Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
4 participantes
Página 1 de 1
Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Nova versão da picape custa R$ 15 mil a menos, mas não tem nem tela multimídia sensível ao toque
Muitos meses se passaram desde que a Nissan Frontier desembarcou renovada no Brasil até ganhar uma versão de entrada. A nova configuração SE chega por R$ 150.990, preço mais convidativo que os R$ 166.700 da LE, mas abre mão de muitos itens de série. Diferente de outros modelos que ganham versões menos caras e continuam com bons itens de série, o custo-benefício dessa versão não é bom. Nesse caso, menos não é mais, é menos mesmo. Ainda assim, testamos o modelo na nossa pista e contamos se ele vale a compra ou não.
Basta comparar a relação de equipamentos com outras picapes médias para entender o porquê. Pode procurar o quanto quiser, você não vai achar itens considerados básicos mesmo em picapes menores, como tela multimídia sensível ao toque e sensor crepuscular. E, pior ainda, prepare-se para a dor de cabeça na hora de manobrar os 5,25 metros de carroceria porque a versão basicona faz economia até nos sensores e na câmera de ré, que são essenciais para um veículo desse porte. A ausência faz ainda menos sentido quando lembramos que o diferencial do Nissan Kicks (de R$ 95.990) é a câmera 360 graus, que ajudaria muito os motoristas da Frontier. Chevrolet S10 e Ford Ranger já oferecem na casa dos R$ 150 mil versões com a maioria desses itens. Isso sem falar nos sete airbags da Ranger, em contrapartida aos apenas dois de série da Frontier SE.
Contudo, nem tudo são problemas na vida dessa picape. Por fora, os poucos prejuízos no visual (como a ausência de estribos, luzes de led e capota marítima) são compensados pelos retrovisores e maçanetas cromados, além do design bastante moderno. A cabine é simples, mas não desagrada. O revestimento aposta em plástico rígido, porém, a peças são bem encaixadas e os comandos são intuitivos. O quadro de instrumentos tem tela colorida e fácil de usar, mas tem visual e funcionalidades pouco modernos.
Ao menos o desempenho continua o mesmo: o motor é um 2.3 biturbo movido a diesel, responsável por produzir 190 cv de potência máxima e bons 45,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de sete velocidades e a tração é integral temporária. Depois de fazer certo esforço para vencer a imobilidade, a Frontier tem bom fôlego e as trocas de marchas são suaves.
O motor é equipado com um turbo que funciona em alta pressão e outro em baixa. Eles levam a picape aos 100 km/h em 10,1 segundos, conforme nossos testes. Outro benefício, segundo a Nissan, é a redução no consumo de combustível. Ainda assim, são números altos, típicos das picapes grandalhonas: 7,7 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
Apesar de ter perdido os ajustes elétricos do banco, o motorista encontra facilmente uma boa posição. Só seria mais confortável se a coluna de direção oferecesse ajuste de profundidade, há apenas de altura. Um ponto realmente negativo é a ausência de direção elétrica, a assistência hidráulica é pesada e dificulta a vida do motorista em manobras, embora entregue firmeza em altas velocidades.
Quem viaja atrás tem ótimo espaço, com conforto para até três adultos. Entretanto, o passageiro central traseiro sequer tem cinto de três pontos ou encosto de cabeça. A caçamba de 805 litros é menor do que a das rivais e não tem ganchos de fixação.
Para tentar compensar tantas ausências, a Nissan manteve alguns bons itens, como ar com saídas para o banco traseiro, chave presencial e controle de descida, além de uma tomada 12 V na caçamba e duas na cabine.
Vale a compra?
Não. Pelo mesmo preço (às vezes até por menos), algumas rivais oferecem melhor custo-benefício e não deixam a desejar no desempenho. Atualmente, é importada do México, mas sua produção deve ser transferida para a Argentina em 2018. Lá, ficará ao lado da Renault Alaskan e Mercedes Classe X, que compartilham sua plataforma. Quem sabe passe a compartilhar também os itens de série que faltam para se equiparar às líderes de mercado.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, longitudinal, 4 cil. em linha, 2.3, 16V, comando duplo, biturbo, injeção direta de diesel
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio: Automático de 7 marchas, tração integral temporária
Direção: Hidráulica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo rígido (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
Pneus: 255/70 R16
Dimensões:
Comprimento: 5,25 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,85 m
Entre-eixos: 3,15 m
Tanque: 80 litros
Caçamba
805 litros (fabricante)
Peso: 1.985 kg
Central multimídia: 5 polegadas, não sensível ao toque
Garantia: 3 anos
Cesta de peças: R$ 5.495
Seguro: R$ 8.178
Revisões:
10 mil km: R$ 595
20 mil km: R$ 1.155
30 mil km: R$ 595
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/testes/noticia/2018/01/nissan-frontier-se-quando-menos-e-menos-mesmo.html
Abraços,
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Eu gostei. Tirou um monte de porcaria que não serve para nada, sem mexer na parte mecânica. Se coubesse na garagem daqui de casa, seria ótimo para minha mãe que anda querendo um carro alto para passar em enchente.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Só achei o consumo dela alto, ledo engano é o pior das diesel de hj se for mesmo só o mencionado na materia.....até as antigas faziam mais que isso, então piorou e não melhorou consumo....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
nunca entendo esse negócio, então lá vai a pergunta:
que é tração integral temporária?
que é tração integral temporária?
