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Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2 Empty Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2

Mensagem por nakay Sáb Jan 06, 2018 1:31 am

Vários aplicativos que utilizam dados da tomada OBD2 fornecem valores como potência (nas rodas), torque, eficiência volumétrica... Com o plug-in Realtime Charts for Torque Pro é possível armazenar os gráficos e valores e fazer uma análise sem utilização de um dinamômetro (de rolo). Consegui fazer um registro real em condições não muito favoráveis ou ideais : com carga, em aclive, temperatura externa alta, calibragem baixa dos pneus, ventos laterais...enfim, é (mais) um registro do que é possível obter e tentar entender os dados obtidos com um mini scanner OBD2.

Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2 Potenc15

Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2 Potenc16

Os valores de torque e potência máxima estão longe dos obtidos (em bancada) e declarados pelo fabricante: 15,1 kgf.m a 4000 rpm e 111cv a 5600rpm. Mesmo a rotação de corte da injeção (CI) foi diferente de 6800rpm anunciada.
Fica a sugestão para novas medidas, correções e melhorias nas condições de registro para a obtenção de resultados mais próximos do motor HR16DE.


Última edição por nakay em Dom Jan 07, 2018 2:31 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por WilsonM Sáb Jan 06, 2018 10:46 am

eu também notei que no meu Sentra as indicações de potência ficam muito longe dos valores indicados para meu carro.
pensei até que o Torque não estaria funcionando direito, ou que utilizasse algum outro padrão de medida de potência
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Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2 Empty Re: Potência máxima (nas rodas), Torque...& Realtime Charts for Torque Pro & OBD2

Mensagem por caioferrari Sáb Jan 06, 2018 12:52 pm

É bem longe do declarado mesmo.

Essa potência medida pelo programa é a útil na roda.
Você tem as perdas na transmissão (30-40%) mais as perdas por atrito com o ar.

Os carros a combustão são bichos bem pouco eficientes mesmo.
Para se desanimar de vez é pensar que a potência que o motor produz no eixo (111cv) é apenas 25-30% do consumido.
Ou seja, o combustível te entrega 370cv para você gerar 111cv em forma de movimento. Destes, uns 70cv vão para a roda.

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Mensagem por leonardo lucas Sáb Jan 06, 2018 1:54 pm

só acrescentando,tudo que já foi dito...tem mais uma perda natural ,que é a taxa de compressão,que vai diminuindo,com o tempo...a propósito,em relação ao seu carro,que deu essa enorme diferença,qual a km dele??

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Mensagem por nakay Dom Jan 07, 2018 2:34 pm

Num primeiro momento, o propósito principal é aprender a usar e ajustar o app.(plug-in) do Torque Pro: - Realtime Charts que considero o melhor, o mais completo, o mais personalizável (cores, escalas...) registro gráfico que temos disponível. Talvez, a configuração inicial apresente certa dificuldade, mas pra quem gosta e quer fazer um acompanhamento dos parâmetros disponíveis e até um "diagnóstico", vale o "sacrifício".
Com a popularização do aplicativo e com um banco de dados maior poderemos fazer comparativos de valores de potência (nas rodas) em condições controladas x condições de pista, carros novos x usados de várias idades, pneus com diferentes "calibragens" e "larguras", diferentes combustíveis e, criar um padrão de medição (velocidade inicial, marcha usada...) e ajuste para cada modelo. Sem isso é quase impossível discutir quanto a medição e valores são corretas ou não...
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Mensagem por nakay Dom Jan 07, 2018 2:42 pm

caioferrari escreveu:É bem longe do declarado mesmo.

Essa potência medida pelo programa é a útil na roda.
Você tem as perdas na transmissão (30-40%) mais as perdas por atrito com o ar.

Os carros a combustão são bichos bem pouco eficientes mesmo.
Para se desanimar de vez é pensar que a potência que o motor produz no eixo (111cv) é apenas 25-30% do consumido.
Ou seja, o combustível te entrega 370cv para você gerar 111cv em forma de movimento. Destes, uns 70cv vão para a roda.

verdade...mas com a "idéia" de combustível barato e quase infinito, os motores a combustão cresceram em volume, velocidade, ganharam uma legião de admiradores...quase um caminho sem volta.
Agora, estão num caminho inverso, tentando corrigir isso...motores pequenos, +eficientes, menos poluentes ou até a aposentadoria desse tipo de motor...
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Mensagem por WilsonM Seg Jan 08, 2018 5:04 pm

e cada dia que passa, a potência máxima começa a perder importância, já que pra uso urbano basta o motor ter torque para andar em baixa velocidade.

nos USA ainda tem muito motor grande, V6, norte-americano prefere pick-up tipo a F-150, até a Titan da Nissan começou a vender bem.

