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Dicas e Informações Gerais
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Dicas e Informações Gerais
DICA Nr 1
Com relação a conhecimento ou comparação de um determinado veículo com um antigo veiculo seu ou com os concorrentes da mesma categoria, consultem o site
abaixo, ele dá bastante informações sobre os modelos consultados. Basta informar Fabricante, modelo, ano e versão do veiculo.
http://www.carrosnaweb.com.br/compara.asp
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 2
Com relação a medida do seu pneu e deseja alterar por outra, consulte as diferenças neste site abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 3
Com relação aos diversos tipos de pneus, características, inscrições na lateral do pneu, TWI, índices de carga e velocidades, tem o site abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 4
Com relação ao desenho do pneu, a banda de rolagem, porque são diferentes, tem o link abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/info/pneu_assimetrico_direcional_simetrico
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 5
Pneus e medidas originais de alguns veículos NISSAN
https://www.pneusfacil.com.br/info/nissan_pneus_originais
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 6
Proprietários de Sentra B17, talvez sirva tbém nos B16, mas tem que verificar. Dicas de Filtros, lubrificantes, pneus, lampadas, fluidos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 7
7,1) Procure usar sempre um lubrificante de boa marca e nas especificações: 5w30 SN Sintético, ou no máximo 10w40 SM Semi, veja o manual do seu veículo,
se possível for troque-o a cada 5/7 mil km, pecar por zelo nunca é demais.
7.2) Se o seu veículo for Flex, e você usa sempre um só determinado combustível, seja só Etanol ou só Gasolina, procure alternar de vez em quando para que
o outro combustível limpe ou lubrifique os vestígios do combustível anterior.
7.3) Se seu veiculo for cambio automático ou CVT, considere trocar o fluido a cada 50/60 mil km. No Sentra B17 use o Nissan NS-3, no Sentra B16 use NS-2.
7.4) fluido de Freio tbém convém trocar a cada 4 anos. (falam em 2 anos, mas por experiência aguenta mais). Use DOT 4, Bosh, Varga ou o importado
alemão ATE.
7.5) Calibrar os pneus a cada 15 dias, tipo sábado sim, sábado não. E de preferência ainda frios, ou seja sem andar muito. Saia de casa e vá direto no Posto.
7.6) Considere limpar o sistema de alimentação, admissão e câmara de combustão do motor, usando um produto 2 ou 3 vezes ao ano, tipo o PerfectClean.
7.7) A cada 70/80 mil km, considere trocar velas e filtro de combustível, talvez antes, devido a qualidade do combustivel usado.
7. Efetuar o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.
7.9) Eu uso, por experiência própria, o militec-1 no oleo do motor, é acho que fica muito bom, já uso há anos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 8
Segue abaixo Link para Consulta de filtros vários veículos da linha Leve, filtros da marca Fram, Mann, TecFil
Fram ==> http://www.sogefifilterdivision.com/amsud/catalogues/FO/scripts/cat_rech_vehicules.php?zone=BR&catalogue=FRAM&lang=POBR
Mann ==> https://catalog.mann-filter.com/BR/por/vehicle/MANN-FILTER%20Katalog%20Brasilien/Autom%C3%B3veis/Linha%20Leve
TecFil ==> http://tecfil-catalago.gruposofape.com.br/CatalogoTecfil/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DICA Nr 9
Segue abaixo o link de um site onde eu já comprei Pneus umas 3 vezes, e sempre me entregaram exatamente o produto comprado, portanto mereçe confiança.
Este site costuma ter bons preços de Pneus, porém não tem todas as medidas nem todas as Marcas.
Hoje, dia 17/Dez/2017, eles estão com um preço super bom no pneu Aro 16 para o Sentra, medida 205/55 R16. Sei que não é de marca conhecida, alguém
vai vir e falar que é Xing-Ling, e por ai vai. Mas caso vc esteja meio apertado de $$$ e seus pneus estejam gastos ou ruins, é melhor estes do que um de marca
boa e que já esteja careca, ruim, deformado ou sei lá, e vc não está tendo no momento $$ grana pra comprar.
(de que adianta uma BMW com motor fundindo ? é melhor um Uno 0km, pelo menos por um tempo).