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Traciona as 4 rodas só qdo necessário...gerenciado eletronicamente ...se não falei bobeira..kkk
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
A grosso modo foi o que o Andre respondeu, recorda Wilson de quando estava com a dúvida da L200 com relação ao termo 4x4 tempo parcial?
A tração integral é temporária porque ele conta apenas com uma caixa de transferência que ao ser acionada transfere o torque do motor também ao cardã dianteiro durante o intervalo de tempo que este necessita ser utilizado, resumidamente em siglas é o 4WD.
Abraços,
A tração integral é temporária porque ele conta apenas com uma caixa de transferência que ao ser acionada transfere o torque do motor também ao cardã dianteiro durante o intervalo de tempo que este necessita ser utilizado, resumidamente em siglas é o 4WD.
Abraços,
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
então, eu entendi que é parcial em oposição ao sistema integral, como nos subaru 4x4 onde o motor traciona constantemente todas as rodas.
o acionamento deste sistema temporário é inteligente, ou é acionado pelo condutor?
Numa situação de chuva intensa em estrada, por exemplo, pode acionar o sistema para trafegar a velocidades mais altas, ou serve apenas nas velocidades reduzidas?
o que eu deduzo, em teoria pelo menos, é que o sistema 4x4 quando acionado leva a um consumo bem alto de combustível, não é?
Será que uma versão sem 4x4 faria sentido?
faz alguma diferença ser 4x4 para andar com a pick-up carregada?
o acionamento deste sistema temporário é inteligente, ou é acionado pelo condutor?
Numa situação de chuva intensa em estrada, por exemplo, pode acionar o sistema para trafegar a velocidades mais altas, ou serve apenas nas velocidades reduzidas?
o que eu deduzo, em teoria pelo menos, é que o sistema 4x4 quando acionado leva a um consumo bem alto de combustível, não é?
Será que uma versão sem 4x4 faria sentido?
faz alguma diferença ser 4x4 para andar com a pick-up carregada?
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
No meu pode sim acionar em rodovia em alta velocidade a parcial, a 4x4 permanente rodar maximo a 80 ou 100 km/h se não me engano....mas nunca usei pois como tem já o controle de estabilidade nem achei necessario...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
André, no seu caso eu usaria 100% do tempo. Ter um carro AWD e andar só com tração dianteira é patético. Finge que seu carro é um Lancer.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
hehehe
pois é para que serve a tração 4x4 pra gente que mora em cidade?
Pra trafegar na neve, sei que ajuda pra caramba, mas tem de usar pneus específicos para inverno.
estou tentando me convencer de que eu preciso de um frontier, mas o 4x4 não ia servir pra nada. A Frontier ia ser uma mão na roda pra encarar os alagamentos aqui de São Paulo.
pois é para que serve a tração 4x4 pra gente que mora em cidade?
Pra trafegar na neve, sei que ajuda pra caramba, mas tem de usar pneus específicos para inverno.
estou tentando me convencer de que eu preciso de um frontier, mas o 4x4 não ia servir pra nada. A Frontier ia ser uma mão na roda pra encarar os alagamentos aqui de São Paulo.
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Não uso pq aumenta em 10 % pelo menos o consumo no modo automatico e em 25% em modo direto..e com gasolina a 4,00 eu quebro simples assim...pra que usar 4x4 atoa?E aqui em cidade pequena ainda....em rodovia com chuva...com o controle ligado carro gruda já....só na terra uso isso..ai sim ajuda e muito...tanto barro qto areia....grama molhada etc....pimenta59 escreveu:André, no seu caso eu usaria 100% do tempo. Ter um carro AWD e andar só com tração dianteira é patético. Finge que seu carro é um Lancer.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Camionete sem ser 4x4 é uma droga ..qqr barro atola por ser tração traseira...e em curvas fica perigosa..facilmente escapa se entrar meio rapido e pista molhada...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
WilsonM escreveu:então, eu entendi que é parcial em oposição ao sistema integral, como nos subaru 4x4 onde o motor traciona constantemente todas as rodas.
o acionamento deste sistema temporário é inteligente, ou é acionado pelo condutor?