No Japão, os consumidores compram de montão os "kei jidosha", pequenos carrinhos com motor de 666 cilindradas. Mas nem é tanto devido a consumo, mas sim devido a ser carro barato, e porque estes carrinhos de placas amarelas não precisam de local declarado na prefeitura para estacionar. Os japoneses compram coisa de 5,5 milhões de carros novos por ano, tem de tudo um pouco.

Então, quem puxa o mercado para motores menores parece ser a Europa, mas muito provavelmente por causa de legislação dos países que restringem a emissão de poluentes.
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Mensagem por caioferrari Seg Jan 08, 2018 6:56 pm

WilsonM escreveu:e cada dia que passa, a potência máxima começa a perder importância, já que pra uso urbano basta o motor ter torque para andar em baixa velocidade.


Só corrigindo (e sendo chato): ... para uso urbano, basta que o motor entregue potência palpável em baixas rotações.

O que importa, o tempo todo para movimentar nosso carro com boa performance é potência. Arrancada num semáforo, subir uma ladeira, retomar velocidade... Tudo isso é feito a contento quando o carro dispõe de muita potência.

Em um mundo ideal, teríamos as curvas de potência de todos os carros disponíveis em uma mesma escala para que pudéssemos avaliar qual motor entrega mais potência no regime de rotações que estamos habituados a usar. Como a curva de potência é uma informação difícil de encontrar e, quando encontramos está cada uma em uma escala, o que torna impossível a comparação, acabamos por analisar o torque - outro dado de performance, do qual a potência é escrava - que ocorre a baixas rotações, para analisar o desempenho do nosso automóvel na cidade.

Já que a potência é escrava do torque, porque não podemos atribuir à ele a performance do nosso automóvel?

O torque é uma grandeza que, o tempo todo, é multiplicada pelas marchas.
Suponha um carro que tenha diferencial 4:1, primeira marcha 4:1 e segunda 2:1, terceira 1,5:1

Com a primeira engatada, chega na roda 16x mais torque do que o produzido pelo motor. Na segunda, 8x mais torque, na terceira 6x mais torque. Essa multiplicação de torque está acompanhada com uma redução em igual proporção, da rotação.

O que fica constante, então? A potência (desconsiderando aqui, perdas por atrito, claro!). Se torque fosse o fator determinante para a performance do carro em qualquer que seja a situação, o simples encurtamento das relações de marcha (que leva mais torque às rodas) faria com que o carro tivesse melhor performance. Sabemos que não é isso que ocorre.
Por exemplo, encurte o quanto quiser a marcha de um Nissan March 1,0. Sei lá, use um diferencial super reduzido, como 10:1. Você terá na roda muito mais torque do que o 1,6, mas nunca terá mais performance do que o 1,6, em qualquer situação.

O investimento dos fabricantes em carros para uso urbano é em desenvolver bastante potência em baixa rotação, com comandos mais "mansos" e, como fez a Fiat, até abandonando as 4 válvulas por cilindro pois o custo estra não se justifica, num regime de uso que raramente supera os 4000 RPM.
Alguns podem até argumentar que no lançamento dos motores FireFly a Fiat mostrou a curva de torque, e não a de potência, para comparar seu motor com os outros. Bem, isso se deve ao fato de que é mais fácil ver diferenças de torque, devido à escala, do que potência. O torque de um motor 1,0 situa-se na faixa dos 10 kgfm e é razoavelmente plano, variando em uns 2-4 kgfm ao longo da faixa útil do motor. Então, precisaríamos de uma escala vertical de varia de 7 até 11 kgfm (1,6x) para mostrar o comportamento de um motor 1,0. Nesta escala, qualquer 0,5 kgfm de torque já é visível.
Já a curva de potência, varia de uns 20 cv até 80 cv. Então precisaríamos de uma escala vertical que varie de uns 10 até 90 cv (9x) para mostrar o comportamento da potencia do motor. E nesta escala, é muito difícil perceber alguma variação de potência, a qual deve ser na casa de 3-5 cv imaginando uma diferença de 1kgfm a 3000 RPM.
Mas os mesmos 1kgfm seriam SUPER fáceis de ver na escala da curva de torque.

Mas, como o torque é o que tem o PICO em baixas rotações e a potência é o que tem o PICO em altas rotações, criou-se o sofisma de que torque é o que importa para uso urbano e potência é aquilo que te interessa para atingir altas velocidades. Isso não é verdade.

Potência em baixa rotação - uso urbano.
Potência em alta rotação - atingir altas velocidades ou uso urbano mesmo, para quem sai por aí passando marcha a 6000 RPM rs!




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Mensagem por WilsonM Ter Jan 09, 2018 11:25 am

legal, gostei de tudo que escreveu caioferrari.

seria o motor elétrico mais eficiente do que os motores a combustão, então?
Eu ainda tenho algum preconceito contra motores elétricos em carros.
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Mensagem por caioferrari Ter Jan 09, 2018 11:33 am

WilsonM escreveu:legal, gostei de tudo que escreveu caioferrari.

seria o motor elétrico mais eficiente do que os motores a combustão, então?
Eu ainda tenho algum preconceito contra motores elétricos em carros.

Um motor a gasolina/etanol muito eficiente, aproveita algo como 25-30% da energia liberada pelo combustível.
Um motor elétrico, transforma em movimento algo entre 60-80% da energia liberada pela bateria.

Não tem comparação. O motor elétrico tem outras vantagens como, consumo ZERO de energia com o carro parado (o que tenta ser implementado pelo chatíssimo Start/Stop nos motores a combustão) e performance excelente em baixas rotações. Por quê? Porque um motor elétrico já entrega torque máximo desde 0 RPM até sua rotação máxima. Por isso, sua curva de potência é super linear, não tem aqueles "buracos" na aceleração.

Motor elétrico é outro mundo. Apenas precisam aprimorar as baterias. Mas não tenho dúvidas de que teremos muito mais prazer ao dirigir. Além de reduzir e muito a poluição sonora em nossas ruas.

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Mensagem por WilsonM Ter Jan 09, 2018 12:59 pm

é de desanimar mesmo, imagina eu que comprei um carro de 140 cv declarados, pra usar aí uns 70 cv efetivos no máximo.

e por mais que eu faça, não tem como melhorar o consumo do carro, com a gasolina passando aí dos R$4 por litro, a coisa começa a pesar no orçamento de qualquer um, mesmo pra mim que ando coisa de 15 km por dia. E isto tudo num cenário onde ando a maior parte do tempo a menos de 50 km/h a maior parte do tempo, a diversão de dirigir está cada vez mais distante do dia a dia.

mesmo sendo muito mais eficiente, carro elétrico ainda não pegou em quase lugar nenhum do mundo (talvez uma das poucas exceções seja a Noruega). Como o caio comentou, o que ainda atrapalha no carro elétrico é o tempo de carga, custo e durabilidade das baterias.

Por isto tudo que ando meio desanimado para trocar de carro. Sei lá quanto tempo meu atual carro ainda tem de vida útil, mas vou seguindo com ele
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Mensagem por leonardo lucas Ter Jan 09, 2018 1:16 pm

já que não dá de carro elétrico...vá de bicicleta elétrica!!!
o problema de acostumar com uma,é que depois vc não quer mais saber de pedalar....kkkk (lei do menor esforço),esse trecho de apenas 15km,vc faria no piloto automático(para aqueles que não sabem, existem um pequeno botão que mantém constante a velocidade),em aproximadamente uns 20 minutos... uma pena, nós não termos as condições dos países de primeiro mundo,como finlândia ou holanda,em que as pessoas de fato se sentem seguras(em todos os sentidos),para fazer tudo de bicicleta,e chegando no destino a bike,ainda pode ficar solta,que ninguem leva...quem sabe daqui a uns 50 anos,nós brasileiros,integrantes da república dos bananias chegaremos lá...quem viver verá!!!
enquanto não chega esse dia, nesse nosso país "esplêndido",criaram uma tal de zona 30...que é uma verdadeira zona mesmo,só louco para se aventurar e andar junto com os carros/caminhões/ônibus...acreditando que o motorista,que na sua maioria,desconhece as leis de trãnsito,vai respeitar o limite de velocidade de 30km/h e atentar para o ciclista ao seu lado...alguém se aventura na "ZONA 30"...kkkkk ???

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Mensagem por WilsonM Ter Jan 09, 2018 1:47 pm

hehehe
só não venho de bike por causa de dias de chuva e dias de sol muito intenso.

mas a idéia tá valendo sim, um veículo elétrico pequeno se enquadraria muito bem como o segundo carro. Aí é o melhor dos mundos, fico com meu 2.0 de 140 cv que eu gosto, e teria um carro elétrico extremamente eficiente para os trajetos curtos.
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Mensagem por nakay Ter Jan 09, 2018 11:28 pm

pra mim um elétrico seria um sacrifício ou o modo mais econômico ou a única opção de locomoção em prol do planeta. O prazer em dirigir, além da velocidade, está no ronco dos motores (combustão) grandes , nas trocas (manuais) de marcha...é, o mundo está ficando chato!
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Mensagem por WilsonM Qua Jan 10, 2018 1:22 pm

nisto estou com você, Nakay.
não tem como descrever a sensação de ouvir um motor esportivo urrando, confesso que meu coração até dispara quando chego perto de um motor de Ferrari acelerando.

As outras sensações boa são quando você pisa no acelerador, e você sente o corpo grudar no banco, ou quando você faz uma curva e sente a aceleração centrípeta, só não é bom quando você sente o carro começar a perder a traseira ou a frente.

estas coisas andam meio fora de moda, já que hoje todo mundo só fala em economia de combustível, silêncio a bordo, suspensão macia, além é claro dos sistemas multimídia, com direito a todo e qualquer aplicativo.

Olhando seu gráfico de potência, estou aqui pensando: o que a gente precisa é que o motor, dada uma velocidade de cruzeiro, tenha potência para entregar imediatamente. Ou seja, se você está a 100km/h, a gente precisa sentir que o carro tenha potência suficiente pra empurrar o carro rápido, para uma ultrapassagem por exemplo. Se o carro não responde, dá uma sensação de insegurança extrema.
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Mensagem por caioferrari Qua Jan 10, 2018 1:33 pm

Então, é justamente neste prazer ao dirigir que os elétricos entram. Não quero mudar a cabeça de vocês, mas, entendam que o prazer entregue por um motor turbo é "próximo" ao de um motor elétrico.

Os turbos entregam potência linearmente crescente entre 1500 e 4000 RPM por causa da curva de torque plana.
Imagine um motor com curva de torque plana desde 0 RPM até a rotação máxima. Este é um elétrico.

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Mensagem por WilsonM Qua Jan 10, 2018 4:33 pm

sem dúvida, caio.
aqui em SPaulo eu andava muito nos tais de trolleybus, ônibus elétricos, e realmente o torque e o silencio são notáveis.

dizem que o Model 3 da Tesla faz de 0-100 km/h em cerca de 5,1 segundos, uma marca espetacular. O Nissan Leaf é bem mais modesto, já que com cerca de 110 hp faz o tempo de mais de 10 segundos.

o que eu quis dizer é que motor a combustão tem um certo charme, seja pelo ronco do motor, seja porque exige uma certa interação com o condutor. Usar freio-motor, ficar de olho no conta-giros, trocar marcha no tempo certo, tudo isto transforma o ato de dirigir numa espécie de arte, que demanda muito feeling.

Eu sempre uso a analogia com relógios de pulso que eu gosto. Eu adoro os relógios mecânicos automáticos, mas uso no dia-a-dia um quartzo com bateria solar. Carro elétrico vai ser minha opção no futuro para o que os norte-americanos chamam de dayly commuting, mas devo manter um carro com motor a combustão na garagem.
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Mensagem por nakay Qua Jan 10, 2018 9:37 pm

caioferrari,  tem toda razão técnica e racional... Dizem que num futuro próximo a fórmula E será a principal categoria do automobilismo esportivo.

Estamos falando do lado romântico-irracional, do barulho, do cheiro de gasolina, da fumaça, dos pseudo-preparadores querendo ganhar uns cavalinhos...os elétricos (também) já estão nesse caminho...veja o velho Datsun (1:14 do vídeo):

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