Pelo menos até conseguir uma grana e comprar um de marca conhecida, quebra o galho bem.
http://www.shopfato.com.br/pneu-aro-16-205-55-ecology-xbri-1718135/p
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estas dicas, são com relação a prevenção, uso e experiência própria, portanto fica a critério de cada um. Eu faço isto e nunca tive problemas sérios em
nenhum dos meus mais de 15 veículos que já possuí, entre novos e semi-novos. Normalmente fico com um veículo por 3, 4 anos. mas já tive 1 por
6 e outro por 9 anos, e alguns anos 2 ao mesmo tempo.
Dica Nr 10
Pense em trocar o Fluido do CVT, a cada 50/60 mil km, no meu B17 eu não retirei o carter, para não correr o risco de ficar pingando ou vazando, eu optei por efetuar 2, 3 trocas seguidas com intervalo de 2 ou 3 mil km entre uma troca e outra para fazer uma "espécie" de limpeza no sistema, pois a cada troca sai uns 4 litros (o meu saiu 3,8L) e o sistema possui algo em torno de 6,7L (de acordo com algum site na internet), fazendo isto consigo uns 92% de fluido novo no sistema.
O problema de retirar o carter é que de acordo com nosso companheiro Andre Fachini, "parece" que tem uma ordem certa de apertar depois os parafusos e tbém um torque certo neles no aperto, daí o motivo de possível pingos ou vazamento caso não seja efetuado isto. Como o meu não apresenta nenhum tipo de vazamento, preferi fazer isto.
Já fiz 2 trocas, vou fazer mais 1, e daí sim posso aguardar uns 40/50/60 mil km sem preocupações. No manual fala em troca a cada 100 mil km, o meu está com 58 mil, fiz por precaução. Porque eu entendo que esses 100 mil km que fala no manual deve ser baseado nos EUA ou no Japão, portando países com clima frio, estradas bem melhores e talvez até combustível bem melhor, por isso a redução dos km de 100 mil pra 60 mil +-. mas isto é minha forma de ver ou pensar, cada um é cada um.
Se depender da Nissan, troca só com 100 mil e se depender das CSS Nissan brasil, não troca nunca. Um absurdo isto. mas como eu disse, cada um é cada um. kkkkkkk
Uma outra maneira também que acho que poderia ser é, fazer 1 troca simples a cada 20 mil km, daí não precisa fazer 2, 3 trocas seguidas a cada 50/60 mil km. Acho que é uma ideia boa tbém, penso eu.
Com relação a conhecimento ou comparação de um determinado veículo com um antigo veiculo seu ou com os concorrentes da mesma categoria, consultem o site
abaixo, ele dá bastante informações sobre os modelos consultados. Basta informar Fabricante, modelo, ano e versão do veiculo.
http://www.carrosnaweb.com.br/compara.asp
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DICA Nr 2
Com relação a medida do seu pneu e deseja alterar por outra, consulte as diferenças neste site abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas
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DICA Nr 3
Com relação aos diversos tipos de pneus, características, inscrições na lateral do pneu, TWI, índices de carga e velocidades, tem o site abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus
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DICA Nr 4
Com relação ao desenho do pneu, a banda de rolagem, porque são diferentes, tem o link abaixo:
https://www.pneusfacil.com.br/info/pneu_assimetrico_direcional_simetrico
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DICA Nr 5
Pneus e medidas originais de alguns veículos NISSAN
https://www.pneusfacil.com.br/info/nissan_pneus_originais
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DICA Nr 6
Proprietários de Sentra B17, talvez sirva tbém nos B16, mas tem que verificar. Dicas de Filtros, lubrificantes, pneus, lampadas, fluidos.
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DICA Nr 7
7,1) Procure usar sempre um lubrificante de boa marca e nas especificações: 5w30 SN Sintético, ou no máximo 10w40 SM Semi, veja o manual do seu veículo,
se possível for troque-o a cada 5/7 mil km, pecar por zelo nunca é demais.
7.2) Se o seu veículo for Flex, e você usa sempre um só determinado combustível, seja só Etanol ou só Gasolina, procure alternar de vez em quando para que
o outro combustível limpe ou lubrifique os vestígios do combustível anterior.
7.3) Se seu veiculo for cambio automático ou CVT, considere trocar o fluido a cada 50/60 mil km. No Sentra B17 use o Nissan NS-3, no Sentra B16 use NS-2.
7.4) fluido de Freio tbém convém trocar a cada 4 anos. (falam em 2 anos, mas por experiência aguenta mais). Use DOT 4, Bosh, Varga ou o importado
alemão ATE.
7.5) Calibrar os pneus a cada 15 dias, tipo sábado sim, sábado não. E de preferência ainda frios, ou seja sem andar muito. Saia de casa e vá direto no Posto.
7.6) Considere limpar o sistema de alimentação, admissão e câmara de combustão do motor, usando um produto 2 ou 3 vezes ao ano, tipo o PerfectClean.
7.7) A cada 70/80 mil km, considere trocar velas e filtro de combustível, talvez antes, devido a qualidade do combustivel usado.
7. Efetuar o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.
7.9) Eu uso, por experiência própria, o militec-1 no oleo do motor, é acho que fica muito bom, já uso há anos.
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DICA Nr 8
Segue abaixo Link para Consulta de filtros vários veículos da linha Leve, filtros da marca Fram, Mann, TecFil
Fram ==> http://www.sogefifilterdivision.com/amsud/catalogues/FO/scripts/cat_rech_vehicules.php?zone=BR&catalogue=FRAM&lang=POBR
Mann ==> https://catalog.mann-filter.com/BR/por/vehicle/MANN-FILTER%20Katalog%20Brasilien/Autom%C3%B3veis/Linha%20Leve
TecFil ==> http://tecfil-catalago.gruposofape.com.br/CatalogoTecfil/
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DICA Nr 9
Segue abaixo o link de um site onde eu já comprei Pneus umas 3 vezes, e sempre me entregaram exatamente o produto comprado, portanto mereçe confiança.
Este site costuma ter bons preços de Pneus, porém não tem todas as medidas nem todas as Marcas.
Hoje, dia 17/Dez/2017, eles estão com um preço super bom no pneu Aro 16 para o Sentra, medida 205/55 R16. Sei que não é de marca conhecida, alguém
vai vir e falar que é Xing-Ling, e por ai vai. Mas caso vc esteja meio apertado de $$$ e seus pneus estejam gastos ou ruins, é melhor estes do que um de marca
boa e que já esteja careca, ruim, deformado ou sei lá, e vc não está tendo no momento $$ grana pra comprar.
(de que adianta uma BMW com motor fundindo ? é melhor um Uno 0km, pelo menos por um tempo).
Pelo menos até conseguir uma grana e comprar um de marca conhecida, quebra o galho bem.
http://www.shopfato.com.br/pneu-aro-16-205-55-ecology-xbri-1718135/p
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Estas dicas, são com relação a prevenção, uso e experiência própria, portanto fica a critério de cada um. Eu faço isto e nunca tive problemas sérios em
nenhum dos meus mais de 15 veículos que já possuí, entre novos e semi-novos. Normalmente fico com um veículo por 3, 4 anos. mas já tive 1 por
6 e outro por 9 anos, e alguns anos 2 ao mesmo tempo.
Dica Nr 10
Pense em trocar o Fluido do CVT, a cada 50/60 mil km, no meu B17 eu não retirei o carter, para não correr o risco de ficar pingando ou vazando, eu optei por efetuar 2, 3 trocas seguidas com intervalo de 2 ou 3 mil km entre uma troca e outra para fazer uma "espécie" de limpeza no sistema, pois a cada troca sai uns 4 litros (o meu saiu 3,8L) e o sistema possui algo em torno de 6,7L (de acordo com algum site na internet), fazendo isto consigo uns 92% de fluido novo no sistema.
O problema de retirar o carter é que de acordo com nosso companheiro Andre Fachini, "parece" que tem uma ordem certa de apertar depois os parafusos e tbém um torque certo neles no aperto, daí o motivo de possível pingos ou vazamento caso não seja efetuado isto. Como o meu não apresenta nenhum tipo de vazamento, preferi fazer isto.
Já fiz 2 trocas, vou fazer mais 1, e daí sim posso aguardar uns 40/50/60 mil km sem preocupações. No manual fala em troca a cada 100 mil km, o meu está com 58 mil, fiz por precaução. Porque eu entendo que esses 100 mil km que fala no manual deve ser baseado nos EUA ou no Japão, portando países com clima frio, estradas bem melhores e talvez até combustível bem melhor, por isso a redução dos km de 100 mil pra 60 mil +-. mas isto é minha forma de ver ou pensar, cada um é cada um.
Se depender da Nissan, troca só com 100 mil e se depender das CSS Nissan brasil, não troca nunca. Um absurdo isto. mas como eu disse, cada um é cada um. kkkkkkk
Uma outra maneira também que acho que poderia ser é, fazer 1 troca simples a cada 20 mil km, daí não precisa fazer 2, 3 trocas seguidas a cada 50/60 mil km. Acho que é uma ideia boa tbém, penso eu.
Última edição por Emerson68 em Dom maio 27, 2018 8:50 pm, editado 4 vez(es)
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
gcm85 gosta desta mensagem
Re: Dicas e Informações Gerais
tópico... show!!
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Dicas e Informações Gerais
Dicas importantíssimas!
Como informação adicional, o filtro de óleo do motor que o mestre MRB usa é o Fram PH3593A.
Como informação adicional, o filtro de óleo do motor que o mestre MRB usa é o Fram PH3593A.
absilva- Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Dicas e Informações Gerais
Novas dicas. Nr 8 e Nr 9.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Parabéns pelas dicas Emerson!
No item 6 do óleo do motor onde se lê ISALC, leia-se ILSAC.
No item 6 do fluido de arrefecimento, além o do Nissan pode utilizar opções como o galão de 3,785 L da Honda, Valvoline Zerex ou da Peak, claro que há outras opções.
Abraços,
No item 6 do óleo do motor onde se lê ISALC, leia-se ILSAC.
No item 6 do fluido de arrefecimento, além o do Nissan pode utilizar opções como o galão de 3,785 L da Honda, Valvoline Zerex ou da Peak, claro que há outras opções.
Abraços,
Re: Dicas e Informações Gerais
Vide oficial da Nissan sobre dicas de consumo de combustivel. Segue link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=7J5RYXlQKLs
https://www.youtube.com/watch?v=7J5RYXlQKLs
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Então, com relação aos tipos de óleo usados e que possuem todas as especificações necessárias são os seguintes:
Todos 5w30, SN, 100% Sintético e Ilsac GF-5.
Shell Helix Ultra
Shell Helix HX8 (tem que ser o novo HX8, que tem Ilsac GF-5, embalagem nova)
Havoline Pro DS
Valvoline Synpower
Selenia Perform (embalagem nova)
Magnatec Start/Stop (GF-4)
Ipiranga F1 Master (embalagem nova)
Só tem que conferir na embalagem se aquele produto que está comprando é 5w30, SN, 100% Sintético e Ilsac GF-5. Mas a princípio todos acima são, só magnatec é GF4.
Todos 5w30, SN, 100% Sintético e Ilsac GF-5.
Shell Helix Ultra
Shell Helix HX8 (tem que ser o novo HX8, que tem Ilsac GF-5, embalagem nova)
Havoline Pro DS
Valvoline Synpower
Selenia Perform (embalagem nova)
Magnatec Start/Stop (GF-4)
Ipiranga F1 Master (embalagem nova)
Só tem que conferir na embalagem se aquele produto que está comprando é 5w30, SN, 100% Sintético e Ilsac GF-5. Mas a princípio todos acima são, só magnatec é GF4.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
EStou usando o da elaion , gostei muito do oleo....Elaion F50 D1 | 5w30 achei uma promoção por apenas 20,00 o litro comprei uma cx fechada....elejá tem a tecnologia Ilsac GF-5 ...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Dicas e Informações Gerais
Então só pra ilustrar os respectivos lubrificantes, serve qquer um, portanto compre o mais barato, que normalmente é o Selenia ou Havoline.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Boa.
Filtros iria de Mann, Fram, na falta Tecfil.
Fluido de arrefecimento, para completar, o original Nissan, pra trocar tudo o da Honda, mesmas características básicas do Nissan (pronto uso, longa vida) com um preço mais em conta; mas tem outras opções de marca e tipo (concentrado, precisa diluir com agua destilada / desmineralizada).
Óleo é esse mesmo, SN, 5w30, sintético, com norma ILSAC GF5, vai numa marca boa; onde moro o mais fácil de achar é o Shell Helix HX8, preço em conta; antes comprava o original Nissan, mas nos últimos tempos andaram aumentando o preço, desisti dele.
SN 10w40, ACEA A3/B4, na maioria das vezes semissintético, para os mais antigos e rodados, que sempre usaram desse grau e tinham previsão no manual antigo; pode tentar o 5w30, mas se o consumo de óleo for mais alto e/ou motor ficar mais barulhento, é melhor voltar pro 10w40.
Aditivo de combustível, mesmo usando gasolina aditivada, coloco da marca STP ou Bardahl, o que estiver mais barato, pelo menos 2 ou 3 frascos por ano.
Fluido de freio, preferência por Bosch, mas se achasse fácil, iria de ATE.
Filtros iria de Mann, Fram, na falta Tecfil.
Fluido de arrefecimento, para completar, o original Nissan, pra trocar tudo o da Honda, mesmas características básicas do Nissan (pronto uso, longa vida) com um preço mais em conta; mas tem outras opções de marca e tipo (concentrado, precisa diluir com agua destilada / desmineralizada).
Óleo é esse mesmo, SN, 5w30, sintético, com norma ILSAC GF5, vai numa marca boa; onde moro o mais fácil de achar é o Shell Helix HX8, preço em conta; antes comprava o original Nissan, mas nos últimos tempos andaram aumentando o preço, desisti dele.
SN 10w40, ACEA A3/B4, na maioria das vezes semissintético, para os mais antigos e rodados, que sempre usaram desse grau e tinham previsão no manual antigo; pode tentar o 5w30, mas se o consumo de óleo for mais alto e/ou motor ficar mais barulhento, é melhor voltar pro 10w40.
Aditivo de combustível, mesmo usando gasolina aditivada, coloco da marca STP ou Bardahl, o que estiver mais barato, pelo menos 2 ou 3 frascos por ano.
Fluido de freio, preferência por Bosch, mas se achasse fácil, iria de ATE.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Dicas e Informações Gerais
Esse é bom, podem usar tranquilo, já estou usando no meu B17.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Nova dica, nr 10.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
dica...nesse momento,de corrida aos postos,tentem não abastecer quando o caminhão tanque estiver abastecendo,pois,dependendo do estado geral do tanque do posto as impurezas/partículas e sujeiras,geralmente,concentradas no fundo,podem subir e ir para dentro do seu carro,por ocasião do abastecimento.
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Dicas e Informações Gerais
Dica n r 11.
Quando perceber algum barulho, de lata, ferro, algo vibrando, experimente trafegar em uma rua de asfalto onde faça o tal barulho e pise de leve no freio, de maneira que o veiculo continue andando. Caso pare de fazer o barulho, é provável que seja presilha do freio solta, fora do lugar, desencaixada ou as pastilhas do freio que estão gastas ou os pinos guia, então troque as pastilhas de freio e peça para engraxar ou trocar os pino guia que pressionam as pastilhas de freio.
Quando perceber algum barulho, de lata, ferro, algo vibrando, experimente trafegar em uma rua de asfalto onde faça o tal barulho e pise de leve no freio, de maneira que o veiculo continue andando. Caso pare de fazer o barulho, é provável que seja presilha do freio solta, fora do lugar, desencaixada ou as pastilhas do freio que estão gastas ou os pinos guia, então troque as pastilhas de freio e peça para engraxar ou trocar os pino guia que pressionam as pastilhas de freio.
Última edição por Emerson68 em Dom Set 29, 2019 5:10 pm, editado 2 vez(es)
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Dica nr 12. Amortecedores e suspensão B17
Amortecedores NAKATA
Diant. Esquerdo HG 41214
Diant. Direito HG 41213
Traseiro HG 41215
Pivo Suspensão N99229
Amortecedores NAKATA
Diant. Esquerdo HG 41214
Diant. Direito HG 41213
Traseiro HG 41215
Pivo Suspensão N99229
Última edição por Emerson68 em Dom Set 29, 2019 5:10 pm, editado 1 vez(es)
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Dicas e Informações Gerais
Dica nr 13. CM do Sentra.
dica fornecida pelo amigo do site JuniorTabor
"Boa noite, tive o mesmo problema com o botão de volume da CM, tenho um SL 2014, até uns 10% do volume ele salta ou não aumenta, resolvi da seguinte forma, comprei um spray limpa contato seco (tem para vender em auto-peças) retirei o botão (só puxar) liguei o som e passei o spray bem no eixo, apertando o mesmo (função desliga) fiz umas duas vezes seguidas, logo após coloquei o botão e girei varias vezes.... Não tive mais problema. abç"
Fiz no meu e funcionou legal.
dica fornecida pelo amigo do site JuniorTabor
"Boa noite, tive o mesmo problema com o botão de volume da CM, tenho um SL 2014, até uns 10% do volume ele salta ou não aumenta, resolvi da seguinte forma, comprei um spray limpa contato seco (tem para vender em auto-peças) retirei o botão (só puxar) liguei o som e passei o spray bem no eixo, apertando o mesmo (função desliga) fiz umas duas vezes seguidas, logo após coloquei o botão e girei varias vezes.... Não tive mais problema. abç"
Fiz no meu e funcionou legal.
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
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