Numa situação de chuva intensa em estrada, por exemplo, pode acionar o sistema para trafegar a velocidades mais altas, ou serve apenas nas velocidades reduzidas?
o que eu deduzo, em teoria pelo menos, é que o sistema 4x4 quando acionado leva a um consumo bem alto de combustível, não é?
Será que uma versão sem 4x4 faria sentido?
faz alguma diferença ser 4x4 para andar com a pick-up carregada?
o acionamento deste sistema temporário é inteligente, ou é acionado pelo condutor?
Wilson o acionamento é feito pelo condutor.
Numa situação de chuva intensa em estrada, por exemplo, pode acionar o sistema para trafegar a velocidades mais altas, ou serve apenas nas velocidades reduzidas?
Nesse Frontier e da geração anterior (a partir de 2007) pode por serem Shift on the Fly, 2006 e anteriores tem que ser com a caminhonete parada e não é o ideal para o uso em qualquer asfalto (cidade e estrada) e velocidades mais altas, porque há diferenças de velocidades entre as rodas dianteiras e traseiras que resultam em desgastes irregulares de pneus e não tem um bom comportamento durante o uso (compromete a estabilidade).
o que eu deduzo, em teoria pelo menos, é que o sistema 4x4 quando acionado leva a um consumo bem alto de combustível, não é?
Eleva sim, uns 10% ou mais são notáveis como o Andre mencionou no Outlander.
Será que uma versão sem 4x4 faria sentido?
Faz sentido pois tem público que não necessita de uma caminhonete 4x4, até seria interessante uma versão cabine simples como já existiu anterior a 2002.
faz alguma diferença ser 4x4 para andar com a pick-up carregada?
Não sei descrever se é uma baita diferença viu Wilson.
Última edição por dtyonline em Sáb Jan 13, 2018 12:53 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correção das tags color e font incorretas)
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
WilsonM escreveu:hehehe
pois é para que serve a tração 4x4 pra gente que mora em cidade?
Pra trafegar na neve, sei que ajuda pra caramba, mas tem de usar pneus específicos para inverno.
estou tentando me convencer de que eu preciso de um frontier, mas o 4x4 não ia servir pra nada. A Frontier ia ser uma mão na roda pra encarar os alagamentos aqui de São Paulo.
Na cidade já fui salvo em aclive com baixa aderência. Se não tivesse o 4x4 teria que fazer outro caminho para chegar na parte de cima da mesma rua (um acesso é ingrime e outro suave).
Abraços,
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
isso, Dani, este é o ponto
uma versão básica do Frontier, cabine simples, sem muita coisa, realmente seria uma boa.
basta um motor de uns 180 cv, e eu estaria super-satisfeito.
E sendo bem basicona e se desse pra fabricar no Brasil, pra quem tem CNPJ, dá para pegar umas linhas de crédito muito baratas.
uma versão básica do Frontier, cabine simples, sem muita coisa, realmente seria uma boa.
basta um motor de uns 180 cv, e eu estaria super-satisfeito.
E sendo bem basicona e se desse pra fabricar no Brasil, pra quem tem CNPJ, dá para pegar umas linhas de crédito muito baratas.
Re: Nissan Frontier 2.3 SE: Quando menos é menos mesmo
Para fabricar dá sim Wilson (até na planta de São José dos Pinhais-PR como nas versões anteriores, mas não sei como está com os novos Renault), basta saber a estratégia da Nissan quanto a isso, pelo menos versão basicona cabine simples pelo jeito não.
Abraços,
Abraços,
Tópicos semelhantes
» Saiba quais são os 10 carros menos vendidos no Brasil em 2018 - Frontier
» Frontier 2011 manual 4x4 Strike dando socos quando está fria
» Nissan Kicks recebe motor menos potente em 2022
» Nissan March: o hatch compacto que menos perde valor após 1 ano de uso
» Nissan Kicks, Nissan Frontier e Walking Dead
» Frontier 2011 manual 4x4 Strike dando socos quando está fria
» Nissan Kicks recebe motor menos potente em 2022
» Nissan March: o hatch compacto que menos perde valor após 1 ano de uso
» Nissan Kicks, Nissan Frontier e Walking Dead
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Ontem à(s) 12:28 pm por WilsonM
» Clube Versa SP
Ontem à(s) 12:25 pm por WilsonM
» vuelo de easyjet
Ontem à(s) 10:17 am por cynthiaadam
» Савети за избор кладионице
Ontem à(s) 6:03 am por Siriys
» Palheta B17
Qua Mar 27, 2024 7:25 pm por bpcfilho
» Sentra 2013
Qua Mar 27, 2024 9:07 am por WilsonM
» Central multimídia kicks
Qua Mar 27, 2024 8:56 am por WilsonM
» Versa 2018 CVT zunindo
Ter Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão
» Livina desligando do nada
Ter Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva