3 litros . e coloquei novo novamente  .  

Agora e rodar para observar o comportamento serto ? . e uma duvida cruel o Radiador esta cheio  . o reservatório de expansão   esta no maximo .  e normal eu rodar com ele e na tampa do radiador baixar um pouquinho ou ela tem que sempre estar cheia ate a boca esta e a minha principal duvida no momento  e em relação ao que eu fiz . criticas e sujestoes são bem vindas .  forte Abraço  . Embarassed Embarassed
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por icefly Dom Mar 04, 2018 10:14 am

Até a boca não, o reservatório de expansão tem uma marcação na lateral, lá informa o nível máximo.

Já o radiador pode ficar no máximo.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Dom Mar 04, 2018 11:20 am

icefly25 escreveu:Até a boca não, o reservatório de expansão tem uma marcação na lateral, lá informa o nível máximo.

Já o radiador pode ficar no máximo.
Bom amigo veja bem o reservatório de expansão esta no maximo serto e não ate a boca . ate ai tudo bem ja a do radiador e onde esta a minha duvida com o carro frio ele tem que estar ate a boca . ou seja eu completei o radiador ate a boca porem ao dar uma volta ontem quando fui verificar com ele ja frio ele não estava mais ate a boca ja o reservatório de expansão estava normal no maximo assim como eu deixei deve ter baixado uns ml porque acredito eu que ficou alguma lacula sem preenxer la dentro vc me entendeu ? ..
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Seg Mar 05, 2018 3:30 pm

UP com a minha ultima duvida ? .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por dtyonline Seg Mar 05, 2018 10:57 pm

Na circulação do fluido pela parte do radiador provavelmente preencheu ou eliminou algum vestígio de ar que possa ter ficado, só completar novamente até a boca.

No reservatório de expansão não precisa deixar no máximo, mas sim entre máximo e mínimo, já que este como o nome diz é de expansão, há informações relacionadas ao longo do fórum.

Abraços,
dtyonline
dtyonline

Mensagens : 1815
Data de inscrição : 14/04/2016
Localização : Santos - SP

http://www.nissanclube.net.br/

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por jocelio alexandre Qui Abr 12, 2018 12:43 pm

Boa tarde a todos apos rodas 1200 km a agua do radiador esta ok aparente mente novinha igualmente quando eu coloquei não baixou absolutamente nada . o carro normal rsrsrs só me sesta Recomendar o Aditivo Pronto uso da Petronas Very Happy Very Happy Very Happy . um custo x beneficio muito bom fiz um teste de colocar um pedaço de bobril em um recipiente e colocar o aditivo deixei 1 mes e o bombril esta novinho tambem srsrs ou seja parece ser um bom aditivo fica a dica ok Smile .
jocelio alexandre
jocelio alexandre

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por icefly Qui Abr 12, 2018 2:34 pm

Petronas é boa marca sim.

Mas se não me engano, na embalagem do de pronto uso,diz pra trocar a cada 2 anos; lembrando que a Nissan manda a partir da 2ª troca, que seja a cada 4 anos ou 40 mil km; pode até ser que o Petronas dure mais de 2 anos, mas ai eu faria o teste da ferramenta do termodensímetro pra checar a qualidade do fluido, coisa que qualquer boa oficina tem.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por Homem Pássaro Qua Dez 04, 2019 11:01 am

Boa noite! Tenho um Nissan Versa 2013, 105.000km. Notei um vazamento de líquido. Ao verificar constatei que o reservatório destinado a mistura do líquido de arrefecimento e água do radiador havia transbordado e estava manchado com a cor rosada. É normal devido ao excesso de água no sistema? Estou em dúvida. Começou agora cerca de dois a três meses após limpeza do radiador. Em menos de uma semana subiu até o ladrão da tampa duas vezes ! Fui no mecânico ele pediu pra tocar a tampa de metal do radiador e observar ! Subiu novamente até o ladrão! O que pode ser? Vou aguardar mais uma semana e ver o comportamento foi a orientação do mecânico! Se persistir ele disse que poderia ser a junta do motor e disse que talvez a troca dessa junta por uma de amiento poderia resolver o problema


Última edição por Homem Pássaro em Qua Dez 04, 2019 11:05 am, editado 1 vez(es)

Homem Pássaro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por Homem Pássaro Qua Dez 04, 2019 11:04 am

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Img_2012

Homem Pássaro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por Albiom Ter Fev 16, 2021 10:37 pm

vmos de ponto pacifico agora, qual é o tipo de liquido de arrefecimento correto para o versa sl 1.6 flex? organico? inorganico? e qual a marca q a montadora usa? tirreno? celsius? petronas???

PS: nao axei nenhuma indicaçao no manual

Albiom

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL Empty Re: liquido de arrefecimento nissan versa 1.6SL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos